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FlixBus lança 1.º autocarro elétrico e pede apoios para descarbonizar frota

O novo autocarro elétrico da FlixBus vai fazer a rota Lisboa-Porto e, segundo Pablo Pastega, diretor-geral da empresa para Portugal e Espanha, deverá ser apenas o primeiro a chegar à frota da operadora. Para isso, o responsável pede apoios, o Governo responde que está a estudar e promete novidades para novembro.

Inês de Matos
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FlixBus lança 1.º autocarro elétrico e pede apoios para descarbonizar frota

O novo autocarro elétrico da FlixBus vai fazer a rota Lisboa-Porto e, segundo Pablo Pastega, diretor-geral da empresa para Portugal e Espanha, deverá ser apenas o primeiro a chegar à frota da operadora. Para isso, o responsável pede apoios, o Governo responde que está a estudar e promete novidades para novembro.

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A FlixBus apresentou esta quarta-feira, 11 de setembro, em Lisboa, o primeiro autocarro elétrico de longa distância, veículo que vai realizar a rota Lisboa-Porto e que, segundo Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus para Portugal e Espanha, representa o primeiro passo para a descarbonização da frota da empresa em Portugal.

“É o primeiro passo de muitos queremos dar”, disse o responsável aos jornalistas durante a apresentação do novo autocarro, lembrando que há alguns anos que a FlixBus vem a estudar as opções de descarbonização em Portugal e chegou a ter um projeto piloto que fracassou devido a problemas com a infraestrutura de carregamento do veículo.

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O problema ficou agora resolvido com uma parceria com a EDP, que instalou uma estação de carregamento elétrico dedicada à FlixBus, num acordo que Pablo Pastega considerou “muito importante”, já que garante “maior facilidade em carregar os autocarros”.

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O diretor-geral da FlixBus para Portugal e Espanha pediu, no entanto, mais apoios para a descarbonização da frota, lembrando que o custo dos autocarros elétricos representa o dobro dos tradicionais e que, em muitos países, estão a ser adotados apoios para estimular a renovação das frotas com veículos mais sustentáveis.

“Precisamos de ajuda do Governo para fazer esta mudança. Estes autocarros custam o dobro dos normais e há formas de apoio que não implicam um gasto direto mas ajudam ao desenvolvimento de uma frota completamente elétrica”, afirmou Pablo Pastega, dando como exemplo a redução ou eliminação de portagens para veículos elétricos, algo que já está a ser feito noutros países.

“Da nossa parte, se houver apoios, podem contar com o investimento necessário. Queremos transformar toda a frota da FlixBus em Portugal, seja com autocarros elétricos, a hidrogénio ou biogás, que são as tecnologias que estamos a explorar”, garantiu o responsável.

Quanto ao novo autocarro, Pablo Pastega realçou que, além de elétrico, o veículo é exatamente igual aos restantes que compõem a frota da FlixBus, contando com 49 lugares, pelo que a única diferença é mesmo o facto de “viajar de uma forma mais sustentável”.

Governo estuda apoios e promete novidades em novembro

Presente na apresentação do primeiro autocarro 100% elétrico da FlixBus esteve a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, que se mostrou sensível aos apoios pedidos pelo responsável da FlixBus e garantiu que está a estudar esse dossier, sobre o qual deverão existir novidades em novembro.

“Quando tivermos o modelo, ou seja, a fotografia completa, vamos ponderar onde são necessários os apoios, que tipo de apoios à luz da lei em vigor, o que podemos alterar na lei. Portanto, há um trabalho prévio antes de podermos de dizer que gostávamos muito de apoiar”, explicou a governante.

Cristina Pinto Dias sublinhou que a pretensão do Governo passa por “descarbonizar toda a economia”, explicando que, além disso “ser um propósito de política pública”, existem metas ambientais para cumprir até 2030, pois “o Pacto Ecológico Europeu não é adiável”.

“O planeta precisa de nós e nós precisamos da mobilidade para alcançar esses objetivos”, acrescentou, garantindo que, por parte do Governo, “há sensibilidade, sim, é um tema que está a ser equacionado”.

