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Tailândia quer reforçar posição de destino líder global no turismo e no desporto

A Tailândia lançou oficialmente o “Amazing Thailand Grand Tourism and Sports Year 2025”, uma iniciativa que pretende celebrar a herança cultural do país, bem como diversas experiências turísticas e eventos desportivos de classe mundial, visando reforçar a posição de destino líder global no turismo e no desporto.

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A Tailândia lançou oficialmente o “Amazing Thailand Grand Tourism and Sports Year 2025”, uma iniciativa que pretende celebrar a herança cultural do país, bem como diversas experiências turísticas e eventos desportivos de classe mundial, visando reforçar a posição de destino líder global no turismo e no desporto.

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A campanha contará com festivais de turismo durante todo o ano, torneios desportivos de nível internacional e privilégios de viagem exclusivos, no sentido de reforçar a posição do destino como líder global no turismo e no desporto.

Com o objetivo de atrair 39 milhões de viajantes internacionais e gerar 3 biliões de bahts (cerca de 86 mil milhões de euros) de receitas turísticas em 2025, o “Amazing Thailand Grand Tourism and Sports Year 2025” promete ser um ano marcante, onde serão oferecidas experiências verdadeiramente excecionais aos viajantes.

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A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) está empenhada em promover a indústria turística da Tailândia no seu potencial máximo através de cinco grandes conceitos, impulsionados pela forte colaboração entre os setores público e privado, e que passam por:  Festividades – Celebração de Festivais; Momentos – uma coleção de experiências de viagem; Privilégios – promoções exclusivas em diversas épocas do ano; Convites – o país vai receber ícones globais, lendas do desporto e figuras influentes em eventos; e Celebrações de marcos na sua indústria turística.

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Esta iniciativa tem por objetivo promover o turismo durante todo o ano, facilitar a informação aos viajantes e destacar locais ainda por descobrir.

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Vueling abandona rota Madrid-Barcelona a 30 de março

A Vueling pretende concentrar a operação nas rotas para as ilhas Canárias e Baleares, que vão contar com aumentos de capacidade de 21% e 7%, respetivamente, passando a rota entre Madrid e Barcelona a ser assegurada pela Iberia.

A Vueling vai deixar de operar a rota entre Madrid e Barcelona a partir de 30 de março, decisão que, segundo o jornal espanhol Hosteltur, se deve à vontade da companhia aérea se concentrar nas rotas para as ilhas Canária e Baleares.

Os três voos diários que a Vueling opera entre Madrid e Barcelona vão passar a ser assegurados pela Iberia, companhia aérea que, tal como a Vueling, pertence ao Grupo IAG, o que permite que a companhia aérea low cost se concentre nas rotas que apresentam maior “potencial”.

Recorde-se que a Vueling já tinha avançado que pretendia aumentar a oferta para as ilhas Canárias e Baleares, que vão contar, este verão, com aumentos de capacidade de 21% e 7%, respetivamente.

No total, a Vueling vai disponibilizar cerca de 16 milhões de assentos à partida de Barcelona, num aumento de 9% face à mesma temporada do ano passado, que inclui três novos aviões na frota da companhia aérea.

 

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Costa Cruzeiros abre reservas para Volta ao Mundo 2027 e permite embarques em Lisboa

O World Cruise 2027 da Costa Cruzeiros vai ter partida no final de novembro de 2026 e permite embarques em Lisboa.

A Costa Cruzeiros abriu as reservas para a edição 2027 do World Cruise, uma viagem de 139 dias, que atravessa os cinco continentes e passa por 47 destinos, em 29 países, contando com embarques em Savona, Barcelona e também na capital portuguesa.

“A bordo do Costa Deliziosa, os passageiros poderão desfrutar de uma experiência de 139 dias com partida a 25 de novembro de 2026 de Savona, embarcando posteriormente a 27 de novembro em Barcelona e a 29 de novembro em Lisboa, com chegada a 12 de abril de 2027”, refere a Costa Cruzeiros, em comunicado.

A viagem, acrescenta a companhia de cruzeiros, conta com “escalas nos locais mais fascinantes do planeta”, incluindo os destinos portugueses de Ponta Delgada e Praia da Vitória, nos Açores.

O World Cruise de 2027 da Costa Cruzeiros vai contar também com novos destinos, como a Half Moon Cay nas Bahamas, a ilha privada da companhia de cruzeiros nas Caraíbas, assim como nas “cidades mais emblemáticas da Costa Leste e Oeste dos Estados Unidos, as Ilhas havaianas, Taiti, Fiji, Austrália, Japão, Singapura e outros destinos entre o Sudeste Asiático e África”.

A Costa Cruzeiros destaca ainda o facto deste itinerário incluir “inúmeras escalas de vários dias em muitos dos destinos incluídos”, a exemplo de Nova Iorque, Miami (Port Everglades), Los Angeles, São Francisco, Sydney e Tóquio.

