Algarve: 98% dos turistas avaliam região de forma positiva
Turistas residenciais apresentam maior afinidade com o destino e ficam mais tempo no Algarve.
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No ano passado, 98% dos turistas que visitaram o Algarve avaliaram a região de forma positiva e a maioria pretende voltar, com a praia, o clima, a gastronomia e as pessoas a afirmarem-se como os principais atractivos da região.
De acordo com o estudo “O perfil do turista que visita o Algarve”, a satisfação com o destino Algarve foi transversal aos vários perfis de turista que visitaram a região em 2016, o que, refere o Turismo do Algarve, combinado com “um custo considerado acessível (69%), justifica a afinidade dos visitantes com a região”.
Do total de turistas que estiveram no Algarve no ano passado, mais de 90% admitem que vão recomendar o destino a amigos e familiares, sendo entre os turistas residenciais que esta percentagem é mais expressiva, com 96% a admitirem recomendar o destino ao seu circulo mais próximo.
Entre os turistas residenciais, 80% têm intenção de voltar a passar férias na região num futuro próximo, enquanto entre os turistas tradicionais 66% querem regressar assim que puderem.
“Um regresso quase certo e níveis de satisfação elevados sugerem que mais de três quartos dos turistas são fiéis ao destino”, considera o Turismo do Algarve, em informação à imprensa.
O estudo foi realizado a partir de 4205 inquéritos realizados na época alta, entre Julho e Agosto, bem como em Setembro e Outubro, e incidiu sobre turistas tradicionais e residenciais, com estes últimos a apresentarem um maior índice de afinidade com o destino.
Os turistas residenciais permanecem, em média, 12,6 dias no Algarve e optam por ficar alojados em casa própria ou arrendada (47%), enquanto os turistas tradicionais ficam no Algarve 8,9 dias, em média, e, tradicionalmente, escolhem hotéis (53%) ou resorts (34%) para alojamento.
Albufeira (42%), Loulé (12%) e Portimão (12%) foram os municípios algarvios preferidos pelos turistas tradicionais, enquanto os turistas residenciais se espalharam por quase toda a região, tendo cada visitante gasto, em média, 136 euros por dia, gerando uma receita estimada de 1400 euros por turista.
O estudo foi encomendado pela Região de Turismo do Algarve e realizado pela Universidade do Algarve, sob a coordenação científica e técnica dos professores Antónia Correia e Paulo Águas, com o objetivo de conhecer e compreender as características, preferências e comportamentos dos turistas que visitaram o Algarve em 2016.