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Boost Portugal reorganiza e reforça oferta de walking tours

A Boost Portugal reorganizou e reforçou a oferta de walking tours, que está disponível através das marcas The Cooltours e Bluedragon e em Lisboa, Sintra e Porto, passando a oferecer oito propostas distintas, com acompanhamento de guias locais.

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Boost Portugal reorganiza e reforça oferta de walking tours

A Boost Portugal reorganizou e reforçou a oferta de walking tours, que está disponível através das marcas The Cooltours e Bluedragon e em Lisboa, Sintra e Porto, passando a oferecer oito propostas distintas, com acompanhamento de guias locais.

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A Boost Portugal reorganizou e reforçou a oferta de walking tours, que está disponível através das marcas The Cooltours e Bluedragon e em Lisboa, Sintra e Porto, passando a oferecer oito propostas distintas, com acompanhamento de guias locais.

“O objetivo é dar a conhecer alguns segredos de Portugal através de guias locais ou, como são chamados na Boost Portugal, os “contadores de histórias”. Cada tour foi pensada para ser realizada em ritmo de lazer, aproveitando o bom tempo típico de Portugal”, explica a Boost Portugal.

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Entre as propostas, a Boost Portugal destaca os programas “O Melhor do Porto” e “Food & Wine Walking Tour”, pela Bluedragon. A primeira proposta consiste num tour por todo o centro da cidade, incluindo os bairros antigos e ruas pitorescas, enquanto a segunda é uma “experiência gastronómica imersiva que combina os sabores tradicionais do Porto com um passeio guiado pelas ruas históricas da cidade”.

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O tour “O Melhor do Porto” apresenta preços a partir de 29 euros por pessoa e tem uma duração de três horas, com as partidas a decorrer às 10h00 e às 15h00, enquanto para a segunda os preços começam nos 74 euros por pessoa, numa visita que tem uma duração três horas e que está disponível diariamente.

A The Cooltours tem disponíveis mais seis propostas para Lisboa e Sintra, concretamente “Palácio da Pena – Bilhete + Visita Guiada”, Quinta da Regaleira – Bilhete + Visita Guiada, Lisboa Food Walking Tour, Castelo de São Jorge – Bilhete + Visita Guiada, O Melhor de Belém e Mosteiro dos Jerónimos – Bilhete + Visita Guiada.

Para o Palácio da Pena, está disponível um “passeio imersivo pela arquitetura vibrante do Palácio da Pena e seus jardins exuberantes”, numa visita guiada com bilhete incluído, com preços a partir dos 40 euros por pessoa e que tem partidas das 14h30 às 16h30.

Já a opção para a Quinta da Regaleira permite descobrir “os mistérios de Sintra” e deste conhecido monumento, assim como do Palácio Biester, numa visita com preços desde 32 euros por pessoa com partidas às segundas, quartas, sextas e domingos às 11h30.

O Lisboa Food Walking Tour propõe “um verdadeiro banquete itinerante pelo centro de Lisboa, com 13 degustações que incluem pão, doces, petiscos, carnes, licores, vinho e cerveja, culminando com um passeio de barco no rio Tejo”, numa opção que tem preços desde 80 por pessoa e a duração de três horas, contando com partidas de terça a sábado às 16h00.

Para o Castelo de São Jorge, a proposta da Boost Portugal passa por um “passeio pelas ruelas inclinadas de Alfama”, que passa também “pelos miradouros e pela Baixa Pombalina”, numa proposta que inclui entrada no castelo e visita guiada, e que tem preços desde 40 euros por pessoa e duração de duas horas, contando com partidas diárias às 10h00, 12h00, 15h00 e 17h00.

A proposta O Melhor de Belém consiste ainda numa “caminhada pelos monumentos icónicos da Era dos Descobrimentos, incluindo a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o imponente Mosteiro dos Jerónimos”, tem preços desde 50 por pessoa e a duração de três horas, contando com partidas de terça a sábado às 09h00.

