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“Pessoas e profissionalismo, união e consistência, capacidade de adaptação e de realização” são a fotografia da Go4Travel

João Matias, presidente do Conselho de Administração da Go4Travel, resumiu, na sua intervenção de abertura da convenção do grupo, que decorreu este fim de semana em Porto Santo, que “pessoas e profissionalismo, união e consistência, capacidade de adaptação e de realização”, são a fotografia do consórcio de viagens. Assegurou que a Go4Travel vai continuar a crescer e a inovar, chamando atenção para os desafios e oportunidades do setor da distribuição turística.

Carolina Morgado
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“Pessoas e profissionalismo, união e consistência, capacidade de adaptação e de realização” são a fotografia da Go4Travel

João Matias, presidente do Conselho de Administração da Go4Travel, resumiu, na sua intervenção de abertura da convenção do grupo, que decorreu este fim de semana em Porto Santo, que “pessoas e profissionalismo, união e consistência, capacidade de adaptação e de realização”, são a fotografia do consórcio de viagens. Assegurou que a Go4Travel vai continuar a crescer e a inovar, chamando atenção para os desafios e oportunidades do setor da distribuição turística.

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No ato que marcou a abertura do “The Golden Summit” da Go4Travel, que decorreu este fim de semana em Porto Santo, e que contou com a presença de 200 participantes, entre as suas agências de viagens e parceiros de negócio, o presidente do Conselho de Administração do grupo, João Matias, afirmou que “gostamos de acreditar que os projetos que temos desenvolvido na Go4Travel são muito relevantes para a vida das nossas empresas e que algumas destas realizações fazem parte integrante das suas cadeias de valor.

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Neste aspeto revelou as realizações que foram levadas a cabo, designadamente, no último ano: Demos continuidade á estratégia de acordos com parceiros, com foco na qualidade da oferta, serviço e rentabilidade, impulsionando crescimento, mitigando risco e entregando compromisso; Lançámos as bases para um novo modelo de monitorização de risco e de gestão de recursos financeiros, fundamental face ao elevado crescimento da atividade da empresa; Negociámos e fechámos os acordos com os GDS, Travelport e Amadeus, agora enquadrados pelas novas tendências de evolução dos sistemas de distribuição no transporte aéreo, leia-se NDC”.

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Mas muito mais, conforme evidenciou João Matias, foi feito ao longo deste ano: “Analisámos, também, as principais soluções tecnológicas de agregação para transporte aéreo, estudámos o impacto económico e operacional que a sua adoção poderá ter nas nossas empresas e elegemos a solução que tencionamos implementar em breve no grupo para fazer face ao incremento da complexidade operacional que se tem vindo a acentuar”.

No ano em que se apresenta com uma nova administração, o presidente da Go4Travel revelou ainda que “desenhámos um modelo para expansão do negócio do 4Book, desenvolvemos a contratação direta com hotéis, procurando aumentar a competitividade da oferta e a criação de valor para as nossas empresas, e demos sequência à evolução funcional desta plataforma que continua, a crescer consecutivamente a 2 dígitos ao ano, e em estreita colaboração com os nossos amigos do Grupo Ávoris, trabalhámos no plano tático da parceria estratégica, que muito nos orgulha”.

Este é o primeiro Summit de um novo Conselho de Administração da Go4Travel, com mandato de três anos. Assim, na sua sessão de abertura, João Matias deu a conhecer a nova equipa de gestão formada por nove pessoas e organizada por pelouros autónomos, com áreas de trabalho distintas e objetivos específicos: Produto – Tiago Madureira e Joana Silveira; Tecnologia – João Pinto e António Alves; Organização – Miguel Moser e António Moreno; Desenvolvimento – Ricardo Ferreira e Tiago Encarnação, mantendo Vasco Pinheiro como CEO do grupo.

