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Turismo

Quase 40% das empresas no turismo não apoia os seus trabalhadores imigrantes, revela Observatório do Talento Migratório do Turismo

Os resultados do Observatório do Talento Migratório do Turismo da Porto Business School (PBS) sublinham a necessidade de maior transparência e estruturação nos programas de apoio à integração de trabalhadores migrantes no setor do turismo em Portugal.

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Quase 40% das empresas no turismo não apoia os seus trabalhadores imigrantes, revela Observatório do Talento Migratório do Turismo

Os resultados do Observatório do Talento Migratório do Turismo da Porto Business School (PBS) sublinham a necessidade de maior transparência e estruturação nos programas de apoio à integração de trabalhadores migrantes no setor do turismo em Portugal.

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Os primeiros resultados do Observatório do Talento Migratório do Turismo da Porto Business School (PBS), sublinham a necessidade de maior transparência e estruturação nos programas de apoio à integração de trabalhadores migrantes no setor do turismo em Portugal.

O estudo, divulgado na véspera do Dia Mundial do Turismo, revela que 38,5% das empresas do setor não implementam medidas formais de apoio à integração de migrantes, como programas de acolhimento e orientação, embora 21,6% ofereçam algum suporte, como orientação e acolhimento, e 8,9% promovam apoio linguístico e formação.

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Nesse âmbito, o Observatório Talento Migratório do Turismo da Porto Business School conclui a necessidade de melhorar a sensibilização para a diversidade e desenvolver programas de inclusão da força de trabalho migrante, incluindo formação linguística, qualificação profissional, bem como apoio administrativo. Neste ponto, destaque para a regularização da residência, autorizações de trabalho, segurança social e seguro de saúde, ou o suporte na obtenção de alojamento digno. Adicionalmente, o apoio à integração das famílias dos migrantes, com acesso a serviços de educação e saúde, é apontado como essencial.

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Outra constatação relevante é que 21,7% das organizações a operar no setor do turismo não identificam desafios de elevada dimensão ou não estão cientes das dificuldades associadas à integração dos migrantes, o que sugere uma perceção e gestão empresarial de menor complexidade. No entanto, 25,5% das organizações destacam o recrutamento e retenção de talentos multiculturais como o maior desafio, seguido da adequação de qualificações (20,3%) e questões legais e regulatórias (9,4%).

Relativamente ao nível salarial, a perceção geral é de equidade salarial entre migrantes e trabalhadores portugueses em funções similares, com a maioria dos respondentes (81,9%) a acreditar que ambos os grupos auferem o mesmo rendimento. De registar, contudo, que 21% dos respondentes admitem desconhecer as políticas de compensação, o que sugere uma alegada falta de transparência remuneratória em algumas organizações.

Para Rita Marques, diretora do Tourism Futures Centre da Porto Business School, “o Observatório do Talento Migratório do Turismo releva que, pese embora existirem empresas com algumas iniciativas interessantes tendentes à integração de migrantes nas suas organizações, há muito espaço para dinamizar programas estruturados de apoio aos migrantes que incluam, não só componentes formativas, mas, também, componentes associadas à integração social e familiar dos migrantes, ou alojamento e condições de vida”.

“Sem os migrantes, verificar-se-ia uma implosão de alguns setores da nossa economia, em particular no turismo. O setor tem de cuidar, não só dos turistas, mas da sua força de trabalho: 16% dos trabalhadores do turismo são estrangeiros, mas perto de 40% das organizações no setor do turismo não têm implementado quaisquer medidas formais de apoio à integração destes trabalhadores”, sublinha ainda Rita Marques.

Recorde-se que, segundo o Relatório de Migrações e Asilo 2023 da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), a população estrangeira residente em Portugal aumentou 33,6%, face a 2022, totalizando 1.044.606 pessoas. Em 2023, os brasileiros representavam a maior comunidade (35,3%), seguidos por Angola (5,3%), Cabo Verde (4,7%), Reino Unido (4,5%) e Índia (4,2%).