Por fim, a opção para o Mosteiro dos Jerónimos propõe a exploração dos “claustros detalhados e a importância do monumento na história da expansão marítima portuguesa”, inclui bilhete de entrada e visita guiada, contando com preços desde 42 euros por pessoa, com a duração de duas horas e partidas de terça a sábado às 09h00.

Nas propostas da The Cooltours, o ponto de encontro acontece à porta dos monumentos, exceto no “Lisboa Food Walking Tour”, em que o encontro é no Mercado da Ribeira. As reservas podem ser feitas através do número de telefone +351 910 124 199 ou do e-mail info.lisbon@thecooltours.com.

Já nas propostas da Bluedragon, o ponto de encontro é na Rua Alexandre Herculano, 251, no Porto, e as reservas podem ser feitas pelo número de telefone +351 912 562 190 ou pelo e-mail info@bluedragon.pt.

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Turismo de Portugal e Embratur vão criar plano de atividades até 2027 para promoção internacional conjunta

Esta parceria tem por base o memorando de entendimento que já tinha sido assinado entre o Turismo de Portugal e a Embratur em Lisboa, a 22 de abril de 2023, e prevê uma série de iniciativas conjuntas até 2027, com base em seis eixos estratégicos.

Inês de Matos

No âmbito da XIV Cimeira Brasil-Portugal, o Turismo de Portugal e a Embratur assinaram um memorando de entendimento que prevê a criação de um plano de ação/atividades até 2027 para “a execução da estratégia conjunta de promoção turística internacional”.

A parceria, divulgada através de uma nota de imprensa da Embaixada do Brasil em Lisboa, tem por base o memorando de entendimento que já tinha sido assinado entre as duas partes em Lisboa, a 22 de abril de 2023, e assenta em seis eixos estratégicos.

‘Conhecimento, Tecnologia e Inovação no Turismo’, com vista à “troca de conhecimentos/experiências”; ‘Sustentabilidade’, para “promover projetos de sustentabilidade no turismo, com foco na regeneração da biodiversidade e na inclusão social”; ‘Conectividade aérea e Flexibilização de voos’, para “promover e dinamizar a conectividade aérea entre ambos os países”; ‘Produtos Turísticos’, para “dinamizar e promover Produtos Turísticos”; ‘Planejamento e Gestão Estratégica’, com vista à “troca de experiências em temas de planeamento e gestão estratégica”; e ainda ‘Formação e Capacitação’, para “promover a partilha de conhecimento/experiências e ações de capacitação profissional”, são os eixos estratégicos previstos.

A informação divulgada explica que esta parceria visa “dar continuidade aos compromissos e objetivos assumidos, estabelecendo e dinamizando as relações entre a Embratur e o Turismo de Portugal, de intercâmbio de boas práticas no âmbito da promoção turística internacional”.

O plano de atividades destina-se ao período 2025-2027 e foi formalizado numa cerimónia em Brasília, esta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assim como pelo ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis.

 

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Hotelaria

Radisson Hotel Group expande-se na Península Ibérica com novos hotéis em Portugal e Espanha

O Radisson Hotel Group continua a sua expansão estratégica na Península Ibérica, com novos investimentos planeados em Portugal e Espanha. No nosso país o grupo hoteleiro vai abrir o Radisson RED Porto Gaia em Vila Nova de Gaia, e fazer uma grande reforma do Radisson Blu Hotel em Lisboa.

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Entre os desenvolvimentos mais significativos do grupo hoteleiro internacional na Península Ibérica ​​estão o Radisson RED Malaga e o Radisson Resort & Residences Tenerife, bem como o próximo Radisson RED Porto Gaia em Vila Nova de Gaia e uma grande reforma do Radisson Blu Hotel em Lisboa. Essas propriedades serão adicionadas ao crescente portfólio do Grupo na região, aumentando sua presença em destinos urbanos e de lazer.

