Ausência de aeroporto leva TCP a pedir “lobby” aos locadores de veículos para levar turistas à região
Durante a V Convenção Nacional da ARAC, o presidente da Turismo Centro de Portugal pediu ajuda aos locadores de veículos para “consciencializar os visitantes para as vantagens que têm em conhecer o território” do Centro de Portugal.
Inês de Matos
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Encontro sobre Turismo Arqueológico dia 30 de novembro em Braga
Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal e promete espalhar magia
O presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Raul Almeida, pediu esta sexta-feira, 18 de outubro, aos locadores de veículos que “façam lobby pelo centro de Portugal”, uma vez que esta atividade é “essencial para facilitar o acesso” dos turistas à região, na ausência de um aeroporto que sirva o território do Centro de Portugal.
Durante uma intervenção na V Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, Raul Almeida começou por recordar os “bons números” que a região tem vindo a apresentar, como o aumento acumulado de 5,5% nas dormidas ou de 10,2% nos proveitos da hotelaria, para se queixar da falta de trunfos que o Centro de Portugal tem para aumentar esse números, a exemplo de um aeroporto.
“Os números são muito bons, mas poderiam ainda ser muito melhores se tivéssemos os mesmos trunfos de outras regiões. Não temos nem vamos ter um aeroporto na nossa região e todos sabemos o impacto positivo que uma estrutura aeroportuária provoca no território onde está implementada. A falta dessa estrutura limita a nossa capacidade de captar fluxos internacionais”, lamentou o responsável.
Por isso, acrescentou Raul Almeida, a região só pode concentrar os seus “esforços para que uma parte dos fluxos turístico que chegam a Lisboa e ao Porto seja canalizada para o Centro de Portugal”, o que levou o responsável a desafiar os locadores de veículos presentes na V Convenção Nacional da ARAC para que “façam lobby pela região”.
“O desafio que vos deixo é que façam lobby. Façam lobby pelo centro de Portugal, a vossa atividade é essencial para facilitar o acesso à nossa oferta turística e pode-nos ajudar a conquistar cada vez mais visitantes para crescermos no turismo”, afirmou, explicando que o objetivo é “consciencializar os visitantes para as vantagens que têm em conhecer este território”.
O presidente da TCP participou na sessão de abertura da V Convenção Nacional da ARA, que decorreu sexta-feira, 18 de outubro, no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, perto de Óbidos, naquele que foi o segundo ano consecutivo em que o evento teve lugar no Centro de Portugal.