
Patricia Afonso
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
O Governo Regional dos Açores anunciou na segunda-feira o reforço dos voos para a ilha de S. Jorge no período de Verão IATA. São mais 94 voos, o correspondente a um acréscimo de 7.735 lugares disponíveis.
Vítor Fraga, Secretário Regional do Turismo, que falava no decorrer da apresentação da prova ATR-Azores Triangle Adventure, indicou que este reforço acontece no âmbito da revisão das Obrigações de Serviço Público do Transporte Aéreo interilhas.
O governante reconheceu que “isto não é tudo, mas é uma componente importante ao nível da acessibilidade”. Acessibilidade esta que é complementada com o transporte marítimo no ‘Triângulo’ (conjunto com as ilhas do Faial e do Pico), “ uma aposta de sucesso” que, entre 2012 e 2015, registou mais cerca de 60 mil passageiros e demonstra que o investimento realizado pelo Executivo Regional “está a produzir os seus efeitos, no sentido de contribuir de uma forma determinante para o incremento e a dinamização da economia local da ilha por via do sector do Turismo”.
Vítor Fraga reiterou que 2015 foi o melhor ano de sempre para o Turismo no arquipélago, que ultrapassou a meta dos 1,5 milhões de dormidas, um aumento de 44% em três anos. No caso de São Jorge, o acréscimo de dormidas entre 2012 e 2015 foi de 99,5% – mais 18.219 –, um valor que resulta do “trabalho conjunto entre entidades públicas e privadas” e que deve ser considerado um “ponto de partida, que nos obrigue a ser cada vez mais exigentes, na perspectiva de prestarmos continuamente um serviço de maior qualidade a todos quantos nos visitam”.
Os primeiros meses de 2016 têm-se revelado igualmente positivos para a ilha. No primeiro trimestre, São Jorge contabilizou uma subida de 6,1% dos proveitos na hotelaria tradicional, e, entre Janeiro e Abril, foi verificado um aumento de 16,6% dos passageiros desembarcados no aeroporto .