Turismo na Madeira cresce em 2014
A região registou um crescimento das receitas em 5,9%, para 297 milhões de euros.
Patricia Afonso
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Madeira registou, no passado ano de 2014, um aumento das receitas do turismo em 5,9% face ao ano anterior, para 297 milhões de euros, anunciou Conceição Estudante, secretária Regional do Turismo e Transportes da Madeira.
A responsável, que falava esta quarta-feira no âmbito de uma apresentação aos jornalistas na BTL 2015, destacou que estes resultados se referem até ao mês de Outubro de 2014, onde foi também registado um aumento no número de dormidas no destino de 4,7%, para 6.303,7 mil dormidas.
A taxa de ocupação na região chegou aos 62,6%, o que corresponde a um aumento de 1,7 pontos percentuais, enquanto o RevPar foi de 77,1 euros, mais 6,6% em relação a 2013.
Durante o mesmo período, aeroportos da Madeira, Funchal e Porto Santo, registaram um total de 2.567.419 passageiros, o que significa um aumento de 4% face ao ano transacto.
Dos principais mercados para o destino, a responsável refere que se mantêm quase na totalidade, “à excepção da França, que apresentou um maior crescimento” em relação ano de 2013.
A Alemanha ocupa o primeiro lugar, com um crescimento de 8,6% no número de dormidas face ao ano anterior, seguindo-se o Reino Unido, com um aumento de 6,6%, Portugal, com mais 9,2%, e a França, com um aumento em 1,8%.
Madeira promove calendário de eventos na BTL 2015
Conceição Estudante indicou ainda que, com o mote ‘Madeira, Destino em Festa’, a região pretende levar aos portugueses o calendário anual de eventos a decorrer durante o ano, no âmbito da sua 1presença na BTL 2015, que decorre até ao próximo dia 1 de Março.
Carmo Fontes, directora do Turismo da Madeira, refere que “queremos que os portugueses participem nos eventos e venham nos visitar à Madeira.”
Para a responsável, “a BTL é a rampa de lançamento para a promoção do destino no início do ano”, de forma a levar mais portugueses para a região, sendo este um dos objectivos da Madeira.
Além disso, acrescenta a directora do Turismo da Madeira, “vamos fazer várias reuniões com os operadores aqui no Continente, criar bolsas de contacto, duas em Lisboa e duas no Porto, para estarmos mais perto do trade, informando constantemente do produto que temos para oferecer.”
Dos eventos que decorrem anualmente na Madeira, a responsável destaca o Carnaval, que decorre entre os meses de Fevereiro e Março; a Festa da Flor, nos meses de Abril e Maio; o Festival do Atlântico, que tem lugar no mês Junho; a Festa do Vinho da Madeira e o Festival de Colombo (Porto Santo), que decorrem ambos em Setembro; o Festival da Natureza, em Outubro; e as festas de Fim-de-Ano e Natal, em Dezembro.