Foto: Raiane Miranda – Assecom/RN
Comitiva portuguesa no Rio Grande do Norte para fomentar negócios e promover o turismo
Uma comitiva portuguesa, composta pelos gestores dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, além de empresários, foi recebida pela governadora do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Objetivo da delegação é fomentar oportunidades de negócios e promoção do turismo.
Publituris
Com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos em áreas como qualificação, turismo e sustentabilidade, o governo do Rio Grande do Norte recebeu uma comitiva de representantes dos municípios de Setúbal, Palmela, Sesimbra e empresários portugueses, tendo assinada uma carta de intenções para futuras parcerias, dão conta jornais daquele estado brasileiro do Norte.
A visita foi uma articulação definida após contactos iniciados em março de 2024, durante a visita de uma delegação do Rio Grande do Norte a Portugal, durante agenda paralela à BTL. A governadora do estado, Fátima Bezerra, e a secretária de Turismo, Solange Portela, estiveram na cidade portuguesa de Setúbal para conhecer o projeto “Clube das Mais Belas Baías do Mundo”.
A comitiva de Portugal, composta pelos presidentes das Câmaras Municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, estará no Rio Grande do Norte até o dia 9 de novembro. Também chegaram com eles empresários portugueses do ramo do turismo, energia renovável, agricultura, fruticultura, pesca, infraestrutura, qualificação, entre outros. O objetivo da visita é o intercâmbio de conhecimentos e a apresentação das potencialidades do Rio Grande do Norte em diversas áreas.
No período de sua estadia, a comitiva participará de workshops, a serem realizados no Centro de Convenções da cidade de Natal, ao longo da semana, sobre oportunidades de negócios, interesses comerciais e a área de turismo.
Recorde-se que os três municípios integram o Território da Arrábida, onde Setúbal é membro do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, uma associação sem fins lucrativos que reúne baías consideradas as mais belas mundialmente, com a chancela da UNESCO. Engloba 44 baías de diversos países, sendo do Brasil apenas uma, a Praia do Rosa em Santa Catarina.
Neste âmbito, a delegação portuguesa sugere a inclusão da Baía dos Golfinhos, no município de Tibau do Sul, e da Baía Formosa ao Clube das Baías Mais Lindas do Mundo. Para isso, serão feito esclarecimentos, uma reunião setorial e visitas técnicas aos municípios do estado visando estreitar a comunicação rumo às suas integrações, o que “implica em visibilidade, principalmente no aspeto turístico”, comenta a secretária estadual de Turismo, Solange Portela.