Comboio Vintage do Tejo está de regresso à Linha da Beira Baixa
Será possível apreciar as paisagens da lezíria Ribatejana e do percurso ribeirinho ao longo do Rio Tejo, bem como apreciar monumentos a partir de carruagens com janelas panorâmicas.
Publituris
Grupo Emirates regista lucro de 2,8 mil milhões de dólares no 1º semestre do exercício de 2024-25
Portugal e Espanha estabelecem “calendário ambicioso” para ligações ferroviárias de alta velocidade
Cordoaria Nacional recebe evento dedicado ao mergulho e turismo aquático
EXPLORA I e EXPLORA II voltam às Caraíbas na temporada de inverno
O Comboio Vintage do Tejo está de regresso aos carris e vai realizar duas circulações especiais, nos sábados de 23 e 30 de novembro. Quem embarcar nesta experiência, terá a oportunidade de assistir a uma recriação histórica da viagem do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia na Linha da Beira Baixa, visitar o Museu Nacional Ferroviário e os Bairros Ferroviários ou observar diversos locais de interesse como o emblemático Castelo de Almourol, o Castelo de Belver ou o Monumento Natural das Portas de Ródão.
A viagem será feita a bordo de carruagens Schindler, com janelas panorâmicas que permitem tirar proveito das paisagens da lezíria Ribatejana e do percurso ribeirinho ao longo do Rio Tejo, em especial no troço entre o Entroncamento e Vila Velha de Ródão, dando a conhecer o potencial turístico da Linha da Beira Baixa.
Entre as novidades estão a oferta de um doce típico, as “Feijadinhas”, no acolhimento aos passageiros; a realização de uma recriação histórica a bordo por um grupo de teatro e as visitas aos Bairros Ferroviários, sendo que os viajantes poderão optar por dois programas distintos.
O primeiro inclui a viagem entre Lisboa e o Entroncamento (ida e volta), sendo que, após a receção por um guia na referira estação, seguir-se-á a visita aos Bairros Ferroviários do Boneco, Vila Verde e Camões, onde será dada a conhecer a história deste importante património ferroviário. Depois de um almoço livre, onde há a opção de, por marcação e com custo extra, almoçar a bordo das carruagens restaurante que fazem parte do espólio do Museu, os participantes terão também a oportunidade de visitar o Museu Nacional Ferroviário, de ter contacto com mais de 160 anos de história do caminho-de-ferro em Portugal e de viajar num minicomboio. Antes do regresso à estação, o Município do Entroncamento dará a provar a todos chá e um doce tradicional – “o Ferroviário”.
Já o segundo programa, contempla todo o percurso, entre Lisboa e Castelo Branco, permitindo disfrutar de belas paisagens e monumentos, como o Castelo de Almourol, o Castelo de Belver ou o Monumento Natural Portas de Ródão. Os passageiros serão recebidos por um guia e por um grupo musical na Estação, tendo, até às 17h15, tempo livre para almoçar e visitar a cidade de Castelo Branco. Terão acesso a 50% de desconto na visita a vários pontos de interesse, mediante a apresentação do bilhete do Comboio Vintage, desde o Museu Cargaleiro até ao Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, Centro de Cultura Contemporânea, Museu dos Têxteis na freguesia de Cebolais de Cima e Retaxo, Casa da Memória Judaica, Centro de interpretação do Jardim do Paço, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Museu da Seda e Museu do Canteiro em Alcains.
Para assinalar a nomeação de Castelo Branco enquanto “Cidade Criativa da UNESCO”, na categoria de “Artesanato e Artes Populares”, será oferecida pela Câmara uma placa alusiva à data, que será mais uma memória de um dia bem passado. A partida da estação de Castelo Branco, com destino a Lisboa, acontece pelas 17h28, com chegada a Santa Apolónia previstas pelas 20h32.
O comboio tem lotação para 304 lugares e disponibiliza serviço de bar em carruagem própria; quem deixar o carro no Parque de Estacionamento de Lisboa-Oriente vai poder usufruir de tarifas preferenciais, bastando para o efeito apresentar o bilhete do comboio; em Castelo Branco, os passageiros terão descontos de 50% no acesso a vários museus, através da exibição do bilhete do Comboio Vintage do Tejo.