Mercado nacional é mais de 50% do turismo nos Açores, diz Berta Cabral na convenção da Airmet
“O turismo nacional é o nosso principal mercado, sem sombra de dúvida, o que tem acontecido é que o turismo internacional tem crescido e, portanto, em termos de peso relativo, o mercado do continente, passa a ter uma percentagem menor à medida que o internacional aumenta, mas não diminuiu em quantidade, e é mais de 50% do turismo nos Açores e nas várias ilhas”, disse a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
Carolina Morgado
Falando aos jornalistas, à margem da 20ª Convenção da Airmet, em Angra do Heroísmo, onde esteve presente na sessão de abertura, a governante regional explicou que, no que diz respeito ao mercado internacional, “sobretudo o norte-americano tem crescido muito, o alemão que durante muitos anos foi o nosso mercado internacional principal, agora está no número dois”, isto porque “temos feito um grande investimento no mercado dos Estados Unidos com muitas ligações diretas para Boston e Nova Iorque (JFK) e também temos a United que voa para cá através de Newark e para Oakland no verão”. Tudo isso “impulsionou um incremento muito significativo do turismo norte-americano, que agora é o primeiro mercado emissor internacional, o que para nós é bom”.
Berta Cabral defendeu que “precisamos de ter uma boa combinação de vários mercados, porque se houver algum problema em alguns deles, até inflacionistas ou de redução de poder de comprar, o turismo é sensível a tudo isso”.
Já no seu discurso na abertura da convenção da Airmet, a governante recordou o crescimento superior a 10% nas dormidas e a 18,5% nos proveitos da hotelaria tradicional (prevê-se superar as quatro milhões de dormidas e os 175 milhões de euros de receitas diretas do setor hoteleiro), mas também disse: “Mais do que números, estes resultados traduzem-se num turismo que beneficia as nossas comunidades, gera emprego, promove o investimento e valoriza o nosso património natural e cultural”.
Revelou ainda aos jornalistas que todas as ilhas açorianas “têm crescido, ou seja, temos tido bons resultados dessa estratégia atualizada em 2023, através do nosso Plano Estratégico e de Marketing dos Açores, e como diz o documento, é fundamental ter uma missão, uma visão, uma estratégia e tudo ir em linha com esse plano. E os resultados estão à vista. Temos todas as ilhas, com grandes crescimentos de dormidas, de hóspedes e de passageiros desembarcados, bem como das receitas que têm subido sempre mais do que o número de dormidas, o que é fundamental para nós, porque é um importante indicador para a sustentabilidade dos Açores”.
Portanto, reforçou que todas as ilhas têm crescido, umas mais do que outras, mas não tem a ver necessariamente com a dimensão. Por exemplo, disse, “as ilhas da Flores e do Pico têm crescido muito, mas também partiam de uma base muito baixa, têm boa oferta turística, têm produtos diferenciados para oferecer, o Pico muito orientado para o enoturismo, e as Flores pelas suas cascatas e pela sua natureza”, evidenciou.
A responsável regional que tem a tutela do Turismo realçou que “temos muita honra em termos sido o primeiro arquipélago do mundo a ser certificado, como destino sustentável. Temos feito um percurso muito rigoroso e sustentado e este ano atingimos o nível ouro depois de quatro níveis de prata, com auditorias e certificações anuais. Esse nível ouro é válido para todas as ilhas, e esse indicador de maior crescimento em qualidade em vez de quantidade é um fator de objetivo de atingimento desse patamar de sustentabilidade que queremos continuar a prosseguir”.
Privatização da SATA
Sobre a privatização da SATA, Berta Cabral esclareceu que embora tenha a tutela da Mobilidade, a alienação do capital da transportadora aérea açoriana, como contexto, está mais entregue à Secretaria Regional das Finanças. Obviamente “que tenho acompanhado de perto, estamos num processo que ainda não está fechado em relação ao primeiro lançamento do concurso de privatização, estamos a aguardar alguns desenvolvimentos a esse nível para se perceber em que sentido é que irá. Ou seja, o processo que foi aberto há pouco mais de um ano ainda se mantém em aberto”, confirmou, para avançar que “não pode ser lançado um novo concurso sem este estar fechado, até porque não sabemos se este tem condições para prosseguir ou não”.
O certo, prosseguiu, “é que é uma questão que tem que se resolver rapidamente porque a União Europeia obriga a que a privatização da SATA aconteça até ao final do 2025. No entanto, não quero antecipar nenhuma das alternativas porque, neste momento está tudo em aberto”.
O desafio de gerir o sucesso
A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas afirmou, em Angra do Heroísmo, que a realização da 20.ª Convenção da Airmet, com cerca de 450 participantes, na ilha Terceira, representa o reconhecimento do potencial do turismo dos Açores, realçando o papel das agências de viagens, que é “o prolongamento do turismo na sua imersão junto dos clientes. É fundamental o vosso trabalho para podermos chegar a todo o lado. De modo algum, nem as entidades oficiais nem os clientes chegariam até nós se não houvesse este intermediário fortíssimo que são as agências de viagens”.
Este encontro em Angra do Heroísmo é, na opinião de Berta Cabral “a prova cabal de que a nossa região oferece condições de grande qualidade para o semento de ‘Meetings & Incentives’, produto em que temos apostado como mecanismo de mitigação da sazonalidade e de dispersão dos fluxos turísticos por todas as ilhas”.
Referindo-se à forma notável como o turismo nos Açores evoluiu nos últimos anos, a governante disse que, agora, há o “estimulante desafio de gerir o sucesso num destino que ainda tem muito para crescer e desenvolver”, para regozijar-se que “ultrapassámos desafios, investimos na qualidade da nossa oferta e estamos a colher os frutos de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, sempre com uma visão de futuro e prosperidade”.
O facto de 2024 estar a ser “o ano de Ouro” no turismo dos Açores, afirmando indelevelmente a Região como um destino de referência internacional”, demonstra bem o “compromisso com o desenvolvimento das ilhas, do turismo e das comunidades” residentes.
“Este sucesso também nos traz a responsabilidade de continuar a desenvolver proactivamente a oferta turística, trabalhando para elevar a estruturação, a qualidade e a consistência da experiência e dos serviços que colocamos à disposição dos turistas”, sublinhou.
E prosseguiu: “Temos, neste aspeto, um rumo claro onde a nossa Natureza – em terra ou em mar – e a nossa Natureza Humana se destacam como pedras angulares da nossa estratégia de valorização do território”.
Berta Cabral apontou o Turismo de Natureza como um “produto prioritário, ancorado em recursos naturais inigualáveis”, mas também disse que “o Turismo Cultural assume cada vez mais protagonismo na estratégia, reforçando o papel da Natureza Humana e da genuinidade na valorização dos Açores enquanto destino de eleição”, concluiu.