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Turismo do Alentejo e Ribatejo faz balanço positivo do LiterÁREA

A primeira edição do LiterÁREA-Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo decorreu entre 13 e 15 de dezembro, e passou por 19 municípios das duas regiões.

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A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo faz um balanço positivo da primeira edição do LiterÁREA-Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo, que decorreu entre 13 e 15 de dezembro, em 19 municípios das duas regiões.

“Foram três dias de reflexão sobre a importância da união entre a literatura e o turismo. Contámos com cerca de 50 autores e convidados, que marcaram presença em conversas, workshops, apresentações, oficinas de leitura, visitas comentadas e roteiros literários. Estiveram também envolvidos mais de 100 parceiros e 60 hotéis, que integraram a promoção e divulgação do Festival. Durante três dias, realizámos 35 eventos nas duas regiões que captaram o interesse das populações e dos visitantes”, afirma José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

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A realização da primeira edição deste festival foi positiva e, por isso, o presidente da entidade regional de turismo diz que o “objetivo é prosseguir com esta iniciativa para consolidar o trabalho desenvolvido nesta primeira edição”.

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Com uma programação diversificada e uma dinâmica que permitiu a visita a vários espaços literários do Alentejo e Ribatejo, o festival integrou ainda a divulgação de 22 roteiros literários identificados nas duas regiões, 16 dos quais estiveram disponíveis durante o Festival.

“A apresentação dos diferentes roteiros literários representou um importante contributo para o que se pretende que seja a criação de uma rede constituída pelas diferentes propostas. Surgiu, ainda, a possibilidade de constituição de uma rede de hotéis literários, colaborando na divulgação e promoção de eventos literários ao longo do ano”, acrescenta José Manuel Santos.

O turismo literário é, atualmente, uma prioridade para o Turismo do Alentejo e Ribatejo, que “pretende valorizar o território através da Literatura e captar novos turistas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da economia local”.

Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, Ondjaki, Isabel Lucas, Bruno Vieira Amaral, Jorge Reis-Sá, Rita Canas Mendes, Carlos Vaz Marques, Nuno Félix da Costa, Rafael Gallo, Tiago Salazar, Rui Cardoso Martins foram alguns dos autores que marcaram presença no LiterÁREA.

 

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BTL assume nova identidade

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa evolui para BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

A 35.ª edição da maior feira de turismo de Portugal, promovida pela Fundação AIP, assume uma nova identidade: cai a Bolsa de Turismo de Lisboa, surge a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

Em comunicado, a organização da feira refere que a marca “evolui agora para uma identidade verbal mais alinhada com o compromisso que se começa a fazer sentir em todo o setor com um turismo de melhor qualidade, assente em valores como a sustentabilidade, autenticidade, inclusão e responsabilidade social”.

Além disso, a nova identidade “reforça o posicionamento internacional” da BTL que pretende “aumentar a sua oferta B2B e B2C”.

“A BTL reafirma o seu papel como um dos eventos de referência no panorama europeu, combinando uma oferta diversificada com um nível de qualidade que a diferencia e eleva no sector do turismo. É essa excelência que atrai, ano após ano, profissionais e visitantes de todo o mundo, com a ambição de continuar a promover experiências e oportunidades únicas tanto no mercado nacional como internacional”, afirma Dália Palma, gestora-coordenadora da BTL.

A nova identidade da marca BTL, desenvolvida pela Ivity, pretende traduzir essa visão inovadora e alinhada com as tendências atuais do setor. “A BTL é a marca onde Portugal se encontra com o melhor de Portugal e é onde Portugal se mostra ao mundo, naquela que é a indústria mais identitária do país”, refere Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp.

A 35.ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, organizada pela Fundação AIP, realiza-se de 12 a 16 de março de 2025, na FIL – Parque das Nações.

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Negócios no setor das Viagens e Turismo descem 5,9% até novembro

Segundo a GlobalData, até novembro de 2024, foram contabilizados 649 negócios no setor das Viagens e Turismo, o que traduz uma descida de 5,9% face a igual período do ano passado.

Os negócios no setor das Viagens e Turismo desceram 5,9% até novembro, avança a GlobalData, que contabilizou um total de 649 negócios neste setor, entre fusões e aquisições, operações de capital privado e acordos de financiamento de risco.

Os dados divulgados esta quarta-feira, 18 de dezembro, pela GlobalData traduzem uma descida de 5,9% face às 690 transações contabilizadas em período homólogo do ano passado.

“A atividade de negócios do setor de viagens e turismo apresentou uma tendência mista entre os diferentes tipos de negócios durante o período especificado. E, da mesma forma, a tendência entre diferentes regiões e mercados-chave permaneceu mista durante o período de revisão”, realça Aurojyoti Bose, analista principal da GlobalData.

Os dados da GlobalData mostram que, face ao mesmo período de 2023, os volumes das fusões e aquisições, assim como dos financiamentos de risco, caíram 0,8% e 25,3%, respetivamente, enquanto as operações de capital privado aumentaram 27,3% comparativamente ao mesmo período do ano passado.

Por regiões, a GlobalData diz que a América do Norte, Médio Oriente, África e América do Sul e Central registraram declínios de dois dígitos, enquanto a Ásia-Pacífico experimentou um declínio de um dígito. Já a Europa viu um crescimento de dois dígitos no volume de negócios.

Nas regiões da América do Norte, Médio Oriente e África, América do Sul e Central e Ásia-Pacífico a queda do volume de negócios chegou aos 31%, 18,2%, 20% e 2,3%, respectivamente, enquanto a Europa assistiu a uma melhoria de 15,9% no volume de negócios durante o mesmo período.

Por países, nos EUA, China, Coreia do Sul e França também houve descidas do volume de negócios em 30,2%, 25,6%, 8,7% e 25%, respectivamente, enquanto o Reino Unido, a Índia e o Japão testemunharam uma subida neste indicador que chegou ao 10%, 28,9% e 44,8%, respectivamente.

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Explora III chega em 2026 e já foi apresentado

O Explora III é o terceiro navio da Explora Journeys, a marca de luxo do MSC Group, começa a navegar no verão de 2026 e vai realizar a sua temporada inaugural pelo Norte da Europa.