O mesmo documento indicava que, nos últimos anos, cerca de um quinto dos estrangeiros empreendedores (19,9%) estiveram ligados a atividades de alojamento, restauração e similares. Esta tendência tem sido crescente face ao aumento de 54,6% de novos negócios liderados por estrangeiros no turismo, quando o crescimento em todos os setores foi de 34,5%. Adicionalmente, o Observatório das Migrações 2023 refere que, no turismo, dois em cada dez trabalhadores são estrangeiros, com 15,9% ligados ao alojamento e restauração, 9% a mais do que os trabalhadores portugueses.

De referir que o Observatório do Talento Migratório do Turismo é uma iniciativa do Tourism Futures Center, integrado no Innovation X Hub da Porto Business School, tendo como objetivos identificar desafios, oportunidades e boas práticas na integração e qualificação do talento imigrante.

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Nova edição: Entrevista ao presidente da CTP, Inland Portugal, a sustentabilidade na easyJet, o novo Queen Anne e Turismo de Saúde e Bem-estar

Na edição que marca o Dia Mundial do Turismo, publicamos uma entrevista com o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros. Além disso, damos a conhecer a Inland Portugal, a estratégia da easyJet para a modernização do espaço aéreo, a nova rainha do Cunard Line. A terminar, um dossier sobre Turismo de Saúde e Bem-estar.

Na data em que se assinala o Dia Mundial do Turismo e a Confederação do Turismo de Portugal organiza a VII Cimeira do Turismo Português, o jornal Publituris publica uma entrevista com o presidente da CTP, Francisco Calheiros.

Na conversa, realizada uma semana antes da Cimeira e ainda com os incêndios a lavrarem no centro e norte de Portugal, Francisco Calheiros admite que estes têm “claramente impacto no turismo”. E dá o exemplo: “tinha dois eventos no Porto. Ambos foram cancelados de um dia para o outro ou mesmo no próprio dia. Isto implica cancelamento de transportes, alojamento, catering, aluguer de salas, entre outros”.

Quanto aos números que se avançam para a atividade turística em Portugal, em 2024, o presidente da CTP socorre-se do programa desenvolvido internamento e que dá conta de um crescimento entre 2% a 3% para o presente ano nas dormidas. Contudo, Francisco Calheiros é cauteloso e com as opiniões que estão a surgir anti-turismo, salienta que, “nesta fase, não aconselha muito a que falemos em novos recordes no turismo”.

Certo é que, com os objetivos da Estratégia Turismo 2027 praticamente alcançados, o presidente revela que o Turismo de Portugal já está, “e bem”, a lançar as bases para a nova estratégia.

No entanto, enumera três fatores determinantes que podem, de um momento para o outro, escalar e ter consequências graves: “a guerra na Europa, com a invasão da Ucrânia pela Rússia; o conflito no Médio Oriente; e as eleições nos EUA”.

Quanto a outros temas, para o aeroporto pede um cronograma de atuação e critica a falta de uma “solução intermédia” que diz ser o Montijo; na TAP, há que definir bem o que se quer privatizar para depois alinhar calendário e receber as propostas.

Defendendo o IVA turístico e frontalmente contra as taxas turísticas, quanto ao Orçamento de Estado para 2025, Francisco Calheiros admite que a não aprovação, independentemente de eleições antecipadas ou gestão em duodécimos é “péssima”.

Finalmente, reforçando que “este é o meu último mandato à frente da CTP”, Francisco Calheiros conclui que “O turismo é uma atividade muito diferente das outras, é provavelmente a atividade mais transversal que temos. O turismo põe tudo a mexer”.

A agência de tours, Inland Portugal, que dispõe de um menu de experiências de viagem, para pequenos grupos, desenhado para explorar locais, projetos e comunidades menos conhecidos do interior do país, está a dar os seus primeiros passos. A proprietária da empresa, Alexandra Melo, promete, conforme disse ao Publituris, uma imersão autêntica e enriquecedora, focada não apenas nas paisagens lugares pouco visitados, mas também em projetos sociais, ecológicos e comunitários que estão a transformar estas regiões, num convite à descoberta de um Portugal real.

Depois de darmos a conhecer o novo ICC – Integrated Control Centre da easyJet é a vez de publicarmos um artigo sobre o plano estratégico da companhia aérea para a modernização do espaço aéreo, renovação da frota, assim como a aposta em combustíveis sustentáveis e em aviões sem amissões de CO2.

