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Orçamento dos portugueses para as férias de verão diminui para 1.515€ e está abaixo da média europeia

A 24ª edição do Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance, revela que o orçamento médio dos portugueses para férias de verão em 2025 é de 1.515 euros, 23% abaixo do valor de 2024, e também da média europeia, que este ano se fixa nos 2.080 euros.

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Orçamento dos portugueses para as férias de verão diminui para 1.515€ e está abaixo da média europeia

A 24ª edição do Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance, revela que o orçamento médio dos portugueses para férias de verão em 2025 é de 1.515 euros, 23% abaixo do valor de 2024, e também da média europeia, que este ano se fixa nos 2.080 euros.

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O estudo, elaborado em parceria com a IPSOS, analisa os planos de férias em 23 países, 11 dos quais europeus, mas também da América do Norte, Oceânia, Médio Oriente e Norte de África.

Entre os 11 países europeus analisados, Portugal cai para a nona posição da tabela, em termos de previsões de gastos de férias, com a Suíça a liderar a classificação com 3.052 euros. Se considerarmos os 23 países inquiridos, Portugal fica-se pela 18ª posição. A Austrália é o país com o orçamento de férias mais elevado, 3.193 euros.

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Embora com um dos orçamentos mais baixos, 50% dos portugueses que vão viajar afirmam que vão gastar mais do que no ano anterior. Portugal destaca-se como um dos países europeus mais entusiasta em relação a viagens, com 83% das pessoas a expressar o desejo de viajar, em comparação com uma média europeia de 81%, apenas superado por Itália (85%) e Inglaterra (84%). Além disso, Portugal é um dos países com a maior proporção de pessoas (78%, mais 6 pontos percentuais face a 2024) a planear fazer férias de verão, contra a Alemanha e Bélgica, com apenas 72% e 73%, respetivamente, dos inquiridos a considerar essa possibilidade.

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As restrições financeiras continuam a ser o principal impedimento para não viajar. Neste caso, 44% dos cidadãos nacionais que não vão de férias apontam questões orçamentais como a principal razão, sendo a inflação a manter-se como principal motivo de retração das pessoas na hora de fazer planos. Portugal é o país europeu onde este receio é mais pronunciado (85%). O contexto político e os riscos de segurança e saúde são cada vez mais ponderados pelos portugueses na escolha de destinos (77% e 73%, respetivamente), valor superior à média europeia (57% e 44%).

O nosso país segue o padrão do sul da Europa, com a maioria das férias a ter lugar em julho e agosto, e chegada a esta altura do ano, apenas 7% ainda não planearam as férias, e 29% já o fizeram com mais de dois meses de antecedência, justificada por motivos económicos e de procura por melhores ofertas.

Quando se fala de destinos, o estudo indica que os portugueses mostram maior preferência por viajar dentro do país (46%), ainda assim com uma recuperação das viagens internacionais, que passaram de 39% em 2024 para 43% em 2025. A praia continua a ser a opção mais popular para as férias de verão em Portugal, apesar de ter diminuído para 59%, face aos 64% do ano passado. Já a preferência pela cidade aumentou 3 pontos percentuais, sendo agora a escolha de 30% das respostas.

Outra tendência que está a emergir é a escolha de destinos menos turísticos (66%). Por outro lado, este ano esta análise traz um novo dado, uma vez que revela que os portugueses estão a viajar mais para assistir a eventos como concertos e festivais (45%).

O avião é o meio de transporte mais utilizado para as férias dos portugueses em viagem de férias, representando 55% das preferências, mais 12 pontos percentuais, sendo o país que registou o maior aumento. Segue-se o automóvel (46%), com o comboio a representar 16% dos inquiridos, mas que subiu 6 pontos percentuais.

Portugal é o país que revela (90%) maior intenção de adotar comportamentos responsáveis para não desperdiçar recursos locais. Os portugueses indicam que os preços mais acessíveis para opções ecológicas e acesso a ofertas especiais para viagens sustentáveis seriam os principais incentivos para alterar os seus comportamentos.

Em Portugal, 16% dos inquiridos admite que já utiliza ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para preparar ou reservar férias, enquanto 23% afirma que planeiam usá-las no futuro, tendência acima da média europeia que é de 21%. Estas ferramentas são especialmente procuradas para informações e recomendações de destinos (57%), de alojamento (53%), dicas de planeamento personalizado (48%) e atividades locais (42%).