A Explora Journeys revelou os primeiros detalhes do Explora III, o terceiro navio da marca de luxo do MSC Group, que começa a navegar no verão de 2026 e vai realizar a sua temporada inaugural pelo Norte da Europa.

“Durante a sua temporada inaugural, o Explora III levará os viajantes a experienciar viagens cénicas pelos litorais do norte da Europa, das paisagens mágicas da Islândia e da Gronelândia e do cenário vibrante da Costa Leste da América do Norte, antes de se posicionar nas Caraíbas para o Inverno 2026/2027”, indica a companhia de cruzeiros, em comunicado.

O navio, que vai contar com 463 suítes de várias categorias, “foi concebido a pensar na experiência do viajante, oferecendo mais espaço do que nunca”, realça a Explora Journeys, sublinhando que o Explora III “apresenta um dos rácios mais elevados de espaço público total por viajante, bem como espaços públicos exteriores alargados”.

Com 18.7 metros quadrados de espaço público por viajante, o Explora III vai oferecer também “experiências culinárias inigualáveis”, uma vez que os conceitos gastronómicos exclusivos da Explora Journeys regressam com este navio.

“Os viajantes desfrutarão de uma ampla variedade de opções gastronómicas gourmet, incluindo os favoritos como Anthology, Sakura, Fil Rouge, Med Yacht Club, Marble&Co. Grill e Emporium Marketplace. A gastronomia continuará a ser um destaque, com os viajantes a desfrutarem de refeições casuais e requintadas numa variedade de locais inspiradores”, lê-se na informação divulgada.

Destaque ainda para o Ocean Wellness and Fitness,  espaço unificado dedicado ao bem-estar que, segundo a Explora Journeys, inclui o Ocean Welness-The Spa, o Fitness Center e o Fitness Studio, estes últimos criados em parceria com a Technogym.

“O espaço apresenta os mais recentes equipamentos de formação de ponta. Para melhorar ainda mais essa experiência única de bem-estar existe a área Open Air Fitness no deck 14, onde os viajantes podem treinar ao ar livre enquanto apreciam vistas deslumbrantes do oceano, e uma pista de corrida alargada ao longo do deck 12. O alargado Sports Court agora oferece Pickleball, Paddle e Basquetebol, proporcionando uma grande variedade de atividades”, acrescenta a informação divulgada.

Para crianças e adolescentes, o Explora III dispõe ainda do Nautilus Club, que conta com espaços dedicados e experiências selecionadas, concebidas para crianças e adolescentes e onde uma “equipa dedicada de anfitriões especializados garante momentos inesquecíveis para os viajantes mais jovens”.

O Explora III também oferece salas de reunião sofisticadas no Deck 11, que, segundo a companhia, são “ideais para eventos empresariais, funções e videoconferências sem interrupções” e que se assumem como “espaços versáteis” que podem ser divididos em três salas separadas.

Quando começar a navegar, o que está previsto para o verão de 2026, o Explora III vai realizar um itinerário pela Europa Ocidental com uma visita a Bordéus, em França, antes de seguir para o Norte da Europa.

“Com início em Southampton a 17 de agosto de 2026, o navio visitará destinos na Holanda, Noruega, Estónia, Suécia e Alemanha, antes de seguir para a Islândia e Gronelândia. Ao longo do percurso, os viajantes têm a oportunidade de explorar portos fora do comum, como Rønne na Dinamarca, Nanortalik e Paamiut na Gronelândia e Seyðisfjörður na Islândia”, acrescenta a Explora Journeys.

A partir de 27 de setembro, o navio chega à cidade de Quebec, no Canadá, antes de continuar a sua viagem em direção à costa leste dos EUA e do Canadá, incluindo a cidade de Nova York, nos EUA, e as Ilhas Magdalen, no Canadá.

“O navio chegará a Miami a 25 de outubro de 2026 antes de navegar para as Caraíbas para a temporada de inverno, oferecendo uma escapadela excecional para destinos tropicais”, indica ainda a Explora Journeys.

O Explora III vai ser também o primeiro navio da Explora Journeys movido a Gás Natural Liquefeito (GNL), entre outras inovações, refletindo “os esforços da marca para descarbonizar as suas operações marítimas para reduzir o impacto ambiental”.

O Explora III vai ser o terceiro navio da Explora Journeys, depois da chegada do Explora I, que foi o primeiro navio da frota da companhia de cruzeiros de luxo, e do Explora II, que está a operar desde 12 de setembro de 2024.

Depois do Explora III, a Explora Journeys conta receber mais três navios, com o Explora IV a chegar em 2027, enquanto o Explora V e o Explora VI estão previstos para 2027 e 2028, respetivamente.

 

 

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Ryanair lança “promoção relâmpago” para viagens em janeiro e fevereiro

A “promoção relâmpago” da Ryanair é válida para viagens em janeiro e fevereiro, apresenta preços desde 16.99 euros, e as reservas estão disponíveis até à meia-noite desta quinta-feira, 19 de dezembro.

A Ryanair lançou uma “promoção relâmpago” para viagens em janeiro e fevereiro, cujos preços começam nos 16.99 euros, e que é válida para reservas até esta quinta-feira, 19 de dezembro.

Numa nota informativa, a Ryanair indica que a promoção é válida para uma “variedade de destinos” dentro da rede da companhia aérea, a exemplo de Marraquexe, em Marrocos; Budapeste, na Hungria; ou Roma, em Itália.

“2025 está a chegar e nunca é cedo demais para começar a planear a sua próxima grande escapadela. A rede líder do setor da Ryanair, com mais de 235 destinos, oferece aos clientes mais opções com as tarifas mais baixas”, refere Jade Kirwan, responsável de comunicação da Ryanair.

As reservas podem ser realizadas até à meia-noite desta quinta-feira, 19 de dezembro, através do website da Ryanair, que está disponível aqui.

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Operação verão 2025 com alguns novos destinos e muito reforço

Entram alguns novos destinos na operação de verão 2025 dos operadores turísticos em Portugal, mas acima de tudo, ela cresce, e já está quase toda disponível no mercado, graças aos reforços dos destinos já existentes. Porto volta a ganhar protagonismo nas saídas dos charter, enquanto Lisboa fica-se no que tem a haver com lugares garantidos em voos regulares.