Por parte da EDP, que se associou à FlixBus neste projeto através da instalação de um posto de carregamento para o novo autocarro elétrico, ficou ainda a garantia de que este é um primeiro passo para a descarbonização total da frota de veículos pesados, com Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial para a mobilidade elétrica, a sublinhar que “o grande objetivo desta parceria é provar que é possível”.

“O grande objetivo desta parceria é provar que é possível. Que é possível fazer o investimento em infraestrutura, é possível termos estes autocarros a operar a rota completa e, na perspectiva dos operadores, que é rentável. É inegável que este é o primeiro autocarro mas, se queremos atingir a descarbonização, não podemos ter 50%, temos de ter a totalidade da frota elétrica e é para isso que, na EDP, trabalhamos para criar essas condições”, destacou o responsável.

O administrador da EDP Comercial para a mobilidade elétrica lembrou que, a nível nacional, já existem 3.300 estações de carregamento elétrico para veículos ligeiros, mas realçou que as metas ambientais só são alcançáveis se também as frotas de veículos pesados forem descarbonizadas, uma vez que 35% das emissões rodoviárias são responsabilidade dos autocarros.

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Governo destina 321M€ para comparticipar obras nos portos e aeroportos dos Açores

O Governo reservou uma verba de 321 milhões de euros para a comparticipação de obras nos portos e aeroportos dos Açores, no âmbito do novo programa regional Sustentável 2030.

O Governo reservou uma verba de 321 milhões de euros para a comparticipação de obras nos portos e aeroportos dos Açores, no âmbito do novo programa regional Sustentável 2030, prevendo-se que 185 milhões de euros deste montante se destine à reconstrução do porto das Lajes das Flores.

“O programa Sustentável 2030 é um programa com 321 milhões de euros para os Açores que vai financiar vários portos, aerogares e pistas nos Açores. O principal projeto foi aquele que visitei ontem [domingo] na ilha das Flores”, disse a ministra do Ambiente e Energia, referindo-se ao porto das Lajes.

Segundo a Lusa, Maria da Graça Carvalho falou com os jornalistas após a apresentação dos investimentos previstos para a região ao abrigo do programa Sustentável 2030, que decorreu no Teatro Micaelense, em São Miguel, Açores.

Os 185 milhões de euros visam a recuperação do porto das Lajes das Flores, que foi destruído pela passagem do furacão Lorenzo, em outubro de 2019, num projeto que, segundo a governante, “não prejudica os outros projetos dos Açores”, mas que tem de estar finalizado até 2029, uma vez que o programa Sustentável 2030 prevê prazos específicos.

Além da reconstrução do único porto comercial da ilha das Flores, o investimento de 321 milhões de euros prevê intervenções nas aerogares da Terceira, Pico, São Jorge, Flores e Corvo, além de obras nos portos de Ponta Delgada, Horta e Praia da Vitória.

O Governo estima que os investimentos venham a permitir atingir os 1,24 milhões de passageiros nos aeroportos e movimentar 2,25 milhões de toneladas nos portos açorianos.

Agradado com a verba destinada aos portos e aeroportos dos Açores mostrava-se José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, que se afirmou mesmo “muito satisfeito”, considerando que este programa aponta “concretizações e programações fidedignas relativamente à sua execução”.

“Tenho notado que há um Governo da República cada vez mais consciente e corresponsável em afirmar o desenvolvimento dos Açores como o desenvolvimento de Portugal. Aliás, Portugal é menos sem os Açores, desde logo na sua dimensão marítima”, salientou o governante regional.

 

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Pedro Machado prefere aumento do IVA turístico para evitar novas taxas

O secretário de Estado do Turismo considera que as taxas turísticas se tornaram num “instrumento que muitos municípios têm utilizado quase que para financiamento”.

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, veio esta segunda-feira, 14 de outubro, sugerir o aumento do IVA turístico como forma de evitar o surgimento de novas taxas turísticas.