O presidente do Conselho de Administração realçou, na sua intervenção que “temos o privilégio de trabalhar num setor muito atrativo, mas cheio de desafios – o turismo – que no fim é um setor de serviços, e estes são feitos por pessoas, a razão de ser da Go4Travel”, sem esquecer os parceiros de negócio, “cuja confiança na Go4Travel e nas suas empresas têm sido determinantes para construirmos uma oferta diferenciada e competitiva, muito valorizada no mercado, sempre sustentada em sólidas relações de confiança”.

Em relação à sua convenção, que começou em 2017 como uma plataforma de contacto entre empresas e parceiros de negócio, é hoje, segundo o empresário, “uma iniciativa que cruza networking, cultura, destinos e experiências, e tem como objetivo reforçar laços entre pessoas, promover parcerias e partilhar conhecimento sobre o mercado. É um espaço em que revemos amigos, abrimos novos caminhos e celebramos a nossa história”, para reafirmar que, ao longo dos anos, estas convenções “têm acompanhado o percurso da Go4Travel e testemunhado a nossa evolução conjunta”.

Crescer e inovar
O grupo de viagens Go4Travel é formado por 44 agências, mais de 100 pontos de venda, e com um capital humano de mais de 700 profissionais especializados, que “continua a crescer e a inovar”, de acordo com o seu presidente do Conselho de Administração, mas na sua opinião “a cada Summit que passa sentimos que o grupo não se resume só a números”, já que “pessoas e profissionalismo, união e consistência, capacidade de adaptação e de realização”, são ingredientes que “têm assegurado o nosso êxito numa indústria cada vez mais desafiante e em que quase tudo já foi profetizado, até que as agências de viagens estariam condenadas”.

Desafios
João Matias está convicto que “os desafios continuarão a aparecer e com eles também as oportunidades, para quem estiver atento e tiver a vontade e a capacidade de as aproveitar”, para sublinhar que “estamos numa nova fase de grande desenvolvimento tecnológico, em particular no que se refere à evolução da Inteligência Artificial e da Computação Quântica”, e defender que esta nova vaga de tecnologia “terá um impacto profundo em todas as atividades económicas, com uma especial incidência no turismo, enquanto atividade que se baseia, sobretudo, em informação, comunicação e conhecimento”.

E acredita que sejam quais forem os novos paradigmas a que estas novas realidades nos levem, “quem continuará a fazer a diferença são as pessoas, são as equipas, é o fator humano, somos nós”, por isso “juntos somos mais fortes. Este é o espírito sobre o qual a Go4Travel foi construída. É a razão de ser do nosso grupo, o principal alicerce da nossa identidade”.

João Matias deixou uma última mensagem no seu discurso de abertura da convenção da Go4Travel, em Porto Santo: “vale a pena continuarmos a explorar oportunidades e a inovar juntos”, concluindo que “estou seguro de que temos todas as condições para continuar a olhar o futuro com confiança e, enquanto assim for, o crescimento e a expressão da Go4Travel e das suas empresas no mercado continuarão a ser uma constante e uma garantia”.

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Parques de Sintra
Destinos

Melhor Destino Cultural do mundo fica em Sintra

A Parques Sintra recebe, pelo segundo consecutivo, o prémio de “Melhor Destino Cultural” do mundo, nos World Luxury Travel Awards 2024.

A Parques de Sintra foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o galardão de “Melhor Destino Cultural” do mundo, nos World Luxury Travel Awards 2024.

Reafirmando o posicionamento de Sintra como destino cultural de referência a nível internacional, o prémio reconhece o papel decisivo que a Parques de Sintra tem desempenhado na conservação, valorização e divulgação dos mais importantes valores patrimoniais que constituem a Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1995.

“Uma vez que o feedback dos visitantes está na base dos World Luxury Travel Awards, a conquista deste prémio atesta a qualidade da experiência de visita aos 11 parques e monumentos que a empresa tem ao seu cuidado”, afirma a Parques de Sintra, e comunicado.

