Jardim Majorelle entre as atracções mais faladas no TripAdvisor
Aquela que é uma das principais atracções turísticas da cidade marroquina de Marraquexe serviu de inspiração ao estilista Yves Saint Laurent, que se rendeu aos seus encantos.
Tiago da Cunha Esteves
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
O Jardim Majorelle, em Marraquexe, está entre as atracções turísticas mais faladas do mundo, de acordo com o site TripAdvisor.
O jardim, criado ao longo de quarenta anos por Jacques Majorelle – pintor francês que se estabeleceu na cidade em 1924, é uma das principais atracções turísticas de Marraquexe e é conhecido pela suas cores exuberantes.
“Apaixonado por Marrocos, Jacques Majorelle adquire o terreno, decide construir uma villa mourisca e, com a ajuda do arquitecto Sinoir, constrói o seu estúdio num estilo Art Deco. Progressivamente, embeleza o jardim em volta da casa com centenas de variedades raras de árvores e plantas que o artista trouxe dos quatro cantos do mundo e pinta a propriedade de um azul ultramarino, ainda hoje conhecido por ‘azul Majorelle’, transformando o espaço numa verdadeira e fascinante obra de arte”, enquadra o Turismo de Marrocos.
Posteriormente, a casa foi comprada pelo famoso costureiro Yves Saint Laurent e pelo seu companheiro, Pierre Bergé, que decidem habitar a casa do artista, rebatizando-a de Villa Oasis. Seguiram-se vários trabalhos de restauro. O atelier do pintor é transformado num museu berbere (no qual são expostas as colecções pessoais de Yves Saint Laurent e Pierre Bergé) e o jardim integra buganvílias, bambus, loureiros iúscas, gerânios e hibiscos, mais de 400 variedades de palmeiras e 1800 espécies de cactos.
Depois da morte de Saint Laurent, a 1 Junho de 2008, em Paris, as suas cinzas foram espalhadas pelos roseirais da casa Villa Oasis e um memorial, composto por uma coluna romana trazida de Tanger, foi colocado num pedestal, levando assim os visitantes a recordar o famoso estilista e a sua obra.
No ano passado, o TripAdvisor também considerou Marraquexe como sendo o melhor destino africano e o sexto melhor destino do mundo.