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Projecto de reabilitação dos Clérigos recebe prémio europeu

Reabilitação da Igreja e Torre dos Clérigos foi premiada pela União Europeia, no âmbito do Património Cultural

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O projecto de reabilitação da Igreja e Torre dos Clérigos, no Porto, foi um dos vencedores do Prémio Europa Nostra 2017, o mais importante galardão para o Património Cultural atribuído pela União Europeia (UE).

No total, o Prémio Europa Nostra 2017 distinguiu 29 projectos de 12 países, reconhecendo os “contributos exemplares em conservação, investigação, serviço dedicado ao património, e educação, formação e sensibilização”.

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Para assinalar a edição deste ano, a EU vai reunir todos os vencedores do Prémio Europa Nostra 2017 numa cerimónia a decorrer a 15 de Maio, na Igreja de São Miguel, em Turku, na Finlândia.

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Políticas de Trump começam a afastar turistas dos EUA

Segundo um estudo da Mabrian, a Europa é uma das regiões que mais “mostra sinais de tensão” e onde onde o interesse por viajar para os EUA já está a diminuir.

As recentes políticas da Administração norte-americana estão a começar a afastar os turistas dos EUA, apurou um estudo da Mabrian, que conclui que 10 dos principais mercados emissores para os EUA já estão a apresentar uma menor procura de viagens para o país.

De acordo com o “Share of Flights Searches Index” da Mabrian, entre janeiro e março, em mercados como o Reino Unido, Alemanha, França, Canadá, México, Brasil, Índia, Japão, Coreia do Sul e China já houve uma descida na procura por voos para os EUA, ainda que com variações significativas entre as regiões.

“O cenário mundial flutuante resultante das políticas e anúncios do governo dos EUA está a começar a impactar a intenção de viagem ao país”, indica a Mabrian, que aponta a Europa como uma das regiões que mais “mostra sinais de tensão”.

Reino Unido, Alemanha, França e Itália são alguns dos países onde o interesse por viajar para os EUA já está a diminuir, sendo que, ao nível da União Europeia, incluindo o Reino Unido, a intenção geral de viagens para os EUA caiu 0,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior, com a procura por viagens para o país a representar apenas 5,4% do total de buscas de voos no período em análise.

Relativamente ao Reino Unido, a Mabrian indica que, “embora inicialmente impactada”, a procura voltou a recuperar, sendo que, atualmente, supera ligeiramente os níveis do ano passado em meados de março, tornando o Reino Unido no “único mercado europeu analisado a mostrar sinais claros de resiliência”.

“Embora as reservas brutas tenham diminuído ligeiramente em fevereiro (-1,1%), elas aumentaram em março (+1,6%), sugerindo uma crescente confiança entre os viajantes britânicos”, refere a Mabrian.

Contrariamente, na Alemanha e em Itália registraram-se quedas próximas de um ponto percentual em comparação a 2024, indicando uma “crescente incerteza entre os viajantes”.

Já em Espanha,  a intenção de viajar para os EUA “permaneceu estável durante os primeiros três meses de 2025, com algumas semanas de janeiro até superando os níveis de 2024”.

“Esses dados ressaltam a sensibilidade dos mercados europeus aos desenvolvimentos geopolíticos noutros continentes”, explica Carlos Cendra, sócio e diretor de marketing e comunicação da Mabrian.

De acordo com o responsável, embora “a procura por viagens sempre possa ser resiliente, as mudanças repentinas de política ou dificuldades adicionais para visitar o país projetam uma imagem menos amigável dos Estados Unidos como destino, o que pode influenciar a intenção de viagem no curto e médio prazo”.

Diferentes tendências na Ásia e América

Tal como na Europa, também na Ásia e nos países americanos se identificam diferentes tendências, com os dados da Mabrian a indicar que o Japão e o Brasil “mostram uma tendência de declínio na procura”.

“A intenção dos viajantes brasileiros de visitar os EUA é de 8%, tendo caído em média -1,2 pontos percentuais em comparação a 2024. De facto, as reservas de viajantes brasileiros para os EUA entre fevereiro e março de 2025 caíram -15% em relação ao ano passado, em comparação ao mesmo período de 2024”, indica a Mabrian.

