Alentejo acolhe a 4ª edição do Encontro Nacional de Profissionais de Enoturismo
No próximo dia 30 de janeiro, Sines, no Alentejo, será o palco da quarta edição do Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo (ENPE), organizado pela Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO), evento considerado de referência no setor, e que conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERTA).
Publituris
O ENPE reunirá especialistas, empresários, técnicos, decisores públicos e outros profissionais ligados ao Enoturismo, num dia dedicado a debates estratégicos, partilha de conhecimentos e networking.
Com o objetivo de impulsionar este segmento em crescimento no turismo nacional, o ENPE 2025 promete abordar temas cruciais para o futuro do setor, promovendo inovação, internacionalização e o fortalecimento das redes de negócios.
De acordo com o programa do evento, entre outros painéis previstos, está o dedicado ao impacto da Inteligência Artificial (IA) no Enoturismo, onde Jorge Catalão Ramos, Retail Executive da Google Portugal e Espanha, irá explorar como a IA pode transformar as experiências turísticas, melhorar a gestão dos negócios e criar novas oportunidades para os operadores do setor. Este painel reflete a aposta do ENPE 2025 na inovação como ferramenta essencial para o crescimento do Enoturismo.
Outro destaque do programa será a discussão sobre a importância da internacionalização do Enoturismo, que reunirá os principais responsáveis das várias regiões de turismo do país: José Santos (Alentejo e Ribatejo), Anabela Freitas (Centro de Portugal), Carla Salsinha (Lisboa), Luís Pedro Martins (Porto e Norte) e André Gomes (Algarve). Este painel abordará estratégias e iniciativas que podem alavancar o Enoturismo português no mercado global.
O ENPE continua com o fórum intitulado ‘A Feira Perfeita para o Enoturismo’, onde associados da APENO terão a oportunidade de partilhar as suas ideias sobre o evento ideal para promover este segmento. Este debate será aberto ao público, incentivando a participação ativa dos presentes.
A manhã encerra com a apresentação da Estratégia 2025 pela presidente da APENO, um plano que define as prioridades da associação para este ano e os anos vindouros. Este momento incluirá ainda o anúncio do próximo local do Prémio Nacional de Enoturismo, que reconhece projetos de excelência no setor.
Na parte da tarde, o ENPE 2025 será dedicado ao networking e a reuniões de negócios entre associados da APENO e compradores interessados no Enoturismo nacional. Este encontro, promovido em parceria com a APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo), visa criar novas oportunidades e estimular negócios que reforcem o crescimento do setor.
Segundo a presidente da APENO, Maria João de Almeida, “este encontro é uma enorme oportunidade para refletirmos sobre o futuro do Enoturismo português e para reforçarmos a nossa posição enquanto referência nacional e internacional”, para sublinhar que “queremos apostar na inovação, como a aplicação da Inteligência Artificial no Enoturismo, e na internacionalização, para garantir o crescimento sustentável do setor”.
Por sua vez, José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, que marcará presença na sessão de abertura, juntamente com a presidente da APENO, e no painel sobre a internacionalização do Enoturismo, destaca o papel fundamental do Alentejo neste setor: “O Enoturismo é um ativo estratégico para o Alentejo e Ribatejo, globalmente para Portugal. Apostar neste segmento significa criar valor, preservar a autenticidade das nossas regiões e atrair um turismo de qualidade que beneficia toda a economia”.