Para percebermos o que os operadores turísticos em Portugal propõem ao mercado para o verão de 2025, bem como entender como foi a última época, o Publituris colocou sete questões a algumas dessas empresas de viagens:

  • 1 Qual é a programação já anunciada para 2025, em pormenor?
  • 2 Quais são as novidades?
  • 3 Face a 2024 aumenta ou reduz?
  • 4 Já se encontra toda na rua ou estão ainda a preparar outras ofertas?
  • 5 Uma vez que já são conhecidos alguns pacotes, os portugueses já começaram a reservar para as férias de 2025, em vendas antecipadas. Podemos dizer que o boom das reservas será na BTL?
  • 6 Houve aumento de preços face a 2024?
  • 7 Como correu o 2024 ao nível do número de passageiros transportados e de faturação? Há boas perspectivas para o 2025?

Nuno Anjos, diretor Comercial da Viajar Tours
1 – Temos preparada para o ano de 2025 uma programação charter para os mesmos destinos que operámos em 2024, ainda que, com algumas novidades.

No caso da Tunísia, iremos ampliar a oferta para Djerba à partida de Lisboa, com uma operação ininterrupta desde o início de abril até ao final de setembro, e, à partida do Porto, desde o final de maio até ao final de setembro. Quanto à parte continental tunisina, mantemos o voo do Porto para Monastir e introduzimos, como novidade, um outro voo do Porto para Enfidha-Hammamet, completando assim a oferta para a Tunísia.

No que diz respeito a Marrocos, mantemos a nossa aposta em Saïdia, com um voo do Porto, desde o início de junho até meados de setembro.

Vêm depois os nossos destinos estrela, com Creta desde Lisboa, e Sardenha e Puglia à partida do Porto, todos a começar em meados de junho, e a terminar na primeira quinzena de setembro.

A nível da programação regular, estamos a apostar no reforço da nossa oferta em voos da TAP, com lugares em garantia, para o Brasil e Cancun, bem como na diversificação da oferta de City-Breaks, Circuitos e Combinados na Europa (Grécia e Turquia), e outros destinos nos Estados Unidos, Caraíbas, Extremo Oriente e Sudeste Asiático.

2 – Quanto à Tunísia, o novo voo do Porto para Enfidha-Hammamet; No caso de Creta, a alteração do aeroporto de destino, passando a voar diretamente desde Lisboa para a cidade de Chania, na região noroeste da ilha.

3 – A oferta, para 2025, contempla um aumento de cerca de 17%, face a 2024.

4 – A programação está praticamente toda disponível, faltando apenas complementar com alguns Combinados, Fly & Drive e Circuitos, principalmente em Creta, Sardenha e Puglia, com o objetivo de ampliar e tornar ainda mais aliciante, a oferta nestes destinos.

5 – Efetivamente, assim tem sido nos últimos anos. Contudo, o mercado não se comporta sempre do mesmo modo, e como tal, iremos continuar a desenvolver campanhas que nos permitam otimizar as ocupações, com a máxima antecedência possível.

6 – Sim. É inevitável, e está em linha com os aumentos verificados nos destinos que programamos.

7 – Ficamos praticamente ao nível de 2023, devido a uma redução imprevista na oferta para Creta. Para 2025, estamos a projetar um aumento, tanto a nível de passageiros transportados, como de faturação.

Pedro Quintela, diretor Geral de Vendas da Abreu
1 – Teremos operações charter de Lisboa e do Porto para Ilha do Sal e Boavista, em Cabo Verde; além dos tradicionais Porto Santo, Djerba e Saidia. Também de Lisboa teremos Enfihda na Tunísia, para estadas nas regiões de Sousse, Monastir, Port El Kantaoui e Hammamet.

Para destinos de praia, em voos regulares, continuaremos a aposta no Sal e Boavista, assim como o Brasil, Gâmbia, São Tomé e Príncipe e Praias Exóticas – Seychelles, Maldivas, combinados na Tailândia, etc.

Outro destaque são os cruzeiros com diversos camarotes garantidos e partidas de cruzeiros em grupo, com guia a acompanhar.

Temos também a renovação de parte da nossa oferta em circuitos por todo o mundo, nomeadamente os nossos Circuitos Europeus, mini-circuitos na Europa, Turquia, Marrocos e muito mais. Da nossa programação em Grandes Viagens, temos nova programação disponível, com destaque para o “Vamos Explorar!” que inclui guia acompanhante desde Portugal.

2 – As principais novidades são a operação charter para Enfidha, o alargamento das partidas de cruzeiros com guia, além dos vários novos destinos na programação com guia “Vamos Explorar!” – Austrália e Nova Zelândia, Argentina, Cáucaso, Malásia e muito mais.

3 – Temos incremento dos destinos trabalhados para ir ao encontro da diversidade da procura.

4 – Ainda estamos a preparar algumas ofertas adicionais.

5 – Estivemos ausentes da BTL durante alguns anos e por isso não temos histórico recente de vendas, mas voltaremos em 2025. Certo é que o Mundo Abreu tem sido sempre o momento alto de comunicação e vendas da Abreu.

6 – Sim, continua a haver aumento de preços do lado dos prestadores de serviços, nomeadamente da hotelaria. Para 2025 há novamente um aumento de preços moderado.

7 – O início de 2024 foi bom em vendas com um nível de antecipação inesperado, mas que foi seguido por algum arrefecimento no verão. Já no último trimestre do ano registámos novo aquecimento das vendas. Acreditamos que este ano feche com um volume de passageiros similar a 2023, mas uma faturação superior, fruto do agravamento de preços e da alteração do mix de consumo.

 

Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Portugal e Espanha
1 – Das operações que foram anunciadas até ao momento, destacamos as seguintes: Djerba: 13 voos diretos, com frequência semanal, às segundas-feiras, a partir do Porto. Em vigor de 2 de julho a 15 de setembro.

Uma aposta renovada da Soltour depois de um ano inaugural (2024) com sucesso, alcançando uma taxa de vendas de 95%. Samaná: 10 voos diretos, com frequência semanal, às sextas-feiras, a partir de Lisboa. Em vigor de 27 de junho e 5 de setembro. Voos operados pela Iberojet.

