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Dubai disponibiliza Tourist eSIM com 10GB

Agora, os turistas que visitarem o Dubai podem obter um Tourist eSIM carregado com 10 GB gratuitamente com o operador local DU.

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O Tourist eSIM pode ser carregado com dados ilimitados e minutos locais e internacionais. Com a aplicação Al Saada, os turistas também podem desfrutar de acesso gratuito a descontos em entretenimento e restauração nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Com uma ativação rápida e fácil, os visitantes podem configurar o Tourist eSIM instantaneamente à chegada.

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Bestravel chega a Setúbal com nova agência de viagens

No âmbito da sua estratégia de expansão, e conforme anunciado na sua XX Convenção, que decorreu a semana passada na cidade da Horta, a rede Bestravel tem uma nova agência de viagens, desta vez em Setúbal.

Dirigida por Isabel Rodrigues e Neuza Carolino, a nova Bestravel de Setúbal localiza-se na Rua Dr. António Rodrigues Manito, nº76, com o telefone: 265 107 016, e email – setubal@bestravel.pt.

Para Ricardo Teles, diretor Operacional da Bestravel, “trata-se de um importante reforço da nossa presença na região de Setúbal, uma localização estratégica para o crescimento da marca”.

Por sua vez, Isabel Rodrigues e Neuza Carolino, afirmam estar totalmente empenhadas em oferecer um serviço personalizado e de elevada qualidade na área das viagens.

Refira-se que, com esta nova abertura, a Bestravel contará com mais uma loja estrategicamente instalada na região de Setúbal, atingindo as 47 agências de viagens.

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Ryanair ignora Lisboa e abre quatro novas rotas no Porto e Madeira no verão 2025

Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, adiantou esta quarta-feira, 5 de fevereiro, em conferência de imprensa, que a companhia aérea não vai crescer em Lisboa, este verão, devido às “restrições artificiais de capacidade” existentes na Portela, assim como às elevadas taxas cobradas pela ANA – Aeroportos de Portugal.

A Ryanair vai abrir, no verão de 2025, quatro novas rotas em Portugal, passando a ligar o Porto a Roma, assim como o Funchal a Milão, Shannon e Bournemouth, enquanto Lisboa não terá qualquer crescimento, o que, segundo *

“Gostaríamos de crescer mais rápido em Portugal, estamos encantados com os resultados em Faro e na Madeira, mas desapontados por não termos crescimento em Lisboa, estamos a ser limitados e não temos slots adicionais em Lisboa”, afirmou o responsável, que apresentou esta quarta-feira, 5 de fevereiro, as novidades da Ryanair para o próximo verão numa conferência de imprensa, em Lisboa.

Michael O’Leary revelou que a Ryanair vai basear mais dois aviões em Portugal este verão, um no Porto e outro em Faro, e espera atingir “um novo recorde de 13 milhões de passageiros em Portugal” e explicou, depois, que a companhia aérea podia “fazer mais e queria fazer mais”, o que acabou por não acontecer devido às “restrições artificiais de capacidade na Portela”.

“Estamos a receber 340 novos aviões na próxima década, e acreditamos que podíamos fazer mais com uma nova política de turismo em Portugal, que aumente a restrição artificial de capacidade na Portela, e permita a abertura rápida do Montijo, porque se tivermos de esperar por Alcochete em 2040 ou 2050, é muito tarde”, afirmou.

Para Michael O’Leary, a solução seria abrir já o Montijo, que “está ali pronto e disponível para funcionar em dois, três ou, provavelmente, em quatro anos”, ao mesmo tempo que se aumenta a capacidade da Portela, o que poderia acontecer através da ampliação do Terminal 2, assim como pela redução da área de check-in, uma vez que, atualmente, os passageiros cada vez mais completam este procedimento online.

Mas o CEO do Grupo Ryanair defende também que os slots que não estão a ser utilizados pela TAP sejam atribuídos a outras companhia aéreas, e critica o “absurdo plano de aumento de custo para 2025 e 2026” que, afirmou, se destina a pagar um aeroporto que só vai ser construído daqui a vários anos.

Apesar de não crescer em Lisboa, o verão da Ryanair em Portugal vai contar com mais dois aviões baseados em Portugal, e um total de 169 rotas, incluindo quatro novas, com a companhia aérea a estimar ainda um crescimento de 4% no número de passageiros transportados nas rotas nacionais, para 13 milhões de passageiros.

 

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Aviação

Ryanair compromete-se a reabrir base de Ponta Delgada em oito anos se governo aceitar plano com condições

Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, este esta quarta-feira, 5 de fevereiro, em Lisboa para dar a conhecer as novidades da Ryanair para o verão de 2025.

