“O que impulsiona o turismo é a percepção do destino”
Na conferência internacional sobre turismo e media, da Organização Mundial de Turismo, esteve em análise a relação entre a comunicação social e a actividade turística.
Tiago da Cunha Esteves
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“O que impulsiona o turismo é a percepção que o viajante tem de um determinado destino. Reportar quer os aspectos negativos, quer os positivos, representará um aspecto vital para a recuperação do turismo egípcio”. Esta ideia foi defendida pelo ministro do Turismo do Egipto, Mounir Fakhry Abdel-Nour, na conferência internacional sobre turismo e media, da Organização Mundial de Turismo (OMT), que decorreu na semana passada, em Marsa Alam, Egipto.
Tendo decorrido ao longo de dois dias, o objectivo desta conferência era alertar os meios de comunicação social generalistas para a importância crescente do turismo e impulsionar relações mais próximas.
“Mil milhões de turistas vão viajar para o estrangeiro este ano. O turismo tornou-se um verdadeiro fenómeno sócio-económico, que ainda não é completamente reflectido nos media”, afirmou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai. “Acreditamos que, para maximizar o potencial do turismo como um elemento condutor do desenvolvimento e bem-estar para todos, precisamos de reunir administrações públicas, o sector privado e os media em torno do mesmo objectivo”, acrescentou.
No Egipto, o turismo representa 30% do total das exportações e emprega 16 milhões de pessoas.