Já no caso do mercado japonês, a procura para os próximos seis meses está nos 4,1%, ou seja, “abaixo dos números do ano passado, não mostrando sinais de recuperação para as próximas semanas”.

“Os dados sobre a evolução semanal da demanda para os EUA nos próximos seis meses refletem uma confiança enfraquecida do consumidor nestes principais mercados emissores”, indica Cendra.

Estas mudanças estão a levar a “ciclos de planeamento e reserva mais curtos”, o que está a fazer aumentar as “reservas de última hora”, já que os viajantes está a adotar uma postura “de esperar para ver, que desencoraja reservas feitas com maior antecedência”.

Esse efeito, acrescenta a Mabrian, também “é evidente no mercado canadiano”, cujo índice de participação nas pesquisas está nos 22,3%, mantendo-se mantido “estável desde janeiro de 2025”.

No entanto, a Mabrian diz que os viajantes canadianos não estão a converter a procura em reservas, uma vez que já que o número total de passageiros que realizaram reservas de voos para os EUA diminuiu para -15,7% em fevereiro e -14,5% em março.

“No final de março, a demanda canadiana estava a ganhar força, aumentando o número de passageiros confirmados em +18,7% em relação ao ano anterior, uma tendência frágil que dependerá dos acontecimentos das próximas semanas”, adverte a Mabrian.

Já o México e a Índia parecem viver um “momento positivo” no que diz respeito à procura para os EUA, ainda que a Mabrian considere que será preciso monitorizar estes dois mercados, já que o seu comportamento desde janeiro “tem sido instável”.

No caso da China e da Coreia do Sul, também há “um aumento na demanda”, que chegam a uma média +1,5 e +1,4 pontos percentuais por semana, respetivamente”.

“Desde janeiro de 2025, o Índice de Participação de Pesquisas para a China (9,1%) e Coreia do Sul (6,7%) tem superado consistentemente os níveis de 2024 numa base semanal. Essa tendência ascendente também se reflete nos dados de reservas confirmadas, com o número de sul-coreanos dobrando em comparação a março de 2024, e os chineses aumentando em +40% em fevereiro e +23% em março”, acrescenta a Mabrian.

 

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Shared TukTuk no Porto é novidade na Boost Portugal

Segundo a Boost Portugal, este novo tour destina-se aos “turistas que viajam sozinhos e que desejam conhecer os segredos e encantos da cidade do Porto de forma sustentável, partilhada e economicamente mais acessível”.

A Boost Portugal lançou um novo tour na cidade do Porto, o Shared TukTuk, que passa a estar disponível através da sua marca Tuk Tour Porto, na cidade Invicta, informou a empresa de experiências autênticas e sustentáveis.

“Esta nova tour é ideal para os turistas que viajam sozinhos e que desejam conhecer os segredos e encantos da cidade do Porto de forma sustentável, partilhada e economicamente mais acessível”, explica a Boost Portugal, em comunicado.

Segundo a Boost Portugal, a Tuk Tour Porto conta com “uma frota de tuk tuk 100% elétrica”, sendo o tour acompanhado por “um guia local ou, como são chamados na Boost Portugal, os “contadores de histórias””.

A empresa diz que “a crescente procura pelo turismo partilhado foi determinante para o reforço da oferta” com um tour que consegue “otimizar a ocupação dos seus veículos, enquanto proporciona uma experiência social única e com procura no mercado”.

O Shared TukTuk conta com um horário partilhado e um itinerário pré-definido, visitando a Serra do Pilar, Praça da Batalha, o Palácio da Bolsa, a Torre dos Clérigos, a Av. dos Aliados, a Estação de São Bento, a Catedral, com as partidas a decorrerem diariamente, entre 10h00 e as 15h00, na Tuk Tour Porto, na Av. Alexandre Herculano.

O tour tem a duração de duas horas, decorre em inglês e tem um preço de 29 euros por pessoa.

 

 

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Nova conjuntura exige “um maior investimento em promoção”, diz novo presidente ARPTA

A nova direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) tomou posse, com José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo da região, a assumir a presidência, admitindo que “é tempo de colocar em marcha uma nova resposta coletiva mais abrangente e mobilizadora”.

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A nova direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) tomou posse esta segunda-feira, 7 de abril, com José Manuel Santos, agora novo presidente da Direção da Agência, cargo que acumula com a presidência da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a destacar na sua intervenção que “o ciclo de desenvolvimento turístico do Alentejo está a mudar com a entrada em operação de um número considerável de novos projetos no Litoral e no Interior da Região”.

