Vilnius é a Capital Verde Europeia 2025
À medida que as preocupações sobre o futuro do Acordo de Paris continuam a crescer, o foco na sustentabilidade continua elevado e os viajantes continuam a dar prioridade a destinos ambientalmente responsáveis, como o farão este ano, com certeza, a Vilnius, que ostenta o título de Capital Verde Europeia 2025.
Publituris
Pipadouro fecha ano de 2024 com aumento de 42% no número de passageiros
Constituição de novas empresas desce em 2024 arrastada pelos Transportes
Festival ART&TUR vai para o Fundão e já tem candidaturas abertas
Câmara do Porto arrecadou 20,9M€ em taxa turística o ano passado
Vilnius é um oásis verde, com mais de 61% da cidade coberta por espaços verdes. Possui 100 km de trilhas pitorescas para caminhada e uma variedade de aventuras ao ar livre. A cidade facilita a vida sustentável, com transportes públicos melhorados, opções de partilha de bicicletas e refeições sustentáveis em restaurantes com estrelas Michelin.
Vilnius, nomeada Capital Verde Europeia 2025, convida os viajantes a explorar a sua cultura autêntica, iniciativas verdes, refeições sustentáveis e aventuras naturais memoráveis, tornando-o o primeiro lugar na Europa para viajantes com consciência ecológica.
“Alcançar o título de Capital Verde Europeia não é apenas uma honra para Vilnius, mas um compromisso com o futuro”, afirmou o presidente da Câmara de Vilnius, Valdas Benkunskas. “A cidade evoluiu para um oásis de espaços verdes, ar puro e biodiversidade próspera. Com soluções inovadoras, como o carregamento de veículos elétricos através de postes de iluminação pública e a capacitação dos residentes com acesso aberto a dados, Vilnius está a dar o exemplo para um futuro mais verde, mais inteligente e mais inclusivo.”
Os transportes representam cerca de 70% das emissões de carbono durante as férias, mas Vilnius oferece opções ecológicas para visitantes que procuram reduzir o seu impacto. Viajantes de cidades próximas como Cracóvia, Varsóvia, Riga e Tallinn podem chegar facilmente a Vilnius de comboio. As viagens ferroviárias internacionais têm vindo a crescer em popularidade, com novas ligações reabertas todos os anos.
Uma vez em Vilnius, percorrer a cidade é fácil com o transporte público, tendo renovado a sua frota de com quase 300 autocarros e trólebus novos, mais eficientes, mais amigos da natureza e sustentáveis. Um aplicativo de viagens gratuito, Trafi, informa os viajantes sobre os horários de chegada do transporte público e as condições do trânsito em tempo real. Andar de bicicleta é uma opção conveniente, com mais de 140 kms de ciclovias e serviços de partilha de bicicletas, como o Cyclocity.
Por outro lado, Vilnius é conhecida pela sua facilidade de caminhar. A cidade desenvolveu uma rede unificada de 100 kms de percursos pedestres, com 24 passeios de lazer e 16 percursos diários. Uma parte integrante do percurso de 100 km foi inspirada na Comunidade de Corredores da Lituânia e é perfeita para corredores em trilho.
Mais de 61% do território de Vilnius é constituído por espaços verdes, muitos dos quais localizados perto do centro da cidade. Esses parques muitas vezes lembram florestas e são o lugar perfeito para entusiastas de atividades ao ar livre. Os visitantes podem experimentar uma variedade de atividades, desde caiaque e stand-up paddle no Rio Neris até explorar ou relaxar e tomar banho em lagos próximos, como Žalieji ežerai e Lago Balžio. Durante os meses de verão, os parques da cidade também servem como locais vibrantes para concertos e festivais.
Refira-se ainda que Vilnius tem muitos cafés e restaurantes que servem pratos frescos e sazonais, confecionados com ingredientes de origem local.
Para aqueles que preferem uma experiência mais casual, os mercados de agricultores locais em Halės turgus ou Kalvarijų turgus oferecem produtos frescos para atender a todas as necessidades dietéticas.
Igualmente, muitos hotéis e unidades de alojamento local de Vilnius estão a optar por uma abordagem ecologicamente consciente, como a eficiência energética e a redução de resíduos, a materiais e ingredientes de origem local e opções de limpeza ecológicas.