Avbench diz que compra da TAP pelo grupo IAG será “mais atrativa” do que a Air Europa
Uma recente análise realizada pela Avbench considera que o grupo IAG tem muito mais a ganhar com a compra da TAP do que teria na aquisição da Air Europa.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Conhecido o “suposto” interesse do grupo IAG na compra da TAP, a consultora Avbench revela que a possível compra por parte do grupo que detém a Iberia e a British Airways, “é muito mais atrativa para a Iberia do que a Air Europa”, embora refira que a companhia aérea em que a Iberia estava interessada “teria sido mais fácil de integrar na IAG, juntamente com as espanholas Iberia e Vueling”, por “razões culturais”.
A imprensa espanhola faz eco desta análise, referindo o site Preferente que a Avbench dá “especial ênfase ao facto de a companhia aérea portuguesa ter um horário muito mais complementar e de, a priori, a sua contribuição ser maior quando se trata de dar um salto nas ligações entre a Europa e a América”.
“A Iberia e a TAP conseguiram aumentar o seu volume de passageiros entre a Europa e a América do Sul, ao mesmo tempo que aumentaram as suas tarifas, enquanto a Air Europa não conseguiu melhorar a sua quota de mercado, apesar de ter baixado as suas tarifas”, explica a análise.
De acordo com os dados da consultora, citados pelo Preferente, “a Iberia é atualmente líder entre a Europa e a América do Sul, com uma quota de mercado de 17,2%, seguida pela LATAM, que sofreu uma queda para 14,7%. A TAP, com uma evolução positiva, tem 12,9%, seguindo-se a Air Europa com 10,5%.
Outro ponto destacado pela análise da Avbench a favor da compra da TAP pela IAG refere-se à frota, composta, maioritariamente, por aeronaves Airbus, num total de 99 aviões, enquanto a frota da Air Europa possui 53 unidade, tendo decidido apostar em dois modelos da Boeing: 787 Dreamliner e 737.
Certo é que as últimas declarações de Luis Gallego, CEO do IAG vão no sentido de fazer a companhia portuguesa “maior e ter um hub dual com Lisboa e Madrid”.