Se Johan Lundgren, CEO da easyJet, admite estarem “entre as companhias aéreas que mais esforços dedicam a este tema, o que significa, atualmente, reduzir em 5% as emissões, e objetivos de “alcançar uma redução de 35% até 2035”, o ministro da Aviaçáo do Reino Unido, Mike Kane, admite “estarmos a aproximar-nos da realidade de virmos a ter voos movidos a hidrogénio, em 2035”.

Inaugurado em maio, o Queen Anne é o mais recente navio de cruzeiro da Cunard Line e esteve em Lisboa a 19 de setembro, numa escala que motivou a visita de um grupo de agentes de viagens portugueses convidados pela Mundomar Cruzeiros, que representa a companhia em Portugal, que pôde conhecer, em primeira mão, a nova rainha desta companhia de cruzeiros norte-americana.

Finalmente, no dossier, dedicado ao Turismo de Saúde e Bem-estar, o secretário-geral da Associação Termas de Portugal (ATP), João Pinto Barbosa, revela, em entrevista, que existem 44 estabelecimentos de termas em funcionamento no país, quase todas deixando o efeito da sazonalidade para trás, por isso abertas a maior parte do ano, e constituindo-se, os principais, e tantas vezes únicos, dinamizadores das economias locais e da criação e retenção de emprego nas regiões do interior e de baixa densidade.

Além, do “Check-in”, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), João Freitas (Highgate Portugal) e Sónia Brochado (BTRUST).

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Edição Digital: Entrevista ao presidente da CTP, Inland, a sustentabilidade na easyJet, o novo Queen Anne e Turismo de Saúde e Bem-estar

Na edição que marca o Dia Mundial do Turismo, publicamos uma entrevista com o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros. Além disso, damos a conhecer a Inland Portugal, a estratégia da easyJet para a modernização do espaço aéreo, a nova rainha do Cunard Line. A terminar, um dossier sobre Turismo de Saúde e Bem-estar.

Na data em que se assinala o Dia Mundial do Turismo e a Confederação do Turismo de Portugal organiza a VII Cimeira do Turismo Português, o jornal Publituris publica uma entrevista com o presidente da CTP, Francisco Calheiros.

Na conversa, realizada uma semana antes da Cimeira e ainda com os incêndios a lavrarem no centro e norte de Portugal, Francisco Calheiros admite que estes têm “claramente impacto no turismo”. E dá o exemplo: “tinha dois eventos no Porto. Ambos foram cancelados de um dia para o outro ou mesmo no próprio dia. Isto implica cancelamento de transportes, alojamento, catering, aluguer de salas, entre outros”.

Quanto aos números que se avançam para a atividade turística em Portugal, em 2024, o presidente da CTP socorre-se do programa desenvolvido internamento e que dá conta de um crescimento entre 2% a 3% para o presente ano nas dormidas. Contudo, Francisco Calheiros é cauteloso e com as opiniões que estão a surgir anti-turismo, salienta que, “nesta fase, não aconselha muito a que falemos em novos recordes no turismo”.

Certo é que, com os objetivos da Estratégia Turismo 2027 praticamente alcançados, o presidente revela que o Turismo de Portugal já está, “e bem”, a lançar as bases para a nova estratégia.

No entanto, enumera três fatores determinantes que podem, de um momento para o outro, escalar e ter consequências graves: “a guerra na Europa, com a invasão da Ucrânia pela Rússia; o conflito no Médio Oriente; e as eleições nos EUA”.

Quanto a outros temas, para o aeroporto pede um cronograma de atuação e critica a falta de uma “solução intermédia” que diz ser o Montijo; na TAP, há que definir bem o que se quer privatizar para depois alinhar calendário e receber as propostas.

Defendendo o IVA turístico e frontalmente contra as taxas turísticas, quanto ao Orçamento de Estado para 2025, Francisco Calheiros admite que a não aprovação, independentemente de eleições antecipadas ou gestão em duodécimos é “péssima”.

Finalmente, reforçando que “este é o meu último mandato à frente da CTP”, Francisco Calheiros conclui que “O turismo é uma atividade muito diferente das outras, é provavelmente a atividade mais transversal que temos. O turismo põe tudo a mexer”.