No início de 2027, o Radisson RED Porto Gaia abrirá as suas portas em Vila Nova de Gaia, oferecendo aos hóspedes fácil acesso às principais atrações, incluindo a Ponte Dom Luís I e o centro histórico da cidade do Porto. O hotel contará com 250 quartos e diversos espaços sociais, incluindo um bar na cobertura com vista para o Rio Douro. Trata-se da primeira marca Radisson RED em Portugal, oferecendo uma experiência de estilo de vida dinâmica para os visitantes.

Em Espanha, o Radisson RED fará a sua estreia em Málaga com a inauguração do Radisson RED Málaga no segundo quadrimestre de 2027. O hotel de 102 quartos oferecerá uma experiência ousada e voltada para o design. Os hóspedes desfrutarão de um bar na cobertura e piscina com vistas panorâmicas da paisagem urbana histórica de Málaga. Com espaços multifuncionais para reuniões e uma área de fitness, o hotel atenderá tanto viajantes a negócios quanto a lazer.

Por sua vez, o Radisson Resort & Residences Tenerife será inaugurado no quarto trimestre de 2025 após uma reforma abrangente. Situado no topo de uma colina, o resort oferecerá vistas panorâmicas e fácil acesso às principais atrações, como Loro Parque e Parque Nacional de Teide, marcando a estreia da marca Radisson na ilha. Com 242 unidades, incluindo quartos de hotel e apartamentos, o resort contará com dois restaurantes, um bar na piscina e um salão de baile de 500 m2 para conferências e eventos.

Além das novas propriedades, a cadeia está a fazer um investimento significativo na reforma do Radisson Blu Hotel, em Lisboa, com o objetivo de elevar as ofertas da unidade e reforçar a sua presença na capital portuguesa.

Valerie Schuermans, vice-presidente de Desenvolvimento do Radisson Hotel Group, expressou que “a nossa expansão pela Espanha e Portugal com esses novos hotéis e investimentos reforça o nosso compromisso de crescer em mercados-chave na Península Ibérica”, realçando que as marcas Radisson RED em Málaga, Porto Gaia e Tenerife “oferecerão experiências dinâmicas e vibrantes, enquanto o nosso investimento contínuo em Lisboa solidifica ainda mais a nossa liderança em hospitalidade de resort e estilo de vida.”

Com um ambicioso plano de crescimento em vigor, o Radisson Hotel Group está pronto para redefinir a experiência de hospitalidade na Península Ibérica, oferecendo mais destinos e experiências elevadas aos hóspedes em toda a região.

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BTL

Leiria vai mostrar todo o seu potencial turístico como Município Convidado da BTL

Para Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal, “ser o Município Convidado da BTL 2025 é o reconhecimento do potencial de Leiria e uma oportunidade estratégica para afirmar esta região como um destino turístico de referência”.

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Leiria é o Município Convidado da edição 2025 da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, que irá decorrer de 12 a 16 de março na FIL – Parque das Nações.

Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal, aponta, a este propósito que “queremos posicionar Leiria como um destino de eleição, tanto para os portugueses como para os visitantes internacionais, promovendo uma oferta diversificada que alia património, cultura, natureza, gastronomia e mar”, para avançar que “estamos empenhados em proporcionar experiências autênticas e inesquecíveis, reforçando a notoriedade do nosso território.”

Por sua vez, Dália Palma, gestora coordenadora da BTL, “contar com Leiria como Município Convidado em 2025 é um privilégio que sublinha o compromisso da feira em dar palco às regiões que tornam Portugal um destino singular”, destacando que esta parceria “representa uma oportunidade única para promover a riqueza cultural, histórica e natural de Leiria, mostrando aos visitantes desta edição o que de melhor o nosso território tem para oferecer”.