Entre os 11 parques incluem-se o Parque e Palácio Nacional da Pena; os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz; o Chalet da Condessa d’Edla; o Castelo dos Mouros; o Parque e Palácio de Monserrate; o Convento dos Capuchos; e a Escola Portuguesa de Arte Equestre.

Os nomeados para as 146 categorias dos World Luxury Travel Awards – divididas pelos temas “Air”, “Water”, “Land”, “Destination” e “Lifestyle” – foram selecionados por um júri independente, cujas escolhas partem da avaliação efetuada por quem visita os locais, tendo em conta critérios como a excelência do serviço, a atenção ao detalhe, a eficiência, entre muitos outros.

Seguiu-se a fase de votação online, durante a qual tanto os profissionais da indústria do turismo, como o público em geral, elegeram os seus favoritos.

Os World Luxury Travel Awards foram criados em 2019 para distinguir as empresas que se destacam pela sua excelência no segmento das viagens de luxo e na indústria do turismo, proporcionando-lhes o reconhecimento internacional que merecem.

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Aviação

Aeroporto de Porto Alegre já voltou a receber voos

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, Brasil, recebeu esta segunda-feira, 21 de outubro, o primeiro voo depois das cheias de maio e conta voltar a receber voos internacionais a partir de 16 de dezembro.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, Brasil, voltou esta segunda-feira, 21 de outubro, a receber as primeiras ligações, depois do encerramento provocado pelas cheias de maio na cidade e em toda a região do Rio Grande do Sul.

O primeiro voo com destino ao Aeroporto de Porto Alegre foi da Azul, que ligou Campinas à capital do Rio Grande do Sul, numa ligação que contou com 174 passageiros e que transportou também o CEO da Azul – Linhas Aéreas Brasileira, John Rodgerson.

O momento do regresso dos voos ao Aeroporto de Porto Alegre foi testemunhado pela organização do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, cujo CEO, Eduardo Zorzanello, considerou tratar-se de “um momento marcante”.

O avião da Azul foi recebido em Porto Alegre pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e pelo ministro Paulo Pimenta, assim como pelo trade turístico da serra gaúcha, que esteve em peso no aeroporto e festejou o reinício das operações.

Após o voo da Azul, o Aeroporto Salgado Filho recebeu um voo da GOL Linhas Aéreas, com origem em Congonhas, prevendo-se que o primeiro dia de operação na infraestrutura aeroportuária contabilize 71 aterragens e descolagens, em voos que envolvem as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, servindo um total de nove mil passageiros.

As previsões indicam que, a partir de 28 de outubro, o aeroporto venha a contabilizar 98 voos entre partidas e chegadas, atendendo cerca de 15 mil passageiros, com este número a subir, a partir de 4 de novembro, para 122 aterragens e decolagens, servindo 16 mil passageiros.

A pista vai funcionar das 8h00 às 22h00 com capacidade para 181 voos entre aterragens e decolagens, o que significa 70% da capacidade total do aeroporto, enquanto o restabelecimento total da capacidade do Aeroporto Salgado Filho deverá ocorrer a 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarem a esta infraestrutura.

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Universidade Europeia e Câmara de Cascais estabelecem protocolo para Turismo e Gastronomia

O novo protocolo assenta nos domínios da investigação, transferência de conhecimento, prestação de serviços, projetos e eventos que promovam o Turismo Gastronómico.

A Universidade Europeia e a Câmara Municipal de Cascais estabeleceram um protocolo de cooperação com o objetivo de promover a realização de iniciativas nas áreas do Turismo e Gastronomia. A colaboração assenta nos domínios da investigação, transferência de conhecimento, prestação de serviços, projetos e eventos que promovam o Turismo Gastronómico.