A agência de tours, Inland Portugal, que dispõe de um menu de experiências de viagem, para pequenos grupos, desenhado para explorar locais, projetos e comunidades menos conhecidos do interior do país, está a dar os seus primeiros passos. A proprietária da empresa, Alexandra Melo, promete, conforme disse ao Publituris, uma imersão autêntica e enriquecedora, focada não apenas nas paisagens lugares pouco visitados, mas também em projetos sociais, ecológicos e comunitários que estão a transformar estas regiões, num convite à descoberta de um Portugal real.

Depois de darmos a conhecer o novo ICC – Integrated Control Centre da easyJet é a vez de publicarmos um artigo sobre o plano estratégico da companhia aérea para a modernização do espaço aéreo, renovação da frota, assim como a aposta em combustíveis sustentáveis e em aviões sem amissões de CO2.

Se Johan Lundgren, CEO da easyJet, admite estarem “entre as companhias aéreas que mais esforços dedicam a este tema, o que significa, atualmente, reduzir em 5% as emissões, e objetivos de “alcançar uma redução de 35% até 2035”, o ministro da Aviaçáo do Reino Unido, Mike Kane, admite “estarmos a aproximar-nos da realidade de virmos a ter voos movidos a hidrogénio, em 2035”.

Inaugurado em maio, o Queen Anne é o mais recente navio de cruzeiro da Cunard Line e esteve em Lisboa a 19 de setembro, numa escala que motivou a visita de um grupo de agentes de viagens portugueses convidados pela Mundomar Cruzeiros, que representa a companhia em Portugal, que pôde conhecer, em primeira mão, a nova rainha desta companhia de cruzeiros norte-americana.

Finalmente, no dossier, dedicado ao Turismo de Saúde e Bem-estar, o secretário-geral da Associação Termas de Portugal (ATP), João Pinto Barbosa, revela, em entrevista, que existem 44 estabelecimentos de termas em funcionamento no país, quase todas deixando o efeito da sazonalidade para trás, por isso abertas a maior parte do ano, e constituindo-se, os principais, e tantas vezes únicos, dinamizadores das economias locais e da criação e retenção de emprego nas regiões do interior e de baixa densidade.

Além, do “Check-in”, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), João Freitas (Highgate Portugal) e Sónia Brochado (BTRUST).

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A Soltour reforça portefólio de destinos na Ásia

O operador turístico Soltour está a consolidar a sua presença em mercados asiáticos estratégicos para dar resposta à crescente procura por parte dos viajantes portugueses, com novas operações para a China, Coreia do Sul e Maldivas.

A Soltour oferece novas rotas que permitirão aos viajantes mergulhar na cultura da China, descobrir os tesouros menos conhecidos da Coreia do Sul, e relaxar nas praias das Maldivas.

Com este alargamento da operação com partidas selecionadas, o objetivo do operador turístico “é consolidar a sua posição nos mercados estratégicos da Ásia, respondendo ao aumento da procura por parte dos viajantes portugueses que, cada vez mais, escolhem esta região como destino de férias: um território rico em cultura, gastronomia, natureza, tradição e exotismo”, destaca Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Espanha e Portugal.

O circuito de 17 dias pela China é uma imersão completa na diversidade do país. Começando em Pequim, os viajantes poderão visitar monumentos históricos como a Grande Muralha e o Exército de Terracota em Xi’an. A viagem continua para Luoyang, Chengdu, Guilin e Guangzhou, explorando paisagens icónicas e a mistura de culturas em Macau e Hong Kong. O itinerário combina séculos de história com a modernidade de cidades como Xangai.

Na Coreia do Sul, uma viagem de seis dias leva os viajantes de Seul, passando pelo Palácio Changdeokgung e pelo bairro trendy de Gangnam, até Suwon e Jeonju, onde podem apreciar a cidade antiga e a gastronomia local. A aventura culmina em Busan, uma cidade costeira que funde o natural com o urbano.

Nas Maldivas, o operador turístico oferece uma grande variedade de hotéis para todos os gostos e orçamentos, desde escapadelas românticas em resorts luxuosos a planos familiares mais económicos. E com várias datas de partida, é fácil encontrar a opção que melhor se adapta à disponibilidade de cada viajante.

