Soluções Tecnológicas: o caminho para um sector inovador
Gerir a relação com o cliente a partir de qualquer local, sistema keyless, gestão de todos os departamentos de um hotel ou avaliar a qualidade do ar. As empresas portuguesas estão na vanguarda da tecnologia e o sector do Turismo ganha com isso. Os parágrafos seguintes são prova disso. Confira e confirme.
Ângelo Delgado
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Gerir a relação com o cliente a partir de qualquer local, sistema keyless, gestão de todos os departamentos de um hotel ou avaliar a qualidade do ar. As empresas portuguesas estão na vanguarda da tecnologia e o sector do Turismo ganha com isso. Os parágrafos seguintes são prova disso. Confira e confirme.
A tecnologia está no meio de nós. A tecnologia está no Turismo e, sobretudo, nas unidades hoteleiras. Dito assim, parece que estamos no meio de uma oração, numa igreja. Mas não. Trata-se apenas de uma evidência, de um facto e da realidade actual: as soluções tecnológicas são, hoje, vitais para o desenvolvimento e gestão de qualquer projecto ligado ao sector. Ciente disso, o Publituris conversou com seis empresas que disponibilizam tecnologia e software para as várias áreas do Turismo e ficou a saber o que há e o que aí vem em termos de inovação.
FlyBusiness: o sistema de CRM da Hydra iT
A Hydra iT opera em sectores tão variados como a construção e imobiliária, energia, indústria e serviços com soluções de software inovadoras. No que ao Turismo diz respeito, o FlyBusiness é a grande novidade. Pedimos à Hydra iT que nos explicasse do que se trata este novo sistema de CRM. A resposta veio logo a seguir, de forma detalhada. “O FlyBusiness é um software que permite a gestão da relação com os clientes em qualquer local. Permite planear, executar e avaliar as campanhas do início ao fim, fidelizar os clientes ao prestar um suporte personalizado e a partir de qualquer lugar, e ainda controlar o histórico de vendas e hábitos de consumo”, diz fonte da empresa de soluções de software. “Com esta ferramenta é, assim, possível chegar aos clientes de forma simples, registar as suas principais necessidades, gostos e preferências com o intuito de apresentar ofertas cada vez mais direccionadas e personalizadas”, esclarece o responsável. Trata-se, portanto, de uma solução que pretende impulsionar os negócios de uma qualquer empresa. “É fácil de usar e pode adaptar-se a qualquer negócio ligado ao Turismo. Tem um dashboard intuitivo e de fácil utilização”.
Nonius: automação e controlo de acessos
A Nonius disponibiliza soluções tecnológicas que permitem aos operadores hoteleiros oferecerem aos seus hóspedes serviços digitais de última geração. Entre eles, destacam-se os serviços de comunicação de voz e Internet, “infotainment”, soluções multimédia e serviços de instalação, gestão e manutenção para hotelaria, navios-cruzeiro e unidades de saúde. A empresa, diz Marisa Pires, marketing & sales da Nonius, “é especializada em gestão de acesso à Internet por Wi-Fi, televisão interactiva, sinaléctica digital, telefonia, aplicações móveis e conteúdos de entretenimento”. Sobre a presença da companhia no mercado, a responsável sublinha que “a tecnologia está presente em mais de 145 mil quartos de hotel na Europa, Américas, África e Médio-Oriente, que incluem hotéis de cadeias internacionais”, enumerando, logo a seguir, as principais unidades onde é possível encontrar tecnologia Nonius. “Estamos na Accor, Corinthia, Meliá, Wyndham-Tryp, Starwood, IHG, Uniworld, Viking Cruises, Eurostars, Pestana, Transamérica, Estanplaza, Tivoli, Altis, Bluetree e Sana”. Relativamente às novidades para o mercado, Marisa Pires destaca o “investimento na área da automação e controlo de acessos de forma a permitir que o hóspede controle a temperatura, iluminação e ambiente do quarto através de uma aplicação móvel ou na televisão”.
Ainda sobre o mesmo projecto, lembra que “o acesso ao quarto é igualmente feito através de uma aplicação móvel com um sistema “keyless””. “Actualmente, as nossas soluções já são todas compatíveis com tecnologia dos principais fornecedores de automação e controlo e, por isso, vamos agora concentrar-nos em enriquecer a experiência do hóspede e trazer para os hoteleiros uma redução de custos de operação”. Sobre a reacção do mercado às novas tecnologias, Marisa Pires diz que “a maior parte dos hoteleiros está consciente da necessidade de possuir uma estratégia digital”. “As tecnologias direccionadas para os hóspedes são uma grande fatia do investimento que os hotéis fazem e não tem abrandado. Tem havido grandes investimentos na melhoria do acesso à Internet e a Nonius tem sido um actor importante nessa melhoria”, enaltece.