A Soltour volta a apostar em Samaná como um dos grandes protagonistas da programação em 2025, sendo o único operador a fazer a ligação direta para este destino a partir de Portugal. Cuba: voos diretos para quatro destinos dentro do país a partir de Lisboa, operados pela Iberojet. Mantemos os voos charter para Havana e Cayo Coco e reforçamos a programação com duas operações semanais: Varadero, com partidas todos os sábados, de 3 de maio a 18 de outubro; e Cayo Santa Maria, com partidas todas as quintas-feiras, de 24 de junho a 2 de setembro. Além disso, a Soltour promove circuitos em Cuba para os viajantes que procuram uma experiência mais enriquecedora, permitindo explorar o país de forma abrangente.

Eslovénia: voos a 16 de abril a partir do Porto, a 23 de junho a partir de Lisboa, e a 30 de junho e 1 de setembro a partir do Porto. Costa Dourada: voo direto Porto-Reus, todas as quartas-feiras, de 6 de agosto a 3 de setembro. No total, serão 4 voos.

2 – Em Cuba, temos a novidade de Varadero e Cayo Santa Maria – dois acréscimos à nossa programação para este país que reforça o compromisso da Soltour com o destino Cuba e reflete uma procura assinalável no mercado português.

Além disso, teremos os voos para a Eslovénia e para a Costa Dourada. Ambos com uma oferta complementar de produto que reforça a atratividade destes destinos. Na Eslovénia contamos com circuitos e na Costa Dourada dispomos de pacotes com alojamento.

3 – Sim, a operação da Soltour continuará a crescer e a diversificar-se em 2025. O nosso compromisso é reforçar a oferta para proporcionar às agências de viagens portuguesas um portefólio ainda mais completo, abrangente e de alta qualidade.

Este crescimento visa atender às tendências emergentes do mercado, ampliando as opções disponíveis e assegurando que cada viajante encontre uma solução adaptada às suas expectativas. Estamos determinados a consolidar a nossa posição como parceiro de referência no setor, sempre com foco na excelência e na inovação.

4 – A programação da Soltour já está toda na rua. No entanto, estamos sempre atentos às dinâmicas e às oportunidades que possam surgir. A nossa prioridade é oferecer o melhor e mais abrangente leque de opções, sempre que estas representem um valor acrescentado para os nossos parceiros e para os viajantes portugueses.

5 – Sem dúvida, a BTL é um momento estratégico para as vendas no setor do turismo, funcionando como uma plataforma que concentra o entusiasmo dos viajantes e as melhores oportunidades das agências. Contudo, não é o único. Observamos também uma grande procura em períodos como a Black Friday, onde as campanhas promocionais atraem um público diversificado. Além disso, campanhas específicas ao longo do ano, com vantagens exclusivas e ofertas personalizadas, têm ganho força ao captar a atenção dos clientes que valorizam a flexibilidade e os benefícios adicionais.

6 – Na Soltour, o nosso compromisso é oferecer o máximo valor ao cliente final. Por isso, trabalhamos continuamente na análise e ajuste dos preços para garantir que sejam os mais competitivos possíveis. Apesar das dinâmicas do mercado, continuamos focados em proporcionar opções que combinem qualidade, acessibilidade e vantagens exclusivas para os viajantes portugueses.

7 – Focando-nos no verão, onde se concentra o grosso das viagens, fazemos um balanço positivo. Iniciámos 2024 com muitos desafios, mas a nossa estratégia de diversificação permitiu-nos manter o número de passageiros e melhorar a rentabilidade.

Estamos otimistas face a 2025. Estamos a trabalhar numa estratégia de crescimento e digitalização que resulte na melhoria de processos e em novos produtos. Globalmente, prevemos um crescimento do número de passageiros e do volume de negócios a rondar os 20%.

2025 terá um significado especial por marcar o 50.º aniversário da Soltour. A trajetória e a solidez da empresa continuam a posicionar-nos como uma referência no setor, o que nos motiva a definir novos objetivos para reforçar a nossa presença nos mercados internacionais – mantendo sempre a essência nos destinos da América Latina e das Caraíbas.

No próximo ano, o nosso foco estará na ampliação da oferta de destinos, desenvolvendo produtos diferenciados que atendam às necessidades dos viajantes e que estejam alinhados com as tendências de mercado. Além disso, estamos comprometidos com a melhoria da experiência das agências de viagens através da otimização das nossas capacidades digitais e implementação de novas ferramentas que melhorem a personalização dos pacotes turísticos.

Women in kimonos walking at the colorful maple trees in autumn, Kyoto. Japan

Rui Pinto Lopes, CEO da Pinto Lopes Viagens
1 – Para conhecer a nossa programação de 2025 em pormenor, o ideal é visitar o nosso site em www.pintolopesviagens. com. Temos dezenas de opções em todos os continentes, com destinos fascinantes e experiências únicas, atendendo aos diversos perfis de viajantes e interesses.

2 – O que destacaríamos como novidades para o 1.º semestre de 2025 seriam as seguintes viagens: Mesopotâmia e Curdistão; Japão com Expo Osaka; Eritreia; Lendas da Indochina, do Mekong aos arrozais de Sapa; Semana Santa na Indonésia; Islândia Essencial; Turquemenistão, Mar de Aral e Cazaquistão.

3 – A nossa programação de 2025 aumenta, como tem sido habitual nos últimos anos. Todos os anos temos tendência a expandir as nossas ofertas, atendendo à crescente procura dos nossos clientes por novos destinos e experiências mais variadas.

4 – O 1.º semestre de 2025 já está na rua, com a maior parte das ofertas lançadas. No entanto, ainda poderemos ter alguns lançamentos pontuais. Para o restante ano, continuaremos a lançar novas partidas gradualmente, prevendo-se a conclusão dos lançamentos em março, aquando da BTL.

5 – O nosso índice de reservas é muito estável ao longo do ano, com picos de procura em alguns momentos. A BTL é, sem dúvida, um momento que propicia uma maior procura, pois é um ponto de encontro importante para muitos dos nossos clientes e parceiros, bem como uma oportunidade para potenciar a notoriedade da marca e angariar novos clientes.