O estudo da empresa seguradora conclui que a intenção dos portugueses subscreverem seguros de viagem diminui ligeiramente face ao ano anterior (50% contra 58%), valor que se mantém em linha com média europeia.

A maioria dos portugueses adquire o seu seguro de viagem através de uma agência de viagem ou por intermédio de um corretor de seguros, com o preço, para 64% das respostas, a ser considerado o fator mais determinante na escolha de um seguro de viagem.

O 24.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance foi realizado pela Ipsos, entre 24 de fevereiro e 26 de março, através de um inquérito online a 23.000 indivíduos (amostras nacionais representativas de 1.000 pessoas por país) na Europa, Ásia, Oceânia, América do Norte, Médio Oriente e Norte de África.

 

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Mercado de luxo não quer perder o toque humano mesmo na era digital

A Talent Drivers, empresa de transfere executivo de luxo em São Paulo e no Rio de Janeiro, analisa como dosear a tecnologia com um atendimento personalizado como um importante diferencial estratégico para fortalecer o relacionamento que os seus clientes esperam. A resposta está em encontrar o equilíbrio entre a eficiência da automatização e o valor insubstituível da interação humana.

A Talent Drivers, que analisa o estudo de 2023 da Farfetch, plataforma de vendas da indústria de luxo, revela que 40% dos consumidores desejam orientação humana mais sólida, segurança e cuidado das marcas, tanto online quanto offline. Então, quem quiser conquistar e manter esses clientes precisa de oferecer recomendações e serviços que antecipam as suas necessidades e integrar o toque humano com a eficiência das soluções digitais. Ou seja: a tecnologia é bem-vinda quando melhora a experiência, mas não quando substitui a personalização.

Por isso, de acordo com Heron Gerard, CEO da Talent Drivers, que se destaca ao unir eficiência operacional com atendimento exclusivo, “o nosso foco é garantir que cada cliente tenha uma experiência impecável, combinando a agilidade da tecnologia com o toque humano indispensável aos serviços de luxo”, para realçar que “da porta para dentro, a automatização agiliza processos e melhora a qualidade da operação, mas da porta para fora, o atendimento precisa de ser pessoal e altamente qualificado. É esse é o diferencial que o consumidor premium procura”.

A digitalização trouxe plataformas que facilitam desde agendamentos até a gestão de serviços personalizados, criando novas possibilidades de engajamento. Entretanto, no mercado de luxo, apenas a tecnologia não basta. A humanização do atendimento é o que garante experiências verdadeiramente exclusivas.

À medida que a experiência do cliente se torna o principal diferencial competitivo, o equilíbrio entre a automatização e o atendimento personalizado aparece como uma estratégia especial para o mercado de luxo. As empresas que investem nessa sinergia acompanham as tendências globais e elevam o patamar de excelência esperado pelo consumidor de alto padrão. Afinal, luxo não é apenas sobre produtos ou serviços sofisticados, mas sobre experiências que deixam marcas duradouras, indica a empresa especializada em transporte executivo premium com seis anos no mercado de luxo, e com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, destinos que se consolidam cada vez mais neste segmento.

Na frota, a empresa possui veículos de marcas premium da última geração, blindados e convencionais, para atender um público sofisticado, que exige qualidade, segurança e discrição, padrão internacional, motoristas qualificados e bilingues, com foco em B2B.

 

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MSC Magnifica vai ter o MSC Yacht Club e reservas já estão disponíveis para verão de 2026

O MSC Magnifica está a acrescentar a bordo o MSC Yacht Club, um segmento de luxo, com tudo incluído, que oferece aos seus passageiros suítes exclusivas, para além de um novo lounge privado, restaurante e deck com piscina. As reservas já estão disponíveis para o verão do próximo ano. Parte das melhorias que estão a ser feitas incluem também o novo MSC Aurea Spa e do MSC Gym Powered by Technogym.

No final deste ano, o MSC Magnifica passará por uma remodelação substancial em doca seca, transformando alguns dos espaços públicos, incluindo a adição do conceito do MSC Yacht Club.