A Câmara Municipal de Cascais (CMC) criou recentemente o projeto “Cascais Food Lab” com a intenção de potenciar a política de promoção para a oferta gastronómica no município, um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento turístico sustentável e de qualidade na região. Com o “Cascais Food Lab”, a autarquia pretende dinamizar as áreas da gastronomia e turismo, e aplicá-las à gastronomia local, nomeadamente na oferta da restauração do concelho e no incremento das competências dos colaboradores desta área.

Dadas as competências técnicas e científicas da Universidade Europeia nas áreas do Turismo e Gastronomia, a instituição de ensino poderá, assim, dar um contributo relevante para o desenvolvimento da área no concelho de Cascais, dado que o Turismo gastronómico é um setor emergente no mercado nacional e internacional.

No âmbito desta colaboração, os colaboradores municipais que queiram aprofundar os seus conhecimentos precisamente nestas áreas poderão usufruir de um desconto na inscrição e nas propinas para licenciaturas, pós-graduações e mestrados.

Recorde-se que a Universidade Europeia oferece programas bem estabelecidos na área do Turismo e Hospitalidade como é o caso das duas licenciaturas em Turismo e em Gestão Hoteleira, o Mestrado em Gestão do Turismo e as três Pós-graduações em Gestão Hoteleira, Gastronomia Criativa e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos.

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Madeira Golf Passport reforça oferta da modalidade na região

A marca de golfe permite aos golfistas jogar em três campos da ilha com um único passaporte.

O Madeira Golf Passport é uma marca criada com o objetivo de unir os três campos de golfe da região, os vários parceiros que promovem este desporto e o destino: Dreams by Hyatt, Melia Madeira Mare, Casa Velha do Palheiro, Vila BALEIRA, Golinfmadeira, Porto Santo Line bem como a Associação de Promoção da Madeira (APM).

O Clube de Golf Santo da Serra, o Palheiro Golf e o Porto Santo Golfe fazem já parte desta marca que atua num dos destinos mais relevantes no panorama dos amantes de golfe, a ilha da Madeira, que está inclusivamente nomeada na categoria de “World’s Best Emerging Golf Destination” nos World Golf Awards 2024.

De referir que, em 2023, a Região Autónoma da Madeira alcançou máximos históricos no golfe, como confirmam os dados disponibilizados pela Direção Regional de Estatística da Madeira: um aumento de 8,3%, face ao ano anterior, nas voltas dos três campos, com mais de 75.000 voltas; 73,9% das voltas foram realizadas por não-sócios, que são provenientes, maioritariamente, dos Países Nórdicos, de Portugal, da Alemanha e do Reino Unido; e, no total, a receita aumentou 22,1%, chegando aos 3,8 milhões de euros.

“A Madeira é um destino muito procurado e valorizado pelos golfistas, pelos seus campos desafiantes e, simultaneamente, únicos. É, por isso, importante para nós continuar a promover este interesse, criando cada vez mais oportunidades. Queremos ampliar a oferta da marca, de forma a cumprir as necessidades deste público específico”, sublinha o secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus.

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Centro de Portugal vai lançar novo produto turístico “focado nas estradas mais cénicas e históricas da região”

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, revelou a novidade esta sexta-feira, 18 de outubro, durante a sessão de abertura da V Convenção Nacional da ARAC.

O presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Raul Almeida, revelou esta sexta-feira, 18 de outubro, que a entidade regional de turismo vai lançar, no próximo mês, um novo produto turístico “focado nas estradas mais cénicas e históricas da região”.

De acordo com o responsável, que participou na sessão de abertura da V Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, esta será uma “oportunidade perfeita para enriquecer a oferta de road trips e criar novas rotas atrativas para quem visita de carro ou de mota” o Centro de Portugal.

Raul Almeida considerou que “viajar pelo Centro de Portugal ao volante é uma experiência invulgar” devido à “diversidade” das paisagens e à riqueza do património da região, que “transformam qualquer percurso numa nova experiência”.