“Com o World Cruise 2027 queremos oferecer uma experiência verdadeiramente única e inesquecível, combinando a exploração de lugares icónicos com a proposta de destinos exclusivos, alguns dos quais nunca visitados nos nossos itinerários. Com esta edição, queremos redefinir e inovar o conceito de viagem à volta do mundo, oferecendo uma experiência única na vida para aqueles que sonham com uma aventura extraordinária”, afirma Luigi Stefanelli, vice-presidente de Vendas Mundiais da Costa.

As reservas para o World Cruise 2027 a bordo do Costa Deliziosa já estão disponíveis em todas as agências de viagens e no site oficial da Costa, disponível aqui.

Além da viagem de 2027, a Costa Cruzeiros tem ainda a decorrer as vendas para a edição de 2026, que vai ter partida a 21 de novembro de 2025, de Trieste, em Itália.

 

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B travel lança campanha de reservas antecipadas

A campanha agora lançada oferece descontos exclusivos em diversos destinos.

A B travel, rede de agências do grupo Ávoris Corporación Empresarial, acaba de lançar a campanha de reservas antecipadas na rádio, televisão, cinema, publicidade exterior e digital.

Mantendo o slogan “Voltas sempre com mais do que levas”, este ano, a protagonista é “A mala de viagem B travel”, que representa o viajante que vive intensamente cada experiência da sua viagem.

Seguindo a linha de comunicação de 2024, a marca diz “solidificar a identidade da B travel como sinónimo de experiências de viagem genuínas, reforçando a assinatura da marca ‘Viaja a tua vida’, que inspira a aproveitar a vida a cada viagem”.

Com esta campanha, a B travel “reforça a promessa que viajar é muito mais do que explorar novos destinos, é regressar com a mala cheia de experiências memoráveis e momentos inesquecíveis, destacando a parte emocional de cada viagem que nos preenche e permanece muito além do tempo que dura”, pode ler-se no comunicado.

Além do caráter inspiracional, esta campanha oferece descontos exclusivos em uma variedade de destinos, como Maurícias, Tailândia, Costa Rica, Caraíbas, Cabo Verde, entre outros, com vantagens especiais disponíveis até 24 de fevereiro.

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Travelplan apresenta uma mão cheia de destinos para 2025

Cristina Pinto e José Carlos Moura, ambos da equipa comercial do grupo Ávoris foram os profissionais que estiveram de serviço nas apresentações da programação da Travelplan para 2025, tanto em Lisboa, como no Porto, cujos destinos foram agrupados em Modo Praia, Modo Explorador e Modo Foodie. Quem guiou a viagem foi Herman José.

No Modo Praia, os destaques da Travelplan vão para destinos como as Caraíbas, com operações para a República Dominicana, designadamente para Punta Cana, desde Lisboa, às segundas-feiras, de 7 de abril a 20 de outubro, e La Romana, também à saída de Lisboa, às quartas-feiras, de 18 de junho a 17 de setembro. Além disso, será possível combinar zonas como Miches, em Playa Esmeralda, com Punta Cana, ou de Bayahibe, ou optar ainda por estadias exclusivamente em Playa Esmeralda. Há também o Cancun (México, de 6 de abril a 19 de outubro, à partida de Lisboa, aos domingos. No que diz respeito ainda às Caraíbas, o operador turístico tem Cuba com Varadero à saída de Lisboa, aos sábados, de 31 de maio a 20 de setembro, e Cayo Santa Maria (Santa Clara) com partidas às terças-feiras entre 8 de abril e 16 de setembro. Estão disponíveis os combinados entre Cayo Santa Maria e Trinidad, e José Carlos Moura recomenda a estadia no Cayo para descansar e o término em Trinidad para uma imersão cultural.

As Maurícias são a novidade da Travelplan em Portugal, este ani, no que diz respeito ao longo curso. A operação decorrerá a partir de Lisboa, às quintas-feiras, de 17 de julho a 28 de agosto. O destino, que já era servido pelo operador turístico em voo charter à partida da Madrid, inclui mais de 50 unidades hoteleiras contratadas. Há possibilidade de combinar a Maurícia e a Ilha Rodrigues, bem como fazer excursões exclusivas.

Refira-se que todas as operações de longo curso são realizadas pela companhia aérea do grupo Ávoris, a Iberojet, que a partir de 31 de maio, levará os turistas num dos seus Airbus A330-900neo que conta também com cabine Business para 18 passageiros. Este serviço personalizado oferece check-in e embarque prioritários, lugar premium, snack frio premium (pequeno-almoço quente em voos noturnos) reserva de lugar, necessaire de viagem e auriculares, duas bebidas alcoólicas a cada refeição, refrescos, águas e sumos durante todo o voo, fast track no aeroporto de Lisboa, set de manta e almofada premium, bem como bebida de boas-vindas e snack entre serviços.