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Turismo internacional injeta 4,8 mil milhões de dólares em oito meses no Brasil

Os turistas estrangeiros deixaram 4,8 mil milhões de dólares na economia brasileira, nos primeiros oito meses do ano, um crescimento de 10% face a 2023. O resultado é o melhor em 29 anos.

De janeiro a agosto de 2024, os gastos de turistas estrangeiros no Brasil ultrapassaram os 4,8 mil milhões de dólares, representando o melhor resultado para o período nos últimos 29 anos. O montante é cerca de 10% superior ao registado no mesmo período de 2023, segundo dados divulgados pelo Banco Central do Brasil.

Celso Sabino, ministro do Turismo, atribui esse crescimento ao fortalecimento das ações de promoção internacional e aos investimentos em conectividade aérea e infraestrutura turística. “O Brasil é um país que oferece belezas naturais, cultura e gastronomia num ambiente seguro e este aumento nos gastos é fruto do nosso trabalho para atrair mais visitantes”, afirma o governante.

Por sua vez, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca a importância económica do turismo para o país. “O turismo é um setor de grande impacto, com 95% dos negócios formados por pequenas empresas, gerando emprego e receitas nos municípios, grandes e pequenos”, enfatiza.

Refira-se que o Governo Federal tem como meta, registada no novo Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, posicionar o Brasil como o maior recetor de turistas da América do Sul. O objetivo é alcançar 8,1 milhões de turistas estrangeiros anuais e gerar 8,1 mil milhões de dólares em receitas no período de vigência do plano. Segundo o ministro,  “mantendo esses bons resultados, atingiremos a marca de 10 milhões de visitantes estrangeiros”.

Nos primeiros oito meses de 2024, o Brasil recebeu mais de 4,45 milhões de turistas internacionais, um aumento de 10,7% em comparação com o mesmo período de 2023. Em agosto, 417,9 mil viajantes internacionais visitaram o país, 14,5% a mais que no mesmo mês do ano anterior.

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“Amazing Thailand Passport Privileges” vai surpreender visitantes com prémios e descontos

No âmbito do projeto “Amazing Thailand Passport Privileges”, os turistas que visitarem a Tailândia entre 1 de outubro e 16 de dezembro deste ano receberão prémios, brindes e privilégios especiais em mais de 300 estabelecimentos do país, incluindo grandes armazéns, centros comerciais, companhias aéreas, restaurantes e cafetarias, alojamentos e centros de saúde e bem-estar.

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) vai proporcionar compras e serviços turísticos no âmbito do projeto “Amazing Thailand Passport Privileges”, que decorrerá entre 1 de outubro e 16 de dezembro deste ano.

Este projeto é um elemento-chave da campanha “WOW! Thailand Passport Privileges” cujo principal propósito é aumentar os rendimentos da indústria do turismo (a meta de receitas definida para este ano é de 3,5 biliões de Baht, cerca de 95 mil milhões de euros, impulsionar o número de turistas estrangeiros que visitam o país de forma a alcançar a meta definida para este ano de 36,7 milhões de visitantes, estimular a economia e melhorar a boa imagem dos serviços turísticos tailandeses. Foram concebidos benefícios especiais para elevar as experiências de viagem na Tailândia tanto para turistas de mercados de curta distância, como a China, Coreia do Sul, Japão, Taiwan, Indonésia e Malásia, como para mercados de longa distância na Europa, EUA e Canadá.

Os “Amazing Thailand Passport Privileges” dividem-se em quatro atividades principais:

– “Must do Souvenirs: From Heart to Hands” prevê a distribuição de 10 mil souvenirs baseados no conceito “Must-Do in Thailand” pelos turistas estrangeiros que cheguem a três aeroportos internacionais da Tailândia – Suvarnabhumi, Don Mueang e Phuket.

– “WOW Thailand: Must Do Package” oferece descontos e privilégios especiais para os primeiros 10 mil turistas estrangeiros na Tailândia, sendo que todos eles devem preencher o registo online de forma a poderem resgatar os seus “privilégios” para usarem nos estabelecimentos aderentes.

