Patricia Afonso
Formação é e vai continuar a ser a grande bandeira da Airmet, garantem os seus responsáveis
ANAV diz estar pronta para discutir o tema Provedor do Cliente
APECATE reunida em Tomar para debater “a liberdade” no setor
GuestCentric acrescenta Dare Lisbon Hotels ao seu portefólio de clientes
Raúl Almeida reeleito presidente da ARPT Centro de Portugal
MSC World America dá a conhecer os seus primeiros espaços a cinco meses da inauguração
Etihad Airways revela 10 novos destinos para 2025
Miguel Quintas defende que os agentes de viagens também sejam ouvidos nas privatizações da TAP e SATA
Solférias alerta para aumento de taxas turísticas Maldivas
Proteção do turismo costeiro e marinho exige 65 mil milhões de dólares
O Governo Regional dos Açores anunciou na segunda-feira o reforço dos voos para a ilha de S. Jorge no período de Verão IATA. São mais 94 voos, o correspondente a um acréscimo de 7.735 lugares disponíveis.
Vítor Fraga, Secretário Regional do Turismo, que falava no decorrer da apresentação da prova ATR-Azores Triangle Adventure, indicou que este reforço acontece no âmbito da revisão das Obrigações de Serviço Público do Transporte Aéreo interilhas.
O governante reconheceu que “isto não é tudo, mas é uma componente importante ao nível da acessibilidade”. Acessibilidade esta que é complementada com o transporte marítimo no ‘Triângulo’ (conjunto com as ilhas do Faial e do Pico), “ uma aposta de sucesso” que, entre 2012 e 2015, registou mais cerca de 60 mil passageiros e demonstra que o investimento realizado pelo Executivo Regional “está a produzir os seus efeitos, no sentido de contribuir de uma forma determinante para o incremento e a dinamização da economia local da ilha por via do sector do Turismo”.
Vítor Fraga reiterou que 2015 foi o melhor ano de sempre para o Turismo no arquipélago, que ultrapassou a meta dos 1,5 milhões de dormidas, um aumento de 44% em três anos. No caso de São Jorge, o acréscimo de dormidas entre 2012 e 2015 foi de 99,5% – mais 18.219 –, um valor que resulta do “trabalho conjunto entre entidades públicas e privadas” e que deve ser considerado um “ponto de partida, que nos obrigue a ser cada vez mais exigentes, na perspectiva de prestarmos continuamente um serviço de maior qualidade a todos quantos nos visitam”.
Os primeiros meses de 2016 têm-se revelado igualmente positivos para a ilha. No primeiro trimestre, São Jorge contabilizou uma subida de 6,1% dos proveitos na hotelaria tradicional, e, entre Janeiro e Abril, foi verificado um aumento de 16,6% dos passageiros desembarcados no aeroporto .