6 – Houve um aumento ligeiro, seguindo a tendência da economia em geral, com o ajuste necessário face à inflação e aos custos operacionais. Contudo, temos procurado minimizar o impacto para os nossos clientes e manter uma boa relação qualidade-preço.

7 – O ano de 2024 foi ao encontro das nossas expectativas, revelando novo crescimento em relação aos anos anteriores. O aumento da procura por viagens e o desenvolvimento de novos destinos ajudaram a alcançar bons resultados. As perspetivas para 2025 são muito positivas, com uma boa projeção de crescimento.

 

Duarte Correia, diretor geral da W2M em Portugal
1 – Desde Lisboa teremos voos com a W2Fly para Punta Cana, La Romana, duas vezes por semana para Cancun, Varadero, Cayo Coco, Jamaica, mas também Albânia, Saidia, Menorca e Palma de Maiorca.

Desde o Porto temos Palma de Maiorca, Menorca, Albânia, Djerba, Monastir, Saidia, bem como as ilhas cabo-verdianas do Sal e da Boa Vista.

2 – La Romana, Jamaica e Monastir.

3 – Aumentamos os lugares próprios com a nossa companhia aérea com a adição do voo para Jamaica, tendo agora sete voos semanais com a W2Fly.

4 – A nossa programação de 2025 já está lançada. Podem existir ajustes, mas não está prevista a adição de mais destinos ou operações.

5 – É difícil dizer porque sentimos uma antecipação muito grande na procura. Estamos expectantes para ver como corre a Black Friday e, a partir daí, tirar as primeiras ilações.

6 – A inflação obriga a um constante ajuste de preços, pelo que tivemos de acompanhar os aumentos dos custos.

7 – O ano de 2024 foi um sucesso absoluto com uma taxa média de ocupação de cerca de 95%, pelo que as expetativas para 2025 são as melhores. Acreditamos que temos um produto que vai de encontro às necessidades dos clientes e contamos com os nossos parceiros para que 2025 seja mais um ano com bastantes vendas.

 

Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova
1 – A programação para 2025 ainda não foi anunciada em detalhe. Contudo, a nossa programação para 2025 continuará a apostar em itinerários culturais, abrangendo tanto grupos e famílias como viagens individuais. Incluímos circuitos ibéricos e europeus com partidas regulares e garantidas ao longo de todo o ano, assim como os nossos grandes destinos fora da Europa.

A programação da Lusanova está organizada em três áreas principais. Os circuitos ibéricos e europeus, com partidas regulares e garantidas, oferecem itinerários culturais e temáticos disponíveis ao longo de todo o ano. Nos grandes destinos, que abrangem locais fora da Europa, a Lusanova proporciona experiências que combinam a descoberta da beleza natural de cada destino com as suas tradições e costumes. Estes programas são flexíveis, incluindo serviços privados e regulares partilhados, e podem ser adaptados aos interesses específicos de cada viajante.

Por fim, os circuitos Lusanova Plus destacam-se por um acompanhamento mais personalizado desde o início da viagem até ao regresso e tem mais serviços incluídos. Estes circuitos são realizados em grupos limitados, permitindo um ritmo de viagem mais adaptado e um cuidado mais personalizado, sempre com o mercado português em mente.

Com estas três áreas principais, a programação da Lusanova pretende continuar a oferecer uma experiência diversificada, confortável e ajustada às preferências de cada cliente.

2 – As novidades ainda não foram reveladas. Será necessário aguardar pelo início de 2025 para conhecer as novas ofertas. No entanto, todos os circuitos acima referidos terão mais itinerários e haverá novidades específicas para alguns destinos, quer na Europa, quer fora da Europa.

3 – Em relação a 2024, a programação aumenta, com a adição de novos itinerários.

4 – Neste momento, a programação disponível inclui circuitos de Natal e Fim de Ano em Portugal, Espanha e outros destinos europeus. Também estão disponíveis circuitos europeus de inverno e grandes destinos como Argentina, Chile, Marrocos e Egito.

Outras ofertas ainda estão a ser preparadas e serão anunciadas em breve.

5 – Considero que ainda é cedo para fazer qualquer análise.

6 – Sim, tem havido um aumento generalizado dos preços em relação a 2024. Apesar disso, a Lusanova, através das suas parcerias, tem procurado mitigar este aumento, mantendo o equilíbrio entre qualidade e preço na sua programação.

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Daniel Graça, diretor Comercial Soltrópico e Egotravel
1 – Para 2025, temos uma programação diversificada que inclui voos para Djerba, com partidas de Lisboa em voo TAP aos sábados de 12 de abril a 25 de outubro, e às sextas-feiras de 6 de junho a 12 de dezembro.

Também haverá partidas de Lisboa em voo Nouvelair às quartas-feiras de 25 de maio a 24 de setembro, e do Porto em voos Nouvelair e Air Horizont às sextas-feiras em várias datas.

Para a Ilha do Sal, estão programadas várias partidas de Lisboa e do Porto, operadas pela SATA e TAP, com voos aos sábados, sextas-feiras e segundas-feiras, de 5 de abril a 25 de outubro. Na Ilha da Boavista, haverá voos TAP de Lisboa aos sábados e terças-feiras, entre 3 de junho e 20 de setembro, além de partidas do Porto.

Para Porto Santo, estão agendados voos TAP de Lisboa e do Porto, com partidas aos sábados e domingos começando a 31 de maio e com última partida a 29 de setembro.

Por fim, em Saidia, haverá voos TAP de Lisboa aos domingos e do Porto em voos Air Horizont às sextas-feiras, começando a 1 de junho e terminando a 14 de setembro.

Também se destaca a introdução do charter para Enfidha, na Tunísia, com partidas de Lisboa aos quintas-feiras de 5 de junho a 11 de setembro.

Para além do portefólio em risco mantemos as operações em voo regular para Açores, Madeira, Brasil, São Tomé, Marrocos, Espanha, Maurícias, Maldivas e Emirados Árabes Unidos.