Para as Baleares, a Travelplan contará com Maiorca, à partida de Lisboa, com a companhia Albastar, às segundas-feiras, de 23 de junho a 15 de setembro, e com duas operações charter do Porto para Maiorca e Menorca, ambas com a Enter Air, sendo que a primeira decorrerá de 9 de junho a 22 de setembro, às segundas-feiras, com reforço às sextas-feiras de 4 de julho a 5 de setembro, e a segunda, com saídas às terças-feiras de 10 de junho a 23 de setembro, e reforço às quintas-feiras, entre 26 de junho e 28 de agosto. Além disso, à saída de Lisboa, há lugares garantidos com a TAP tanto para Maiorca como para Menorca.

No que diz respeito às ilhas Canárias haverá operação para Fuerteventura e Cran Canária (novidade), com operações do Porto, sendo que a primeira será aos domingos, de 8 de junho a 7 de setembro, e a segunda, também aos domingos, de 8 de junho a 14 de setembro.

No Modo Explorador o operador turístico oferece uma vasta gama de novos destinos como os Estados Unidos, com opções de estadias em Nova Iorque, com especial destaque para a cadeia RIU, e uma grande oferta de circuitos, com partidas garantidas e novos programas para a Costa Este e Costa Oeste.

O Uzbequistão, que a Travelplan opera pelo segundo ano consecutivo em voos diretos, desde Madrid, em 2025 com a possibilidade de voos de ligação do Porto ou de Lisboa na Air Europa, com bagagem despachada diretamente para o destino, como aliás acontecerá com todos os charters do operador turístico à partida da capital espanhola. Para este destino é possível fazer dois circuitos, dependendo do aeroporto de entrada e de saída. Uzbequistão, refira-se, é apenas operado na primavera e no outono.

Quando o Modo Praia combina com o Modo Explorador, aparecem destinos que se combinam. Neste leque, pode-se reservar Nova Iorque com a Riviera Maya ou com a República Dominicana.

Para destinos mais próximos, há a Tunísia, com operações à partida do Porto para Djerba com dois voos semanais – de 7 de junho a 13 de setembro (aos sábados) e às terças-feiras de 24 de junho a 2 de setembro. À partida de Lisboa há alottments com a Tunisair e possibilidade de fazer os combinados de sol e praia e circuitos. A cadeia preferencial no destino Tunísia é a Iberostar.

Quanto às propostas para os modos Explorador e Foodie começamos pela novidade na programação que será a Índia, a partir de setembro com voos diretos de Madrid para Deli, com vários circuitos como “Índia Clássica”, “Nepal Clássico” e “Butão Clássico”, com programas de até 15 noites, e opções à medida do cliente, com 7 ou 14 noites. Além disso, é possível fazer extensões para destinos como Nepal, Butão e Sri Lanka.

Destaques na América Latina são o Peru, com circuitos fechados que variam entre 10 e 16 dias, além de opções para aventureiros, como trekking, a Colômbia, com destaque para Cartagena das Índias, e a Costa Rica, para onde haverá voos diretos de Madrid para San José, a bordo dos A350 da Iberojet. Serão oferecidos circuitos de 9 a 16 dias, com possibilidade de combinar a viagem com dias de praia.

A estrela, sem dúvida, em voos diretos para Banguecoque, à saída de Madrid, é a Tailândia que devido ao sucesso do ano passado, a partir de 6 de abril terá uma segunda rotação semanal, passando assim a ser realizados às quintas-feiras e aos domingos. Para este destino, a Travelplan propõe um conjunto de 24 itinerários e programas que variam de 8 a 15 noites, bem como várias de combinados com a China, Indonésia, Singapura, Malásia, e extensões à praia.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Aeroporto de Macau prevê aumento de 8% nos passageiros em 2025

O Aeroporto Internacional de Macau (MIA) prevê para 2025 um movimento superior a oito milhões de passageiros, mais 8% do que o número registado em 2024, declarou a empresa gestora da infraestrutura aeroportuária.

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tagsMacau

Prevê-se, além disso, “um total de 65 mil movimentos de voo e um volume de carga de 113 mil toneladas”, disse o presidente da Comissão Executiva da Companhia do Aeroporto Internacional (CAM), Simon Chan Weng Hong.

Em 2024, mais de 7,64 milhões de passageiros passaram pelo MIA, um aumento de 48,3% em comparação com o ano anterior, de acordo com um comunicado da CAM divulgado na segunda-feira.

A empresa processou quase 60 mil voos de passageiros em 2024 – mais 41,1% do que em 2023 -, “com uma receita total estimada em 1,475 mil milhões de patacas [177,2 milhões de euros]”, indicou o presidente do Conselho de Administração da CAM, Ma Iao Hang.

Macau, que à semelhança da China seguiu durante quase três anos a política ‘zero covid’, reabriu as fronteiras a todos os estrangeiros, incluindo turistas, a partir de 08 de janeiro de 2023, depois de quase três anos de rigorosas restrições.