O novo presidente da ARPTA considerou que esta “dinâmica se irá intensificar nos próximos 10 anos”, salientando, ainda que “só neste ano [2025] está prevista a abertura de mais 10 hotéis em locais tão diferentes da região, como Viana do Alentejo, Ourique, Monforte, Melides, Santiago do Cacém ou Santarém”.

Numa cerimónia realizada na Herdade da Malhadinha, marcando o arranque de um novo ciclo de ação e estratégia para a promoção turística da região, ao mesmo tempo que se sublinhava a necessidade de adaptação ao novo contexto competitivo, José Santos reforçou: que “esta nova conjuntura irá requerer uma resposta da estrutura regional de marketing bastante superior, exigindo claramente um maior investimento em promoção, realidade à qual as entidades gestoras dos fundos europeus na região, e o próprio Turismo de Portugal, não poderão ignorar”.

Por isso, o novo presidente da ARPTA concluiu que “é tempo de colocar em marcha uma nova resposta coletiva mais abrangente e mobilizadora, num ano em que se começará a preparar com o Turismo de Portugal o ciclo de contratualização da promoção externa para o período 2026-2028, o que exigirá a apresentação de uma estratégia integrada, mais coerente e ambiciosa”.

Os órgãos sociais eleitos para o triénio 2025-2028 são:

Direção
José Manuel Santos (Turismo do Alentejo, ERT) – Presidente
Luisa Rebelo (Torre de Palma, Lda) – Presidente-Adjunta
Nuno Pina (Pestana Hotel Group | Pousadas de Portugal) – Vogal
Teresa Caeiro (Gerações da Talha, Lda) – Vogal
Porfírio Perdigão (Vila Galé – Soc. Empreendimentos Turísticos, S.A.) – Vogal
Teresa Vilas Boas (Turaventur – Aventura e Turismo, Lda) – Vogal
Lino Pereira Coelho (AHP – Associação da Hotelaria de Portugal) – Vogal
Marta Passarinho (L`and Hotel Management Lda – L’And Vineyards) – Vogal
Vasco Mendes (Greenarea Hotels Resorts Lda) – Vogal
Mariana Delgado (Promenade, Viagens e Turismo Lda) – Vogal
Humberto Nixon (Aquaspace Lda – Alquevatours) – Vogal
Mónica McGill (Associação Casas Brancas) – Vogal
Michele Marques (Casa do Gadanha, Lda) – Vogal

Mesa da Assembleia Geral
Carlos Moura (AHRESP – As
ociação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) – Presidente
Joaquim Robalo de Almeida (ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos) – Vice-Presidente
Delfina Marques (Capote’s Emotion Atelier) – Secretária

Conselho Fiscal
Pedro Costa Ferreira (APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) – Presidente
António Marques Vidal (APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos) – Vice-Presidente
Jorge Rosado (Marvão em Parceria) – Vogal

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Palmela lança novo projeto turístico

O Município de Palmela lançou, recentemente, um novo projeto turístico com o qual apresenta 100 experiências personalizadas e adaptadas a diferentes segmentos.

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“Apaixone-se por Palmela” é o novo projeto turístico do Município de Palmela dirigido a públicos-alvo específicos: A Dois, Em Família, Com Amigos e Sem Idade.

O projeto, com 100 experiências personalizada se adaptadas a diferentes segmentos, foi construído a partir da oferta turística que existe atualmente no concelho, numa relação próxima com os agentes ao longo do processo de construção coletiva das “Experiências Segmentadas”.

O projeto pretende um constante crescimento, tanto em número como em qualidade, ao mesmo tempo que espera construir uma referência no futuro da oferta turística do concelho de Palmela, por forma a aumentar a atratividade de visitantes à região e a dinamização da economia local.

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Castro Daire acolhe Fórum de Turismo Sustentável

No próximo dia 10 de abril, o município de Castro Daire será palco do Fórum de Turismo Sustentável, uma iniciativa promovida pela Th1nk.

