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Agências de viagens: o sector reactivo

Numa altura em que o negócio das agências de viagens é cada vez mais desafiante, seja pelas novas tecnologias ou pela concorrência do mercado, o Publituris quis saber como está […]

Raquel Relvas Neto
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Agências de viagens: o sector reactivo

Numa altura em que o negócio das agências de viagens é cada vez mais desafiante, seja pelas novas tecnologias ou pela concorrência do mercado, o Publituris quis saber como está […]

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Raquel Relvas Neto
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Numa altura em que o negócio das agências de viagens é cada vez mais desafiante, seja pelas novas tecnologias ou pela concorrência do mercado, o Publituris quis saber como está o sector e quais os problemas reais que estes encaram. A relação com os fornecedores e os desafios do futuro foram alguns dos temas em debate, que decorreu no Olissippo Oriente Hotel, em Lisboa. GEA, Airmet, RAVT, Halcon e Orbita Viagens responderam ao repto.

mesa redonda
A dias de começar mais um congresso nacional da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT), o Publituris juntou representantes de grupos e agrupamentos de agências de viagens independentes para fazer uma análise do sector da distribuição em Portugal. Focámo-nos essencialmente nos dilemas relativos às agências de viagens tradicionais retalhistas. Quais os constrangimentos da actividade e da sua classe, bem como a qualidade das parcerias foram alguns dos temas abordados.

Balanço do ano
2016 tem sido um ano frutífero para o Turismo em Portugal. Os dados estão aí, com as receitas turísticas a crescerem 10% até Setembro. Um pouco por todo o lado, governantes e empresários têm manifestado os bons ventos do sector. A área da distribuição turística não é alheia a esta tendência positiva. Apesar de alguns constrangimentos verificados na época alta, com greves, atentados e problemas com companhias aéreas num dos principais destinos para o turista português, a opinião é unânime: foi um ano de crescimento. Mas ninguém melhor para comprovar estes resultados do que os intervenientes convidados.
pgoncalves Para Paula Gonçalves, sócia-gerente da Orbita Viagens e Turismo, “este ano correu muito bem a nível de vendas e notou-se que o cliente reservou mais cedo e não tão em cima da hora. Está mais preocupado em marcar mais cedo para ter disponibilidade de lugares”.
Também a CEO da RAVT, Maria José Silva, considera que em 2016 as vendas verificadas foram superiores ao ano anterior, “com uma produção maior em dois e três dígitos. (…) Tivemos mais dinâmica, operação e procura. Verificou-se venda de produto com maior rentabilidade”. Porém, Maria José Silva caracteriza 2016 como “um ano misto”, pois nem tudo correu bem, nomeadamente, os problemas que se fizeram sentir durante a época alta: “Tivemos as greves no aeroporto [de Lisboa, sobretudo]; os problemas da Everjets num dos destinos mais procurados nos últimos anos; os atentados, que nos desviaram produto de ‘business’, sobretudo para quem tem corporate; tivemos uma quantidade de dores de cabeça durante o ano inteiro”.

Com um crescimento de 7,5% nas vendas em operadores e similar em centrais hoteleiras, o Grupo GEA verificou também um ano positivo. No entanto, Pedro Gordon, CEO do grupo de agências de viagens independentes, explica que “não foi um ano tão bom quanto em 2015, mas foi um bom ano”. No que refere aos problemas mencionados, o responsável considera que “foi um ano normal com as chatices próprias da actividade, nem mais nem menos do que outros anos”. “Houve problemas pontuais, mas em destinos onde se vende mais – Caraíbas e Baleares – não existiram problemas”.
Na perspectiva de Timóteo Gonçalves, director-geral da Halcon Viagens, 2016 “correu conforme o expectado, sem qualquer tipo de surpresas, tanto em proveitos, como em resultado final”. “Existiram algumas chatices, mas nada de extraordinariamente mau”, sustenta. O responsável explica que também tem de se ter em conta que a actividade verificou um decréscimo de 50% de 2008 a 2013 e, apesar do sector estar a recuperar, os aumentos registados nestes últimos três anos “ainda estão longe de algum dia chegarmos à recuperação dos 50% perdidos”.
“É o terceiro ano de recuperação, a nossa actividade é transversal à economia portuguesa, portanto uma economia que cresce à taxa que cresce não pode dar crescimentos muito grandes porque o dinheiro ainda acaba de chegar aos bolsos dos consumidores”, afirma o responsável, estimando que o ano termine com uma subida na ordem dos 6%. “2016 é a continuação de crescimento dos últimos dois anos”, reforça Paulo Mendes.
pmendes O director-geral do Grupo Airmet Portugal evidencia que as agências estão a facturar mais, principalmente, porque “há um maior poder de compra. (…) As pessoas têm mais confiança em poderem ir viajar mais do que uma vez (…) e isso fez com que houvesse uma maior procura este ano pelas viagens”. Para o responsável, existe um maior índice de confiança no mercado em geral, assim “as pessoas acreditam que já podem gastar mais. (…) Há essa ilusão que já há mais dinheiro para gastar. Para nós é óptimo.” No que diz respeito aos problemas apontados, Paulo Mendes considera que foram situações normais. “No global, foi um ano bom, mas vamos ver o que vai acontecer, a tendência será a mesma, porque também se vê muita aposta de quem cria os produtos” para disponibilizar no mercado da distribuição.