“Há um imposto, que está consagrado na Lei das Finanças Locais, que nós chamamos IVA turístico, que é dado aos municípios e que, se for reforçado, pode, em muitos casos, mitigar o aparecimento da taxa turística”, afirmou o governante, citado pela Lusa.

Pedro Machado foi questionado pelos jornalistas, no final da terceira sessão do ciclo “Estratégia Turismo 2035: Construir o turismo do futuro”, realizada em Évora, sobre as taxas turísticas que alguns municípios já adotaram e considerou que estes impostos funcionam quase como “um instrumento que muitos municípios têm utilizado quase que para financiamento”.

Por isso, o governante diz que faria mais sentido aumentar o IVA turístico, cujas verbas revertem para as autarquias, admitindo mesmo ter dúvidas quanto à eficácia das taxas turísticas para mitigar os impactos do turismo e aumentar a satisfação dos turistas.

“Não julgo que ela [a taxa turística] seja, de facto, o instrumento mais eficaz para a sustentabilidade, a diminuição da pegada e o grau de satisfação dos residentes sejam resolvidos”, sublinhou Pedro Machado.

Para o governante, o aumento do IVA turístico seria importante para “os municípios aumentarem a prestação de bons serviços àqueles que querem receber, sejam turistas internacionais, sejam nacionais”.

É matéria que, seguramente, em sede própria, como é o caso da Associação Nacional de Municípios, pode e deve ser equacionada”, acrescentou, defendendo que a decisão sobre este tema “faz parte da autonomia dos municípios”.

A par do reforço do IVA turístico, Pedro Machado também defendeu a elaboração de estratégias, aumento da dinâmica de empresas e empresários, capacitação dos migrantes e resolução de problemas, dizendo que é o que o Governo já está a fazer.

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Hoti Hotéis oferece até 25% de desconto em escapadinhas de outono

Star inn Lisbon, Star inn Peniche, Hotel Star inn Porto, Hotel da Música e Hotel Golden Residence são as unidades incluídas nesta campanha, que oferece reduções até 25% em reservas até 27 de outubro.

A Hoti Hotéis está a oferecer um desconto 25% em reservas de escapadinhas de outono, numa oferta que é válida até 27 de outubro, informou o grupo de hotelaria, em comunicado.

Com esta oferta, a Hoti Hotéis está a oferecer reduções de 10% no caso dos hotéis Star inn Lisbon e Star inn Peniche, enquanto no Hotel Star inn Porto e Hotel da Música, também no Porto, a redução é de 20%, chegando aos 25% para o Hotel Golden Residence, na Madeira.

Para usufruir dos descontos no âmbito desta campanha, as reservas devem ser realizadas diretamente através das unidades hoteleiras.

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Costa Cruzeiros abre vendas para 2026 e destaca itinerários no Mediterrâneo, Norte da Europa e Ilhas Gregas

A Costa Cruzeiros informou que as vendas para 2026 já se encontram abertas, disponibilizando diversos itinerários entre abril e novembro, com destaque para o Mediterrâneo e Norte da Europa, além das Ilhas Gregas e Turquia.

A Costa Cruzeiros informou que as vendas para 2026 já se encontram abertas, disponibilizando diversos itinerários entre abril e novembro, com destaque para o Mediterrâneo e Norte da Europa, além das Ilhas Gregas e Turquia.

Segundo a companhia de cruzeiros, em 2026, a Costa Cruzeiros vai ter seis navios em operação, com o Costa Fortuna a realizar os itinerários da Grécia e Turquia, que vai contar com um período de operação mais alargado, entre o início de maio até ao início de outubro.

“Com partida de Atenas todas as sextas-feiras, parte à descoberta de Istambul e das belas ilhas gregas de Mykonos e Santorini. Na primavera e no outono, o itinerário passará ainda por Vólos (Tessália), uma nova paragem ao programa Costa, a partir do qual será possível visitar Meteoros, e Izmir (Turquia). Durante o verão, o itinerário incluirá no programa Creta e Rodes, destinos ideais para desfrutar do mar e das paisagens gregas. A fórmula proposta é o pacote “voo+cruzeiro”, disponível nos principais países europeus”, explica a Costa Cruzeiros.