2 – A grande novidade a nível de produto é o charter para Enfidha na Tunísia. A nível interno estamos a preparar algumas novidades que visam melhorar o atendimento às agências de viagens e melhorar a nossa eficiência nas respostas.

3 – Face a 2024 o nosso risco aumenta.

4 – Neste momento já se encontra praticamente toda na rua. Estamos apenas a estudar a viabilidade de um outro novo destino na nossa programação charter.

5 – Diria que o boom de reservas está a acontecer neste momento, terá uma pausa em dezembro e irá manter-se até à BTL. Os momentos mais fortes de venda são, sem dúvida, o Black Friday e a BTL.

6 – Sim houve, de forma geral os preços aumentaram em todos os produtos, aumentos esses impostos pelos nossos fornecedores que rondam os 5% a 8%.

7 – A nível de faturação e passageiros transportados foi muito bom. Ainda não temos os números finais pois estamos em período de venda das operações de Réveillon, mas diria que devemos fechar o ano com um crescimento de cerca de 12% face a 2023.

Para 2025, espera-se que o crescimento continue, especialmente com as novidades planeadas e o reforço dos itinerários temáticos.

Mafalda Moura, Leisure Groups Reservations da 4TOURS
1 – A programação para 2025 foca-se em aperfeiçoar os destinos já estabelecidos e em apresentar novidades alinhadas às preferências do mercado, como experiências ferroviárias no “Suíça Grand Train Tour” ou descobertas culturais em San Marino e Emilia-Romagna. Com preços variados e detalhados para diferentes públicos, a 4TOURS está a criar uma oferta estratégica e competitiva para o próximo ano.

Para 2025 já temos disponível toda a programação até ao outono, entre circuitos temáticos e culturais, destacamos os clássicos Holanda Florida, Normandia & Saint Michel, Costa Amalfitana & Capri e ainda os Lagos Italianos. Para o próximo ano contamos ainda com a viagem Festa da Flor na Ilha da Madeira, com uma data única.

2 – Para 2025, apresentamos algumas novidades que prometem surpreender e encantar os nossos viajantes. Entre os destaques, está a viagem pelos Alpes Suíços, realizada a bordo dos icónicos comboios panorâmicos, como o Glacier Express e o Bernina Express. Este itinerário único proporciona uma experiência inesquecível, permitindo ao cliente admirar as paisagens deslumbrantes desta região alpina.

Outra novidade são os circuitos dedicados a uma única cidade europeia, pensados para quem aprecia uma perspetiva mais profunda e diferenciada do destino visitado, aliando a visita orientada pelo guia local com tempo livre para desfrutar do ambiente local. Alguns exemplos incluem “O Essencial de Londres”, “Roma – Entre Imperadores e Artistas” e “Copenhaga & Malm”.

Além disso, introduzimos as grandes viagens, que se destacam por itinerários exclusivos com apenas uma data de partida. Entre elas, está “Dubai & Os Emirados”, que combina visitas ao Dubai, Abu Dhabi, Fujairah e uma emocionante aventura no deserto, e “Segredos de Omã e o Legado Português”, uma imersão na história dos Descobrimentos, passando por cidades como Muscat, Nakhl, Nizwa e Wahiba Sands.

Estas propostas refletem o nosso compromisso em oferecer experiências únicas e memoráveis, sempre ajustadas às preferências e expectativas dos nossos clientes.

3 – Em 2025, a nossa oferta de viagens será mais reduzida em comparação com 2024. Esta decisão reflete o nosso compromisso em melhorar a experiência das viagens que já oferecemos, garantindo padrões elevados de qualidade em cada detalhe.

Embora não estejamos a aumentar a nossa programação, reformulámos o nosso portfólio com base nas tendências de procura dos consumidores. Assim, trazemos novidades cuidadosamente alinhadas com os interesses e expectativas dos nossos viajantes. O nosso foco continua a ser a excelência na experiência de cada viagem.

Mantemos o compromisso de oferecer circuitos bem planeados, ajustados às suas preferências e sempre com o nosso acompanhamento.

4 – Atualmente temos disponível para consulta e reserva toda a programação até ao outubro de 2025. Em breve teremos disponível o produto Mercados e Natal e Réveillon do próximo ano. Optamos por colocar à disposição do agente de viagens todos os produtos com a maior antecedência possível para que estes possam estudar o produto e criar estratégias de venda mais eficazes.

5 – Embora algumas reservas para 2025 já estejam a ser realizadas através das vendas antecipadas, a BTL não se destaca como um ponto de viragem significativo no volume de reservas da 4TOURS. O nosso cliente valoriza qualidade, exclusividade e confiança, sendo menos influenciado por campanhas promocionais ou descontos, frequentemente associados a eventos como a BTL.

Reconhecemos a relevância da feira enquanto espaço de networking e promoção, mas o impacto direto nas nossas vendas é reduzido. Os nossos clientes decidem com base na reputação e na qualidade dos pacotes, valorizando experiências personalizadas e desenhadas à medida das suas expectativas.

6 – Os preços para 2025 sofreram um ligeiro aumento face a 2024, consequência do aumento de preços generalizado em toda a cadeia. Este ajustamento reflete o esforço contínuo em manter o elevado padrão das nossas viagens, considerando também os desafios económicos para o próximo ano e os custos crescentes no setor.

7 – Em 2024, registámos um aumento significativo nas reservas, que se traduziu naturalmente no crescimento do número de passageiros e do volume de faturação. Sendo a 4TOURS um operador recente no mercado, este resultado é um reflexo claro da satisfação dos nossos clientes e da qualidade do trabalho que realizamos.

As perspetivas para 2025 exigem uma abordagem cautelosa, tanto do ponto de vista económico e financeiro quanto do geopolítico. Operamos num setor altamente vulnerável a eventos externos, que podem impactar significativamente toda a nossa operação.