Saúde financeira do sector
Questionados sobre se este crescimento já começa a se reflectir na saúde financeira das agências de viagens, Timóteo Gonçalves sublinha que “as empresas de distribuição sempre foram extraordinariamente débeis”. O responsável da Halcon Viagens considera ainda que “as empresas que fazem crescer o sector fazem-no à custa dos empresários e da pobreza dos empresários”.
Paulo Mendes refere também que “há três anos para cá o sector do ‘outgoing’ é o mais frágil”. O responsável explica que nos últimos anos tem-se visto que “as empresas que fazem corporate estão a dinamizar na área de ‘incoming’ e as de ‘outgoing’ abriram ‘incoming’ e vice-versa. Porquê? Precisam desesperadamente de novas áreas de negócio, porque a rentabilidade que tinham já não a têm há muitos anos. O nosso sector continua a ser deficitário na área das agências de viagens, porque o capital não existe. Não se fazem investimentos por falta de capital”.

Relação com fornecedores
Para a saúde financeira das empresas turísticas contribui muito a relação que estas têm com os seus fornecedores. Mas qual o estado das relações dos fornecedores do sector – operadores turísticos, unidades hoteleiras, companhias aéreas – com a distribuição nacional?
Começámos por questionar os representantes das agências de viagens sobre a sua ligação com os seus principais parceiros: os operadores turísticos. A opinião é unânime: sem um, não vive o outro. “Neste momento, acho que as relações são absolutamente correctas e normais. Eles precisam das agências de viagens e elas dos operadores. É uma simbiose necessária que está a funcionar bem”, começa por dizer Pedro Gordon. Para o responsável do Grupo GEA, “a diferença entre um operador bom e um operador mau, é que o operador bom resolve, o mau resolve de forma inadequada”. “Felizmente, no geral, os operadores no mercado são bons”, constata, complementando que “tirando casos pontuais, o nível de profissionalismo dos operadores subiu razoavelmente”.

Na perspectiva de Timóteo Gonçalves, as agências e os operadores têm de ser parceiros, mas “depende das agências e dos operadores”. O director-geral da Halcon Viagens considera que “os bons operadores decidem as suas operações e campanhas auscultando os seus parceiros. As boas agências auscultam os seus fornecedores e tentam ter estratégias que sejam coincidentes”. Contudo, “depois há os párias que a única coisa que têm para oferecer ao cliente é o desconto e é uma boa parte da actividade, o que de alguma maneira macula a relação entre agências e operadores, porque estes começam a pensar se necessitam de dar às agências as comissões que dão, porque uma boa parte dos agentes, o único argumento que têm para vender é fazer desconto”. O director-geral da Halcon Viagens relembra que “os operadores em Portugal são menos do que eram. A crise ajudou a fazer desaparecer aqueles que não eram uma mais-valia para o sector”. Neste âmbito, explica que na Halcon Viagens são privilegiados “os operadores que, na essência, fazem produtos com risco e arriscam, e que acabam por merecer a comissão que retêm. Diria que com os operadores as coisas estão a correr bastante bem. As pessoas que estão à frente dos operadores são gente de bem e extraordinariamente capaz”.

