Parques de Sintra investe 3,2M€ na reabilitação do Castelo dos Mouros
Através de escavações arqueológicas, descobriram-se mais de 30 sepulturas medievais cristãs, alicerces de habitações muçulmanas e objectos do Neolítico.
Tiago da Cunha Esteves
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A empresa Parques de Sintra está a desenvolver o projecto “À Conquista do Castelo” no Castelo dos Mouros com o objectivo de valorizar e restaurar esta atracção turística, que no ano passado recebeu 265.000 visitantes. O investimento é superior a 3,2 milhões de euros, dos quais 600.000 são financiados pelo PIT.
O projecto, que abarca o restauro das muralhas, dos caminhos, da igreja e da cisterna, entre outros aspectos paisagísticos, prevê ainda a criação de diversas infra-estruturas para melhor acolher os visitantes (cafetarias, sanitários, bilheteiras, loja e eliminação de barreiras à mobilidade).
“O projecto foi antecedido e acompanhado pela realização de escavações arqueológicas nos locais a intervir. As campanhas têm sido realizadas em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, desde 2009, e apresentaram resultados tão surpreendentes e significativos que acabaram por condicionar o projecto da obra”, informa a empresa.
Com efeito, através das investigações arqueológicas descobriram-se mais de 30 sepulturas medievais cristãs (com cerca de 2 a 3 enterramentos em cada), vários alicerces de habitações muçulmanas e objectos do Neolítico, como um um vaso cerâmico completo do 5º milénio A.C). Esses achados levaram à reconfiguração do projecto para permitir mostrar ao público os principais achados.
A Parques de Sintra lembra que o Castelo dos Mouros “é um dos monumentos mais visitados e uma das principais atracções turísticas da Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1995”.