VIR Connect: Algarve precisa de turistas mais jovens e nova linha comunicacional
Saiba as principais conclusões do evento que reuniu cerca de 180 participantes, no Hotel Algarve Casino.
Liliana Cunha
Estamos de regresso em 2025
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Etihad Airways anuncia mudanças nos pedidos de grupos
China Airlines compra 24 aviões à Boeing e Airbus
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
Ilha Terceira recebe 13.º Congresso da APECATE em abril de 2025
Turkish Airlines arrecada novo recorde e torna-se na companhia aérea que voa para mais países
Crescimento do PIB em Portugal abre boas perspetivas para 2025, diz Outlook da Mastercard
Tascaria São Rafael é o spot perfeito com clássicos modernos portugueses para um fim de ano inesquecível
Flixbus reforça operações doméstica e internacional para o Natal
Começar a promover o Algarve junto de um público alemão mais jovem e através de plataformas online são conclusões retiradas da conferência realizada, recentemente, em Portimão, numa organização da VIR Connect e da EC Travel.
Para Eliseu Correia esta foi uma aposta ganha “e fez valer o esforço que investimos nesta organização, tendo-se reunido grande parte da massa cinzenta do trade online alemão que veio para nos mostrar as nossas fraquezas e valências face a outros destinos”. Contudo, a ausência do poder político foi notado, sobretudo, numa altura em que ainda se aguarda uma decisão sobre a nova lei das regiões de turismo.
A praia é definitivamente um dos pontos favoráveis no Algarve face aos países concorrentes e que deve continuar a ser promovido, juntamente com outros segmentos, que tenham em vista chegar a uma faixa etária inferior, como seja o desporto, indo-se além do golfe e apostando-se nos náuticos ou de aventura. No entanto, há que ter em conta o perfil do turista alemão que quando viaja em lazer tem em conta aspectos como o pricing, informação, autenticidade e as infra-estruturas com todos os aspectos que isso implica, nomeadamente, a qualidade do serviço, gastronomia, etc.
Já em termos de desvantagens, o Algarve é apontado como um destino mais caro, em 20%, quando os pacotes são comparados entre Berlim e Maiorca. Noutro capítulo a burocracia, as dificuldades impostas pela classe política, no que toca, por exemplo, à promoção; e o desinvestimento na oferta já existente são outras das fraquezas apontadas.
No que respeita à parte aérea e após reuniões internas com diversos players presentes, destaque para o interesse da Air Berlin em dinamizar a sua oferta no Aeroporto de Faro, sende certo também que há necessidade de estimular os operadores turísticos com vista a tornar o destino mais apelativo. Já no que toca às linhas regulares, como TAP ou Lufthansa, a dificuldade reside na faltas de apoio à dinamização das suas rotas.
No final da conferência, foram imediatamente anunciadas já novas camanhas de promoção, ficando a promessa de se desenvolverem acções com vista a atrair as atenções dos agentes de viagens alemães, para os quais serão criadas ofertas especiais, ajudando-se assim a Associação de promoção que, por seu turno, terá de estabelecer novas estratégias comunicacionais.
A conferência da VIR Connect no Algarve contou ainda com o apoio do Turismo do Algarve, Associação Turismo de Portimão, Olimar, TAP Portugal, entre outros. O Publituris foi o media partner deste evento.
Conheça mais pormenores sobre o evento na próxima edição impressa do Publituris.