– “WOW Thailand: Lucky Number” oferece um total de 20 pacotes de férias, avaliados em 700.000 Baht (19.500€) no total, por cada 10.000 turistas na Tailândia, do 10.000º, 20.000º ao 200.000º turista. Cada pacote, avaliado em 35.000 Baht (950€), inclui passagens aéreas domésticas e descontos em alojamentos, restaurantes e entretenimentos.

– “WOW Thailand: Big Surprise!” atribui o grande prémio, no valor de 300.000 Baht (8.220€), ao vencedor que preencher o questionário, através de um selecionador aleatório.

 

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Investimento, emprego e habitação entre as propostas da AHP para o OE 2025

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) foca as suas propostas para o Orçamento de Estado 2025 (OE 2025) em três áreas: investimento, emprego e habitação, tendo ainda uma palavra a dizer sobre os parâmetros que considera serem “fundamentais” consagrar nas taxas turísticas cobradas pelos municípios.

No âmbito do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC), a associação propõe o aumento das deduções fiscais para investimentos em renovação e modernização das unidades hoteleiras, “especialmente incrementado quando feito em soluções ambientalmente sustentáveis e em zonas fora dos grandes polos turísticos”, como refere em nota de imprensa.

Aponta também para a criação de um novo incentivo específico para a internacionalização das empresas, com a “dedução à matéria coletável da compra de participações sociais e nos aumentos de capital que garantam o controlo das operações em mercados estrangeiros”.

Já relativamente às medidas de apoio ao emprego e retenção de talento, a associação defende “a implementação de incentivos para a criação de contratos permanentes”, a par de incentivos às empresas para a melhoria das condições de remuneração sem a carga fiscal associada, “como atribuição de prémios, seguros de saúde e apoio à educação”.

Outra das propostas dos hoteleiros portugueses nesta área de atuação passa pela isenção de IRS e Segurança Social (SS) para trabalho suplementar até 200 horas anuais, a par da isenção total de tributação sobre gorjetas “até um determinado limite”, que a AHP não define.

A associação de hoteleiros refere também que uma das suas grandes preocupações, a par da de “várias outras associações e empresários prende-se com a mobilidade laboral e o custo da habitação”, razão pela qual propõe a criação de um “subsídio de apoio à habitação”. Este “valor pecuniário” seria atribuído pelas empresas aos trabalhadores até um determinado montante mensal, de acordo com a AHP, sendo-lhe aplicado o mesmo tratamento fiscal que tem o subsídio de refeição, com isenção de impostos.

Quanto ao tema das taxas turísticas, a AHP continua a pedir “coerência, proporcionalidade e transparência”, propondo a definição na Lei das Finanças Locais ou no Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais “de critérios claros e uniformes para a criação, aplicação e destino das taxas turísticas pelos municípios”. No seu entender, esta medida deverá ter em conta uma “maior equidade e proporcionalidade, não penalizando as deslocações e estadas de residentes em Portugal, quando em trabalho ou em lazer”. Frisa ainda a necessidade de a futura definição indicar “os fins a que as taxas se destinam”.

Numa nota final, a AHP pede por “um programa de simplificação fiscal e de incentivo à fusão de empresas para potenciar economias de escala”.

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Região de Lisboa renova parceria com a Cultura

A ERT Lisboa renovou o acordo de colaboração com o Centro Nacional de Cultura. Até ao final de 2024 serão reforçados os investimentos em três roteiros.  

A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) assinou um novo acordo de colaboração com o Centro Nacional de Cultura, com o objetivo de continuar a promover os roteiros “Caminhos de Fátima – Caminho do Tejo”, “Caminho de Santiago” e “Lisboa: Bairros e Lojas com História”.

Até ao final do ano, serão desenvolvidos vários materiais promocionais, em parceria com os municípios de Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira.

Carla Salsinha, presidente da Comissão Executiva da ERT-RL, salienta que “a renovação desta parceria permite conferir sustentabilidade e continuidade ao trabalho que temos desenvolvido em conjunto com o Centro Nacional de Cultura, desde o ano passado. Vamos agora investir em três projetos de grande dimensão que resultarão num maior usufruto da região, por parte de peregrinos, visitantes e turistas”.