Além deste itinerário, a Costa Cruzeiros propõe um novo itinerário no Costa Fascinosa, que visita quatro ilhas em Itália, Grécia e Malta, incluindo Argostoli, em Cefalónia, Mykonos, Sicília (Catânia), e Malta (Valletta), bem como Taranto e Atenas.

No Mediterrâneo Ocidental vão estar os navios-irmãos Costa Smeralda e Costa Toscana, que vão realizar cruzeiros de uma semana por Itália, França e Espanha, com o Costa Toscana a sair de Barcelona a partir de 27 de março, visitando Cagliari, Nápoles, Civitavecchia/Roma, Génova e Marselha, enquanto o Costa Smeralda vai ter partidas de Barcelona para visitar Palma de Maiorca, Palermo, Civitavecchia/Roma, Savona e Marselha. Durante o verão, a escala de Palma vai ser substituída por Ibiza.

O Costa Favolosa e o Costa Diadema vão ainda navegar pelo norte da Europa, estando disponíveis cinco itinerários no Costa Favolosa, à partida de Hamburgo, para visitar os fiordes noruegueses, a Islândia, o Cabo Norte e as Ilhas Lofoten, na Escócia, entre meados de maio até ao início de outubro.

Já o Costa Diadema vai realizar cruzeiros de uma semana de Kiel a Copenhaga e aos fiordes noruegueses, passando por destinos como as cascatas de Hellesylt, e os fiordes de Geiranger e Stavanger.

Na primavera e no outono, a Costa Cruzeiros vai ainda realizar minicruzeiros de três e quatro dias pelo Mediterrâneo Ocidental com o Costa Fascinosa e o Costa Diadema, enquanto o Costa Fortuna, Costa Diadema, Costa Fascinosa e Costa Favolosa disponibilizam o “Costa Voyages”, ou seja, viagens mais longas que vão passar por Lisboa, Marrocos, Canárias, Grécia e Turquia, em viagens de nove a 14 dias.

O Costa Favolosa e Costa Diadema vão também disponibilizar viagens entre o Mediterrâneo e o norte da Europa, com a Costa Cruzeiros a indicar que estes itinerários de 2026, a bordo do Costa Deliziosa e do Costa Pacifica, “vão estar disponíveis para reserva nas próximas semanas”.

 

 

 

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XII Workshops Internacionais de Turismo Religioso já têm inscrições abertas

Os XII Workshops Internacionais de Turismo Religioso decorrem entre 6 e 7 de março de 2025, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

O XII Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que decorrem entre 6 e 7 de março de 2025, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, já têm inscrições abertas, informa a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima.

Segundo um comunicado enviado à imprensa, as inscrições encontram-se abertas desde 14 de outubro, com a ACISO a informar que “as várias modalidades de inscrição decorrem unicamente online” e estão disponíveis aqui.

“As inscrições para as reuniões de negócios estão abertas em exclusivo para profissionais e empresas do cluster do Turismo, nomeadamente operadores turísticos internacionais e nacionais, empresários do setor da hotelaria e turismo e outros profissionais do trade”, refere também a informação divulgada pela ACISO.

Já para a sessão de abertura e conferência inaugural, as inscrições estão disponíveis para todos os interessados.

Na última edição, que decorreu entre 22 e 23 de fevereiro de 2024, contando com a participação de 131 Compradores Internacionais (Buyers) e 131 Fornecedores (Suppliers) do setor do Turismo, de 40 países, num total de 4.078 reuniões pré-agendadas.

 

 

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Segundo navio da Explora Journeys fez escala inaugural em Lisboa

O EXPLORA II realizou no sábado, 12 de outubro, a sua escala inaugural na capital portuguesa, depois de ter sido inaugurado em Civitavecchia, Roma,no dia 15 de setembro.

O segundo navio da Explora Journeys, o EXPLORA II, realizou no sábado, 12 de outubro, a sua escala inaugural em Lisboa, momento que foi assinalado com a tradicional cerimónia de troca de placas comemorativas e com uma apresentação do navio a um grupo de agentes de viagens portugueses.

