Hotéis independentes atingem ocupação de 86% no feriado de agosto
A taxa de ocupação hoteleira em Portugal atingiu os 86% no dia 15 de agosto. As contas da RoomRaccoon indicam, igualmente, que a tarifa média diária (ADR) foi 17 euros superior à média no verão, fixando-se nos 149 euros.

Publituris
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
De acordo com a análise da RoomRaccoon, as taxas de ocupação hoteleira em Portugal dispararam para o valor mais alto do ano no feriado do Dia da Assunção, atingindo 86% no dia 15 de agosto, mantendo-se elevadas nos dias 16 e 17, depois de analisadas reservas de mais de 3.800 quartos em hotéis boutique, casas de hóspedes e alojamentos locais por todo o país.
As taxas de ocupação durante o período do feriado (15 a 18 de agosto) representam uma subida significativa face à média da época alta no verão, que foi de 70% entre 1 de junho e 18 de agosto. Além disso, a tarifa média diária (ADR) foi 17 euros superior à média no verão, fixando-se nos 149 euros, enquanto a receita por quarto disponível (RevPAR) subiu 33%, alcançando os 124 euros.
Os dados da RoomRaccoon também revelam que os hotéis independentes geraram um valor adicional de 113,773 euros em receitas complementares durante o fim de semana. Os extras mais populares incluíram tratamentos de spa, pequeno-almoço, provas de vinho e transferes, com outras compras relevantes como aluguer de bicicletas, check-out tardio, estacionamento e aulas de surf também a contribuírem.
Maria Gouveia, Market Head da RoomRaccoon Portugal, diz ser “impressionante ver o feriado do Dia da Assunção a gerar resultados superiores à média da temporada de verão. Isto destaca não só a força do setor turístico em Portugal, mas também a capacidade dos hotéis independentes de aproveitarem os períodos de pico para impulsionar tanto a ocupação como a receita a novos patamares.”
Para aumentar a receita além de simplesmente subir a ADR, Maria Gouveia aconselha os hotéis a diversificarem as fontes de rendimento e implementarem estratégias inteligentes de upselling. Segundo a Market Head da RoomRaccoon Portugal, os “hotéis independentes com capacidade limitada em termos de alojamento não podem depender apenas das reservas para crescer. Ao oferecer serviços adicionais durante a jornada de reserva, os hotéis que utilizam RoomRaccoon não só estão a preencher quartos, como também a melhorar os seus resultados e a alcançar ganhos substanciais.”