Da Rússia, com amor: futebol como combustível para o turismo
A Embaixada da Rússia em Portugal, o Visit Russia e a Cosmos Viagens apresentaram o destino com o Campeonato do Mundo 2018 como pano de fundo.
Ângelo Delgado
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A Rússia, em 2018, receberá a próxima edição do Campeonato do Mundo de Futebol. Um ano antes, em Junho de 2017, será a sede da Taça das Confederações, prova que irá decorrer em quatro cidades russas – Moscovo, São Petersburgo, Kazan e Sochi. É, portanto, altura de começar a promover as várias regiões que vão receber os dois eventos.
O Visit Russia esteve em Lisboa e fez uma breve apresentação das principais características do país. Igor Zolkin, conselheiro comercial daquela entidade, foi o porta-voz. “Queremos que os portugueses visitem a Rússia nos próximos dois anos e, se possível, nos seguintes, claro. É um país seguro, nada caro, ao contrário dos mitos criados, e que oferece uma grande variedade de experiências aos visitantes: tanto a nível gastronómico, cultural, de eventos e, agora, desportivo”.
Ainda sobre o torneio de futebol e para facilitar a visita de vários turistas à Rússia, Zolkin adiantou que “está a ser estudada a possibilidade de simplificar a emissão de vistos a cidadãos da Europa Ocidental para estadias inferiores a 72 horas”.
Nuno Madeira, do Turismo de Portugal, também marcou presença no evento e fez questão de realçar “o mercado de oportunidade que é a Rússia”, destacando igualmente o Mundial de Futebol “como uma excelente oportunidade para conhecer ainda melhor o destino”. O responsável adiantou ainda que “se trata de um país de diversificação no turismo, pelo que um mercado de enorme relevância para Portugal”.
Sochi e Kazan, alternativas às metrópoles
Entre as cidades apresentadas, destaque para Sochi e Kazan – menos badaladas que as célebres Moscovo e São Petersburgo. Em Sochi, os responsáveis russos frisaram o facto “de se tratar de uma estância balnear com cerca de 300 dias de sol por ano, algo bastante raro naquela região”. “É um local com praias, cultura, diversão nocturna, doze cadeias internacionais de hotéis, um parque temático – o Sochi Park – e uma das maiores estâncias termais do mundo”.
Mas Kazan também surpreende. Uma das maiores cidades do vasto território russo, tem já cerca de 1000 anos de história. É a terceira maior urbe da Rússia e possui vários pontos de interesse. “A cozinha regional é fabulosa, o Kremlin de Kazan e o Templo de Todas as Religiões são pontos de visita obrigatória. É ainda um destino excelente para a práctica de golfe”.
Cosmos Viagens, programa de hospitalidade
A Cosmos Viagens, agente exclusivo de vendas Match Hospitality para os dois próximos torneios de selecções na Rússia, fez-se representar pelo seu director, Vítor Lima. Uma empresa que irá garantir aos adeptos do futebol uma experiência mais imersiva antes, durante e depois do jogo. “Temos vários produtos na área do Luxo, Negócios e Lazer. Pretendemos que o adepto tenha uma experiência de alto nível e que possa desfrutar do jogo acompanhado das mais variadas mais-valias”. E que mais-valias são essas? Vítor Lima responde: “bilhetes, gifts, alimentação, bebidas e visionamento do jogo em local privilegiado”.
Segundo o director da Cosmos Viagens, “estes produtos podem ser adquiridos por jogo, por estádio, por equipa e até por cidade, estando totalmente disponíveis durante o Campeonato do Mundo e parcialmente disponíveis durante a Copa das Confederações”, finalizou.