As vendas já abriram para os passageiros que desejem reservar o MSC Yacht Club no MSC Magnifica a partir do verão de 2026, que pela primeira vez estará disponível em itinerários de Warnemunde para destinos no Báltico/ Escandinávia, para além do MSC World Cruise 2027.

Os passageiros que reservarem o MSC Yacht Club beneficiarão de uma experiência exclusiva e com tudo incluído, com serviços de mordomo e concierge 24 horas por dia, suítes elegantes e espaçosas e acesso a um conjunto de instalações privadas, incluindo um restaurante e lounge exclusivos e um deck privativo com piscina, assim como um restaurante de grelhados e bar, tudo com fácil acesso a tudo o que o resto do navio tem para oferecer.

Localizado nos decks superiores, o novo MSC Yacht Club no MSC Magnifica abrangerá cinco decks, que apresentarão 63 suítes distribuídas em cinco tipologias, com varanda com vista para o mar e com varanda conectadas, perfeitas para famílias. Os passageiros também podem desfrutar da Royal Suíte, que acomoda até seis pessoas e possui a sua própria banheira de hidromassagem privada e um amplo terraço de 78 metros quadrados com vistas panorâmicas sobre o mar. Todas as suítes são incluem casas de banho com acabamento em mármore, toalhas bordadas personalizadas de alta qualidade, uma máquina de café Nespresso e um mini-bar gratuito, para além de serviço de quarto 24 horas.

MSC Virtuosa, MSC Yacht Club Deluxe Suite (YC1)

Para além da introdução do MSC Yacht Club, as melhorias no navio passam também por um novo Spa de 270 metros quadrados com uma sauna com vista panorâmica para o mar, dois banhos turcos, uma sala de sal, um caminho Kneipp, chuveiros emocionais e uma área tranquila para os passageiros relaxarem com chá fresco.

Haverá, igualmente, o Ginásio Technogym de última geração, no deck 14, um novo e amplo espaço completo com áreas de exercícios interiores com vistas panorâmicas da popa, estúdios dedicados de yoga e spinning, bem como equipamentos de treino de última geração da Technogym.

Partindo de Warnemunde, Alemanha, a 16 de maio de 2026, o navio remodelado visitará destinos como Ronne, na Dinamarca, Riga (Letónia), Tallinn (Estónia), Estocolmo (Suécia) e Kotka/Helsínquia (Finlândia) e outros.

Já no inverno 25/26, oferece cinco partidas do Mediterrâneo entre itinerários de 3 a 8 noites, visitando os destinos como Barcelona (Espanha), Civitavecchia com destino a Roma (Itália) e Marselha (França).

Pela primeira vez, o MSC Yacht Club oferecerá o seu serviço personalizado e instalações de luxo num MSC World Cruise, a acontecer em 2027. Esta viagem parte de Civitavecchia com destino a Roma, Génova (Itália), Marselha (França) e Barcelona (Espanha) nos dias 5,6,7 e 8 de janeiro, respetivamente. O novo itinerário de 121 noites visitará 45 destinos deslumbrantes em 25 países, com sete pernoitas.

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Cartões bancários de utilização única conquistam confiança dos viajantes portugueses

Um estudo realizado pela OpinionWay para a plataforma de tecnologia financeira Adyen revelou que 82% dos viajantes portugueses consultados acreditam que os cartões bancários de utilização única garantem segurança dos pagamentos online durante as férias, protegendo-se de fraudes.

Na análise para conhecer melhor alguns dos hábitos dos portugueses no que diz respeito às escolhas de pagamento durante as férias, a grande maioria dos inquiridos (92%) prefere utilizar plataformas conhecidas para reservar e pagar as suas férias, em vez de recorrer a sites desconhecidos com ofertas tentadoras, enquanto seis em 10 (66%) prefere utilizar novos métodos de pagamento, como as transferências instantâneas, quando reservam férias, para evitar problemas com o limite do cartão bancário.

Além disso, 68% dos portugueses não gosta de pagar as férias a prestações (BNPL), 82% dos inquiridos acredita que os cartões bancários de utilização única garantem a sua segurança, protegendo-os de burlas online, e uma vez que estão frequentemente isentos de encargos bancários (através dos bancos online), enquanto 93% não gosta de pagar comissões bancárias por transações no estrangeiro. Neste contexto, metade dos inquiridos (54%) afirmou preferir pagar em numerário do que com um cartão bancário quando se encontra no estrangeiro. De facto, quase quatro em cada 10 inquiridos (42%) afirma sentir-se desconfortável em utilizar o seu cartão de conta corrente para despesas de viagem.