Sonhando mantém aposta nos seus destinos estrela

A Sonhando já colocou no mercado a quase totalidade dos seus produtos para o verão de 2025. Assim, destacam-se dois voos para Djerba a partir do Porto, de 31 de maio a 20 de setembro, aos sábados, e de 16 de junho a 8 de setembro, às segundas-feiras, todos com a Nouvelair, bem como outros dois à saída de Lisboa, aos sábados de 5 de abril a 20 de setembro, com a Nouvelair, e às segundas-feiras, de 2 de junho a 15 de setembro, com a TAP.
Ainda na Tunísia, destino de contínua aposta o operador turístico, vai haver uma operação para Monastir, com partidas do Porto, às segundas-feiras, de 2 de junho a 8 de setembro, e um voo para Enfidha a partir de Lisboa, com a TAP que permitirá aos clientes alojamentos em Monastir, Hammamet, Mahdia, Skanes.
Em Portugal, a Sonhando mantém igualmente foco na sua já conhecida operação para o Porto Santo. Assim, a Ilha Dourada vai continuar a fazer parte do portefólio do operador turístico este verão, com saídas de Lisboa e do Porto, às segundas-feiras, com a TAP e a Air Horizont, respetivamente, de 2 de junho a 6 de outubro. Refira-se que é o 11º ano consecutivo que a Sonhando realiza esta operação.
Em charter, a Sonhando tem ainda Hurghada, no Egito, que também já tem alguma tradição. A operação de verão de 2025 será realizada em parceria com a Solférias, de Lisboa e do Porto, de 6 de junho a 8 de setembro. Trata-se do terceiro ano que o operador turístico opera este à partida do Porto e o segundo em que o faz à partida de Lisboa.
Em voo regular, mas com lugares garantidos, a Sonhando oferece, igualmente, uma vasta programação para São Tomé e Príncipe, onde o operador turístico é líder, nos voos da STP Airways, nas partidas às sextas-feiras, mas também com a TAP.
A Sonhando não esqueceu também as Maldivas, em voos regulares da Emirates e da Turkish Airlines, com saídas tanto de Lisboa como do Porto, com programação de novembro a outubro, sem contar com os novos destinos lançados este ano na Ásia, bem como o Brasil, todo o ano, com programação para Fortaleza, Natal, Recife, Maceió, Salvador e Rio de Janeiro, em voos TAP.

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Transavia lança rota sazonal de verão entre o Funchal e Marselha

A nova rota da Transavia entre o Funchal e Marselha vai contar com um voo por semana, aos domingos, entre 7 de julho e 7 de setembro de 2025.

A Transavia vai lançar, no próximo verão, uma rota sazonal entre o Funchal, Madeira, e Marselha, em França, que vai operar uma vez por semana, entre 7 de julho e 7 de setembro, informou a companhia aérea low cost do grupo Air France-KLM.

Segundo a Transavia, os voos entre o Funchal e Marselha vão decorrer aos domingos e apresentam tarifas a partir de 65 euros (só ida), estando os bilhetes à venda a partir desta quarta-feira, 18 de dezembro.

“É com orgulho que anunciamos, uma vez mais este ano, uma nova rota em Portugal – neste caso, entre o Funchal e Marselha. A nova ligação entre estes dois destinos, que partilham o sol e praias deslumbrantes enquanto importantes atrações, também pretende celebrar as diversas culturas e idiossincrasias existentes em toda a Europa”, afirma Nicolas Hénin, Chief Commercial Officer da Transavia France.

Os bilhetes podem ser adquiridos através do website da companhia aérea, que está disponível aqui.

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Mercados de Natal europeus e destinos de clima quente entre os mais procurados pelos portugueses no Natal e Réveillon

Os Mercados de Natal da Europa e os destinos onde o clima é mais quente nesta época do ano, são, segundo a DS Travel, os preferidos dos portugueses para viajar na época festiva do Natal e réveillon, durante a qual se estimam gastos entre os 700 e os dois mil euros por viagem.

Os Mercados de Natal da Europa e os destinos onde o clima é mais quente nesta época do ano, são, segundo a DS Travel, os preferidos dos portugueses para viajar na época festiva do Natal e réveillon, durante a qual se estimam gastos entre os 700 e os dois mil euros por viagem.

A análise da DS Travel indica que, no Natal, os Mercados de Natal europeus, assim como os destinos do Norte da Europa, nomeadamente França, Bélgica, Alemanha, Hungria, República Checa, Suíça, Áustria ou Polónia, são os destinos dos turistas portugueses, que contam gastar entre 700 e 1 000 euros por adulto.

Já para o Réveillon, os destinos mais procurados são o México, República Dominicana, Brasil (Salvador, Maceio, Fortaleza, Cumbuco e Rio de Janeiro), Dubai, Miami e Nova Iorque, aos quais se juntam a Madeira e os Açores, neste caso, com os portugueses a estimarem gastar entre 1 500 a 2 000 euros por viagem.

De acordo com a DS Travel, a duração das viagens também tem vindo a aumentar, embora as designadas ‘escapadelas de fim de semana’ se mantenham com um período médio de quatro dias.

“Os mercados de Natal têm sido cada vez mais divulgados nas redes sociais e mais procurados, por isso, nesta altura acabamos por verificar um aumento da procura destes destinos, principalmente em formato de escapadelas de fim-de-semana, com uma duração média de quatro dias. Apesar da subida de preços da aviação e do alojamento, e da massificação de certos destinos (que faz aumentar a oferta e especula os preços), continuamos a registar uma forte procura. Nesta altura do ano, muitos portugueses procuram fugir do frio e viajam para lugares mais quentes e, por outro lado, também para países muito mais frios que Portugal, para os tradicionais mercados de Natal”, afirma Marta Almeida, Coordenadora Nacional da DS Travel.

A DS Travel prevê ainda que, em 2025, a maior procura de viagens se mantenha para as Caraíbas e para os cruzeiros no Mediterrâneo, ainda que, com o regresso do voo charter direto de Lisboa, a Jamaica também deverá ser um dos destinos de eleição do próximo ano.

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Aeroporto de Munique atinge 40M de passageiros pela primeira vez desde a COVID-19

Em 2019, o Aeroporto de Munique tinha recebido cerca de 48 milhões de passageiros, pelo que a infraestrutura está atualmente a 87% dos níveis pré-pandemia.

O Aeroporto de Munique, o segundo maior da Alemanha, atingiu, pela primeira vez desde a COVID-19, a marca do 40 milhões de passageiros num ano, o que representa 87% dos níveis registados no período pré-pandemia.

