Associação de Turismo do Porto com novo modelo de negócio
Fusão com ATC/Porto Tours marca “dia histórico”.

Publituris
Festivais de música sobem ao palco como ativo para o turismo em Portugal
Globalis vai usar a Atriis para transformar a gestão de viagens corporativas
AHP: Hotéis da Madeira, Lisboa e Algarve são os mais procurados para a Páscoa
Eduardo Jesus junta Ambiente e Cultura ao Turismo no XVI Governo Regional da Madeira
“Vê Portugal” apresenta-se como verdadeiro fórum das regiões
Porto e Faro entre os aeroportos com mais tráfego na Vinci Airports no 1.º trimestre
Europcar Mobility Group tem novo CEO e assume funções a partir de 1 de maio
IATA lança portal para melhorar bem-estar e transporte de animais
Fátima recebe Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã em 2026
Aeroporto espanhóis sob gestão da AENA registam quase 64 milhões de passageiros no primeiro trimestre
A ATC/Porto Tours – Associação de Empresários para o Desenvolvimento do Turismo Cultural no Porto e na região e a Associação de Turismo do Porto (ATP) concretizaram, na passada semana, a sua fusão por incorporação, dando origem a um novo modelo de negócio nesta última entidade.
De acordo com comunicado da ATP, “este passo surge no seguimento do novo modelo organizacional e de negócio que tem vindo a ser implementado pela ATP e que pretende reunir numa única organização o acolhimento, a comercialização e a promoção deste destino” com vista a “fortalecer o posicionamento da região enquanto destino turístico e acrescentar valor à marca Porto e Norte e à oferta de produtos e serviços a si associada”, explica Rui Moreira, presidente da associação.
Integrando entidades públicas e privadas, articuladas em torno de uma estratégia coordenada, o novo projecto foi aprovado, de forma expressiva e inequívoca, pelos principais agentes do turismo da região. A elevada representatividade e participação demonstradas pelos associados dos dois organismos, que estiveram reunidos em assembleia geral, traduzem a partilha da mesma visão para o Porto e Norte enquanto destino turístico e a validação da estratégia definida para o desenvolvimento económico do turismo da região. Uma decisão que, nas palavras de Rui Moreira, marca “um dia histórico para o turismo do destino Porto e Norte”.
Orientado quer para o turista, quer para o segmento profissional composto por agentes turísticos, o modelo aprovado permite potenciar a organização da oferta, com base em serviços de valor acrescentado e na venda de produtos diferenciados, promovidos sob a chancela oficial do destino. “É nossa convicção que este projeto, por um lado, enriquece a experiência dos turistas que nos visitam, conferindo-lhes uma maior confiança e, por outro lado, valoriza as empresas e os negócios que integrem este modelo”, acrescenta o presidente da ATP. Pretende-se, desta forma, obter resultados como o aumento da receita gerada pelo negócio do turismo, o aumento da estadia média na região, o combate à sazonalidade e o crescimento dos índices de satisfação e de recomendação deste destino.
Com este projeto, a ATP, a agência até ao momento responsável pela promoção turística do Porto e Norte junto dos mercados externos, acrescenta às suas funções o acolhimento e a comercialização do destino. Esta nova abordagem permite a este organismo intervir diretamente em todas as fases que compõem a cadeia de valor de uma visita à região na ótica do turista, isto é, desde o momento da decisão do destino/planeamento da viagem, à chegada à região, à experiência local e ao pós-visita. “A nova missão da ATP passa por proporcionar a todos os visitantes da região a melhor experiência possível do destino, ao longo de todos estes momentos”, assegura Rui Moreira.
Neste contexto, a ATP conta já com um orçamento de 3,3 milhões de Euros para o seu plano de atividades que está a ser executado no ano de 2015, o que representa um acréscimo de cerca de 1,4 milhões de Euros face ao orçamento do ano anterior.
A comunicação do novo modelo continua a promover a marca “Porto e Norte: a Essência de Portugal”, reforçando o posicionamento que já tem vindo a ser trabalhado junto dos turistas como elemento diferenciador deste destino.