APAVT visita agências afectadas pelo temporal na Madeira
João Passos visitou ontem cinco agências associadas na baixa do Funchal severamente atingidas pelas cheias. Durante a visita, que antecedeu a conferência de imprensa conjunta com a TAP e Secretaria […]
Fátima Valente
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
João Passos visitou ontem cinco agências associadas na baixa do Funchal severamente atingidas pelas cheias. Durante a visita, que antecedeu a conferência de imprensa conjunta com a TAP e Secretaria Regional de Turismo e Transportes, o presidente da APAVT aproveitou para divulgar a linha de crédito estabelecida com o Santander-Totta na semana passada, a qual garante condições vantajosas para os associados da Madeira, com três anos e meio sem spread.
Ao que o Publituris apurou junto da APAVT, até agora não houve ainda qualquer pedido à linha, até porque os agentes de viagens atingidos ainda não têm a totalidade dos prejuízos apurados, nem possivelmente a situação apresentada aos seguros. Grande parte deles perdeu documentação, nomeadamente de reservas, mobiliário e equipamento informático, impossibilitando-os de trabalharem nas suas instalações e obrigando-os a buscar alternativas noutras lojas, por exemplo.
Sublinhando que “a Madeira é um paradigma em termos de turismo” e que “é um exemplo a ser seguido em termos de rapidez de recuperação”, João Passos sublinhou que “compete-nos a nós, associações dos agentes económicos deste sector, em situações de adversidade, agir de imediato”. “Os nossos associados sofreram e de que maneira com esta situação. Imediatamente reunimos com o Santander Totta e abrimos uma linha de crédito em condições vantajosas para os associados da Madeira”, disse.
O responsável anunciou ainda Conceição Estudante como uma das convidadas da próxima reunião da Aliança Mundial das Associações de Agentes de Viagens (WTAAA), em Lisboa (8 e 9 de Março), de forma a ter “tempo de antena” perante uma audiência composta pela “nata do turismo munidal”. “É lá que estão os representantes de 30 associações, de 30 países da Europa, que é o grosso do turismo para a região da Madeira”, sublinhou, recordando que durante a semana passada participou no movimento de divulgação das fotos positivas do destino. “Ao mesmo tempo, e porque quisemos contrariar as imagens negativas, disparámos todas as imagens positivas que nos chegavam, tanto para os associados congéneres como para a Europa e todo o mundo, e funcionou. Obtivemos respostas interessantíssimas de todos os lados, nomeadamente da ECTA, que nos disse ir informar os nossos associados para que continuem a vender Madeira”.
*A jornalista viajou a convite da APAVT