O planeamento de férias de última hora para aproveitar as melhores ofertas é preservado por quatro em cada 10 portugueses, com 48% dos inquiridos entre os 50 e os 64 anos a afirmar planear as férias o mais tarde possível, em comparação com pouco mais de um terço (37%) dos inquiridos com 25 ou mais anos.

No entanto, nem só os encargos bancários podem ser um problema. De facto, 21% dos portugueses já se deparou com todos os seus métodos de pagamento bloqueados durante uma viagem. Para combater estes problemas, novos players do setor dos pagamentos estão a propor novas práticas. Os neobancos, que permitiram a chegada de novos serviços bancários aos consumidores, são considerados mais fiáveis por mais de um terço dos portugueses (39%), que os prefere aos bancos tradicionais quando viaja.

“Com 21% dos viajantes portugueses a sofrer bloqueios de pagamentos e muitos a sentirem-se desconfortáveis com a utilização dos seus cartões bancários no estrangeiro, a ascensão dos neobancos e da utilização das transferências instantâneas está a remodelar a forma como gerimos o dinheiro em viagem” explica Juan José Llorente, Country Manager da Adyen para Espanha & Portugal, para indicar que “os consumidores procuram fiabilidade e flexibilidade, e os novos intervenientes no setor dos pagamentos estão a dar resposta a essas necessidades”.

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Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center | Créditos: DR
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Highgate Portugal inaugura três unidades na Herdade dos Salgados sob as marcas Marriott e The Westin

A Highgate Portugal abriu mais três unidades na Herdade dos Salgados: duas sob a marca Marriott – o hotel Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center e o Marriott Residences Salgados Resort Algarve – e uma da marca The Westin, o The Westin Salgados Beach Resort, Algarve.

No caso do Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center, o hotel reúne 228 quartos e suites que conjugam “a elegância contemporânea com a inspiração local da costa algarvia”, como indicado em nota de imprensa. O design de interiores integra materiais naturais e uma paleta de cores suave, assim como elementos do design português.

Das valências deste hotel fazem parte quatro piscinas exteriores (duas destinadas a adultos e duas para crianças), quatro espaços de restauração e mais de 9.000 metros quadrados de espaços para eventos e conferências.

Na oferta gastronómica destacam-se os espaços KAN.JO, um restaurante de fine-dining de cozinha asiática; In Season, um restaurante buffet; e o AMARA, que se divide entre o AMARA by the pool, junto à piscina, e o AMARA Terrazza. Acresce o bar Aperitivo 18, com uma seleção de cafés de especialidade, snacks, pastelaria artesanal, vinhos portugueses, cervejas artesanais e cocktails de assinatura.

Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center | Créditos: DR

Já na área de eventos, o Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center conta com um auditório com capacidade para receber até 1.596 participantes; um salão nobre com capacidade máxima para 800 pessoas; seis salas de reuniões adicionais, um centro empresarial e espaços exteriores para eventos.

Todos os espaços de reunião estão equipados com sistemas de projeção 4K, equipamento de som profissional e Wi-Fi de alta velocidade, preparado para suportar até 1.000 ligações em simultâneo.

Herdade passa a contar com 192 residências da Marriott

Já no Marriott Residences Salgados Resort Algarve a oferta inclui 192 residências com tipologias entre o T1 e o T3, todas com varanda e cozinha totalmente equipada.

A propriedade inclui dez piscinas exteriores, dois restaurantes e o Goa Café. Nas comodidades destacam-se ainda campos de ténis, mini-golfe, instalações para voleibol e futebol, um clube infantil para crianças dos três aos 12 anos, assim como zonas interiores e exteriores para fitness. É ainda possível reservar, através da propriedade, diferentes desportos aquáticos, passeios de barco e visitas guiadas à Reserva Natural da Lagoa dos Salgados.