Durante a BTL 2025, Leiria apresentará uma programação diversificada que incluirá momentos de destaque como o lançamento de novas campanhas de promoção turística, mostras culturais e artísticas, apresentações sobre o dinamismo económico da região e iniciativas dedicadas ao património, ao desporto e ao lazer.

 

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Qatar Airways lança pacotes para a final da Liga dos Campeões

A Qatar Airways já lançou pacotes para a final da Liga dos Campeões 2025, que decorre a 31 de maio, em Munique, na Alemanha, e que, além de bilhete para assistir ao jogo, incluem também voos e alojamento em hotel.

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A Qatar Airways já lançou pacotes para a final da Liga dos Campeões 2025, que decorre a 31 de maio, em Munique, na Alemanha, e que, além de bilhete para assistir ao jogo, incluem também voos e alojamento em hotel.

“Os nossos pacotes exclusivos para a final da UEFA Champions League oferecem aos fãs a oportunidade de viver de perto este evento único na vida e fazer parte da história do futebol”, destaca a companhia aérea do Qatar, que é parceira oficial da competição.

Os pacotes da Qatar Airways para a final da Liga dos Campeões podem ser adquiridos aqui, e, além dos voos, alojamento e bilhete para assistir ao jogo, oferecem também a oportunidade de acumular Avios e Qpoints no valor total do pacote, assim como de resgatar pacotes usando Dinheiro + Avios.

“Assistir à final da UEFA Champions League é um sonho para milhões de fãs de futebol. Com os nossos pacotes de viagem, a Qatar Airways está a tornar esse sonho realidade. Estes pacotes refletem o nosso compromisso em oferecer experiências de classe mundial, ao mesmo tempo que impulsionam viagens de lazer e criam novas oportunidades para os nossos membros do Privilege Club ganharem e resgatarem Avios”, refere Steven Reynolds, Qatar Airways Holidays Senior Vice President.

 

 

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Transportes

Royal Caribbean International coloca próximo navio da classe Icon a operar em Barcelona

O Legend of the Seas será o terceiro navio da classe Icon da Royal Caribbean International e vai realizar cruzeiros desde Barcelona na sua temporada inaugural, no verão de 2026.

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O terceiro navio da classe Icon da Royal Caribbean International vai denominar-se Legend of the Seas e vai realizar cruzeiros desde Barcelona no verão de 2026, naquela que será a temporada inaugural do navio, informou a companhia de cruzeiros, que é representada em Portugal pela Melair Cruzeiros.

“A combinação incomparável de experiências que definem a revolucionária Classe Icon irá estar mais perto dos Portugueses. A  primeira temporada do Legend terá início no Verão 2026 com itinerários desde Barcelona, Espanha”, lê-se num comunicado enviadoà imprensa pela companhia de cruzeiros.

Os itinerários do Legend of the Seas, que devem ser conhecidos nas próximas semanas, vão passar por países como França, Itália e Espanha, sendo que, no final da temporada, o navio segue para as Caraíbas, onde vai estar a operar, a partir de novembro de 2026, itinerários de seis noites nas Caribas Ocidentais e de oito noites no Sul das Caraíbas, incluindo escalas na Perfect Day, a ilha privada da Royal Caribbean em CocoCay, nas Bahamas.

Além dos itinerários, a Royal Caribbean International revelou também alguns pormenores sobre o navio, que se encontra atualmente em construção em Turku, na Finlândia, adiantando que o “terceiro navio da classe Icon irá trazer mais experiências inigualáveis para a frota, tal como o Icon of the Seas o primeiro navio da classe o fez em 2024 e que será seguido pelo Star of the Seas em 2025”.

O Crown’s Edge e o Categoria 6, um parque aquático em alto mar, assim como o bar aquático Swim & Tonic e o Hideaway exclusivo para adultos e com piscina infinita suspensa, são alguns dos destaques do novo navio, que será composto por oito bairros e que vai disponibilizar mais de 40 espaços de refeição e bebidas.