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Sob o mote “Conversas da Sustentabilidade – Certificação como fator de diferenciação para Destinos de Excelência”, Castro Daire será palco do Fórum de Turismo Sustentável, uma iniciativa promovida pela Th1nk, num evento que reunirá especialistas, decisores e profissionais do setor para refletir sobre os desafios e oportunidades da sustentabilidade no turismo nacional.

Com o objetivo de colocar em destaque a certificação como fator diferenciador para destinos e agentes turísticos em Portugal, o fórum contará com dois painéis principais:

Painel 1: “Destinos Turísticos Sustentáveis: Desafios e Oportunidades”
Uma reflexão sobre boas práticas, certificações, envolvimento comunitário e casos de sucesso em Portugal. Entre os oradores, destacam-se Rita Batista (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Amarante), Manuel Sousa (Arquiteto Paisagista) e Anabela Freitas (Vice-Presidente da Região de Turismo do Centro).

Painel 2: “O Papel dos Agentes Turísticos na Promoção do Turismo Sustentável”
Abordará a gestão sustentável em alojamentos, desenvolvimento de produtos turísticos responsáveis e estratégias de marketing territorial. Com a presença de especialistas como Ângela Silva (Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego), Susana Mesquita (PhD em Turismo) e Cristóvão Monteiro (CH Group).

 

Este fórum pretende incentivar a adoção de práticas sustentáveis no setor turístico português, promovendo um diálogo construtivo entre destinos, agentes económicos e comunidade local. Através da partilha de experiências e conhecimento, a iniciativa visa contribuir para um turismo mais responsável, resiliente e alinhado com os valores ambientais, sociais e económicos do século XXI.

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Paris é novamente destino preferido dos portugueses para a Páscoa

Pelo quarto ano consecutivo, Paris apresenta-se como destino predileto dos portugueses para as suas férias de Páscoa.

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Paris volta, pelo quarto ano consecutivo, a conquistar o primeiro lugar nas preferências dos portugueses para as férias no período da Páscoa, segundo dados da eDreams que analisou os dados da sua plataforma para descobrir os destinos de férias mais reservados pelos portugueses para este período festivo.

Barcelona, Amsterdão, Funchal e Ponta Delgada são os restantes destinos que compõem as principais preferências dos viajantes.

Comparando os dados deste ano com os de 2024, a eDreams notou que os destinos com maior crescimento de reservas são a Ilha do Sal (+192%), Atenas (+69%) e Düsseldorf (+42%).

Foi também possível perceber que, nesta época da Páscoa, a maior parte das estadias tem uma duração relativamente curta, de 3-4 dias (40%), seguindo-se quem opta por fazer férias mais longas, de entre 7-13 dias (26%).

Finalmente, a eDreams também revelou que os turistas que visitam Portugal durante a Páscoa de 2025 provêm principalmente de França (38%), Alemanha (16%) e Espanha (12%). As cidades portuguesas que mais atraem turistas neste período são, naturalmente, Lisboa e Porto.

 

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Cabo Verde: Assinado pacto de sustentabilidade para o turismo na Boa Vista

O pacto visa melhorar as capacidades das instituições, dos operadores turísticos e dos agentes locais, promovendo o desenvolvimento de um turismo sustentável nos âmbitos ambiental, económico e social.

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Mais de cinco dezenas de entidades públicas e privadas, bem como organizações da sociedade civil, assinaram o pacto de sustentabilidade para o setor do turismo na ilha da Boa Vista, em Cabo Verde.

Financiado pela cooperação espanhola e enquadrado no quinto acordo de cooperação conjunta e no acordo de cooperação avançada, o projeto integrado de sustentabilidade ambiental, económica e social no setor do turismo das ilhas do Sal e da Boa Vista tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade ambiental, social e económica no setor do turismo em Cabo Verde. Em relação à ilha do Sal, o pacto foi rubricado em 2024.

Após a assinatura, o ministro do Turismo e Transportes considerou que o momento é de ação e mudança de atitude face aos desafios que se avizinham, destacando que o caminho já está traçado, segundo José Luís Sá Nogueira.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, alertou para um conjunto de investimentos primários que devem ser promovidos na ilha para que a Boa Vista atinja o seu pleno potencial no turismo, tendo alertado sobre um conjunto de investimentos primários que devem ser promovidos, sem os quais podem estar a “colocar a carroça à frente dos bois”, apontando necessidades no setor da saúde, as limitações do aeroporto internacional, a ausência de infraestruturas de saneamento básico e tratamento de águas residuais, a situação do porto de Sal Rei e dos transportes entre ilhas, que considera incapaz de responder às atuais demandas do sector turístico e comercial.

