Algarve na crista da onda de grandes eventos desportivos
Agora é a vez da 51.ª Volta ao Algarve, competição de ciclismo de referência que atravessa a região da costa à serra, entre esta quarta-feira e domingo (dias 19 a 23 de fevereiro) proporcionando um espetáculo a milhares de espectadores e entusiastas do ciclismo em todo o mundo, e paralelamente, do Algarve Granfondo 2025, no dia 22 de fevereiro.

Publituris
O Algarve volta a ser palco de um dos maiores eventos desportivos do calendário internacional, com a realização da 51.ª Volta ao Algarve. Esta competição de ciclismo de referência atravessa a região da costa à serra, proporcionando um espetáculo a milhares de espectadores e entusiastas do ciclismo em todo o mundo. Complementarmente, no dia 22 de fevereiro, decorre o Algarve Granfondo 2025, uma prova aberta de caráter não competitivo que permite aos participantes explorar algumas das paisagens mais autênticas do interior algarvio.
Reconhecida como a melhor prova do Circuito UCI ProSeries em 2023 e 2024, a Volta ao Algarve reforça a sua notoriedade no panorama internacional. O percurso deste ano foi renovado para aumentar o espetáculo desportivo e a competitividade, atravessando icónicos cenários da região. A prova inicia-se em Portimão e percorre perto de 750 quilómetros ao longo de cinco etapas, com destaques como a chegadas ao sprint em Lagos e Tavira, e a desafiante subida à Fóia por uma nova vertente. Outros momentos emblemáticos incluem a etapa ao estilo das clássicas, com chegada a Faro, e o contrarrelógio individual com final no alto do Malhão, onde os favoritos ao título travarão uma derradeira batalha pela vitória.
No dia 22 de fevereiro, o Algarve Granfondo 2025 proporciona uma experiência imersiva nas paisagens menos exploradas do Algarve. Os participantes poderão escolher entre dois percursos – o Granfondo de 130 quilómetros, para ciclistas mais experientes, e o Mediofondo de 90 quilómetros, mais acessível.
A aposta do Turismo do Algarve na Volta ao Algarve e no Algarve Granfondo insere-se numa estratégia de promoção do destino assente na diversificação da oferta e na captação de eventos de relevância internacional. Refira-se que o Algarve tem vindo a consolidar-se como um destino de excelência para o turismo desportivo, acolhendo provas de ciclismo, o Grande Prémio de MotoGP, torneios internacionais de golfe e competições náuticas, alargando a sua atratividade ao longo de todo o ano.
Neste sentido, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, destaca que a Volta ao Algarve “não é apenas um evento desportivo de referência, é uma montra privilegiada para evidenciar a diversidade e a qualidade do nosso destino” já que “permite mostrar ao mundo que o Algarve é muito mais do que sol e praia – é uma região com paisagens deslumbrantes, infraestruturas de excelência e uma capacidade única para receber eventos desportivos de classe mundial ao longo de todo o ano”.
O dirigente aponta que, para além do impacto na notoriedade internacional, este evento “reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade, promovendo iniciativas como as campanhas ‘Água é Vida’ e ‘Save Water’, que sensibilizam tanto os residentes como os visitantes para a importância da gestão responsável dos nossos recursos naturais”. Observa, por outro lado que, “esta conjugação entre desporto, turismo e sustentabilidade projeta a região para um futuro mais competitivo e equilibrado, consolidando o Algarve como um destino de referência para o turismo desportivo e sustentável.”
Face à importância da Volta ao Algarve para a promoção da região, o Turismo do Algarve estará presente nesta edição com uma forte ativação da marca, que volta a ser naming sponsor da Camisola Amarela, símbolo do líder da classificação geral. Esta iniciativa alia-se às campanhas “Água é Vida”, direcionada às comunidades locais, e “Save Water”, orientada para os visitantes, iniciativas que estarão visíveis em diversos suportes nos locais de partida e chegada, bem como ao longo do percurso das etapas, refletindo-se ainda na Camisola Azul da competição, que exibirá exclusivamente a identidade das campanhas.
Além disso, as iniciativas “Save Water” e “Água é Vida” marcarão presença na partida da prova e nos pontos de chegada das etapas, nomeadamente em Portimão e Lagos (19 de fevereiro), Alto da Fóia (20), Tavira (21), Faro (22) e Alto do Malhão (23), com um espaço dedicado que incluirá suportes publicitários e distribuição de materiais alusivos à poupança de água.