Turismo de Marrocos cria Banco de Projetos
O Ministério do Turismo, Artesanato e Economia Social e Solidária e a Sociedade Marroquina de Engenharia Turística (SMIT) acabam de lançar o “Banco de Projetos Turísticos”, uma plataforma digital que visa estimular o investimento turístico no país, nomeadamente, ao nível de experiências.
Publituris
No âmbito do roteiro turístico 2023-2026, o Banco de Projetos Turísticos, acessível através da plataforma https://banqueprojetstourisme.ma/, oferece um catálogo de mais de 200 projetos típicos que servem de modelos inspiradores e duplicáveis em todo o território, indica o Ministério em comunicado de imprensa, citado pela imprensa local.
Com um objetivo de longo prazo de 600 projetos, esta iniciativa pretende enriquecer a oferta de experiências turísticas em diferentes zonas do país.
Cada projeto é cuidadosamente detalhado e inclui o valor estimado do investimento, o volume de negócios esperado, a rentabilidade operacional e até mesmo o emprego projetado. As oportunidades de investimento variam de 100.000 dirhams a 10 milhões de dirhams (MDH), visando assim uma ampla gama de investidores.
O referido banco de projetos, que pretende simplificar o processo de investimento no setor do turismo, permite identificar rapidamente os projetos mais promissores graças a um sistema de filtros por região, por tipo de atividade e por setor turístico. A plataforma também disponibiliza fichas informativas detalhadas e prontas a usar, oferecendo assim uma solução chave na mão a potenciais investidores.
O Banco de Projetos Turísticos não apresenta apenas oportunidades. Também orienta os investidores para um apoio abrangente. Da ideia inicial à concretização, incluindo o fácil acesso a subsídios estatais, a plataforma simplifica consideravelmente a jornada empreendedora.
Abrangendo os 14 setores temáticos e transversais do Roteiro, o Banco de Projetos Turísticos dá ênfase à inovação e à sustentabilidade. Oferece conceitos únicos e atrativos, incluindo atividades marítimas (excursões de observação de golfinhos, passeios de barco com fundo de vidro, ou pesca desportiva), atividades de entretenimento (cinema ao ar livre, minigolfe noturno, etc.) e desportos aéreos (parapente, paraquedismo, passeios de helicóptero, entre outros).
Envolve também experiências inovadoras como o Zoo 4.0 com realidade aumentada, circuitos de produtos locais (argão, cerejas, especiarias), além de atividades desportivas e de bem-estar (surf na areia, observação ornitológica, wingsuit, via ferrata, bungee jumping, ou terapia com areia).
O Banco de Projetos Turísticos faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento territorial. Ao direcionar os investimentos para projetos rentáveis e de elevado potencial, contribui para reforçar a atratividade de todas as regiões de Marrocos, em perfeita harmonia com o potencial turístico de cada uma.