Com base nos dados estatísticos dos últimos anos, a Boa Vista é o segundo destino turístico de Cabo Verde, representando acima de 20% da oferta de camas disponíveis no país, mais de 24% de hóspedes e cerca de 34% das dormidas.

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Travelplan informa sobre novos requisitos de entrada em Cuba

O operador turístico Travelplan informa, em circular dirigida às agências de viagens sobre os novos requisitos de entrada em Cuba, após as autoridades cubanas terem implementado uma melhoria tecnológica no processamento do visto turístico.

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Desde agosto de 2024, os clientes já não necessitam do visto em papel para fazer turismo em Cuba, dado que poderão imprimi-lo em conjunto com a declaração de entrada, atualmente também obrigatória (Portal D’Viajareros).

Assim, a Travelplan garante que fará chegar à agência o código alfanumérico (exemplo: 9PR81HZJA7) do visto do cliente (um por passageiro). A agência deverá fazer chegar este código ao cliente, dado que irá necessitar do mesmo quando preencher o formulário D’Viajeros, que por sua vez o deverá preencher com os dados pessoais, da sua viagem e acrescentar no campo correspondente o código do visto que lhe foi enviado.

Uma vez completado o formulário, ficará disponível um pdf com o código QR e o selo do visto, que o passageiro deverá mostrar no momento de check in e à sua chegada no aeroporto de Cuba. Este formulário preenche-se nas 48 horas anteriores à partida do voo.

O operador turístico comunica que o seu Call Center enviará uma nova confirmação da reserva para a agência entre sete e quatro dias antes da data de partida dos clientes para facilitar o código alfanumérico no campo das observações. “Se a reserva tiver quatro passageiros, enviaremos quatro códigos, e posteriormente será o agente de viagens que elege a que passageiro associa cada código”, indica.

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Turismo sénior impulsiona Europa, com a Madeira em destaque

Com a população com mais de 65 anos a representar já 21% da população total na Europa, uma análise da TU Musement aponta o turismo sénior como um fator de consolidação e de dessazonalização do turismo na Europa. A Madeira está entre os destinos mais pesquisados.

Victor Jorge

O turismo sénior parece estar a consolidar o seu papel como motor de crescimento para o setor turístico europeu. De acordo com uma análise recente da TUI Musement, plataforma do grupo TUI especializada em atividades e excursões, as preferências dos viajantes com mais de 65 anos colocam alguns destinos europeus nos mais pesquisados por estes viajantes, com a Madeira a surgir entre as opções.

A análise, baseada em milhares de avaliações de experiências feitas por turistas seniores, identifica uma tendência clara: os baby boomers (entre os 55 e os 75 anos) procuram cultura, natureza e bem-estar, optando por destinos tranquilos e de qualidade fora da época alta. Uma dinâmica que contribui para mitigar a sazonalidade e diversificar a oferta turística na Europa.

A lista dos sete destinos melhor avaliados é liderada por Lárnaca (Chipre), seguida de Skiathos (Grécia), Madeira (Portugal), Cefalónia (Grécia), Sorrento (Itália), La Palma (Espanha) e Menorca (Espanha). Em todos estes destinos, as experiências mais populares entre os seniores incluem percursos na natureza, visitas culturais e excursões descontraídas, com um foco no desfrute pausado e no conforto.

Relativamente à Madeira, que atinge uma pontuação de 8,58 pontos, a análise da TUI refere que “com o seu clima ameno, paisagens deslumbrantes e ambiente tranquilo, a Madeira é um destino ideal para esta geração. Entre os destaques estão as vistas impressionantes do Cabo Girão e do Pico do Areeiro, os jardins tropicais do Monte Palace e os passeios pelas famosas levadas da ilha”.

Além de Madeira, o Algarve também se destaca no ranking elaborado pela TUI Musement, ocupando a 15.ª posição com uma pontuação média de 8,34. Entre as atividades mais bem avaliadas pelos viajantes séniores estão os passeios de barco para admirar as grutas marinhas de Carvoeiro e as excursões a cidades como Faro, Olhão, Lagos e Sagres.

