Região de Lisboa aprova plano estratégico para 2015-2019
O plano foi aprovado por unanimidade na reunião da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
O Plano Estratégico para o desenvolvimento turístico na Região de Lisboa, no período 2015-2019, foi aprovado por unanimidade na reunião da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL), realizada esta semana.
A estratégia aprovada, com implementação a partir de Janeiro de 2015, prevê “aumentar o contributo do turismo para a Região, atingindo um crescimento global de receitas da hotelaria de 5 por cento ao ano e proveitos de 800 milhões de euros em 2019, além de melhorar a qualidade de serviço e a satisfação dos visitantes e incrementar a notoriedade de Lisboa nos mercados emissores prioritários”, indica a entidade em comunicado.
Desenvolvido pela consultora Roland Berger, o plano propõe reforçar os produtos core – city, short breaks e MI -; os prioritários – cruzeiros e golfe – e desenvolver outros: turismo náutico, residencial, de saúde, enoturismo ou equestre, de acordo com as várias centralidades turísticas existentes – Lisboa, Cascais e Sintra, bem como Arrábida e Arco do Tejo, que serão desenvolvidas.
Uma das novidades do plano é “a recomendação da criação de um programa específico para a atracão e captação de investimento privado para o sector na Região, com incidência nas áreas actualmente menos desenvolvidas”.
Ao nível da promoção internacional, a relação com os mercados espanhol, alemão e brasileiro será aprofundada através de uma abordagem regional. O foco global mantém-se nos mercados prioritários – Reino Unido, França, Benelux, Itália e Angola – estando ainda previstas abordagens específicas de teste a mercados de elevado potencial, como a China.
A Comissão Executiva da ERT-RL é composta pelo presidente Vítor Costa, também diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da ERT-RL e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Augusto Pólvora, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Maria da Luz Rosinha, ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, e Mário Machado, Chief Operational Officer (COO) da Springwater Travel Group .