Este ano, “o aeroporto vai concentrar-se na expansão das rotas para os países do nordeste asiático, Japão, Coreia do Sul e ilhas em países do sudeste asiático”, especificou o diretor do Departamento de Marketing da CAM, Eric Fong.

O aeroporto de Macau tem atualmente ligações operadas por 27 companhias aéreas para 41 destinos na China continental, Taiwan, países do sudeste asiático, Japão e Coreia do Sul.

Eric Fong explicou que as rotas para Cheongju, centro da Coreia do Sul, deverão arrancar em abril, com dois voos por semana.

Além disso, referiu, estão em curso conversações com companhias aéreas para a criação de novas rotas entre Macau e a ilha de Phu Quoc, no Vietname, e Vieng Chan, no Laos.

“Estamos a comunicar com companhias aéreas do Médio Oriente sobre a cooperação em termos de trânsito (…). Por exemplo, numa fase inicial, podemos cooperar com agências de viagens e companhias de voos fretados, de modo a estimular mais companhias aéreas a utilizar Macau como ponto de trânsito,” acrescentou.

Para já, não estão previstos voos de longo curso para ou de Macau, “devido ao equilíbrio entre a oferta e a procura”, referiu ainda Simon Chan.

Em novembro de 2023, o então líder do Governo de Macau, Ho Iat Seng, garantiu que o aeroporto iria lançar “mais voos internacionais diretos”, em ligação com as obras de aterro e ampliação da infraestrutura.

O aeroporto, atualmente com uma pista, tem capacidade para receber até 9,6 milhões de passageiros, mas a taxa de utilização é de “apenas 60%”, lamentou Ho.

“Espero que a Air Macau possa adquirir aviões maiores, para realizar voos de longo curso”, sublinhou, referindo-se à companhia aérea de bandeira do território.

Em junho de 2023, a diretora dos Serviços de Turismo, Maria Helena de Senna Fernandes, descreveu o lançamento de voos diretos entre Macau e Portugal como “um sonho”, mas lembrou também ser possível trabalhar com os aeroportos vizinhos de Hong Kong, Cantão e Shenzhen.

O Conselho de Estado, o executivo chinês, aprovou em janeiro a construção de um novo aeroporto internacional na província de Guangdong, que faz fronteira com Macau, para descongestionar o tráfego aéreo e tornar a região “num centro internacional de carga”.

A nova instalação vai servir as cidades a oeste de Cantão, capital da província, desviando voos de três outros aeroportos da China continental, numa área de 55.800 quilómetros quadrados no delta do Rio das Pérolas, que inclui também o centro tecnológico de Shenzhen.

O novo aeroporto deverá entrar em funcionamento em 2028, prevendo-se que acrescente 30 milhões de viagens anuais, até 2035, e duplique esse fluxo até 2050, de acordo com um comunicado do governo da província.

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Azul já vende bilhetes para a nova rota entre Recife e o Porto

A nova rota da Azul entre Recife e o Porto vai contar com dois voos por semana e tem início previsto para dia 2 de junho.

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A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras iniciou esta terça-feira, 11 de fevereiro, a vendas de bilhetes para a nova rota entre Recife e o Porto, cujo início está previsto para 2 de junho, avançou a companhia aérea brasileira, em comunicado.

“Os novos voos são parte do processo de expansão internacional da Azul e conecta o principal hub da Companhia no Nordeste à segunda maior cidade portuguesa, famosa pelo seu charme histórico, vinhos e gastronomia”, refere a transportadora, na informação divulgada.

A nova rota vai contar com dois voos por semana, com as partidas de Recife a decorrerem às quartas e sextas-feiras, pelas 18h30, enquanto as partidas do Porto acontecem às quintas-feiras e domingos, pelas 10h00.

Os voos vão ser realizados em aviões Boeing 767, com capacidade para transportar 259 passageiros, incluindo 14 em classe executiva e 245 passageiros em Económica.

A Azul explica que esta rota “é importante para facilitar a ligação entre os dois continentes e atender à demanda de passageiros brasileiros e portugueses”, uma vez que cria “mais uma conexão para a Europa a partir do principal hub da Azul no Nordeste” do Brasil.

“A rota Recife-Porto reforça o compromisso da empresa com a expansão das suas operações internacionais e a criação de novas possibilidades de conexões para os clientes, em especial aqueles que utilizam a nossa malha regional e precisam viajar para a Europa. Além disso, serve como mais uma porta de entrada para os turistas estrangeiros conhecerem os encantos do Nordeste”, afirma César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.

Os bilhetes para a nova rota começaram a ser vendidos esta terça-feira, 11 de fevereiro, e podem ser adquiridos através do website da Azul Viagens, Azul, Central de Vendas, lojas Azul Viagens ou nas agências de viagens parceiras.

 

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TUI aumenta receitas em 13% no 1.º trimestre de 2025

As receitas do grupo TUI atingiram, no 1.º trimestre de 2025, os 4,9 mil milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 13% face a igual período de 2024.