Também Paulo Mendes concorda com o facto de agora os operadores verem as agências como “verdadeiros parceiros”. “Com a crise que tivemos com a vinda da ‘troika’, os operadores notaram que a distribuição é importante”, refere. Mas também os operadores são importantes para as agências, no sentido, de que estes dispõem de “capital para estas grandes operações. Podem montar estas grandes operações, onde nós podemos diluir o risco com eles”. O responsável nota ainda que “os operadores estão mais próximos de nós, das redes”.
Por sua vez, Paula Gonçalves frisa que, no caso da Orbita Viagens, “o que privilegiamos é a confiança, se podemos ou não contar com eles. Na hora em que acontece algo de errado é que vemos quem são os nossos parceiros”. pgordonRelativamente à questão fulcral das comissões, Pedro Gordon afirma: “Vamos ser sérios e realistas, todos gostaríamos de ter 20% de comissão, mas para isso o operador teria que meter mark-ups que fariam com que o PVP (preço de venda ao público) ficasse tão elevado que a procura baixaria”. O mesmo adverte ainda que “a procura é elástica: sobe o preço, baixa a procura. Neste tipo de produto é assim. Sobem 10% os preços e talvez a procura caia 20%”. Para Pedro Gordon “têm de ser comissões que permitam margens correctas e suficientes às agências, mas também uma margem que permita o operador sobreviver e com preços que o cliente ache competitivos.”

Estado das parcerias com hotéis
No que diz respeito às parcerias com os hotéis, a opinião já é mais controversa. “Sempre foi um relacionamento difícil”, descreve Timóteo Gonçalves. “Vivem com a ilusão de algumas centrais de reserva, que de facto aportam muitos clientes de última hora por poucas noites, com uma comissão por vezes duas e três vezes superiores às que eles pagam às agências de viagens tradicionais. E acho que muitos dos hoteleiros ainda não pararam para fazer contas”, salienta. Para o responsável, os hoteleiros “sempre olharam para nós não como uma mais-valia, mas como parasitas, sem de alguma maneira perceberem o muito que nós fazíamos pelos hotéis”. O representante da Halcon Viagens estima que o relacionamento com os hotéis “está a ser construído, mas claro que é relativamente mais fácil quando há dimensão”, ou seja, “as grandes empresas de viagens relacionam-se bem com as grandes cadeias hoteleiras. Penso que as pequenas agências de viagens, eventualmente através dos agrupamentos podem ter uma palavra a dizer, mas sozinhos não têm a mínima expressão e não conseguem falar com os hotéis, enquanto que os operadores conseguem”.
Paulo Mendes concorda: “os hotéis por tradição não olham para as agências como parceiros e tenho as minhas dúvidas que vá mudar no futuro”. O responsável justifica com o tipo de estruturas actuais das equipas comerciais dos hotéis: “Não têm estrutura para vender às agências de viagens” e “estão reféns de tudo o que são centrais hoteleiras e agregadores”. Para a distribuição torna-se mais simples trabalhar com as centrais hoteleiras, porque “dão-nos o produto que precisamos, mas os hoteleiros acabam por não saber o verdadeiro valor da distribuição, porque não sabe quanto é que as agências de viagens lhe estão a comprar.” E passa a exemplificar: “70% dos hotéis que vendemos por ano na rede são em Portugal, estas cadeias hoteleiras não estão a ver a dimensão de compra que lhe estamos a fazer”. Além de que, refere, os agentes de viagens só conseguem vender o alojamento e o regime nas unidades hoteleiras, não conseguem ter acesso a mais serviços para poderem oferecer aos seus clientes, como por exemplo serviços de spa. Para o director da Airmet coloca-se aqui o “eterno problema da dimensão” do mercado português. “O mercado não tem dimensão para negociar com estas cadeias hoteleiras, porque compramos pouco comparado com outros mercados internacionais”, realça, indicando que o único momento em que os hotéis vêm as agências como parceiros é se estas se dedicarem ao segmento MICE ou a fazer eventos.
mjoseOutro aspecto apontado, é o desconto directo ao cliente que chega à unidade hoteleira através da agência. Estes casos indicados pela responsável da Orbita Viagens fazem com que os agentes de viagens se sintam “postos de lado”. Maria José Silva recorda que quando os hotéis fazem venda a OTAs e agregadores, muitos deles, são agentes de viagens. “Não podemos generalizar a relação dos hotéis menos positiva com os agentes de viagens, talvez a relação seja difícil – e isso confirmo, que fazem descontos directos, não temos produtos – a nível de agências mais pequenas, à distribuição tradicional retalhista”, refere, complementado que quando se trata de agências de ‘incoming’ “abrem as portas de uma outra forma”. “Quando falamos de ‘outgoing’, costumamos comprar via agregadores e eles não sentem a noção deste peso das agências pequenas e independentes que compram através das centrais de reserva”. Para a responsável da RAVT, “não há uma relação de clara parceria, não nos reconhecem o devido valor, número, peso, que é errado, porque de facto não conseguem verificar isso”, diz, referindo-se às agências de viagens de ‘outgoing’ retalhistas. Pedro Gordon considera que temos de olhar para os hotéis dentro da cadeia de valor de um produto turístico: “O hotel é a parte da cadeia de valor que tem mais venda directa, portanto é menos dependente das agências de viagens e não nos conhecem, não sabem quem somos”. “O objectivo é a venda directa e quando não conseguem recorrem às centrais hoteleiras com grande volume, deixando para último a agência de viagens. Não nos conhecem, não temos volume e nem sabemos quanto valemos”. Timóteo Gonçalves constata que “qualquer entidade que queira vender todas as centenas de milhares de hotéis que existem no mundo é sempre pequena, por isso, a única hipótese que o agente de viagens tem para voltar a ter uma parceria com os hotéis é escolher os seus hotéis e para isso, o pessoal tem que estar formado para ter confiança naquilo que vende para rebater com aquilo que o cliente lhe pede muitas vezes sem conhecimento de causa”. O responsável da Halcon Viagens afirma que os agentes estão cada vez mais generalistas e que, em algumas situações, torna-se um” vendedor passivo”: “o cliente pede-lhe e o agente dá-lhe”. “A única maneira de conviver com este perfil é ter acesso a uma ferramenta que tenha lá os hotéis todos, é por isso que a Hotelbeds ou a Welcomebeds vendem os hotéis todos. (…) Não podemos querer todos os hotéis do mundo a preços competitivos e ser parceiro, isso é impossível”, defende.