O navio será o quarto da frota da Royal Caribbean International movido a Gás Natural Liquefeito (GNL) e apresenta outras caraterísticas de sustentabilidade com tecnologia de ponta com programas ambientais líderes do setor, a exemplo dos sistemas de recuperação de calor residual ou da ligação de energia em terra.

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Odemira concretiza qualificação de oferta de turismo náutico no rio Mira

O projeto de qualificação da oferta de turismo náutico no Mira acaba de ser inaugurado pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e pelo presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, iniciativa formalizada no cais da vila.

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O momento assinalou também a instalação de outros cinco equipamentos ao longo do Rio Mira, entre Odemira e Vila Nova de Milfontes. Este projeto visa potenciar o turismo náutico no Mira, adicionando às paisagens naturais a crescente dinâmica de atividades ligadas ao rio.

Em resultado da crescente procura de utilização e usufruto de embarcações náuticas no Rio Mira, este investimento municipal tem por objetivo promover a melhoria das condições de acostagem e de tomada/largada de passageiros, no intuito de melhorar as condições de acessibilidade, através da colocação, ampliação e substituição de cais fluviais e plataformas de acostagem de embarcações e outras infraestruturas e serviços de apoio ao turismo náutico, no âmbito de uma estratégia municipal para reforçar a atratividade turística do Rio Mira. O próximo desafio passará pela melhoria das condições de navegabilidade do Rio Mira.

No montante global de 308 mil euros de investimento, com financiamento por parte do Turismo de Portugal, esta operação incluiu a instalação e ampliação de seis Cais Públicos localizados no Cais da Fateixa em Vila Nova de Milfontes, Praia das Furnas, Caldeira, Ponta da Vila, Cais de Odemira e Cais do Povo.

Refira-se que o Município de Odemira tem por objetivo a valorização ambiental, económica e social do Rio Mira e da Albufeira de Santa Clara, enquanto produtos de fruição turística de valor acrescentado. Esta operação visa aumentar o número de operadores marítimo-turísticos no concelho, potenciar a ligação náutica entre Vila Nova de Milfontes e Odemira e as travessias fluviais do Mira, ligar por via fluvial o Trilho dos Pescadores em Vila Nova de Milfontes e o Caminho Histórico em Odemira (ambos inseridos na Rota Vicentina), integrar os percursos náuticos na oferta de percursos pedestres e cicláveis já existentes, potenciando a oferta integrada de produtos e programas.

Este projeto está alinhado o desenvolvimento de um produto âncora – o Turismo Náutico, aliado à criação da Estação Náutica de Odemira (com três polos: o Polo Náutico de Vila Nova de Milfontes, o Polo Náutico de Odemira e o Polo Náutico de Santa Clara).

Nos últimos anos, a autarquia tem vindo a implementar diversos investimentos neste âmbito, com a criação de novas infraestruturas financiadas pelo MAR 2020 e pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal, como: o novo cais de apoio à canoagem na Praia da Franquia em Vila Nova de Milfontes; o novo cais público, miradouro e a rampa varadouro na Casa Branca; o novo cais público das Moitas; o novo cais de apoio à canoagem, o novo Centro Náutico e a rampa varadouro em Odemira; o cais público da Ponte de Salvador; o cais público, a rampa varadouro e o Centro Náutico na Albufeira de Santa Clara.

Estão ainda em curso outros significativos investimentos decorrentes desta estratégia, como o projeto para o Centro Náutico de Vila Nova de Milfontes, o projeto do Centro Interpretativo da Casa Branca, as obras da envolvente ao Centro Náutico de Santa Clara e a instalação de cinco Observatórios de Aves na envolvente ao Rio Mira.

 

 

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Receitas turísticas de 2024 somam 27,7MM€ e atingem novo recorde

No ano passado, as receitas turísticas somaram 27.651,51 mil milhões de euros, valor que ficou perto de 9% acima dos mais de 25 mil milhões de euros contabilizados no ano anterior e que constitui um novo recorde nacional, avança o Banco de Portugal (BdP), cujos dados foram divulgados esta quarta-feira, 19 de fevereiro.