Disponível para ambas as propriedades Marriott, o Wellness Hub Salgados disponibiliza, a par das salas de tratamentos, instalações que incluem uma piscina interior aquecida com jatos terapêuticos e cromoterapia, jacuzzi, sauna, banho turco, duches de contraste e um ginásio LifeFitness.
Acresce uma sala de recuperação Hyperice, um lounge de recuperação de golf com terapias de compressão e percussão, bem como um estúdio de maquilhagem para eventos.

Foco no bem-estar no The Westin Salgados Beach Resort

Por fim, o The Westin Salgados Beach Resort, Algarve abre portas focado nos seis pilares da marca Westin: Dormir, Comer, Mexer-se, Sentir-se, Trabalhar e Divertir-se Bem.

O resort conta com 95 quartos e suites, para além de 60 residências. As casas de banho, em estilo spa, estão equipadas com duches, produtos White Tea Heavenly® e o bálsamo Sleep Well com lavanda, concebidos para promover o descanso.

Aqui, a aposta recai no design biofílico, através de janelas amplas e materiais de origem local.

The Westin Salgados Beach Resort, Algarve

A oferta gastronómica inclui quatro espaços, entre o buffet “In-Season”; o restaurante de gastronomia costeira e mediterrânica “Chiringuito Blue”; o restaurante de base vegetariana “Potato Project” e o “Serenity Bar”, com uma seleção de bebidas funcionais, sumos prensados a frio e mocktails artesanais.

“O The Westin Salgados Beach Resort Algarve foi projetado como um santuário onde o bem-estar e a elegância são experienciadas de forma natural”, explica Eleonora Scorza, diretora-geral do The Westin Salgados Beach Resort Algarve.

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Hotel da Quinta de São José do Barrilário oferece novas experiências enoturísticas

Refeições ao ar livre com cozinha de fogo, sessões de olaria e atividades de Wine Blending são algumas das novas propostas do Douro Wine Hotel & Spa da Quinta São José do Barrilário, em Armamar, unidade de cinco estrelas que abriu portas há cerca de um ano, em Armamar.

O Douro Wine Hotel & SPA da Quinta São José do Barrilário, em Armamar, apresenta novas experiências de enoturismo para complementar a oferta da unidade de cinco estrelas, parte integrante do Pacheca Group.

rio Douro. Durante a estadia, os hóspedes passam a poder desfrutar, por exemplo, da experiência “Mãos à Terra”, uma atividade única e imersiva de olaria, conduzida pelo artista residente, num cenário inspirador.

Outra das novas experiências de enoturismo consiste num almoço ao ar livre com vista para o Douro, entre vinhas e oliveiras, com cozinha de fogo e comida de pote de ferro, confecionada nas brasas pelo chef Luís Filipe Guedes, que conduz igualmente workshops de cozinha (Sabor & Saber do Chef) e de pickles, a par das propostas culinárias que apresenta diariamente no Restaurante Panorâmico, onde impera o conceito open kitchen.

Localizada em pleno Alto Douro Vinhateiro e produtora da gama de vinhos Barrilário, disponibiliza ainda atividades de Wine Blending – criação do próprio blend de vinhos tintos, utilizando castas emblemáticas portuguesas e presentes na região -, provas de vinho e workshops de cocktails com vinhos do Porto.

Durante a estadia, os hóspedes podem optar, de igual modo, por passeios gratuitos em bicicletas elétricas ou caminhadas pelas vinhas, visitas à herdade datada de 1747, piqueniques e viagens de barco no Pacheca River, um luxuoso iate catamarã, do modelo MY5, da Fountaine Pajot, com três quartos, uma cozinha, um deck solário e duas casas de banho, para lá de uma zona lounge, com uma plataforma superior, num total de 72 metros quadrados.

A infinity pool exterior e o Terroir Vineyard Spa – com piscina interior panorâmica, sauna, banho turco, duches sensoriais, tratamentos e massagens, completam as ofertas do Douro Wine Hotel & Spa.

O projeto com a assinatura do arquiteto Henrique Gouveia Pinto envolveu a construção de um hotel de cinco estrelas com 31 unidades de alojamento (27 quartos e quatro suites, com áreas entre os 28 e os 50 metros quadrados), infinity pool exterior, Spa panorâmico, restaurante e loja de vinhos, assim como a reconversão da casa senhorial em palco privilegiado para a realização de eventos, a recuperação da capela dedicada a São José e o lançamento da marca de vinhos São José do Barrilário.

