Filmes da Suíça e Caldas da Rainha são os grandes vencedores da 17.ª edição do ART&TUR
A 17.ª edição do ART&TUR decorreu na Lousã e contou com uma shortlist de 67 filmes, que foram selecionados entre 302 filmes promocionais e documentários, de 43 países, que se inscreveram e que foram avaliados pelo júri internacional, composto por 44 jurados.
Publituris
A 17.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que terminou domingos, 27 de outubro, na Lousã, consagrou dois filmes como os grandes vencedores, com o filme da Suíça a arrecadar o Grande Prémio da competição internacional, enquanto o filme “Caldas da Rainha Magnifica” venceu na competição nacional.
De acordo com a organização, o filme suíço “Grand Train Tour of Switzerland. The Ride of a Lifetime”, em que o tenista Roger Federer e o comediante Trevor Noah nos levam por uma viagem de comboio pela Suíça venceu a competição internacional, enquanto a competição nacional teve como premiado o filme “Caldas da Rainha Magnifica”, que foi produzido no âmbito do ART&TUR 2023, que decorreu nesta cidade.
“Durante os quatro dias do Festival, foram exibidos 67 filmes que integraram a shortlist da competição. Estes foram selecionados entre os 302 filmes promocionais e documentários, de 43 países, que se inscreveram e que foram avaliados pelo júri internacional, composto por 44 jurados”, refere a organização do festival, em comunicado.
Além dos dois grandes vencedores, o ART&TUR distinguiu também o filme “Vou Só 3 Dias”, da Turismo Centro de Portugal, com o primeiro lugar na categoria Turismo Ativo, sendo que “muitas outras propostas apresentadas por municípios e comunidades intermunicipais da região Centro foram também premiadas” nesta edição do festival.
O ART&TUR promoveu ainda três competições paralelas, como a iniciativa Art&Factory, que desafiou realizadores internacionais a filmarem na Lousã, na semana que antecedeu o festival, tendo todos os filmes que resultaram da iniciativa sido exibidos no evento.
“Participaram duas equipas, integralmente femininas, uma de realizadoras de Itália e outra da China. Venceu o filme “Lousã, How Did I Get Here?”, da equipa italiana”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.
Já a competição Art&Storytelling, em que estudantes de cinema tiveram workshops, apresentaram guiões e realizaram os seus filmes, com o acompanhamento de mentores, contou com a participação de uma equipa portuguesa (da Universidade da Beira Interior) e outra da Colômbia, que venceu, com o filme “Alma E-Xisto”.
O ART&TUR promoveu ainda a competição Blogging, que premiou o melhor conteúdo de blogue sobre a Lousã, na qual o vencedor foi o blog “Continuando à Procura”, com o artigo “Lousã – Uma viagem ao passado com os olhos postos no futuro”.
O ART&TUR é um festival que se realiza de forma itinerante na região Centro de Portugal, tendo as últimas sete edições decorrido em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém, Caldas da Rainha e, agora, Lousã.
O festival integra a rede mundial do CIFFT – Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de festivais do género.
O filme suíço que venceu a competição internacional pode ser visto aqui, enquanto o das Caldas das Rainha, que venceu o concurso nacional, está disponível aqui.