A Ryanair compromete-se a reabrir a base de Ponta Delgada, nos Açores, num prazo de oito anos, se o Governo português aceitar um plano que prevê a duplicação do tráfego da companhia aérea em Portugal, mas que conta também com condições específicas, revelou esta quarta-feira 5 de fevereiro, Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, numa conferência de imprensa em Lisboa.

“Assim que o Governo português adote o nosso plano de duplicação de tráfego, nos próximos oito anos reabriremos a base de Ponta Delgada”, disse o responsável em resposta a uma questão do Publituris.

Michael O’Leary começou por afirmar que a base açoriana não era “uma das mais rentáveis” para a Ryanair, sendo até difícil para a companhia aérea manter aviões ali baseados, mas mas mostrou-se disposto a reabrir Ponta Delgada, caso o Governo português aceite um plano com condições específicas.

“Uma das propostas que fizemos ao Governo português foi que, se aumentasse a capacidade na Portela, e persuadisse a ANA a reduzir o seu monopólio de taxas elevadas e sempre em crescimento, retribuiríamos com um crescimento de 100%, duplicaríamos o nosso tráfego em Portugal nos próximos oito anos e isso envolvia a reabertura da base de Ponta Delgada”, revelou o responsável.

O CEO do Grupo Ryanair aproveitou para criticar a opção do Governo português por Alcochete em detrimento do Montijo para o novo aeroporto, considerando que a escolha empurra a chegada da infraestrutura para 2040 ou 2050 e essa, disse, “não é a solução”.

“Entretanto, não há crescimento”, acrescentou, pedindo a abertura imediata do aeroporto do Montijo e a ampliação da capacidade da Portela, que diz estar a ser limitada por “restrições artificiais” para proteger a TAP, assim como o fim do “monopólio de taxas elevadas da ANA – Aeroportos de Portugal”.

O plano da Ryanair que prevê a reabertura da base de Ponta Delgada, estima um crescimento do número de passageiros transportados em Portugal de 13 para 27 milhões até 2030, assim como a duplicação de rotas para mais de 320, incluindo a abertura de 16 novas ligações, e ainda a aposta em aeroportos regionais para gerar crescimento na época baixa.

 

 

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Emprego e Formação

ERT do Alentejo e Ribatejo apresenta projeto de formação para o Litoral Alentejano

O projeto de formação para o Litoral Alentejano desenvolvido pelo Turismo de Portugal, e que foi dado a conhecer essencialmente às unidades de alojamento situadas naquela região orientadas para o segmento upscale, abrange diferentes áreas, como ‘Comunicação e Acolhimento’ e ‘Restauração e Cozinha’, e prevê formar trabalhadores das várias empresas.

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo acaba de apresentar o projeto de Formação para o Litoral Alentejano, numa sessão que esta terça-feira, 4 de fevereiro, no Sublime Comporta e que se destinou essencialmente às unidades de alojamento situadas naquela região orientadas para o segmento upscale. As ações poderão realizar-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e nas próprias empresas, começando ainda este mês de fevereiro.

José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, destaca que “a formação é um dos pilares da estratégia de valorização do turismo do Alentejo Litoral e é com o intuito de reforçar a nossa atuação nesta matéria que temos vindo a trabalhar com o Turismo de Portugal e com os empresários”, esperando uma adesão generalizada.

Já Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, adianta que “a qualificação e valorização do capital humano é vital para a consolidação do posicionamento do Alentejo Litoral como destino turístico de excelência”, realçando que o Turismo de Portugal “continua comprometido em desenvolver soluções de formação adaptadas às necessidades das empresas, dos profissionais e dos territórios”.

A responsável apontou ainda que, “num período marcado por muitos desafios ao nível da atração, fidelização e capacitação dos recursos humanos, através deste Projeto de Formação para o Litoral Alentejano, que agora iniciamos, será dado um novo impulso à capacitação dos profissionais desta região, que eleve cada vez mais os patamares de excelência na “arte da hospitalidade”.

A sessão contou também com a presença do Secretário-Geral da Laurel – Associação Portuguesa de Marcas de Excelência, Francisco Carvalheira, que abordou o tema ‘Autenticidade e a Simplicidade no Luxo: Posicionamento de Excelência no Turismo do Litoral Alentejano: Desafios e Oportunidades’. O encerramento ficou a cargo do presidente da Câmara Grândola, António Figueira Mendes.

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Zoomarine antecipa temporada com campanha de descontos de 20%

O Zoomarine acaba de lançar uma campanha de pré-abertura, a decorrer até 6 de março, com 20% de desconto na compra antecipada online de bilhetes e experiências para a temporada de 2025.