Inês de Matos

No ano passado, as receitas turísticas somaram 27.651,51 mil milhões de euros, valor que ficou perto de 9% acima dos mais de 25 mil milhões de euros contabilizados no ano anterior e que constitui um novo recorde nacional, avança o Banco de Portugal (BdP), cujos dados foram divulgados esta quarta-feira, 19 de fevereiro.

Os dados do BdP mostram que, como vinham a prever as autoridades turísticas nacionais, Portugal alcançou, em 2024, um novo recorde nas receitas turísticas, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, naquele que foi, até hoje, o melhor ano turístico de sempre no país.

Os números permitem ainda perceber que, face a 2019, quando o valor das exportações turísticas tinha sido de 18.291 milhões de euros, houve um crescimento exponencial deste indicador, num aumento de praticamente 52%, o que significa que este valor cresceu mais de 9.360 milhões de euros.

Os números mostram que a rubrica Viagens e Turismo foi mesmo a que, no ano passado, mais contribuiu para as exportações de serviços, sendo que também ao nível das importações esta foi uma das rubricas mais importantes, com um valor acumulado de 6.735,07 milhões de euros, mais de 6,8% acima dos 6.301,14 milhões de euros apurados no ano passado.

“Em 2024, as exportações e importações de viagens e turismo aumentaram, respetivamente, 8,8% e 6,8%. Já o saldo de viagens e turismo cresceu 1,8 mil milhões de euros relativamente ao período homólogo, atingindo o valor mais elevado da série (20,9 mil milhões de euros, ou 7,4% do PIB)”, lê-se no comunicado do BdP que acompanha os números.

O BdP destaca ainda algumas das nacionalidades que mais contribuíram para o crescimento das receitas turísticas em Portugal, com destaque para “os turistas residentes no Reino Unido (4,1 mil milhões de euros), em França (3,2 mil milhões de euros) e na Alemanha (3,1 mil milhões de euros)”.

No que diz respeito ao saldo da rubrica Viagens e Turismo, a realidade voltou a ser idêntica, já que este indicador somou 20.776,11 milhões de euros, o que fica 9% acima dos 19.057,83 milhões de euros apurados no mesmo período de 2023.

Dezembro com receitas superiores a 1,5MM€ ajudou a atingir meta

A contribuir de forma decisiva para os resultados finais de 2024 esteve o mês de dezembro, que registou receitas turísticas de 1.570,93 milhões de euros, valor que ficou 8,4% acima dos 1.449,62 milhões de euros apurados em dezembro de 2023.

O resultado de dezembro é ainda mais positivo quando comparado com 2019, o último ano antes da pandemia da COVID-19, quando as receitas turísticas tinham chegado aos 1.064,10 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 47,6%.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo cresceram no último mês de 2024 e contribuíram para o resultado positivo acumulado, num aumento que chegou aos 5,6%, já que este indicador somou 551,26 milhões de euros, quando em dezembro de 2023 se tinha ficado pelos 521,83 milhões de euros.

Face a dezembro de 2019, a subida é ainda mais expressiva e chega aos 37%, uma vez que, no último mês do último ano antes da pandemia da COVID-19, o valor das importações do turismo não ia além dos 402,46 milhões de euros.

No que diz respeito ao saldo da rubrica Viagens e Turismo, a evolução voltou a ser positiva, já que este indicador somou 1.019,67 milhões de euros em dezembro, quando em igual mês do ano anterior tinha ficado pelos 927,79 milhões de euros, o que traduz um aumento de 10%.

Comparativamente ao mesmo mês de 2019, a diferença é ainda mais substancial, já que este indicador apresenta um aumento de 54,1% face aos 661,63 milhões de euros apurados em dezembro de 2019.

