Parques de Sintra investe 3,2M€ na reabilitação do Castelo dos Mouros
Através de escavações arqueológicas, descobriram-se mais de 30 sepulturas medievais cristãs, alicerces de habitações muçulmanas e objectos do Neolítico.

Tiago da Cunha Esteves
Festivais de música sobem ao palco como ativo para o turismo em Portugal
Globalis vai usar a Atriis para transformar a gestão de viagens corporativas
AHP: Hotéis da Madeira, Lisboa e Algarve são os mais procurados para a Páscoa
Eduardo Jesus junta Ambiente e Cultura ao Turismo no XVI Governo Regional da Madeira
“Vê Portugal” apresenta-se como verdadeiro fórum das regiões
Porto e Faro entre os aeroportos com mais tráfego na Vinci Airports no 1.º trimestre
Europcar Mobility Group tem novo CEO e assume funções a partir de 1 de maio
IATA lança portal para melhorar bem-estar e transporte de animais
Fátima recebe Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã em 2026
Aeroporto espanhóis sob gestão da AENA registam quase 64 milhões de passageiros no primeiro trimestre
A empresa Parques de Sintra está a desenvolver o projecto “À Conquista do Castelo” no Castelo dos Mouros com o objectivo de valorizar e restaurar esta atracção turística, que no ano passado recebeu 265.000 visitantes. O investimento é superior a 3,2 milhões de euros, dos quais 600.000 são financiados pelo PIT.
O projecto, que abarca o restauro das muralhas, dos caminhos, da igreja e da cisterna, entre outros aspectos paisagísticos, prevê ainda a criação de diversas infra-estruturas para melhor acolher os visitantes (cafetarias, sanitários, bilheteiras, loja e eliminação de barreiras à mobilidade).
“O projecto foi antecedido e acompanhado pela realização de escavações arqueológicas nos locais a intervir. As campanhas têm sido realizadas em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, desde 2009, e apresentaram resultados tão surpreendentes e significativos que acabaram por condicionar o projecto da obra”, informa a empresa.
Com efeito, através das investigações arqueológicas descobriram-se mais de 30 sepulturas medievais cristãs (com cerca de 2 a 3 enterramentos em cada), vários alicerces de habitações muçulmanas e objectos do Neolítico, como um um vaso cerâmico completo do 5º milénio A.C). Esses achados levaram à reconfiguração do projecto para permitir mostrar ao público os principais achados.
A Parques de Sintra lembra que o Castelo dos Mouros “é um dos monumentos mais visitados e uma das principais atracções turísticas da Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1995”.