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Região do Baixo Alentejo vai ostentar título de Cidade Europeia do Vinho 2026

O Baixo Alentejo acaba de ser reconhecido como destino vitivinícola de excelência, com uma herança milenar, e onde o vinho representa a sua tradição e identidade. É por isso que vai ostentar o título de Cidade Europeia do Vinho 2026.

O Baixo Alentejo saiu vencedor na eleição que resulta da candidatura promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, pela CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo e pelos 13 municípios do Baixo Alentejo que integram a CIMBAL (Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira).

“Trabalhámos arduamente nesta proposta, que inclui um plano de ações estruturado, com mais de 20 iniciativas a serem realizadas ao longo de 235 dias”, defendeu José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e da Agência Regional de Promoção Turística, que apontou que este evento, de dimensão internacional, “será uma oportunidade para promover a qualidade do vinho do Baixo Alentejo além-fronteiras e irá dinamizar a região”, numa candidatura teve a participação dos produtores dos 13 municípios do Baixo Alentejo, de muitos conselheiros e de muitos especialistas das várias áreas.

Sob a chancela de ‘Cidade Europeia do Vinho 2026’, o Baixo Alentejo será promovido como um destino vitivinícola de referência, alicerçado na tradição, autenticidade e com ambição de projeção nacional e internacional. A candidatura assentou em seis eixos de programação: Artes, Património, Saúde, Rua, Ciência e Desporto. A partir destes temas serão realizados diversos eventos ao longo do ano.

Para António Bota, presidente da CIMBAL, “este reconhecimento demonstra ao mundo que o nosso vinho tem qualidade e esta iniciativa vai dignificar todo o Alentejo e Portugal e irá beneficiar os locais que terão eventos nas suas terras, que irão captar mais visitantes e, assim, potenciar o comércio local”.

Refira-se que o Baixo Alentejo tem 537 viticultores que exploram 5.880 hectares de vinha e 65 produtores de vinho que produzem 25 milhões de litros por ano. Destaca-se ainda o Vinho da Talha, um dos pilares fundamentais da candidatura, que se encontra inscrito na Lista Nacional do Inventário do Património Cultural Imaterial, e é candidato a integrar a Lista da UNESCO.

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easyJet assinala aniversário de base no Porto e revela que já transportou 23,4 milhões de passageiros

Este verão, a grande novidade da easyJet no Porto é a abertura de uma nova rota para Slipt, na Croácia, que vai contar com voos às segundas e quintas-feiras, a partir de 23 de junho.

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A easyJet já transportou 23,4 milhões de passageiros desde o seu primeiro voo para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, para onde a companhia aérea começou a voar em 2007 e onde, em 2015, abriu uma base que está a assinalar o seu 10.º aniversário e que conta atualmente com 27 rotas para 12 países.

“A presença da easyJet no Porto remonta a 2007, com o primeiro voo a ligar a cidade a Genebra. Desde então, mais de 23,4 milhões de passageiros escolheram a easyJet para viajar de ou para o Porto”, refere a companhia aérea em comunicado.

No entanto, foi em março de 2015, data que marcou a abertura da base da easyJet no aeroporto Francisco Sá Carneiro, que a companhia aérea estabeleceu um “compromisso com a região Norte de Portugal e com o desenvolvimento do turismo, mobilidade e economia local”.

Atualmente, a companhia aérea “opera 27 rotas a partir do aeroporto do Porto, conectando a cidade a destinos em 12 países, incluindo França, Suíça, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Marrocos, Croácia, Cabo Verde, República Checa e Luxemburgo, para além dos voos domésticos para o Funchal e Porto Santo”.

No verão, a transportadora low cost realiza em média 56 voos diários de e para o Porto, disponibilizando uma capacidade total superior a três milhões de lugares para o ano fiscal de 2025, com destaque para a nova rota que vai ligar o Porto a Slipt, na Croácia, com voos às segundas e quintas-feiras a partir de 23 de junho.

“Estabelecer uma base no Porto foi uma decisão estratégica e estamos empenhados em continuar a ser um agente ativo na internacionalização da região e na atração de novas oportunidades. Ao longo desta década, temos reforçado a nossa presença com investimento contínuo, rotas estratégicas e a criação de emprego qualificado. Acreditámos no potencial económico da região, no seu dinamismo e nas suas pessoas, e hoje essa aposta traduz-se numa operação sólida e numa relação duradoura com o Norte do país”, congratula-se José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal.