“Estamos, aliás, a trabalhar para potenciar ainda mais essa experiência”, acrescentou, lembrando que, há alguns anos, a Turismo Centro de Portugal já tinha lançado “uma série de roteiros, precisamente para serem feitos de carro”, denominados “Road Trips Centro de Portugal”.

“Estes e outros produtos fazem parte de uma estratégia integrada, que está a dar frutos, o turismo no centro de Portugal está a crescer acima da média nacional em praticamente todos os indicadores”, congratulou-se Raul Almeida.

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Ausência de aeroporto leva TCP a pedir “lobby” aos locadores de veículos para levar turistas à região

Durante a V Convenção Nacional da ARAC, o presidente da Turismo Centro de Portugal pediu ajuda aos locadores de veículos para “consciencializar os visitantes para as vantagens que têm em conhecer o território” do Centro de Portugal.

O presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Raul Almeida, pediu esta sexta-feira, 18 de outubro, aos locadores de veículos que “façam lobby pelo centro de Portugal”, uma vez que esta atividade é “essencial para facilitar o acesso” dos turistas à região, na ausência de um aeroporto que sirva o território do Centro de Portugal.

Durante uma intervenção na V Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, Raul Almeida começou por recordar os “bons números” que a região tem vindo a apresentar, como o aumento acumulado de 5,5% nas dormidas ou de 10,2% nos proveitos da hotelaria, para se queixar da falta de trunfos que o Centro de Portugal tem para aumentar esse números, a exemplo de um aeroporto.

“Os números são muito bons, mas poderiam ainda ser muito melhores se tivéssemos os mesmos trunfos de outras regiões. Não temos nem vamos ter um aeroporto na nossa região e todos sabemos o impacto positivo que uma estrutura aeroportuária provoca no território onde está implementada. A falta dessa estrutura limita a nossa capacidade de captar fluxos internacionais”, lamentou o responsável.

Por isso, acrescentou Raul Almeida, a região só pode concentrar os seus “esforços para que uma parte dos fluxos turístico que chegam a Lisboa e ao Porto seja canalizada para o Centro de Portugal”, o que levou o responsável a desafiar os locadores de veículos presentes na V Convenção Nacional da ARAC para que “façam lobby pela região”.

“O desafio que vos deixo é que façam lobby. Façam lobby pelo centro de Portugal, a vossa atividade é essencial para facilitar o acesso à nossa oferta turística e pode-nos ajudar a conquistar cada vez mais visitantes para crescermos no turismo”, afirmou, explicando que o objetivo é “consciencializar os visitantes para as vantagens que têm em conhecer este território”.

O presidente da TCP participou na sessão de abertura da V Convenção Nacional da ARA, que decorreu sexta-feira, 18 de outubro, no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, perto de Óbidos, naquele que foi o segundo ano consecutivo em que o evento teve lugar no Centro de Portugal.

 

 

 

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ARAC destaca “papel fundamental” da locação automóvel para abordar “problemas estruturantes do turismo”

A V Convenção da ARAC decorreu sexta-feira, 18 de outubro, sob o tema “Locação Automóvel, motor da nova mobilidade”, e reuniu perto de 270 participantes no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, perto de Óbidos.

O presidente do Conselho Diretor da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, Duarte Nobre Guedes, defendeu esta sexta-feira, 18 de outubro, que a locação automóvel desempenha “um papel fundamental” para abordar “alguns dos problemas estruturantes do turismo”, a exemplo do excesso de litoralização da atividade turística.

“A “Locação Automóvel, motor da nova mobilidade” é o mote do dia de hoje e desempenha, na nossa opinião, um papel fundamental para abordar alguns dos problemas estruturantes do turismo, como é o caso do excesso de litoralização da atividade turística”, afirmou o responsável, na abertura da V Convenção Nacional da ARAC, decorreu no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, perto de Óbidos.

