Turismo do Centro e Uni. Aveiro apresentam INVTUR dia 24
O Turismo Centro de Portugal e a Universidade de Aveiro vão apresentar o INVTUR 2010, na quarta-feira, pelas 16h00, na sala de exposições da livraria da Universidade. Recorde-se que Entre […]
Sónia Gomes Costa
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O Turismo Centro de Portugal e a Universidade de Aveiro vão apresentar o INVTUR 2010, na quarta-feira, pelas 16h00, na sala de exposições da livraria da Universidade. Recorde-se que Entre 10 e 13 de Março de 2010, académicos nacionais e internacionais do Turismo vão mostrar ao sector que conseguem passar da teoria à prática. Além do debate e apresentação de projectos turísticos, nesta conferência vai haver lugar para apresentar o ranking das escolas de turismo nacionais. Assim, no dia 24 de Fevereiro, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, e de Carlos Costa, professor da Universidade de Aveiro e coordenador científico do INVTUR 2010 vão apresentar a conferência INVTUR 2010 “Investigação em Turismo: O Estado da Arte e Perspectivas de Futuro”. Trata-se de uma iniciativa da Universidade de Aveiro com o objectivo de promover o conhecimento e a investigação em Turismo. Nesta conferência vão estar presentes vários investigadores e especialistas do sector, nacionais e internacionais. No total, serão cerca de 170 apresentações em 35 sessões paralelas, envolvendo mais de 350 autores oriundos de 25 países.
À data, estão já inscritos 400 participantes e 150 alunos das escolas de Turismo. Carlos Costa, responsável pela organização da Invtur 2010, da Universidade de Aveiro, está certo que as expectativas vão ser superadas, não só ao nível da participação mas também dos objectivos da iniciativa que acredita vão ser concretizados.
Os oradores internacionais convidados vão dar a conhecer as tendências da produção científica do Turismo noutros países assim como apresentar casos concretos. São presença confirmada na conferência: Alan Fyall, da Universidade de Bournemouth (Reino Unido), Alfonso Vargas Sanchez, da Universidade de Huelva (Espanha), Chris Cooper da Universidade de Nottingham (Reino Unido), Dimitrios Buhalis, da Universidade de Bornemouth (Reino Unido), Geoffrey Wall, da Universidade de Waterloo (Canadá), Lionello Punzo, da Universidade de Siena (Itália) e John Tribe, da Universidade de Surrey (Reino Unido). “Reflectir sobre a produção científica e sobre o caminho que deve ter no futuro, aumentar o interface de comunicação entre os académicos e as empresas do Turismo, e o sector do ensino do Turismo contribuir para a inovação”, são as linhas mestras da Invtur 2010 segundo explica Carlos Costa. Além disso, também está prevista a realização de uma mesa redonda que contará com especialistas e empresários de várias áreas temáticas associadas ao sector do Turismo no nosso País.
Bolsa de Inovação em Turismo
No âmbito da Invtur 2010, vai realizar-se a BIT – Bolsa de Inovação em Turismo no intuito de servir de plataforma para “a apresentação e divulgação de empresas e organizações públicas e privadas que representam casos de sucesso, inovadores, e que se revelam como boas práticas desenvolvidas ao nível de projectos, modelos de negócio, gestão e planeamento, aplicados ao sector do turismo”, revelou Carlos Costa. O responsável pela organização da Invtur 2010, da Universidade de Aveiro revelou que esta iniciativa integrada no Invtur, será uma feira no campus da Universidade de Aveiro e contará com 20 expositores entre empresas e organizações ligados ao Turismo: consultoria, unidades de alojamento, empresas de animação turística, parques temáticos e arqueológicos, operadores turísticos, AHRESP, Turismo do Centro de Portugal, várias rotas, entre outras. Na BIT serão também atribuídos prémios e menções honrosas às empresas/organizações/projectos que se distingam pelo seu carácter inovador na área do Turismo.