Companhias aéreas
E quanto às companhias aéreas, serão estas parceiras? Paulo Mendes responde: “Há companhias parceiras e não parceiras”. “Na realidade, as companhias continuam a ver o agente de viagens como parceiro, mas não com a rentabilidade que gostaríamos de ter. Há companhias aéreas que trabalham muito bem connosco, fazem visitas tanto a agências IATA como não IATA.” O responsável considera também que “estão mais próximas agora do que há cinco anos”, porque “estamos a ganhar volume”.
timoteoTimóteo Gonçalves destaca a atitude da Emirates, que entrou há poucos anos no mercado nacional, como “uma lufada de ar fresco no mercado nacional. Está muito próxima dos agentes.” No que refere às questões das comissões nas companhias aéreas, Maria José sublinha que “não nos podemos queixar muito porque permitiram que colocássemos a XP, que veio mostrar que temos uma maior rentabilidade”. Para a responsável, o problema está “que são valores muito baixos. Vender um bilhete de avião é só para prestar um serviço complementar ao cliente, porque só vendendo aviação não íamos longe”. “Quem funciona mais com corporate talvez consiga uns acordos mais simpáticos, do que quem trabalhe só lazer, mas já não é a mesma coisa de antigamente”, constata. Porém, “deixou de ser um serviço que nos aporte dinheiro ou grande mais-valia”, conclui Maria José. Quanto à TAP, o representante da Airmet caracteriza Portugal como “um mercado atípico do ponto de vista da companhia aérea, ainda temos muitos privilégios com a companhia aérea, mas estão a desaparecer mais”. Paulo Mendes esclarece que o que as companhias aéreas procuram no final é “se o volume me interessa ou não e vai dar recompensas conforme o volume que possas trazer”. “Neste momento, 70% das vendas [da TAP] são concentradas nas agências de viagens, na área de lazer, e 30% no canal directo, será mais ou menos por aí que anda a média, e a TAP sabe disso, por isso é que continua a estar próxima dos agentes de viagens, mas o que vai contar é a dimensão”, recorda, acrescentando que futuramente vai existir uma alteração no relacionamento com a companhia aérea.

Timóteo Gonçalves vai mais longe e levanta a hipótese de se relançar a TAP Tours, de forma a “empacotar estadias com os seus voos, de alguma maneira privilegiadas e nos permitisse vender o produto TAP com uma comissão bem superior há que temos a vender só bilhetes de avião”. Segundo o responsável, “era bom para a TAP e para o sector das agências de viagens, provavelmente não seria tão bom para os operadores daqueles que não assumem risco e que se limitam apenas a fazer o trabalho do agente de viagens”. Timóteo Gonçalves não deixa de realçar que, de facto, “o relacionamento com as companhias aéreas é difícil, porque o mundo evoluiu para as tarifas dinâmicas e a maior problemática de um agente de viagens é que quem vai a uma agência de viagens quer um preço fixo e não dinâmico”. “É complicado viver num mundo de tarifas dinâmicas e ter de fixar preço”, releva.