 

 

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Ryanair com 72 rotas no Porto para o verão 2025

A Ryanair revelou que no próximo verão operará 72 rotas no Porto, incluindo um novo voo para Roma Fiumicino. No total, a companhia lowcost diz que as 250 frequências semanais representarão cerca de 5,7 milhões de passageiros.

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O Porto terá 72 rotas a serem operadas pela Ryanair no verão de 2025, incluindo um novo destino: Roma Fiumicino. A companhia lowcost de origem irlandesa revela, em comunicado, que no próximo verão operará com 12 aeronaves baseadas no Porto, indicando um investimento de 1,2 mil milhões de euros e representando 4.600 de empregos na região.

A Ryanair refere ainda que estas rotas representam cerca de 5,7 milhões de passageiros com mais de 250 frequências semanais, incluindo um reforço para cidades como Paris, Bruxelas, Edimburgo, Alicante, Málaga ou Cagliari.

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Novos hotéis em construção ou planeamento atinge recorde com quase 16.000 unidades no final de 2024

No final de 2024, o “Global Hotel Construction Pipeline Trend Report” da Lodging Econometrics indica que existem quase 16.000 hotéis em construção ou em planeamento, o que acrescentará mais de 2,4 milhões de quartos.

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De acordo com o “Global Hotel Construction Pipeline Trend Report,” da Lodging Econometrics (LE), no final de 2024, existiam 15.820 projetos de hotéis em construção ou em planeamento, correspondendo a um acréscimo de 2.438.189 quartos, ou seja, um aumento de 4% nas unidades e 3% relativamente aos quartos, face a igual período de 2023.

No último trimestre de 2024, segundo os dados divulgados, encontravam-se 6.231 projetos em construção em todo o mundo, o equivalente a 1.098.620 quartos, correspondendo a um crescimento de 1% relativamente a período homólogo de 2023.

Já quanto aos projetos que deverá iniciar construção nos próximos 12 meses, a LE refere 3.872 hotéis, o equivalente a 539.054 quartos, indicando o mesmo aumento de 1% face às estimativas realizadas no ano anterior.

Quanto aos projetos em planeamento, somam 5.717, ou seja, 800.515 quartos, correspondendo a um aumento mais significativo de 10% em termos de projetos e +9% no que toca ao número de quartos, quando compara com o mesmo período de 2023.

Os EUA lideram este ranking com um novo recorde de 6.378 novos projetos, o equivalente a 746.986 quartos, correspondendo a um aumento de 7% e 8%, respetivamente. A China surge em segundo lugar com 3.779 projetos e 681.915 quartos.

Os EUA representam, assim, 40% do pipeline global de projetos hoteleiros globais, com a China a ser responsável por 24%, o que faz com que estes dois países pesem 64% na totalidade dos hotéis em construção ou em projeto.

A LE assinala, igualmente, o crescimento da Índia, com 693 projetos e 87.512 quartos, correspondendo a um crescimento de 35% e 43%, respetivamente. O Canadá surge em quarto lugar com um novo recorde para o país de 333 projetos e 43.413 quartos, enquanto a Arábia Saudita aparece com 316 projetos e 83.275 quartos.

Recorde-se que Portugal surge no “Europe Hotel Construction Pipeline Trend Report” da LE em quinto lugar, com 113 projetos e 14.059 quartos em construção, com Lisboa a aparecer como uma das cidades europeias com mais projetos (3.º lugar), indicando o relatório um total de 35 hotéis/3.976 quartos.

A Europa, por sua vez, terminou o quatro trimestre de 2024 com um total de 736 hotéis e 112.904 quartos em construção, revelando ainda a LE que existem 415 projetos e 59.719 quartos a aguardar o início de construção nos próximos 12 meses, com 510 projetos/71.841 quartos já em fase inicial de planeamento.

