“Foi com o mercado brasileiro que começámos a trabalhar o turismo literário”, recorda Turismo de Portugal no Festuris
O turismo literário foi um dos destaques de Portugal no Festuris 2024, que decorreu em Gramado, entre 7 e 10 de novembro, e onde o Turismo de Portugal promoveu também a nova campanha “Portugal is Art” e produtos como o surf, o enoturismo ou o turismo de natureza.

Inês de Matos
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O Turismo de Portugal marcou presença na 36.ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que decorreu entre 7 e 10 de novembro, e onde promoveu alguns dos principais produtos turísticos nacionais, com destaque para o surf, o enoturismo, o turismo de natureza e o turismo literário que, segundo Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, foi uma aposta que nasceu justamente devido ao mercado brasileiro.
“Foi justamente com o mercado brasileiro que começámos a trabalhar o turismo literário porque é aquele que tem mais afinidades com a língua”, explicou a responsável em declarações aos jornalistas, à margem da feira.
De acordo com a responsável, “a principal particularidade do Brasil no que diz respeito a Portugal é a sua afinidade cultural”, o que tem facilitado as viagens deste mercado e contribuído para aumentar a promoção de Portugal do outro lado do Atlântico.
No que diz respeito ao turismo literário, Lídia Monteiro explicou que o Turismo de Portugal tem vindo a promover este produto também no mercado britânico, uma vez que este é um “mercado que, pelas suas próprias características, enquanto povo, tem uma relação com a leitura muito forte”, ainda que seja “no mercado brasileiro onde a expressão maior do turismo literário está”.
Devido à importância deste produto para o mercado brasileiro, o Turismo de Portugal participou também no Festival de Literatura de Paraty, onde, segundo a vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, “as pessoas tiveram mais contacto com a oferta de Portugal enquanto destino turístico literário”.
Além do turismo literário, o Turismo de Portugal levou também a nova campanha “Portugal is Art” até ao Festuris 2024, com Lídia Monteiro a explicar que esta campanha, que já tinha estado em destaque no World Travel Market London (WTM London), pretende mostrar Portugal “numa perspectiva um bocadinho diferente”.
“É uma nova campanha que, no fundo, trata de mostrar Portugal numa perspetiva um bocadinho diferente, em que reforça ainda mais o papel que a cultura tem para um turismo ainda mais sustentável e para um turismo que quer ser dirigido a viajantes mais exigentes, a viajantes onde a arte e a cultura é importante”, explicou.
A presença de Portugal no Festuris, que voltou a estar incluída no espaço Luxury, sendo mesmo o único país presente nesta área, deu também destaque ao enoturismo, que segundo Lídia Monteiro, foi apresentado “como uma referência”, assim como ao turismo de natureza, uma vez que cada vez mais se sente, “no caso do mercado brasileiro, a relevância do cycling e do walking para uma experiência turística relacionada com a natureza e atividade física”.
Em destaque esteve também a oferta de bem-estar, uma vez que, segundo a responsável, “as pessoas cada vez mais procuram nas suas férias formas de poderem estar bem com o seu corpo e com o seu espírito”.
“A nossa oferta de bem-estar permite justamente isso, que as pessoas tenham um equilíbrio entre o seu espírito e a sua atividade física. Portanto, o bem-estar também é aqui uma proposta importante”, acrescentou.
Lídia Monteiro revelou que a presença de Portugal no Festuris tem como objetivo captar também o mercado brasileiro do sul do Brasil e dos países vizinhos, como a Argentina ou o Uruguai, uma vez que esta é “uma zona rica do Brasil, que demonstra cada vez mais vontade de viajar”.
“Temos trabalhado muito a zona de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas esta é uma zona muito rica e interessante do ponto de vista dos fluxos turísticos para nós e temos aqui uma oportunidade de estar numa feira que, ela própria, é uma feira peculiar, assim como Gramado, que é muito diferente do resto do Brasil”, revelou a responsável, considerando que o Festuris é uma feira “muito diversa”, o que combina com a oferta que Portugal disponibiliza, já que o país é também um “destino diverso e disponível para experiências diversificadas”.
*A jornalista viajou a convite da TAP e do Festuris.