De acordo com o responsável, o turismo é “essencial para a economia portuguesa e para muitas empresas do setor” da locação automóvel, que “representa a maioria dos veículos adquiridos em Portugal”, mas que vive diversos desafios que necessitam de resposta e que vão marcar o atual mandato da associação.

Por isso, acrescentou Duarte Nobre Guedes, a ARAC quer ser “parte integrante e dialogante”, uma vez que os desafios que a “mobilidade moderna, sustentável e livre” traz “pedem um acompanhamento cada vez mais atento por parte da associação e o apoio e contributo dos seus associados”.

“São desafios que exigem uma agenda para a competitividade das empresas associadas e o posicionamento do setor como parte integrante e dialogante de uma mobilidade moderna, sustentável e livre”, defendeu Duarte Nobre Guedes.

Além dos desafios associados ao turismo, a V Convenção Nacional da ARAC debateu os “principais temas relevantes para esta indústria”, a exemplo do “salto tecnológico” trazido pela Inteligência Artificial e que, segundo o responsável, “promete impactar o funcionamento de qualquer organização”.

Em destaque esteve ainda a transição energética e a eletrificação dos veículos, que têm “criado alguns desafios para a indústria automóvel europeia e, consequentemente, para o setor da locação”, assinalou Duarte Nobre Guedes, defendendo que esta é “variável muito relevante para a competitividade da oferta e da qualidade do serviço”.

O “perfil do cliente atual, os seus hábitos de consumo”, assim como “o futuro da locação” foram outros dos temas em destaque na V Convenção Nacional da ARAC, que debateu o tema “Locação, Motor da Nova Mobilidade”, contou com a participação de cerca de 270 pessoas e um “destacado painel de oradores”.

 

 

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Foto: Associação Turismo do Algarve (ATA) – ilha do Farol

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Algarve recebe 110 agentes e operadores turísticos norte-americanos.

A região do Algarve será palco de um evento exclusivo de 22 a 27 de outubro, recebendo 110 operadores turísticos e agentes de viagens norte-americanos.

O Algarve vai ser a região anfitriã do “Visit Portugal Travel Trade Market Place”, que reunirá cerca de 110 operadores turísticos e agentes de viagens provenientes dos Estados Unidos da América (EUA) e do Canadá, juntamente com 120 empresas do Algarve e de outras regiões do país, com o objetivo de potenciar oportunidades de negócio e o fortalecimento de parcerias comerciais.

O evento “Visit Portugal Travel Trade Market Place” tem como objetivo dar a conhecer a diversidade da oferta turística das várias regiões do país e potenciar oportunidades de negócio e o fortalecimento de relações comerciais com agentes especializados do setor provenientes dos EUA e Canadá.

Promovido pelo Turismo do Algarve, em colaboração com o Turismo de Portugal, o evento acontece de 22 a 27 de outubro de 2024, sob o formato de “reverse workshop”, oferecendo às empresas presentes a possibilidade de reunir diretamente com compradores norte-americanos e canadianos, entre os quais operadores turísticos e agentes de viagens especializados nos segmentos lazer, M&I (Meetings & Incentives) e em ofertas direcionadas a produtos de nicho.

André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, sublinha a importância desta iniciativa, salientando que “receber o ‘Visit Portugal Travel Trade Market Place’ no Algarve reforça o empenho da nossa região em liderar a promoção do destino Portugal no panorama internacional. Sabemos que os mercados dos EUA e Canadá têm cada vez mais curiosidade e interesse pelo nosso país, temos assistido, nos últimos anos, a um desempenho notável dos indicadores turísticos nesse sentido. Como tal, este evento é uma oportunidade única para as empresas da região poderem fortalecer as relações comerciais com esses mercados e potenciar o aumento da captação de turistas norte-americanos e canadianos para o Algarve.