Desafios
O sector das agências de viagens tem sido resiliente ao longo destes últimos dez anos. Desde a introdução de novas tecnologias na actividade, ao relacionamento com os seus fornecedores, como à constante mutação do consumidor. Adaptação tem sido a palavra de ordem no sector. Contudo, novos desafios avizinham-se. Neste sentido, questionámos os intervenientes sobre o que consideram ser as principais preocupações a ter na actividade. O conhecimento (‘know how’) é prioritário para a CEO da RAVT. “Cada vez mais o cliente tem acesso a canais onde vai buscar informação e se o agente de viagens não sabe mais do que ele, não é uma mais-valia. A nossa grande diferença agora é a segurança que damos ao cliente, desde o provedor do cliente e com a nova directiva que há uma responsabilização maior a nível das viagens.”

Também a disponibilidade é uma das características apontadas por Maria José Silva, “quando vamos buscar recursos humanos é muito difícil dizer-lhes que têm de estar disponíveis aos sábados, domingos ou no ‘shopping’. É muito difícil arranjar recursos humanos para trabalhar fora de horas e é quando se vende mais”. Na opinião de Paula Gonçalves, a formação e o conhecimento que deve ter do cliente são dois dos desafios que o agente de viagens deve ter em atenção.

Na perspectiva de Timóteo Gonçalves o consumidor está em mutação constante e para tal são necessárias ‘skills’ adequadas. “Neste momento ainda vivemos num universo de clientela em que aqueles que são como eu – meio obtusos em termos de tecnologia e não se relacionam pelo Facebook – ainda são uma percentagem grande dos que viajam. (…) Este jovem de hoje em dia, 15/20 anos relaciona-se de uma forma distinta”, alertando para uma necessária “transformação brutal” da actividade. Contudo, não deixa de relembrar que “nós sobrevivemos mal a tudo o que de novo apareceu. (…) Nós temos vindo a sobreviver, porque reagimos, nunca pro-agimos”. Neste âmbito, tendo em conta as alterações que se avizinham e não só, o responsável considera premente o profissionalismo. “A primeira coisa que a actividade devia fazer é cada agente de viagens por si é ter brio profissional”. Para o responsável, esta é uma classe profissional que “não se instrui fora de horas”, “não procura o conhecimento proactivamente, reage mal às formações e, normalmente, vai obrigado. É uma questão de brio, de carácter. O agente de viagens tem de assumir que a sua actividade é importante, que é uma mais-valia”. “Se formos capazes de passar esta mensagem aos novos que entram, eles vão ser agentes de viagens de brio, o que significa que vão perceber que o cliente vai pagar-lhe pela mais-valia que ele lhe é”, defende, esclarecendo que esta mais-valia trata-se da “confiança que ele inspira naquilo que vende e só se consegue isso quando se sabe do produto”.
Timóteo Gonçalves salienta a importância da actividade das agências de viagens, “uma actividade em que se vende sonhos”. “O grande desafio das chefias, dos que mandam nos agentes de viagens é passar esta mensagem para os novos: eles têm de ser orgulhosamente agentes de viagens”, acentua.
“Estar a dizer-se a uma pessoa que ame o seu trabalho, mas depois não consegue pagar as contas ao final do mês”, adverte Paulo Mendes, questionando os baixos salários que se pagam no sector. Para Timóteo Gonçalves, “uma pessoa que se apaixone pela sua profissão, que tem brio profissional e que proactivamente busca o conhecimento, terá sucesso”. Paulo Mendes sublinha que o grande desafio, não só do sector das agências de viagens, mas do País em geral, são os recursos humanos. “Infelizmente, Portugal tem um défice muito grande comparativamente a outros estados da União Europeia de recursos humanos”, explica, contudo, indica que “temos uma coisa que ninguém tem: a adaptação”. “O agente de viagens tem que agregar valor. Consoante o perfil de cliente e o mercado em que estiver esse valor será este, aquele ou vários, terá que adaptar-se aos valores desse cliente para satisfazê-lo”, conclui Pedro Gordon.
“O consumidor está muito racional na compra, está à procura da mais-valia e não do produto mais barato. Qualquer produto bem bolado e que seja ‘best value’ esgota-se num instante”, constata Timóteo Gonçalves, a criatividade do agente de viagens neste momento está num terreno fértil, porque se eu for criativo e bolar um produto que seja criativo e ‘best value’, o cliente compra.”

*Agradecimentos ao Olissippo Oriente Hotel.