Victor Jorge
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A TUI registou, no primeiro trimestre (outubro a dezembro de 2024), 3,7 milhões de clientes, um aumento de 6% em comparação com o ano anterior, resultando num crescimento de 13% na receita do grupo, para 4,9 mil milhões de euros contra os 4,3 mil milhões de euros de período homólogo de 2024.

O número de viajantes que optaram por pacotes dinâmicos aumentou, por sua vez, 18%, atingindo 700 mil cliente, admitindo o grupo, em comunicado, “grandes oportunidades de crescimento nesta área no futuro”. Tal como no ano anterior, a taxa média de ocupação nos mercados foi de 85%, com o EBIT subjacente a melhorar para 50,9 milhões de euros (ano anterior: 6,0 milhões de euros). Este desenvolvimento foi impulsionado principalmente pelo excelente desempenho do segmento Holiday Experiences, que inclui Hotéis & Resorts, Cruzeiros e a TUI Musement (Tours & Atividades).

No segmento Holiday Experiences, a unidade de Hotéis & Resorts, alcançou um resultado recorde de 150,3 milhões de euros no período de outubro a dezembro de 2024 (ano anterior: 90,7 milhões de euros), representando um aumento de 66% no EBIT subjacente. A taxa de ocupação subiu 2 pontos percentuais para 80%, enquanto as tarifas médias diárias aumentaram 5% em relação ao ano anterior, para 94 euros.

O desempenho do setor de Cruzeiros foi impulsionado pela elevada procura e pelo aumento das tarifas, aliado à expansão da frota da TUI Cruises. O EBIT subjacente cresceu 40% por cento, atingindo 48,2 milhões de euros (ano anterior: 34,5 milhões de euros). As tarifas médias diárias aumentaram 4%, para 213 euros, enquanto os dias disponíveis de cruzeiro para passageiros aumentaram 10% em termos anuais, para 2,6 milhões.

A TUI Musement também registou um aumento de receitas face ao ano anterior, tendo sido vendidas, no período em análise, 2,3 milhões de experiências, um aumento de 12%. O número de transferências também cresceu 10%, atingindo os 6 milhões. O EBIT subjacente melhorou para -2,3 milhões de euros (ano anterior: -10,7 milhões de euros), num trimestre de inverno tradicionalmente mais fraco.

O segmento Markets + Airline (Operadores Turísticos e TUI Airline) beneficiou da procura contínua, especialmente por pacotes dinâmicos, num ambiente altamente competitivo. O EBIT subjacente caiu 31%, situando-se nos -125,2 milhões de euros (ano anterior: -95,4 milhões de euros), devido a uma maior sazonalidade dos investimentos antes do verão em comparação com o ano anterior.

A Região Central, que inclui os operadores da Alemanha, Áustria, Suíça e Polónia, gerou um EBIT subjacente positivo de 7 milhões de euros no período em análise (ano anterior: 1,3 milhões de euros). Na Região Norte (Reino Unido, Irlanda e países nórdicos), o EBIT subjacente caiu de -50,4 milhões de euros para -88,5 milhões de euros. Na Região Oeste (Países Baixos, Bélgica, França), o EBIT subjacente melhorou em 2 milhões de euros, situando-se nos -44,0 milhões de euros (ano anterior: -46,3 milhões de euros).

Segundo refere Sebastian Ebel, CEO do Grupo TUI, “a TUI está estrategicamente bem posicionada” e “o caminho está definido: estamos a acelerar a nossa transformação e a apostar no crescimento global”.

Relativamente aos resultados deste primeiro trimestre, Ebel salienta que “demonstram que a nossa estratégia está a dar frutos e que estamos a obter bons resultados operacionais. As pessoas continuam a dar prioridade às suas férias, mesmo em tempos de mudança e num ambiente económico desafiante na Europa para quase todos os setores”.

Para o resto do exercício, a TUI espera um aumento das receitas entre 5 a 10% face ao ano anterior.

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Portugal Outdoor Alliance junta-se para discutir a sustentabilidade no turismo

A Portugal Outdoor Alliance reuniu quatro operadores turísticos, a que se juntaram outros operadores convidados e cerca de meia centena de participantes, em Porto Côvo, para discutir a sustentabilidade no turismo.

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O encontro anual da primeira rede de operadores turísticos de incoming de atividades outdoor, fundada em 2018, teve como objetivo promover a partilha de conhecimentos, experiências e ideias assentes na vontade comum de aprofundar o compromisso com o Turismo Responsável.

A missão desta aliança pioneira em Portugal é atualmente centrada em desenvolver e apoiar projetos de responsabilidade territorial com impactos marcantes nas comunidades locais de norte a sul do país onde são desenvolvidas as experiências turísticas, especialmente nas áreas de baixa densidade e pouco desenvolvidas turisticamente.