De referir que na última década, a população da União Europeia com mais de 65 anos cresceu quase três pontos percentuais, representando atualmente mais de 21% do total. “Esta evolução demográfica está a moldar novas tendências no setor do turismo”, refere a análise, indicando que, “com mais tempo livre, estabilidade económica e vontade de explorar o mundo, os baby boomers continuam a desfrutar das viagens, com um interesse crescente em descobrir destinos fora da época alta, contribuindo para a dessazonalização do setor”.

A concluir a análise da TUI salienta que “as viagens fora da época alta favorecem a sustentabilidade do setor, combinando os destinos preferidos cultura, clima ameno e acessibilidade. A evolução demográfica e o envelhecimento ativo sustentam, assim, uma nova realidade turística na Europa, na qual o público sénior ganha protagonismo e transforma os calendários tradicionais do setor”.

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“Murais de Almada nas Gares Marítimas” reforçam oferta turística de Lisboa

A oferta cultural e turística de Lisboa ganha um novo destaque com a inauguração do Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas”, um espaço dedicado à obra monumental de Almada Negreiros.

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O Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas”, um espaço dedicado à obra monumental de Almada Negreiros, inaugurado esta segunda-feira, dia 7 de abril, traz um novo destaque à oferta cultural e turística de Lisboa, num espaço onde o público terá acesso às emblemáticas pinturas murais existentes nas Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos, edifícios projetados pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, inaugurados nos anos 40 do século XX.

Este novo projeto, promovido pela Associação Turismo de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Administração do Porto de Lisboa, dá a conhecer a história das Gares Marítimas e a vida e obra de Almada Negreiros, naquele que é o maior e mais significativo conjunto de pintura mural do século XX, em Portugal.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirmou que “abrir as Gares Marítimas à população é mais um passo na valorização do património da cidade. Com este Centro Interpretativo, lisboetas, residentes e turistas terão finalmente acesso a uma das maiores obras do modernismo português.”

Por sua vez, Hugo Espírito Santo, secretário de Estado das Infraestruturas, destacou que “o Centro Interpretativo dos Murais de Almada nas Gares Marítimas representa um novo capítulo na relação do Porto de Lisboa com a cidade e as suas populações, evidencia mais uma etapa do percurso de reabilitação das gares marítimas e da valorização dos murais de Almada Negreiros, e reafirma o compromisso com a preservação e promoção deste importante património histórico e cultural de Portugal”.

Localizado no piso 0 da Gare Marítima de Alcântara, o Centro Interpretativo conta com nove salas onde os visitantes podem embarcar numa viagem pela história do Porto de Lisboa, a importância da construção das Gares Marítimas e o processo criativo de Almada Negreiros na elaboração dos murais, na década de 1940.

Nas salas “Cais”, “Passagens”, “Partidas” e “Chegadas” é apresentada a história da construção das Gares de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos, bem como a passagem de alguns acontecimentos históricos pelas mesmas, como a II Guerra Mundial, a emigração, a Guerra Colonial e a subsequente descolonização e regresso dos portugueses das ex-colónias.

Já as salas “O que contam as paredes”, “História mural” e “Diz que disse” são dedicadas às pinturas murais em ambas as gares, a todo o processo criativo que esteve por detrás das mesmas e às entrevistas e depoimentos de Almada durante e após a sua conclusão.

Por fim, as salas “Almada em Lisboa” e “Almada Negreiros, artista” mostram alguns dos principais momentos da vida e da obra de Almada Negreiros, bem como locais em Lisboa onde as suas obras podem ser encontradas.

No piso 1, de ambas as gares, os visitantes poderão apreciar os murais das Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde d’Óbidos, pela primeira vez abertas ao público, numa visita apoiada através de audioguia.

O restauro dos murais da Gare Marítima Rocha do Conde de Óbidos foi finalizado recentemente, através de um financiamento garantido pela World Monuments Fund, uma organização sem fins lucrativos que tem como missão a salvaguarda de património cultural insubstituível em todo o mundo, com um programa bianual designado World Monuments Watch que a cada edição seleciona 25 lugares em diferentes geografias com notória relevância histórico-artística.

O projeto, no montante total de 3,5 milhões de euros, foi financiado pelo Turismo de Portugal no âmbito do Plano de Obras – Casino Lisboa, pela Associação Turismo de Lisboa e pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

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