Sobre o autorRaquel Relvas Neto

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Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025

Em voos diretos do Porto, às quartas-feiras, de 11 de junho a 3 de setembro, o operador turístico do grupo Ávoris, Travelplan, já colocou no mercado as vendas para a Gâmbia, a sua novidade de verão de 2025.

Com preços desde 986 euros por pessoa, em alojamento duplo, o pacote de sete noites “Estadias da Gâmbia”, inclui, para além dos voos diretos em classe turística, transferes aeroporto-hotel-aeroporto em autocarro ou minibus, dependendo do número de pessoas, alojamento em hotel no regime selecionado, taxas aéreas e seguro de viagem.

Já o pacote, também de sete noites “Descobre Gâmbia”, tem valores desde 1.242 por pessoa em alojamento duplo, e engloba também uma série de visitas, como à primeira localidade do sul do país, ou à aldeia de Yuna para conhecer Uncle Johns, colecionadores de vinho de palma, ou à praia de Sanyang “a praia do paraíso” ou ainda ao Museu da Vila Tanje, um local único onde são apresentadas a história natural e a cultura tradicional da Gâmbia.

A proposta é ainda percorrer a rota dos escravos com visitas a Juffereh Albreda e ao mastro da bandeira da liberdade, para conhecer a história de como surgiu o que hoje é um dos monumentos nacionais da Gâmbia desde 1970, bem como à cidade natal do famoso Kunta Kinteh que inspirou Alex Haley no seu best-seller Roots, e ainda ao museu que retrata mais de 400 anos de tráfico de escravos, que contribuíram consideravelmente para o despovoamento do continente.

Haverá ainda tempo para uma viagem de natureza ao longo do rio Gâmbia em canoa moderna. Este percurso muito pitoresco permite desfrutar de algumas das muitas espécies de aves e da vida fluvial enquanto se absorva o ambiente calmo e relaxante que este cruzeiro oferece. Durante a viagem não é incomum ver golfinhos a nadar e a brincar ao lado do barco. Nadar, tomar sol ou pescar são ainda propostas para este dia de passeio.

De acordo com o operador turístico, descobrir a Gâmbia, este país pequeno país da África Ocidental, é uma aventura que permitirá mergulhar na sua rica cultura, história e beleza natural, e onde pode aprender com a sua história, vivenciar a cultura local e desfrutar da hospitalidade gambiana. “Sem dúvida, a Gâmbia tem muito a oferecer aos viajantes que procuram uma experiência autêntica e diversificada”.

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TravelGEA já disponibiliza solução integrada para reservar Ryanair e easyJet

A plataforma TravelGEA Ticketing, do grupo GEA, passa agora a disponibilizar aos agentes de viagens suas associadas, reservas diretas de várias companhias aéreas low-cost, com especial destaque para a Ryanair e EasyJet, através do Light Ticketing Amadeus.

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De acordo com a rede de gestão, esta nova funcionalidade representa um marco significativo para as agências de viagens suas associadas, oferecendo paridade de preços com os websites oficiais das companhias aéreas, integração completa via Light Ticketing Amadeus e um canal de distribuição oficialmente autorizado pela Ryanair, garantindo processos de reserva e servicing sem constrangimentos para as agências de viagens.

As agências de viagens que utilizam a plataforma TravelGEA passam, assim, a beneficiar de importantes vantagens competitivas. Em primeiro lugar, asseguram total competitividade através da paridade de preços com os websites das companhias aéreas. Adicionalmente, conquistam maior eficiência operacional ao terem acesso a todos os preços num único local, realizando as reservas de forma similar às companhias full service. Por fim, obtêm um serviço otimizado ao poderem gerir completamente as suas reservas sem necessidade de verificações adicionais.

Ricardo Correia, diretor Comercial da TravelGEA explica que “ao reunirmos numa única plataforma a facilidade de reserva, paridade de preços e gestão simplificada, estamos a criar um novo padrão de eficiência ao nosso cliente conjugando com mais opções, mantendo a competitividade e aumentando a produtividade”.

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Soltour dobra operação para Cuba no verão de 2025

O operador turístico Soltrour vai ter, no verão de 2025, uma operação ainda mais completa para Cuba, com voos diretos semanais para Varadero e Cayo Santa Maria aos que se junta a programação para Havana e Cayo Coco.

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Cuba será um dos protagonistas da oferta da Soltour para o verão de 2025. O operador turístico irá programar voos diretos, à saída de Lisboa, para quatro destinos dentro do país. Estas ligações, operadas pela Iberojet, partirão de Lisboa e irão oferecer aos viajantes portugueses uma gama mais diversificada de opções de viagem em Cuba.