Fundada pela Portugal A2Z Walking & Biking, Portugal Green Walks e Bike Tours Portugal, a aliança foi alargada recentemente à Proactivetur.

Neste encontro anual, a Portugal Outdoor Alliance (POA) discutiu um referencial em matéria de sustentabilidade, em construção, alinhado com as orientações internacionais e nacionais mais relevantes para este tipo de operação turística. Este referencial criará a base comum que permitirá juntar mais parceiros privados que comunguem dos mesmos valores de sustentabilidade, criando a primeira associação nacional de operadores de atividades outdoor em Portugal dedicada ao desenvolvimento de projetos de responsabilidade territorial e turística, num setor que representa já mais de 20 milhões de euros de volume de negócio, mais de 20 empresas de incoming, mais de 20 mil turistas e um volume superior a 150 mil noites anuais, segundo dados recolhidos pela própria aliança.

O Turismo de Portugal marcou presença no encontro para falar sobre a Estratégia Nacional para a Sustentabilidade no Turismo e também sobre o Programa e ferramenta de reporte em matéria de Sustentabilidade Empresas Turismo 360°. Da Alemanha chegou um exemplo de boas práticas, com a apresentação do Forum Anders Reisen, realizada pela sua CEO, que explicou a evolução e trabalho desta rede até à certificação dos seus membros (cerca de 200) nas várias vertentes da Sustentabilidade.

Por sua vez, a Associação Rota Vicentina teve a oportunidade de apresentar um trabalho reconhecido pela sua visão e impacto local e também dar a conhecer aos participantes a rede de percursos que exponenciou a prática do turismo de natureza na região.

A Portugal Outdoor Alliance pretende agora constituir-se formalmente como uma associação sem fins lucrativos de empresas, e alargar o seu número de membros a todas as empresas do setor que se identifiquem com estas políticas e objetivos e concordem em fazer parte de uma rede de parceiros com atuação conjunta para pôr em ação projetos comuns com impacto no território visitado nas áreas sociais, ambientais ou culturais.

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Newblue aterra com operação charter na Jamaica em junho

É já a partir de 4 de junho que a Newblue inicia a operação charter para a Jamaica. Ao Publituris, Duarte Correia, diretor-geral da World2Meet, que detém a Newblue, explicou que “é preciso oferecer novidade e diferenciação ao mercado português”.

Victor Jorge

A Newblue, operador pertencente ao universo World2Meet (W2M), acaba de juntar a Jamaica aos outros destinos já existentes no Caribe (Cuba, México e República Dominicana). No último dia da fam/presstrip que o operador organizou, Duarte Correia, diretor-geral da W2M, falou com o Publituris em Montego Bay, salientando que “é preciso oferecer novidade e diversificar produtos para o mercado português”.

Com a operação direta, em voo charter, a arrancar a 4 de junho e a terminar em setembro, mas já com um prolongamento por mais três semanas garantido, estendendo-se, assim, até outubro, Duarte Correia explicou que “estamos neste momento com o avião na China a fazer as alterações para esta operação”. O diretor-geral da W2M explicou que os 35 lugares em Executiva deixarão de existir, “uma vez que esta operação será Full Economic”, fazendo com que o A330 passe a disponibilizar 382 lugares nos voos entre Lisboa e Montego Bay, na Jamaica.

Consciente de que “não estamos a inventar nada, já que se trata de uma operação que já existiu em Portugal”, a permanência do destino na oferta “dependerá da resposta do mercado”, admitiu Duarte Correia que salientou, no entanto, que “na situação anterior, o voo não era direto. Nós apostamos num voo direto e julgamos que isso fará toda a diferença”. Aliás, de acordo com o responsável pela operação da W2M no nosso país, “o primeiro voo já está vendido, faz algum tempo”.

A aposta na diferenciação tem, contudo, uma componente “obrigatória”, já que o português “nunca fará o Caribe sem praia”, frisa Duarte Correia que adianta que, “além disso, a oferta em termos de hotelaria também dá mais garantias de qualidade com várias cadeias internacionais conhecidas [RIU e Iberostar são algumas delas] a transmitirem essa confiança tanto no alojamento como na comida e animação”.

Grupo de agentes e imprensa à chegada a Negril (Jamaica) na fam/presstrip organizada pela Newblue

Para Duarte Correia existem, no entanto, dois fatores que farão da Jamaica um destino procurado. Por um lado, aqueles que “já conhecem e pretendem regressar ao fim de mais de 10 anos e outros que não conhecem e pretendem conhecer um destino novo e diferente. Não nos podemos esquecer que quem hoje tem 25 ou 30 anos, há 10 anos tinha 15 ou 20. Por isso, esta fator de novidade e diferenciação farão toda a diferença num mercado que procura constantemente destinos novos”.