A cerimónia contou com a presença de Serena Melani, comandante da Explora II, assim como de Eduardo Cabrita e Pedro Vasco, diretor-geral e diretor comercial da MSC Cruzeiros, além de vários representantes das autoridades portuárias nacionais.

Num comunicado enviado à imprensa, a Explora Journeys, marca de luxo do MSC Group, explica que o EXPLORA II foi construído no estaleiro Fincantieri em Sestri Ponente, perto de Génova, Itália, e foi inaugurado no dia 15 de setembro, em Civitavecchia, perto de Roma.

Com 461 suítes, penthouses e residências de frente para o mar, o EXPLORA II conta também com seis restaurantes diferentes, 12 bares e lounges, quatro piscinas e uma grande variedade de locais de bem-estar.

“Em colaboração com os principais designers de super iates e de hospitalidade, todos os aspetos do novo navio foram concebidos para evocar um “Ocean State of Mind” para refletir a abordagem de luxo da Explora Journeys”, refere a companhia de cruzeiros.

A companhia de cruzeiros indica que o navio, assim como o EXPLORA I, o primeiro navio da Explora Journeys, vão ser reposicionados nas Caraíbas para a temporada de Inverno, oferecendo itinerários que passam em destinos como Gustavia em St. Barts, Oranjestad em Aruba e St. John’s em Antígua.

“No Verão de 2025, o Explora II navegará no Mediterrâneo Ocidental visitando portos como Barcelona, em Espanha, St.Tropez, em França, Monte Carlo e Porto Cervo em Itália”, lê-se ainda na informação divulgada. 

Os navios da Explora Journeys dispõem ainda de tecnologias ambientais e marinhas modernas, incluindo sistemas de redução catalítica seletiva, ligação plug-in de energia em terra, sistemas de gestão do ruído subaquático para proteger a vida marinha e uma gama vasta de equipamentos de eficiência energética a bordo, concebidos para otimizar a utilização do motor e reduzir as emissões.

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Egotravel lança maior operação de sempre para Djerba em 2025

A operação da Egotravel para Djerba arranca a 12 de abril e termina a 25 de outubro de 2025, com três voos por semana desde Lisboa e dois do Porto, sendo a maior que o operador turístico disponibiliza para o destino, tanto em número de lugares como de duração.

A Egotravel anunciou que, no próximo ano, vai contar com a maior operação de sempre para Djerba, na Tunísia, que arranca a 12 de abril e termina a 25 de outubro de 2025, contando com três voos por semana desde Lisboa e dois do Porto.

“A operação conta três voos semanais a partir de Lisboa e dois do Porto, perfazendo assim a maior operação de sempre, tanto em número de lugares quanto na duração da operação. Além disso, a Egotravel garante a maior disponibilidade hoteleira de sempre, com 22 hotéis contratados para oferecer uma programação ainda mais vasta aos agentes de viagem e aos seus clientes”, explica o operador turístico, em comunicado.

Seabel Aladin Djerba, de três estrelas; assim como o Seabel Rym Beach, Holiday Beach Djerba, Vincci dar Midoun e Palm Beach Djerba, todos de quatro estrelas, são alguns dos hotéis incluídos na operação da Egotravel para Djerba.

O operador turístico anunciou também que, a partir da próxima sexta-feira, 18 de outubro, vai estar em vigor uma campanha de reservas antecipadas que decorre até dia 28 de outubro e que vai oferecer vários benefícios.

Segundo a Egotravel, os preços começam nos 499 euros por pessoa, incluindo alojamento de sete noites no Seabel Aladin Djerba, em regime Tudo Incluído, para a partida de 26 de abril.

“Estamos extremamente entusiasmados com o lançamento da programação para Djerba para o ano de 2025. Esta operação não só representa um marco para a Egotravel em termos de escala e ambição, mas também reflete o nosso compromisso contínuo em oferecer às agências de viagem as melhores opções e ofertas com a maior qualidade e conveniência”, afirma Daniel Graça, diretor de Vendas da Egotravel.