Para usufruir do desconto basta comprar no website do Zoomarine, antecipadamente, entradas, pacotes Zoomarine GIFT, experiências ‘Dolphin Emotions’, e os passes anuais. Os bilhetes de um dia para a época baixa começam nos 17,60€, as experiências para o ‘Dolphin Emotions’ têm preços a partir de 109,60€ e, para quem quer usufruir de entradas ilimitadas durante toda a temporada de 2025, o preço do passe anual é de 68€ para jovens e seniores e de 84€ para adultos.

Desta forma, crianças, jovens e adultos terão mais um motivo para visitar (ou revisitar) este parque temático localizado no Algarve, onde poderão ficar a saber mais sobre o trabalho de conservação e preservação das espécies realizado pelo Zoomarine e pelo Porto d’Abrigo – o primeiro Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas do país, fundado em 2002.

Em paralelo, terão ainda a oportunidade de visitar habitats zoológicos como o Américas e o borboletário ‘Butterfly Garden’, ou outros ligados ao mundo marinho como o Aquário Oceanus – através de experiências e espaços que sensibilizam para a importância da mudança de comportamento em prol da conservação ambiental e bem-estar das espécies – e assistir, na primeira fila, às apresentações de golfinhos, focas, leões marinhos, aves de rapina e aves tropicais.

A este programa junta-se ainda uma oferta de diversão composta por inúmeras atrações, que incluem o ‘Jurassic River’, a ‘Torre Farol’, ‘Twist Manta’ e as grandiosas cataratas do Iguaçu, e outras experiências como a Roda Gigante, o Cinema 4D, e muito mais, para usufruir  a partir do dia 13 de março, data em que o parque reabre portas para uma nova temporada.

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CP marca encontro com o Douro em flor

De 15 de fevereiro a 2 de março, aos sábados e domingos, a CP marca encontro com o Douro em flor no âmbito da “Rota das Amendoeiras”, no ano em que se comemora a 71ª edição.

Os Comboios de Portugal prepararam dois programas, sendo que o um deles inclui almoço no Restaurante Côa Museu, e o segundo permite tempo livre na hora de almoço, para descobrir a gastronomia regional no centro de Foz Côa. Ambos os programas incluem visita ao Museu do Côa e aos amendoais.

As partidas são do Porto Campanhã para o Pocinho, com regresso a Porto São Bento.

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Campos de golfe Dom Pedro agora são Vilamoura Golf

Os campos de golfe Dom Pedro têm a partir de agora uma nova identidade que reforça a sua ligação à marca Vilamoura e ao destino, no Algarve, considerado um dos principais atrativos da Europa para golfe e lazer.

A marca ‘Vilamoura Golf’ é o resultado do rebranding agora concluído, que inclui os reputados campos Pinhal, Laguna, Millenium e o icónico Old Course, o segundo campo mais antigo do Algarve e uma marca do património de golfe da região.

A nova identidade, assim como o reposicionamento dos campos de golfe e dos ativos de hospitality, são parte da evolução de Vilamoura como destino de classe mundial, através de investimentos significativos realizados pelos fundos geridos pela Arrow Global na região, sendo a operação da responsabilidade da Details – Hospitality, Sports, Leisure.

“O Vilamoura Golf reflete a nossa visão: elevarmos o padrão para os golfistas que visitam o Algarve. Através do reposicionamento destes campos icónicos, oferecemos uma experiência de golfe incomparável, patente nas melhorias significativas implementadas nos campos, nas instalações e no serviço em geral”, explica Nuno Sepúlveda, Co-CEO da Details.

“Cada campo apresenta um desafio único e a marca Vilamoura Golf encarna esta diversidade, ao mesmo tempo que os une sob uma identidade partilhada de excelência”, desta Nuno Sepúlveda, para acrescentar que esta reformulação da marca “não só homenageia o legado destes campos, mas também destaca o nosso compromisso com a inovação, garantindo que os golfistas desfrutam de experiências únicas de golfe que colocam Vilamoura e a região do Algarve como destino de eleição de desporto e lazer”.

Como parte das melhorias implementadas nos ativos que gere, a Details tinha já anunciado, no final de 2024, a renovação do Old Course e do seu clubhouse, com instalações modernas.

Entre os destaques mais recentes, incluem-se ainda a inauguração do primeiro Els Club na Europa, o desenvolvimento de uma instalação desportiva internacional, a renovação do Centro Equestre, que regressará ao circuito global de saltos de obstáculos ainda este ano, e a nova Marina de Vilamoura, inaugurada no final de 2024.