A programação para o verão de 2025 foi reforçada com duas operações semanais: Varadero, com partidas todos os sábados de 3 de maio a 18 de outubro, e Cayo Santa Maria, com partidas todas as quintas-feiras de 24 de junho a 2 de setembro, enquanto irá também manter as operações charters para Havana e Cayo Coco durante o verão do próximo ano.

“Cuba é um destino especial, que tem vindo a ganhar atração entre os turistas portugueses”, refere Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Portugal e Espanha, avançando que “estamos seguros de que a visibilidade e atratividade do destino continuarão a consolidar-se no mercado português”.

Com a programação da Soltour, os agentes de viagens nacionais terão ao seu dispor um produto diversificado, que responde diretamente aos diferentes propósitos de viagem dos seus clientes – seja para quem procura experiências de relaxamento à beira-mar, férias em família ou um city break tropical. Cuba é também um destino ideal para lua-de-mel, muito devido à oferta de excelência no capítulo do alojamento, em que se destacam os resorts de classe mundial nas zonas costeiras. Assim, para os viajantes que pretendem conhecer o país de forma mais aprofundada, a Soltour promove circuitos em Cuba.

 

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Airmet vai reunir 450 profissionais do turismo na que considera maior convenção de sempre

A Airmet vai reunir, na sua 20ª Convenção, em Angra do Heroísmo (Terceira-Açores), entre os dias 21 e 24 deste mês, 450 profissionais do setor do turismo. A rede de gestão de agências de viagens já considera a sua maior convenção anual de sempre.

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O evento contará com agentes de viagens, operadores turísticos e figuras de destaque do setor, como o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral e o presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses.

Segundo indica a Airmet, em nota de imprensa, a adesão recorde “reflete a relevância desta iniciativa e destaca o papel da Airmet como a rede de gestão de agências de viagens com maior crescimento em Portugal”.

Miguel Quintas, Chairman da rede considera que “reunir 450 profissionais num evento desta magnitude demonstra a força das nossas agências de viagens e a confiança que as mesmas depositam na Airmet”, para reforçar que esta convenção “simboliza o crescimento, a inovação e o impacto que temos gerado ao longo dos anos. É um momento de celebração, mas, acima de tudo, de união e visão estratégica para o futuro”.

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Maldivas é novamente destino da Sonhando

As Maldivas voltam à programação da Sonhando em 2025, e operador turístico tem no mercado uma oferta especial.

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Em pacote de sete noites, o operador turístico lança no mercado uma oferta especial para as Maldivas, com voos da Emirates ou da Turkish Airlines, entre novembro de 2024 e outubro de 2025.

Os preços deste pacote, no Ecoboo Maldives, de quatro estrelas, tem valores desde 2.360 euros por pessoa em alojamento duplo, em regime de pensão completa.

Além das passagens aéreas em classe económica, com direito a um volume de bagagem até 20kg por pessoa, este programa inclui transporte aeroporto – hotel – aeroporto (speedboat), estada de sete noites no hotel escolhido e no regime indicado, quarto standard, taxas e seguro de assistência em viagem modalidade Silver Plus.

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Solférias promove Carnaval no Rio de Janeiro

O operador turístico Solférias está a promover no mercado pacotes de cinco dias para o Carnaval 2025 no Rio de Janeiro em voos diários da TAP, tanto de Lisboa como do Porto.

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“Vem viver a experiência do Carnaval mais famoso do mundo no coração do Rio de Janeiro. Prepara-te para dias de pura alegria, samba, desfiles deslumbrantes e uma energia contagiante. Do sol de Copacabana ao ritmo das escolas de samba, o Rio de Janeiro convida-te a embarcares numa aventura inesquecível”, é este o convite que o operador turístico faz ao mercado.

As partidas estão agendadas de 2 de fevereiro a 04 de março, em voos diários da TAP, seja de Lisboa, seja do Porto.

Este pacote de cinco noites tem preços desde 1.636 euros por pessoa em alojamento duplo, para as chegadas diurnas, enquanto, para as chegadas noturnas, o mesmo programa tem valores que começam nos 1.692 euros por pessoa.

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TravelGEA passa a oferecer o vasto portefólio da Expedia

A TravelGEA passa a integrar o vasto portefólio da Expedia, ao abrigo de uma nova parceria estratégica com esta plataforma de reserva de hotelaria. O processo ficou concluído em outubro, e o Grupo GEA está empenhado em garantir uma implementação rápida e eficiente, assegurando que as agências do grupo possam começar a beneficiar desta parceria o mais rapidamente possível.