Do projeto “Caminhos de Fátima – Caminho do Tejo” resultará a produção de uma edição, em papel, do Roteiro do Caminho do Tejo, disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol), a atualização da plataforma/site Caminhos de Fátima – Caminho do Tejo, a ampliação da coleção de postais Caminho do Tejo e a criação e produção de materiais de apoio ao peregrino.

Já para o projeto “Caminho de Santiago” será realizado o processo de identificação e verificação detalhada do percurso – incluindo as jornadas, os recursos logísticos e a sinalização -, a organização de um dossiê para candidatura à certificação, a criação de da marca Caminho de Santiago para utilização nos suportes de comunicação na Região de Lisboa e a produção de materiais de comunicação, em colaboração com a Associação Via Lusitana.

No contexto do projeto “Lisboa: Bairros e Lojas com História” será realizada a produção e edição, em papel, de um mapa “Lojas com História”, em parceria com o Programa homónimo da Câmara Municipal de Lisboa e disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol), a produção e edição de um desdobrável sobre “Lisboa: Bairros Históricos e Tradicionais”, disponível em dois idiomas (português e inglês) e o desenvolvimento de um programa de capacitação/especialização para profissionais do turismo sobre o projeto em questão.

Os investimentos nos três projetos serão realizados até ao final de 2024, reforçando o compromisso da ERT-RL e do Centro Nacional de Cultura com a promoção sustentável do turismo na Região de Lisboa e contribuindo para a valorização cultural e histórica da mesma.

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Hotéis de Macau recebem 1,26 milhões de hóspedes em agosto

Os hotéis de Macau receberam mais de 1,26 milhões de hóspedes em agosto, menos 3,8% em termos anuais.

Dos 1.261.000 hospedados no território – “número que quase atingiu o nível de agosto de 2019 (99,7%)” – os hóspedes internacionais (73 mil) aumentaram 21%, destacando-se a Coreia do Sul com 26 mil, ou mais 40,3%, no mês em análise, de acordo com um comunicado da Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

Nos oito primeiros meses deste ano, os 144 estabelecimentos hoteleiros hospedaram 9.773.000 pessoas, mais 12,9%, face a idêntico período de 2023 e o período médio de permanência dos hóspedes manteve-se em 1,7 noites, acrescentou.

Naquele período, a taxa de ocupação média dos quartos de hóspedes dos estabelecimentos hoteleiros foi de 85,5%, mais 4,6 pontos percentuais relativamente ao mesmo período de 2023.

Entre janeiro e agosto, o número de entradas de visitantes que chegaram em excursões a Macau equivaleu a 1.388.000 (+127,6%, face ao mesmo período de 2023), dos quais 1.240.000 eram visitantes em excursões provenientes do Interior da China e 128.000 eram visitantes internacionais em excursões, tendo subido 115,5% e 352,2%, respetivamente, assinalou.

O número de entradas de visitantes em excursões da Coreia do Sul (51.000) cresceu 587,9% e o da Índia (18.000) subiu 1.165,9%.

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Outono traz descontos até 25% em unidades do grupo Hoti Hoteis

Com a chegada do outono, as ruas ganham novas cores e as temperaturas tornam-se mais amenas, criando o cenário perfeito para uma escapadinha relaxante ou para explorar uma nova cidade. […]

Com a chegada do outono, as ruas ganham novas cores e as temperaturas tornam-se mais amenas, criando o cenário perfeito para uma escapadinha relaxante ou para explorar uma nova cidade. É com este mote que o Grupo Hoti Hoteis lança uma campanha especial com descontos até 25% em unidades de diferentes pontos do país, a decorrer até dia 27 de outubro.

Lisboa é fascinante em qualquer altura do ano, no entanto, o outono traz-lhe um charme especial, destacando-se o aroma a castanhas assadas que invade as avenidas. Esta é a estação ideal para passear pelas icónicas colinas, explorar os bairros históricos ou desfrutar de um café num local aconchegante. O Hotel Star inn Lisbon, com a sua localização estratégica perto do aeroporto, é o ponto de partida ideal para uma visita à capital. E, durante a “Autumn Sale”, é possível usufruir de 10% de desconto na reserva da estadia.