No Porto, a easyJet conta com seis aviões Airbus A320 baseados, incluindo dois aparelhos de modelos Neo, que refletem “o compromisso contínuo da easyJet com a sustentabilidade” e que se vieram juntar aos “cinco aviões que também operam para o Porto desde outras bases, num total de 11 aeronaves a voar de e para o Porto”

 

 

 

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CONCURSO INTERNACIONAL N.º 20250501352 Construção de stands da O.N.T.T. em feiras e exposições turísticas no estrangeiro para os anos 2025-2026

Oficina Nacional de Turismo da Tunísia (O.N.T.T.) – REPÚBLICA DA TUNÍSIA

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No âmbito das suas atribuições, a Oficina Nacional de Turismo da Tunísia lança um concurso internacional com o objetivo de adjudicar a uma entidade especializada a construção dos stands da O.N.T.T. destinados a feiras turísticas e exposições internacionais nos anos de 2025 e 2026.

As entidades jurídicas especializadas neste tipo de construções, que possam satisfazer os critérios de elegibilidade e apresentar as garantias exigidas no caderno de encargos, podem participar neste concurso. O processo de concurso encontra-se disponível na plataforma de contratação pública TUNEPS, acessível através do portal www.tuneps.tn.

As propostas devem ser enviadas em formato digital através do sistema TUNEPS até 30/06/2025 às 10h00 (hora local da Tunísia).

Contudo, certos documentos originais devem ser obrigatoriamente enviados em formato físico, nomeadamente:

  • Os originais da garantia bancária;
  • Um extrato do registo nacional de empresas (RNE), emitido com uma data inferior ou igual a três meses em relação à data de abertura das propostas, ou qualquer outro documento equivalente conforme a legislação do país onde a empresa se encontra estabelecida;
  • Um certificado original comprovando que o proponente não se encontra em situação de falência ou sob administração judicial, ou o equivalente no seu país. Caso necessário, deverá ser anexada uma tradução oficial em francês ou inglês;
  • Os concorrentes residentes na Tunísia que desejem redigir o ato de compromisso em moeda estrangeira deverão apresentar uma autorização prévia do Banco Central da Tunísia, nos termos do artigo 21 do Código das Câmbios e do Comércio Externo.

Em caso de impossibilidade técnica no uso do sistema TUNEPS (como o volumen do ficheiro), uma parte da proposta poderá ser enviada fora da plataforma, desde que tal seja mencionado previamente na proposta submetida online.

Uma tabela indicando a lista dos documentos enviados fora do sistema TUNEPS deve ser enviada em formato físico (em papel) e também digitalizada e transmitida via TUNEPS.

As propostas offline devem ser enviadas por correio registado (com aviso de receção) ou entregues em mão, em envelope fechado, com o seguinte destinatário:

Monsieur le Directeur Général de l’Office National du Tourisme Tunisien
1 Avenue Mohamed V, 1001 Tunis – Tunisie

O envio deve ser feito até 30/06/2025 às 10h00, sendo considerada válida unicamente a data de receção com carimbo da Bureau d’Ordre Central (BOC) da O.N.T.T.

A parte offline da proposta deve ser apresentada num envelope fechado, contendo no exterior apenas a seguinte menção:

A NE PAS OUVRIR 
APPEL D’OFFRES INTERNATIONAL N° 20250501352
Construction des stands de l’O.N.T.T. aux salons et foires touristiques à l’étranger

As propostas recebidas após o prazo indicado, sem a garantia provisória (ou, se for o caso, sem o comprovativo de pagamento dessa garantia na conta da representação da O.N.T.T. no país do concorrente), ou que não respeitem as regras de apresentação via TUNEPS, serão automaticamente rejeitadas.

A sessão pública de abertura das propostas técnicas e financeiras terá lugar no dia 30/06/2025 às 12h00, na sala de reuniões da O.N.T.T., situada na Avenue  de la Liberté, 84 – 1001 Tunis.

Os proponentes ficarão vinculados às suas propostas por um período de cento e vinte (120) dias, a contar do dia seguinte ao prazo final de receção.