 

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Turismo Acessível em Portugal vai ser certificado

O Turismo de Portugal acaba de lançar uma certificação, através da Norma Portuguesa ISO 21902:2022, para classificar a oferta turística em termos de acessibilidade, que visa promover o nosso país como destino turístico inclusivo e acessível.

Trata-se de um passo pioneiro a nível internacional uma vez que, até à data, nenhum outro país estruturou uma certificação nacional de Turismo Acessível, através do cumprimento da Norma Internacional ISO 21902:2021, que abrange um vasto conjunto de requisitos e recomendações para garantir que os destinos, serviços e infraestruturas turísticas sejam acessíveis a todos.

A certificação, emitida por organismos acreditados pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação, mediante auditoria às condições de acessibilidade dos espaços candidatos, é de adesão voluntária e é mais uma ferramenta para que os operadores turísticos se diferenciem positivamente no mercado.

De modo a apoiar os operadores turísticos na implementação das melhorias necessárias, as linhas de financiamento do Turismo de Portugal contemplam despesas relacionadas com acessibilidade, tornando esta certificação uma oportunidade estratégica para os agentes do setor.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, considera que “a acessibilidade é um pilar fundamental de um turismo de qualidade e sustentável”, daí que, conforme avança, esta certificação, “o Turismo de Portugal dá mais um passo para tornar Portugal um destino verdadeiramente inclusivo, assegurando que todos possam usufruir da nossa oferta turística com conforto e dignidade.”

O Turismo de Portugal assegura que vai continuar a promover e sensibilizar o setor para a importância da certificação, incentivando os agentes turísticos a adotarem práticas que garantam uma experiência acessível a todos os visitantes.

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Rui Ventura apontado à liderança da Turismo Centro de Portugal

O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, é apontado à liderança da Turismo Centro de Portugal, cujas eleições estão marcadas para 27 de março.

A notícia é avançada na edição desta quarta-feira do “Diário de Coimbra”, segundo o qual a escolha do presidente da autarquia de Pinhel para suceder no cargo a Raul Almeida, falecido em dezembro, parece ser consensual.

Rui Ventura, que termina este ano o seu terceiro mandato à frente desta autarquia do distrito de Guarda, já não poderá recandidatar-se à Câmara de Pinhel por ter atingido o limite de mandatos, que ficaram marcados pela aposta no setor do turismo e na captação de turistas para o território.

Recorde-se que Anabela Freitas, vice-presidente da TCP, assumiu a sua liderança, de forma interina, após o falecimento de Raul Almeida, a 27 de dezembro de 2024, vítima de doença prolongada, tendo garantido a continuidade dos projetos e da estratégia da Entidade Regional de Turismo para o território. Recorde-se que Raul Almeida foi eleito em 2023, tendo substituído Pedro Machado, atual secretário de Estado do Turismo.

O processo de eleição do novo presidente, iniciado pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, deverá acontecer na próxima assembleia-geral, no dia 27 de março, envolvendo representantes dos 100 municípios que compõem a TCP, bem como um leque vasto de agentes privados do setor.

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Lusanova mostra Marrocos a um grupo de agentes de viagem

Até esta quinta-feira, o operador turístico Lusanova está a mostrar Marrocos, um dos destinos que integra na sua programação, a um grupo de oito agentes de viagens, numa parceria com o Turismo de Marrocos e com o apoio da TAP e da Atlas Voyage.

Representantes da ByTravel Venda do Pinheiro, Dot World Tour, Omnitur, Roldão Viagens, Top Atlântico (Colombo e Almada), Turiset e You Travel têm oportunidade de vivenciar, na primeira pessoa, algumas das mais emblemáticas atrações marroquinas.

O itinerário inclui visitas a Marraquexe, ao deserto de Agafay e a Essaouira, permitindo aos participantes explorar locais icónicos como a Praça Jemaa El Fna, a Mesquita da Koutoubia e o Palácio Bahia. A experiência inclui ainda uma imersão na cultura berbere com uma visita à aldeia de Imlil, culminando na cidade portuária de Essaouira, conhecida pelo seu ambiente costeiro único.

Para Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova, esta iniciativa reforça o compromisso da empresa com a promoção de Marrocos como destino estratégico. “Estamos a concentrar esforços para que os portugueses voltem a (re)descobrir Marrocos, um destino cheio de cultura, história e experiências autênticas”, apontou.

O responsável destaca ainda que “as viagens de familiarização são essenciais para capacitar os agentes de viagens, permitindo-lhes conhecer in loco não só os destinos, mas também as diferenças qualitativas dos produtos que disponibilizamos no mercado”.

 

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