Considerando que a Jamaica é um destino para viagens em família, casais ou individuais, o diretor-geral da W2M admite que possa ser “ligeiramente mais caro do que os outros destinos das Caraíbas”, mas que traz uma componente de “novidade e de experiências complementares que farão com que os portugueses procurem a Jamaica”.

De resto, o feedback dos agentes de viagens convidados para esta fam/presstrip foi, segundo Duarte Correia, “muito bom. Apresentamos um produto novo, diferente e apesar de ser Caraíbas, essa componente de novidade e diferenciação é valorizada por quem está no mercado, já que tem em mãos algo novo para apresentar aos seus clientes”.

Com a operação para a Jamaica a aumentar a capacidade para as Caraíbas em 18%, Duarte Correia refere que em termos totais, o crescimento das vendas do operador está “nesta altura em 25% face a 2024”, admitindo que “ainda existe muita coisa para vender, mas, de uma forma geral, à BTL deste ano [2025], em todos os destinos, temos cerca de 60% a 65% da operação vendida, o que é bastante positivo”, frisando, igualmente, que “os portugueses estão a viajar cada vez mais fora das épocas de pico, o que é bom”.

Certo é que “termos atingido a relevância que atingimos em três anos é assinalável e a prova disso é que este ano [2025] vamos chegar aos 90 a 100 mil lugares o que corresponde a um crescimento global na ordem dos 30% face ao ano anterior”.

*Pode ler a entrevista completa a Duarte Correia, diretor-geral da W2M, e a reportagem sobre a Jamaica nas próximas edições do jornal Publituris

*O jornal Publituris viajou para a Jamaica a convite da Newblue

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“Portugal está cada vez mais na agenda de wedding planners internacionais”

Depois da mudança do naming, de BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa para BTL – Better Tourism Lisbon Travel, a maior feira do setor do turismo em Portugal apresenta uma nova área dedicada aos casamentos. Para Dália Palma, Gestora Coordenadora da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, o “interesse crescente” por serviços relacionados com casamentos, revelou uma “oportunidade para estruturar esta oferta de forma mais clara e coesa e criar uma área com uma oferta alargada”.

Victor Jorge

A 35.ª edição da BTL, agora Better Tourism Lisbon Travel Market, traz novidades. Uma delas é uma área dedicada aos casamentos que a organização da maior feira de turismo, em Portugal, batizou de “BTL Weddings”, a realizar nos dias abertos ao público, ou seja, 15 e 16 de março. De acordo com Dália Palma, Gestora Coordenadora da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, a organização tenciona receber “cerca de 30 expositores”, esperando que esta nova área se torne “uma referência no setor, proporcionando novas oportunidades de negócios, parcerias e visibilidade para as empresas participantes”.

Certo é que os números apurados pela organização da BTL revelam que, em 2023, realizaram-se 36.980 casamentos no país, dos quais 7.532 envolveram casais estrangeiros ou uniões entre portugueses e estrangeiros”. Ou seja, “Portugal está cada vez mais na agenda de wedding planners internacionais”, considera Dália Palma.

A BTL 2025 vai ter uma nova área: “BTL Weddings”. Qual a razão desta nova área na BTL?
A criação da “BTL Weddings” surge da necessidade identificada pela BTL em acompanhar as tendências do mercado e responder a uma procura crescente por soluções personalizadas e de qualidade no sector dos casamentos.

Vamos reunir, num só espaço, serviços e produtos personalizados para casamentos, oferecendo uma plataforma única para marcas, fornecedores e profissionais apresentarem soluções inovadoras a um público diversificado, garantido um selo de qualidade e confiança.

Que análise fizeram que vos fez ter esta nova área dedicada aos casamentos?
A decisão de criar a nova área dedicada a casamentos na BTL 2025 foi baseada em análises concretas e feedback directo dos visitantes das edições anteriores. Observámos um interesse crescente por serviços relacionados com casamentos, como quintas, hotéis, catering, viagens para Lua de mel e outros, que já participavam directamente no evento. Este comportamento revelou uma oportunidade para estruturar esta oferta de forma mais clara e coesa e criar uma área com uma oferta alargada.

Além disso, identificámos que o setor de casamentos tem um impacto significativo no turismo, com muitas cerimónias realizadas em destinos específicos, o que gera procura por serviços turísticos e contribui para a economia local.

A “BTL Weddings” realiza-se nos dias abertos ao público, ou seja, dias 15 e 16 de março? Porque não abrir esta nova área nos dias para profissionais?
A realização da “BTL Weddings” nos dias abertos ao público permite um contacto direto com os consumidores finais, ou seja, com os próprios casais que procuram soluções para o seu casamento. Assim, os expositores têm a oportunidade de apresentar e vender os seus serviços diretamente ao público-alvo.

30 expositores para começar
O que esperam desta nova área? Qual será o espaço a ocupar por esta nova área e quantos expositores terão?
Espera-se que esta nova área se torne uma referência no setor, proporcionando novas oportunidades de negócios, parcerias e visibilidade para as empresas participantes.