Globalmente, o ano de 2024 viu serem abertos 2.226 novos hotéis, somando 317.608 quartos e representando um aumento de 7% face ao ano de 2023.

Para 2025, a LE prevê a abertura de 2.815 novos hotéis/429.639 quartos, para, em 2026, esse número aumentar para 2.820 novos hotéis, embora o número de quartos não cresça proporcionalmente, somando 419.151 quartos.

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Polónia sofre queda de 14% nos turistas portugueses devido à guerra na Ucrânia

Agata Witoslawska, diretora do Turismo da Polónia, considera que, para contrariar o receio que os turistas portugueses possam ter da guerra, é preciso trabalhar para dar a conhecer a Polónia em Portugal e mostrar que a vida no país “continua normal”, pois o conflito está “muito distante” do território polaco.

Inês de Matos

Apesar de estar distante, a guerra na Ucrânia ditou um decréscimo das visitas dos turistas portugueses à Polónia, admitiu esta quarta-feira, 19 de fevereiro, Agata Witoslawska, diretora do Turismo da Polónia, que considera que, para contrariar esta realidade, é preciso trabalhar para dar a conhecer a Polónia em Portugal e mostrar que a guerra está “muito distante” do território polaco.

“Precisamos de recuperar quase 14% dos turistas portugueses que visitavam a Polónia. Imagino que, para os portugueses, a guerra na Ucrânia não é uma situação muito confortável, principalmente se tivermos em conta que Portugal não vive uma situação de guerra há mais de 200 anos”, começou por admitir a responsável em conversa com os jornalistas, à margem de um workshop que o Turismo da Polónia voltou a promover em Lisboa.

Segundo Agata Witoslawska, em 2019, a Polónia tinha recebido cerca de 71 mil turistas portugueses, número que baixou 14% no ano passado, numa descida que a responsável atribui ao facto dos portugueses terem receio do conflito armado, apesar da vida na Polónia “continuar normal” e das hostilidades decorrerem numa zona da Ucrânia que fica longe da Polónia.

“Acredito que para os portugueses seja horrível ter uma guerra tão próxima da Polónia. Mas, se olharmos para o mapa, percebemos que a Ucrânia é um país muito grande e que a zona de Donetsk, onde o conflito realmente está a acontecer, fica muito longe da Polónia.  Mesmo assim, consigo perceber que os portugueses tenham algum receio”, acrescentou.

A responsável do Turismo da Polónia diz, no entanto, que tem havido alguma recuperação por parte do mercado português, ainda que a um ritmo mais lento do que o verificado, por exemplo, em Espanha.

“O turismo português na Polónia está a recuperar, é uma recuperação mais lenta do que, por exemplo, apresenta Espanha. Em Espanha, temos um decréscimo de apenas 10% comparativamente aos números dos espanhóis que visitaram a Polónia em 2019. Em Portugal, temos muito trabalho ainda para fazer, mas também acredito que temos de estar mais presentes no mercado”, explicou, referindo, por isso, que o Turismo da Polónia planeia realizar mais eventos B2B em Portugal, tendo já garantida a presença na próxima edição da BTL e com brochuras em português.

Agata Witoslawska diz que fundamentais para essa recuperação são também os voos que a LOT abriu recentemente entre Lisboa e Varsóvia, que passam a ligações diárias no final deste mês e que, segundo a responsável, devem ajudar à desejada recuperação, uma vez que, sublinhou a responsável, “sem os voos, a Polónia não é um destino competitivo”.

Este ano, o Turismo da Polónia pretende promover, essencialmente, os mercados de Natal que são uma tradição no país e que os turistas também apreciam, estando previsto o lançamento de pacotes específicos para este fim, assim como no âmbito do Turismo Ativo e dos City-Breaks, de forma a aproveitar também os dois voos diários que passaram a existir, já que o voo diário da LOT se juntou aos voos que a TAP já operava diariamente para o destino.

 

 

 

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