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Esta integração permitirá que as agências de viagens associadas GEA tenham acesso a uma oferta mais diversificada e competitiva, beneficiando diretamente os seus negócios e respetivos clientes.

O portefólio de hotelaria da Expedia, reconhecido mundialmente pela sua amplitude e qualidade, será agora acessível às agências do grupo GEA, oferecendo-lhes uma gama mais ampla de opções para atender às necessidades dos viajantes modernos, uma colaboração que “reflete o compromisso da TravelGEA em proporcionar as melhores soluções do mercado às agências do grupo GEA e, consequentemente, aos seus clientes”, indica a rede de gestão de agências de viagens, em comunicado.

Carlos Baptista e Pedro Gordon, administradores da GEA Portugal, acreditam que esta parceria irá reforçar significativamente a capacidade da rede de oferecer uma oferta diversificada e competitiva. “Esta integração é um passo importante na nossa estratégia de expansão e melhoria contínua dos serviços que oferecemos às agências de viagens associadas da GEA por intermédio da TravelGEA”, destacaram”.

Já Ricardo Correia, diretor Comercial da TravelGEA, considera que “este é mais um passo para fortalecer a qualidade do produto que oferecemos na TravelGEA, de forma exclusiva aos associados GEA”, para indicar que o projeto de produto hoteleiro foi lançado em meados de 2024 e “esta integração reforça a competitividade do produto e a estratégia de crescimento para 2025”.

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Solférias recompensa agentes de viagens com visita à Disneyland Paris

Os nove melhores vendedores da campanha de reservas antecipadas para 2025, lançada, em agosto, pela Solférias e Disneyland Paris e, em simultâneo, um desafio “Vender igual a Receber” promovida pelo operador turístico, tiveram direito a uma viagem ao parque de diversões.

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Foram justamente os nove melhores vendedores desta campanha que a Solférias e a Disneyland Paris, com apoio da TAP Air Portugal, acolheram nos passados dias 8, 9 e 10 de novembro no destino mais mágico do planeta.

De acordo com o operador turístico, foram três dias intensos e cheios de aventuras, bons momentos, mil fotos, vídeos, posts e histórias para contar, mas também de conhecimento sobre os parques, atrações, restaurantes e demais experiências e partilha de informações.

A Solférias indica ainda, na sua nota de imprensa que os dias passados por este grupo de agentes de viagens na Disneyland Paris, foram fundamentais para um maior conhecimento e “dicas” para partilhar com colegas, e, claro, para melhor aconselharem os viajantes que escolhem este parque de diversões.

A Solférias lembra aos agentes de viagens que esta foi apenas mais uma das múltiplas ações de partilha, formação, convívio e premiação durante este ano, prometendo que 2025 ainda será melhor.

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Ávoris em roadshow para mostrar oferta da Jolidey e Travelplan 2025

O grupo Ávoris vai percorrer as cidades do Porto, Coimbra e Lisboa, em roadshow, numa parceria com a Hyatt. Uma oportunidade para dar a conhecer as novidades dos operadores turísticos do grupo Jolidey e Travelplan para 2025, bem como da marca hoteleira internacional.

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O roadshow do Grupo Ávoris começa no Porto, no próximo dia 19 de novembro, pelas 19 horas no Hotel Crowne Plaza, seguindo no dia seguinte para Coimbra, onde a sessão de apresentação acontece no Hotel Vila Galé daquela cidade, para terminar em Lisboa, à mesma hora, no Hotel Marriott.

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CATAI coloca no mercado programação de venda antecipada 2025

A CATAI, operador turístico do grupo Ávoris, acaba de disponibilizar ao mercado a sua nova programação de venda antecipada para 2025. O cliente que antecipar a sua reserva, com um mínimo de 30 dias, poderá aproveitar até 7 % de desconto.

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A programação 2025 do operador turístico CATAI, que já está no mercado, tem sugestões para a Europa, Médio Oriente, Ásia, América de Norte a Sul, como para Nova Zelândia e Polinésia.

Para além dos clássicos, que o operador turístico repete, pela sua grande receção ano após ano, a CATAI continua a descobrir outras alternativas de viagens: Joias dos Fiordes, para descobrir a Noruega; Pérolas da Ásia, para combinar três interessantes países: Malásia, Singapura e Indonésia; o Essencial do Este Americano, para percorrer as cidades mais emblemáticas do este dos Estados Unidos. Estas são algumas das novas propostas.

 

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