Mais a norte, a Invicta possui uma atmosfera mágica e, sem a agitação do verão, este é o momento perfeito para um passeio com vista para o rio Douro ou para descobrir o melhor da gastronomia local, como visitar uma cave de vinho do Porto. O Hotel Star inn Porto oferece uma estadia confortável e cómoda, a poucos minutos do centro. Por outro lado, o Hotel da Música, localizado no icónico Mercado do Bom Sucesso, permite aliar a tradição à modernidade, evidenciando o lado mais cultural e artístico da cidade. Durante esta campanha especial, ambas as unidades apresentam 20% de desconto.

Já a cidade costeira de Peniche é um paraíso para os amantes de surf e, apesar de o outono ser considerada a época alta para a modalidade, permite desfrutar das praias e do mar de forma mais tranquila, com ondas são magníficas e sem as multidões que caracterizam os meses de verão. O Hotel Star inn Peniche, localizado a poucos metros da praia e também da zona central, garante uma escapadinha repleta de aventura e herança cultural e, até ao fim do mês de outubro, oferece 10% de desconto na sua reserva.

Em qualquer altura do ano, a Ilha da Madeira é um destino de beleza inigualável, mas no outono as paisagens verdes tornam-se ainda mais vibrantes e o clima suave mostra-se perfeito para explorar as famosas levadas ou relaxar à beira-mar. O Hotel Golden Residence, com uma localização privilegiada, a uma curta distância de praias deslumbrantes como a Praia Formosa ou o Complexo Balnear do Lido, é o local ideal para conhecer a combinação única de natureza, cultura e gastronomia que caracteriza a ilha. Durante esta estação, os hóspedes podem beneficiar de um desconto de 25% em qualquer estadia.

Para aproveitar esta campanha especial, as reservas deverão ser efetuadas diretamente através do site do hotel pretendido:
Hotel Star inn Lisbon
Hotel Star inn Porto
Hotel da Música
Hotel Star inn Peniche
Hotel Golden Residence Madeira

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Hotéis da Highgate Portugal no Algarve vão operar sob a marca Marriott International

Os quatro hotéis que a Highgate Portugal detém no Algarve – nomeadamente o NAU Salgados Palace, o NAU Salgados Palm Village e o NAU Salgados Dunas Suites – vão passar a deter a marca Marriott International após as respetivas obras de remodelação.

Desta forma, os hotéis situados na Praia dos Salgados vão passar a deter as designações Westin Salgados Beach Resort, Algarve; The Residences at The Westin Salgados Beach Resort, Algarve; Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center; e Marriott Residences Salgados Resort, Algarve. De acordo com a Highgate Portugal, estas serão as primeiras propriedades geridas pela empresa a integrarem o portefólio da Marriott International.

Recorde-se que a Highgate Portugal vai investir quase 50 milhões de euros da renovação destas quatro unidades hoteleiras, cujas obras deverão começar no final de 2024. A abertura de portas está prevista para o próximo ano 2025.

Nesse sentido, o Westin Salgados Beach Resort, Algarve será transformado num resort premium à beira-mar com 95 quartos e suites, a par de 42 residências. O resort, pensado para casais e famílias, tem acesso direto à praia, seis piscinas exteriores e localiza-se junto ao Campo de Golfe dos Salgados. Das suas valências vão fazer parte um Westin Kids Club e programas exclusivos de Wellness Westin, incluindo um estúdio de fitness WestinWORKOUT, Heavenly Spa, e percursos de corrida RunWESTIN.

Paralelamente, o The Residences at the Westin Salgados Beach Resort vai oferecer apartamentos de um a três quartos.

Já o Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center vai contar com um centro de conferências – incluindo um auditório com 1.598 lugares – e 228 quartos e suites. Das restantes valências farão parte quatro piscinas exteriores, spa totalmente equipado com piscina aquecida, jacuzzi e várias salas de tratamento.

O complexo turístico da Praia dos Salgados inclui também o Marriott Residences Salgados Resort com 192 residências, situadas junto ao campo de golfe e a poucos passos da praia. As residências familiares disponíveis para venda privada variam entre Junior Suites e Suites de três quartos, oferecendo comodidades como ginásio ao ar livre, campos de voleibol, ténis e futebol, dez piscinas exteriores e um clube infantil com parque e minigolfe.

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