Erbon Software: gestão integral do hotel
Especialista no desenvolvimento de soluções de gestão hoteleira, a Erbon Software tem como principal produto o Hotelbox Suite, que é composto por vários módulos e com o objectivo de gerir todos os departamentos do hotel: desde o front-office, até ao restaurante, stocks e área financeira. Diogo Rocha, CEO & Co-founder da empresa, refere que a “grande prioridade passa por oferecer ao mercado nacional e internacional uma das soluções mais inovadoras e modernas para gestão de todo o hotel”. Depois, a explicação do produto. “O Hotelbox Suite foi desenvolvido sobre a mais recente tecnologia Microsoft e acompanha o estilo do Windows 8 e 10. Todo o nosso software tem uma pesquisa inteligente que quando procura por algum nome de cliente, serviços e produtos, mede o som da palavra, comprimento e proximidade através de um algoritmo Erbon, e devolve a probabilidade dos resultados. Temos ainda o rack de alojamentos, em que o hotel desenha o projecto dos quartos e como pretendem que os mesmos apareçam para os recepcionistas os trabalharem”, detalha.
Por fim, Diogo Rocha apresenta uma outra novidade relacionada com o software: “O “dashboard” de análise é outra das grandes novidades. As aplicações tradicionais de mercado oferecem relatórios para análise, mas preferimos investir em “dashboards” dinâmicos para que o gerente e proprietário possam, rapidamente, ter todo o controlo do hotel”.
Newhotel Software: desde 1984 no mercado
Luís Brites, administrador da Newhotel Software, é o porta-voz da empresa que opera no sector do Turismo e hotelaria desde 1984 e que fornece soluções a mais de 2000 hotéis em todo o mundo. O discurso começa no “lançamento preparado para breve”. “Estamos a ultimar a apresentação formal de uma ferramenta de “business intelligence” que possibilita aos utilizadores autorizados manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas”, começa por dizer, passando, logo de seguida, para os detalhes do produto. “Trata-se de um conceito já bastante conhecido e utilizado em que a informação é organizada em cubos que armazenam valores quantitativos ou medidas. Este modelo de dados multidimensional simplifica, para os utilizadores, o processo de desenhar pesquisas ou “queries” mais complexas, criar relatórios, efectuar análises comparativas e visualizar subconjuntos”, explicou. Destacar também que a Newhotel Software tem produtos e serviços na área do CRM, Point of Sale, Golf, Spa & Welness, Eventos, entre outros.
Optigest, soluções à medida do modelo de negócio
A Optigest é uma empresa que tem como missão auxiliar os actores da actividade turística a optimizar o seu negócio recorrendo a tecnologias de informação. Filipe Machado, sales & marketing manager, afirma que “a companhia possui soluções à medida das várias áreas dentro do sector”, destacando as agências de viagens, operadores turísticos, rent-a-car, companhias aéreas, cruzeiros e unidades hoteleiras. Ainda numa perspectiva de contextualização, o responsável refere que a Optigest “recorre sempre à vertente web e a softwares totalmente integrados, desde a facturação até à gestão do negócio e do produto, não descurando a componente analítica e a simplificação de processos”. Desde 2005 dedicados à indústria do Turismo, a Optigest baseia os seus projectos numa análise criteriosa das necessidades de cada cliente. “Oferecemos respostas comerciais ajustáveis a cada caso, onde a colaboração com os clientes sob a forma de parceria é o modelo utilizado. Garantimos aos nossos clientes um serviço de excelência, rápido, eficaz e qualitativo, adjectivos que nos permitem ser os seus parceiros de negócio”, finaliza.
mobinteg | SMIITY Box, a app que avalia a qualidade do ar
Desenvolvida pela mobinteg – empresa especializada no desenvolvimento de soluções mobile e de Internet das Coisas – a SMIITY Box consegue avaliar, em tempo real, a qualidade do ar e do ambiente no local em que o utilizador se encontra. Esta avaliação é possível graças a cinco sensores que estão instalados no equipamento: temperatura, humidade, monóxido de carbono, som ambiente e medidores de partículas. Em resumo, este é mais um passo dado pela mobinteg para tornar as cidades inteligentes e interactivas. De acordo com os responsáveis pela mobinteg, “a SMIITY Box pretende ser encarada como uma solução de investimento acessível para avaliar a qualidade do ambiente e do ar, que pode também ser utilizada em espaços como centros comerciais, cinemas ou restaurantes, podendo, dessa forma, ter uma estimativa dos níveis de poluição sonora, da temperatura ambiente ou se existem partículas no ar.