Para mais informações sobre o sistema TUNEPS ou caso ainda não esteja registado, pode contactar a unidade de contratação pública online:

  • Endereço: Bab El Assel – 1006 Tunis – Tunísia
  • Telefone: +216 70 130 340
  • E-mail: tuneps@pm.gov.tn

Informações adicionais sobre o registo de fornecedores estão disponíveis em:
http://www.tuneps-kit.tn/02/pro_demande_etranger.php

 

 

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ARPTA reforça promoção junto do mercado espanhol

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) tem vindo a intensificar a sua estratégia de promoção externa, com especial incidência no mercado espanhol. Esta aposta tem resultado na visita à região de vários órgãos de comunicação social de referência, bem numa estratégia mais ampla de valorização do território, da qual faz parte o evento “Subaquatic Wine Tourism Experience”.

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De acordo com a ARPTA os meios de comunicação social que recentemente visitaram a região realizaram reportagens centradas na autenticidade, na paisagem e nas experiências vínicas e gastronómicas, estando, no entanto, agendadas novas deslocações nas próximas semanas

No entanto, Este ciclo de ações promocionais integra-se numa estratégia mais ampla de valorização do território, da qual faz parte o evento “Subaquatic Wine Tourism Experience”, que terá lugar nos dias 20 e 21 de junho em Sines. A iniciativa reúne jornalistas internacionais provenientes de diversos mercados, incluindo um espanhol, que irão explorar uma proposta inovadora de enoturismo: o envelhecimento de vinhos no fundo do mar. A experiência alia sustentabilidade, inovação e diferenciação, posicionando o Alentejo como destino emergente para experiências únicas ligadas ao mar e ao vinho.

“O Alentejo tem vindo a afirmar-se como um território de excelência para o turismo internacional, e o mercado espanhol é, pela sua proximidade e maturidade, uma das nossas principais prioridades estratégicas,” sublinha José Manuel Santos, presidente da ARPTA.

O responsável acredita que “a promoção baseada em conteúdos e experiências autênticas é a via mais eficaz para atrair um visitante mais informado, exigente e sensível aos valores da sustentabilidade.”

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Comboio Histórico do Douro regressa a 7 de junho para nova temporada

Num percurso à beira do rio Douro, serão percorridos os 36 quilómetros de distância entre as estações da Régua e do Tua (ida e volta, com paragem no Pinhão), numa […]

Num percurso à beira do rio Douro, serão percorridos os 36 quilómetros de distância entre as estações da Régua e do Tua (ida e volta, com paragem no Pinhão), numa viagem a bordo de carruagens históricas do início do século XX, que transportam os passageiros a outros tempos, e com vista para a paisagem do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO.

O programa tem início às 15h00, na estação da Régua, ao som de música tradicional da região, com partida agendada para as 15h30, com destino ao Tua. Durante o percurso, é possível degustar um cálice de vinho do Porto e provar alguns produtos regionais. A chegada ao Tua está prevista para as 16h39, onde decorrerá a venda e degustação de produtos regionais, por produtores locais.

Pelas 17h07, o comboio inicia a viagem de regresso à Régua. Na paragem no Pinhão, pode-se apreciar os icónicos painéis de azulejos da estação e visitar uma Wine House, com possibilidade de compra de vinhos, compotas e outros sabores típicos da região. A chegada à Régua está prevista para as 18h25.

Os preços são de 59 euros por adulto e de 30 euros por criança, havendo preços especiais para grupos.

No entanto, a CP – Comboios de Portugal informa, em nota de imprensa que, devido a limitações na infraestrutura ferroviária anunciadas pela IP – Infraestruturas de Portugal, o Comboio Histórico do Douro 2025 circulará inicialmente com uma locomotiva histórica dos anos 60, da série 1401-1467, em substituição da locomotiva a vapor CP 0186, e avança que esta alteração decorre do projeto de modernização da Linha do Douro, onde foram identificadas algumas restrições de carga em pontes localizadas no troço Régua-Pocinho, limitando a circulação da locomotiva a vapor. No entanto, a CP garante que está a encetar todos os esforços para que, com a maior brevidade possível, a locomotiva a vapor possa voltar a circular no troço Régua-Pocinho, com toda a segurança.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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