Nesta 1.ª edição tencionamos receber cerca de 30 expositores oferecendo, desta forma, uma resposta completa e personalizada aos nossos visitantes.

A missão da BTL é promover a oferta de produtos turísticos do destino nacional. Para alcançar esse objetivo, é essencial criar espaços de exposição e promoção destinados aos diversos players nos vários segmentos do mercado. A criação dessa área responde às necessidades tanto da oferta quanto da procura.


Que tipo de empresas/fornecedores estarão presentes neste novo espaço/área da “BTL Weddings”?
A “BTL Weddings” contará com fornecedores de diversos setores relacionados com casamentos, como organização de eventos ou wedding planners, espaços para eventos; serviços de catering; decoração e design de eventos; fotografia e vídeo; moda; entretenimento, entre outros.

Haverá espaço para alguma dinamização desta nova área com algumas ações específicas?
Para além das ações que serão desenvolvidas pelos próprios expositores, contamos desenvolver algumas atividades diretamente ligadas a esta área, como apresentações e pitches destinados ao público-alvo, sejam visitantes ou profissionais. Esta área vai estar localizada no pavilhão 3, o conhecido pavilhão da hotelaria e serviços.

Têm suppliers ou buyers internacionais para esta nova área?
Portugal está cada vez mais na agenda de wedding planners internacionais, que escolhem o país como destino de eleição para a organização de casamentos devido à grande qualidade da sua oferta de serviços, à sua beleza natural, clima ameno e património histórico. A “BTL Weddings” será uma plataforma para fornecedores nacionais e internacionais promoverem os seus serviços junto do mercado nacional e internacional que visita a BTL.

Esta nova área é um espaço de divulgação e mostra do que existe no mercado ou é um espaço onde os expositores podem efetuar já vendas?
A “BTL Weddings” funcionará como um espaço promoção e de negócio. Os expositores poderão apresentar os seus serviços e produtos e também concretizar vendas e fechar contratos diretamente com os visitantes.

O que é que Portugal tem para oferecer nesta área?
Portugal oferece uma vasta gama de espaços deslumbrantes e fornecedores e profissionais altamente qualificados, adaptados a diferentes estilos de cerimónias.

O país tem-se afirmado como um destino de eleição para casamentos, atraindo casais de diversas nacionalidades. Em 2023, realizaram-se 36.980 casamentos no país, dos quais 7.532 envolveram casais estrangeiros ou uniões entre portugueses e estrangeiros.

São dados que refletem a crescente popularidade de Portugal como destino para casamentos, impulsionada por fatores como paisagens deslumbrantes, clima ameno, património cultural rico e serviços de alta qualidade.

A “BTL Weddings” funcionará como um espaço promoção e de negócio. Os expositores poderão apresentar os seus serviços e produtos e também concretizar vendas e fechar contratos diretamente com os visitantes.


No seguimento do lançamento desta nova área, poderão existir outras novas aéreas a surgir em futuras BTL?
A missão da BTL é promover a oferta de produtos turísticos do destino nacional. Para alcançar esse objetivo, é essencial criar espaços de exposição e promoção destinados aos diversos players nos vários segmentos do mercado. A criação dessa área responde às necessidades tanto da oferta quanto da procura.

Sabemos que hoje a BTL é o momento mais importante do ano em que os portugueses decidem e compram as suas férias. Entre estas, inclui-se um número expressivo de luas de mel. No entanto, até agora, este era o único produto disponível para quem planeava o casamento dos seus sonhos.

Com o lançamento do “BTL Weddings”, passamos a oferecer uma solução completa para este público.

De destacar ainda nesta edição 2025 da BTL, o lançamento do “BTL Wellness”, uma nova área que responde à crescente procura por experiências bem-estar e equilíbrio e estilos de vida saudáveis.

Globalmente e a pouco mais de um mês do arranque da 35.ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market quais são as expectativas para o evento deste ano?
As expectativas para esta edição são extraordinárias. A cada edição que passa, temos registado um balanço muito positivo, conseguindo superar consistentemente a anterior. Este ano não será exceção e promete ser a melhor edição de sempre, destacando-se pela diversidade, qualidade, número de expositores e pela área ocupada.

A novidade deste ano é a extensão coberta da área exterior entre pavilhões, criada para responder à forte procura por parte de empresas nacionais, internacionais e entidades públicas institucionais

Recentemente, apresentaram um novo naming: BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. O objetivo é uma visão mais internacional à feira?
O novo naming, BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market reforça o posicionamento internacional da BTL.

A marca evolui agora para uma identidade verbal mais alinhada com o compromisso que se começa a fazer sentir em todo o setor com um turismo de melhor qualidade, assente em valores como a sustentabilidade, autenticidade, inclusão e responsabilidade social. Uma identidade que reforça também o posicionamento internacional da BTL e que pretende aumentar a sua oferta B2B e B2C.

Sobre o autorVictor Jorge

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