2 mercados em expansão
Entre 2017 e 2023, o mercado dos EUA cresceu aproximadamente 200% no Algarve, tornando-o a 3.ª região de destino em Portugal, com uma quota de 10% das dormidas. No caso do mercado canadiano, o Algarve é o segundo destino mais procurado em Portugal, com uma quota de cerca de 25%.

Ao longo do 1.º semestre de 2024, o interesse dos turistas provenientes dos EUA (+11,4%) e Canadá (+16,5%) pelo Algarve continuou a crescer, consolidando uma tendência que tem sido observada nos últimos anos.

“A colaboração próxima que o Turismo do Algarve mantém com o Turismo de Portugal tem sido essencial para a realização de ações estratégicas – como é o caso do ‘Visit Portugal Travel Trade Market Place’- que têm permitido ao destino fortalecer as relações transatlânticas e atrair cada vez mais visitantes do continente americano”, revelam os responsáveis da região, em comunicado.

Neste contexto, o Turismo do Algarve continua focado na identificação e criação de oportunidades que permitam estimular esta procura positiva e assegurar o reconhecimento do Algarve como um destino atrativo em todas as estações do ano. Este compromisso ganha ainda mais relevância perante a confirmação da United Airlines, que permitirá à região ter, pela primeira vez, ligações diretas aos EUA, através de quatro ligações semanais entre Faro e Nova Iorque, a partir de maio de 2025.

O “Visit Portugal Travel Trade Market Place” terá lugar no Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa, onde vão decorrer os dois dias de workshop, para além de sessões de capacitação sobre as sete regiões turísticas do país. O jantar de abertura será realizado no EPIC SANA Algarve.

Além das reuniões com os operadores turísticos e agentes de viagens, o evento contará também com a participação das principais companhias aéreas que conectam Portugal aos EUA e Canadá, como TAP, United Airlines, Delta Airlines, e SATA.

De referir que, após o workshop, alguns dos participantes terão a oportunidade de visitar as várias regiões do país através de pós-tours organizados em colaboração com as sete Agências Regionais de Promoção Turística: Algarve, Porto e Norte de Portugal, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Açores e Madeira.

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Aeroportos de Espanha registam 239 milhões de passageiros até setembro

Os aeroportos espanhóis operados pela AENA fecharam o mês de setembro com 29,6 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 7,6% face a setembro de 2023.

Os aeroportos da AENA registaram 237,8 milhões de passageiros nos primeiros nove meses de 2024, correspondendo a uma subida de 9,8% face ao período homólogo de 2023. Já o mês de setembro fechou com 29,6 milhões de passageiros, ou seja, mais 7,6% que em igual mês de 2023.

O Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas foi, uma vez mais, a infraestrutura aeroportuária mais utilizada em setembro, com 5,8 milhões de passageiros, mais 8,6% face a igual mês do ano passado.

Seguiram-se o aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, com mais de cinco milhões de passageiros (+10,3% face a setembro de 2023), Palma de Maiorca com pouco mais de quatro milhões (+5,5%), Málaga com 2,5 milhões (+10,4%), Alicante-Elche Miguel Hernández com 1,8 milhões (+15,3%), Ibiza com 1,2 milhões (-0,2%), Gran Canaria com 1,1 milhões (+6,6%) e Valencia com pouco mais de um milhão (+11,5%).

Em termos de movimentação de aeronaves, a liderança pertence, igualmente, ao aeroporto de Madrid com 36.457 movimentos (+7,5%), seguindo-se o El Prat de Barcelona com 31.683 (+11,3) e Palma de Maiorca com 28.191 (+6,2%), em setembro de 2024.

O grupo AENA (composto por 46 aeroportos e dois heliportos em Espanha, o aeroporto de London-Luton e 17 aeroporto no Brasil) movimentou um total 282,7 milhões de passageiros nos primeiros nove meses de 2024, correspondendo a uma subida de 8,9% face a igual período de 2023. Já no nono mês do atual exercício, todas as infraestruturas aeroportuárias da AENA fecharam com 34,8 milhões de passageiros, ou seja, mais 7% que em setembro de 2023, tendo movimentado 292.139 aeronaves (+5,8%).