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Grupo SANA abre EVOLUTION Valbom após investimento de 12M€

O grupo SANA abriu as portas de uma nova unidade hoteleira em Lisboa, o EVOLUTION Valbom, após um investimento de 12 milhões de euros.

O grupo SANA abriu as portas de uma nova unidade hoteleira em Lisboa, o EVOLUTION Valbom, após um investimento de 12 milhões de euros.

O novo hotel de 113 quartos localiza-se junto ao Parque Eduardo VII, ao Museu Calouste Gulbenkian e ao Centro Comercial El Corte Inglés, pretendendo dirigir-se “para uma geração independente, flexível e tech-savvy”, como referido em nota de imprensa. Com uma paleta de “cores neutras, detalhes contemporâneos e luz natural”, o hotel pretende oferecer “um acolhimento personalizado”, razão pela qual disponibiliza a opção de self check-in.

Das valências do EVOLUTION Valbom fazem parte o The Living Room & The Kitchen, onde é servido o pequeno-almoço buffet, bem como o almoço e jantar, estes últimos com opções à la carte de cozinha mediterrânica e internacional. Juntam-se um rooftop-bar no sexto piso da unidade, com um espelho de água e vista panorâmica sobre a cidade, e instalações para reuniões, espaços de coworking e eventos.

Acresce um ginásio com luz natural e vista para o pátio interior, equipado com aparelhos da Technogym e disponível 24 horas por dia.

Como o grupo hoteleiro resume em comunicado, “o EVOLUTION Valbom é o refúgio para aqueles que valorizam espaços trendy não convencionais, design contemporâneo, gastronomia requintada e conforto”.

O Grupo SANA conta atualmente com 17 hotéis em Portugal, Alemanha, Angola e França. A abertura deste recente hotel no centro de Lisboa segue-se à mais recente abertura do EVOLUTION Cascais Estoril.

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Tomas Ingason – chief Commercial Officer (CCO) da Icelandair

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Icelandair abre rota para Lisboa com “números muito positivos” e sem medo da concorrência

A rota que a Icelandair abriu entre Lisboa e Reiquiavique conta com dois voos por semana, às sextas e segundas-feiras, e é operada num avião B737-800 MAX, com capacidade para 166 passageiros.

A Icelandair abriu sexta-feira, 11 de outubro, uma nova rota que liga a capital portuguesa a Reiquiavique, na Islândia, que disponibiliza dois voos por semana e que, segundo Tomas Ingason, chief Commercial Officer (CCO) da Icelandair, está a apresentar “números muito positivos”, que levam a transportadora a mostrar-se confiante na operação e “sem medo da concorrência”.

“Temos visto números muito positivos neste arranque de operação. Tivemos um voo cheio na vinda para Lisboa, que foi o voo inaugural e correu muito bem”, afirmou o responsável esta segunda-feira, 14 de outubro, durante um encontro com a imprensa portuguesa que serviu para apresentar a operação e o acordo de code-share recentemente estabelecido com a TAP.

Segundo o responsável, “as reservas estão a correr melhor” do que aquilo que a Icelandair esperava, até porque se trata de uma rota que arranca na temporada de inverno e com apenas dois voos por semana, às segundas e sextas-feiras, ainda que os planos da transportadora passem por manter os voos ao longo de todo o ano e por um aumento de frequências na temporada alta.

Os voos da Icelandair entre Lisboa e Reiquiavique são operados em aviões B737-800 MAX, com capacidade para 166 passageiros, incluindo 16 assentos SAGA Premium, a cabine superior da companhia aérea islandesa.

Tomas Ingason revelou ainda que, neste arranque de operação, o tráfego é maioritariamente do segmento de lazer e essencialmente ponto-a-ponto, ainda que seja expectável que, devido ao code-share com a TAP, que abrange várias rotas da companhia aérea portuguesa na América do Sul, África e Europa, assim como da Icelandair na América do Norte, o tráfego corporate venha também a ser significativo.