Segundo um comunicado da infraestrutura aeroportuária alemã, em 2019, o Aeroporto de Munique tinha recebido cerca de 48 milhões de viajantes e, desde então, não mais tinha ultrapassado os 40 milhões de passageiros num único ano.

“Estou muito satisfeito por termos ultrapassado a marca dos 40 milhões no número de passageiros este ano, após a pandemia. Isto mostra que as pessoas querem viajar e sublinha a importância do nosso centro de tráfego aéreo”, afirma Jost Lammers, CEO do Aeroporto de Munique.

A marca foi atingida esta segunda-feira, 16 de dezembro, quando o voo LH477 da Lufthansa aterrou na infraestrutura, tendo a passageira número 40 milhões sido presenteada com um voucher de compras e estacionamento para o próximo voo.

Na informação divulgada, o Aeroporto de Munique explica que a recuperação tem sido fortemente sentida nas viagens privadas que, segundo a infraestrutura, “estão em franca expansão e já atingiram 98% do nível que tinham antes da crise”.

“De acordo com um inquérito recente, cerca de três quartos dos passageiros realizam atualmente viagens privadas, dos quais 51% em viagens de férias e lazer, 22% em visitas privadas e 2% numa combinação de viagens privadas e de negócios”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.

Já as viagens de negócios, acrescenta o Aeroporto de Munique, estão atualmente a 64% dos níveis anteriores à crise da COVID-19, representando cerca de um quarto dos passageiros contabilizados na infraestrutura.

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Aeroporto de Lisboa e TAP entre os melhores no tratamento de bagagem

Segundo dados da AirHelp, o Aeroporto de Lisboa e a TAP destacam-se pela performance positiva no tratamento de bagagens, figurando na 10.ª e 42.ª posições, respetivamente, entre as infraestruturas aeroportuárias e companhias aéreas com melhor desempenho neste indicador.

O Aeroporto de Lisboa perde ou danifica apenas 0,16% das bagagens e está na lista dos aeroportos com melhor desempenho no tratamento de bagagens, figurando na 10.ª posição, avança a AirHelp, que também coloca a TAP entre as companhias aéreas com melhor performance neste indicador.

Os resultados, indica a AirHelp, constam de um relatório sobre gestão de bagagens produzido com base em dados da SITA e de outros sites de perda de bagagem, e mostram que, 2023, “um total de 36,1 milhões de malas foram perdidas, atrasadas ou danificadas a nível mundial, afetando mais de 5,2 mil milhões de passageiros em todo o mundo”.

“Trata-se de um ligeiro aumento em relação a 2022, quando 26 milhões de malas não chegaram como deveria ter acontecido”, diz a AirHelp, considerando que “apesar dos avanços na automatização do manuseamento de bagagens e da introdução de novas tecnologias, o número de incidentes continua a ser elevado”.

Quanto às causas, as mais comuns estiveram relacionadas com “o atraso na chegada da bagagem aos aeroportos de destino, sendo os erros de transferência responsáveis por quase metade dos problemas (77%), seguido por malas danificadas (18%) ou perda permanente (5%)”.

No entanto, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, apresentou uma performance positiva, já que apenas 0,16% das bagagens registadas foram “perdidas, atrasadas ou danificadas, o que significa que apenas uma em cada 609 malas sofre um incidente”.

“Este é, de resto, o único aeroporto português que aparece no ranking de gestão de bagagens”, destaca a empresa especialista na defesa dos passageiros aéreos.

Entre as companhias aéreas, também a TAP apresentou uma performance positiva, figurando na 42.ª posição, “com uma em cada 287 malas a sofrer algum incidente (0,35%)”.

A AirHelp lembra que os passageiros afetados por problemas na bagagem podem receber uma compensação, que pode chegar aos 1.385 euros em caso de quebra ou de atraso da bagagem. Os direitos dos passageiros em caso de perda ou quebra de bagagem podem ser consultados aqui.

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TAAG assina acordo com Lufthansa Technik para serviço técnico à frota Boeing 787

A TAAG, companhia aérea angolana, assinou um acordo com a Lufthansa Technik para esta prestar serviços técnicos aos componentes das aeronaves da sua nova frota de longo curso Boeing 787.

Victor Jorge

O acordo assinado recentemente, com duração de 12 anos, terá início a partir de fevereiro de 2025 com a chegada do primeiro avião do lote de Boeing 787-9 e 787-10, segundo avança comunicado da TAAG.

Os aviões vão beneficiar do suporte total de componentes da empresa alemã especialista em manutenção, reparação e revisão, apoiando adicionalmente o Programa de Inspeção de Produção de Aeronaves, abrangendo além dos novos Boeing 787 a frota de Airbus 220 que a companhia está a formar.

A nota sublinha que este suporte vai permitir à TAAG Linhas Aéreas de Angola aceder ao vasto leque de peças sobressalentes da Lufthansa Technik, aumentando a disponibilidade de componentes, suporte AOG (Aircraft On Gronud), bem como diversos trabalhos de logística e fornecimento de peças.

“A estreita cooperação entre as duas empresas vai maximizar a eficiência das operações técnicas da TAAG”, refere o documento, acrescentando que os especialistas da Lufthansa Technik vão igualmente assegurar a qualidade dos ativos mais modernos da companhia angolana, antes da entrega das aeronaves.

O acordo prevê ainda a supervisão de todo o processo de produção diretamente no local de fabrico das aeronaves até a aceitação da aeronave, um serviço que será prestado tanto para a frota Boeing 787 como para os novos Airbus A220 da TAAG, cujo primeiro equipamento foi recebido em setembro passado.

“Com dois tipos de aeronaves modernas a integrarem a nossa frota quase ao mesmo tempo, estamos satisfeitos por podermos contar com a reconhecida experiência em engenharia e a vasta capacidade técnica que os especialistas da Lufthansa Technik oferecem”, afirma Nelson de Oliveira, CEO da TAAG, citado na nota.

Nelson de Oliveira destacou ainda que com o forte suporte dos novos parceiros, é aguardada “com expectativa uma rápida operacionalização das operações com os novos 787 e A220”.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

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