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Acordo Go4Travel- Ávoris dá os primeiros passados

O acordo de intenções para uma parceria estratégica entre a Go4Travel e o Grupo Ávoris, assinado o ano passado, dá os primeiros passados, conforme foi anunciado no ato de abertura da convenção do consórcio de viagens que decorreu este fim de semana em Porto Santo. Neste âmbito, a Nortravel volta a integrar a Go4Travel.

Na Summit da Go4Travel realizada o ano passado, em Torres Vedras, “sublinhámos que este entendimento constituía um passo da maior importância para o crescimento da Go4Travel e para o fortalecimento do nosso posicionamento no mercado”, referiu Vasco Pinheiro, CEO do agrupamento”, indicando que “há um ano que temos estado a trabalhar com o Grupo Ávoris para potenciar esta parceria estratégica, dando corpo ao desenvolvimento de iniciativas com foco nas seguintes áreas: Maximização do poder de negociação com fornecedores; Venda cruzada entre os bancos de camas da Go4Travel e Grupo Ávoris;  Acesso da Go4Travel a ferramentas de consolidação do produto de operação turística do Grupo Ávoris; e criação de sinergias na área da formação”.

Nesta ótica, segundo revelou Vasco Pinheiro, e com o objetivo de oficializar esta parceria estratégica, que “ambas a empresas chegaram a acordo para a voltar a integrar a Nortravel na Go4Travel”, clarificando que este “é o primeiro passo formal na ligação entre os dois grupos, com benefícios mútuos, para o Grupo Ávoris e o corpo acionista da Go4Travel como um todo”.

Juan Carlos Gonzalez, diretor-geral do grupo Ávoris, João Matias, e Ricardo Ferreira, presidente do Conselho de Administração e administrador da Go4Travel, respetivamente, rubricaram o acordo.

Na sua intervenção, na abertura do “The Golden Summit”, João Matias já tinha salientado que “este ano, trabalhámos para dar forma a esta parceria que irá, seguramente, desempenhar um papel importante no sucesso futuro dos nossos dois grupos”.

Já o diretor geral do grupo Ávoris realçou que “há uma frase de que gostamos muito na Ávoris: se queres ir rápido vai sozinho, se queres chegar longe vai acompanhado”.

O responsável disse aos jornalistas que no quadro deste acordo estratégico “há muitos temas de contratação, de tecnologia, de formação e de produto, até porque “somos uma fábrica de produto”, para garantir que “vão começar a ver daqui para a frente desenvolvimentos concretos, que é o que queríamos e que vale a pena acreditar”.

Juan Carlos Gonzalez lembrou que hoje, um dos seus operadores turísticos, a Nortravel já era membro da Go4Travel. “É a semente perfeita para que daqui para a frente toda a Ávoris possa entrar na família Go4Travel”, sublinhou, para apontar que a entrada da Ávoris “vai ser até onde podermos desenvolver os acordos”, até porque “partilhamos valores e isso é muito importante quando se celebram acordos. Apesar das diferenças de tamanho, somos muito parecidos a nível de valores, e o valor que nos representa aqui em Portugal, é que lideramos, mas com muita humildade”.

Para já, e conforme afirmou aos jornalistas, o diretor geral do grupo Ávoris encara o próximo ano “com otimismo. Oxalá viessem quatro ou cinco anos como 2024, que foi um ano mais que decente”.

Refira-se e segundo disse, “somos o grupo turístico líder na Península Ibérica, vendemos 4.500 milhões de euros, o que parece muito e pode parecer que perdemos o controlo, mas realmente esses 4.500 milhões de euros fazem-se loja a loja, centro a centro, evento a evento. É o que faz com que nos pareçamos bastante com a Go4Travel do que à primeira vista podia parecer”, concluiu.

 

 

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