“Neste arranque de operação, temos visto que o público islandês está a demonstrar muito interesse por Lisboa. É um mercado que está a começar forte, na maior parte com foco no lazer, mas com o code-share com a TAP também esperamos ter tráfego de negócios para a América do Sul, África porque é a forma mais conveniente de ligar ambos os destinos. Portanto, acreditamos que o tráfego será uma mistura de ambos”, explicou, revelando que 5% das reservas nos voos de Lisboa têm conexão à América do Norte.

Sem medo da concorrência da Play Airlines

Os números que a Icelandair está a registar nesta rota levam também o CCO da companhia aérea a afirmar que não existe qualquer receio face à concorrência da Play Airlines, companhia aérea low cost islandesa, que já voa para Lisboa e Porto, e que começa esta terça-feira, 15 de outubro, a voar também para a Madeira.

“Conhecemos a operação da Play Airlines, eles estão a fazer o trabalho deles, são uma companhia aérea bastante diferente. Mas, para responder à questão de forma direta, não, não temos medo da concorrência, de forma alguma”, disse o responsável, em resposta a uma questão do Publituris.

Tomas Ingason considerou ainda que o code-share com a TAP é uma vantagem para a Icelandair e revelou que a companhia aérea está a assistir a uma forte procura pela sua cabine superior, a Saga Premium, que esteve completamente cheia no voo inaugural, o que o leva a acreditar que as transportadoras vão servir públicos diferentes e que existe mercado para ambas.

“Acreditamos que vamos crescer no mercado português, temos um produto forte e que é bastante diferente e, por isso, acredito que vamos servir um segmento diferente de passageiros. Temos esta cooperação com a TAP que é obviamente uma grande vantagem e temos visto que a nossa cabine Saga Premium está completamente cheia, isso mostra-nos que há uma forte procura premium neste momento. Portanto, não, não temos medo”, explicou.

A Icelandair conta também com um GSA no mercado português, a Discover the World, que está já a trabalhar com agências de viagens e operadores turísticos nacionais para, segundo o responsável, construir “um produto forte para o mercado português”.

Os voos da Icelandair partem de Lisboa às 22h30 e chegam à capital islandesa às 02h00, enquanto em sentido contrário as partidas de Reiquiavique acontecem às 16h10, com os voos a chegarem a Lisboa às 21h30. O voo tem uma duração de cerca de 4,5 horas.

 

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Município de Albufeira volta a apostar na formação na área do turismo

No âmbito do programa “Formação + Próxima”, criado pelo Turismo de Portugal, com o qual o Município de Albufeira colabora, voltam a estar abertas inscrições para mais formações e, a primeira ação intitulada “Liderança e Gestão de Equipas” acontece nos dias 18, 19 e 25 de novembro, das 14h30 às 17h30, na sala de formação junto ao Auditório Municipal. A participação é gratuita, mas implica inscrição, pelo que os interessados devem fazê-lo online na Academia Digital do Turismo de Portugal.

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Já estão abertas as inscrições para o curso no âmbito da “Formação + Próxima”, resultante de um levantamento de necessidades formativas, cujo objetivo é responder ao desafio de melhorar as competências dos profissionais do turismo, num contexto em que a excelência dos serviços prestados é cada vez mais determinante para o sucesso do destino.

O projeto, do Turismo de Portugal, ao qual o Município de Albufeira aderiu, arranca com uma formação sobre “Liderança e Gestão de Equipas”, focada em dotar os participantes de ferramentas indispensáveis para a organização e gestão eficaz de equipas, bem como para o desenvolvimento de competências de comunicação e liderança.

A formação é destinada a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área, ou que pretendam ampliar as suas competências em liderança. Entre os temas abordados destacam-se a comunicação eficaz, os estilos de comportamento, a assertividade e a liderança de equipas, com particular ênfase nas dinâmicas próprias do trabalho em grupo e nos desafios que surgem em contexto real.

As sessões acontecem nos dias 18, 19 e 25 de novembro, das 14h30 às 17h30, na sala de formação junto ao Auditório Municipal de Albufeira e vão ser ministradas por especialistas do Turismo de Portugal. Os participantes que frequentem no mínimo 90% da ação de formação vão receber um certificado homologado pelo Turismo de Portugal.

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