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Cultura, património e limpeza urbana são destinos da receita da taxa turística

Oferta cultural e património, limpeza urbana e segurança são algumas das áreas em que as receitas da taxa turística cobrada por dormidas em empreendimentos ou alojamento local em mais de 20 municípios portugueses têm vindo a ser aplicadas.

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Cultura, património e limpeza urbana são destinos da receita da taxa turística

Oferta cultural e património, limpeza urbana e segurança são algumas das áreas em que as receitas da taxa turística cobrada por dormidas em empreendimentos ou alojamento local em mais de 20 municípios portugueses têm vindo a ser aplicadas.

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Segundo uma contagem realizada pela agência Lusa (considerando as cobranças em vigor até este mês), dos 278 municípios existentes no continente, 24 aplicam já a taxa turística, alguns vão começar a aplicar ainda este ano – como Loulé (novembro), Setúbal e Caminha (setembro) – e outros perspetivam começar no próximo ano.

Na Madeira, duas autarquias aplicam a medida atualmente (Santa Cruz e Santana) e outras preveem começar a fazê-lo ainda este ano ou em 2025. No próximo ano avança também a cobrança nos seis concelhos da ilha açoriana de São Miguel.

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No caso da cidade de Lisboa, a verba arrecadada é dedicada, em primeiro lugar, à limpeza da cidade, com “cerca de oito milhões de euros anuais para o financiamento parcial do reforço da higiene e limpeza urbana”, de acordo com a autarquia.

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A capital, que em setembro vai começar a cobrar quatro euros por noite, duplicando o valor pago desde janeiro de 2019, já embolsou um total de 203,2 milhões de euros entre janeiro de 2016 e julho deste ano, com o recorde registado em 2023, ano em que contabilizou uma receita de 40,2 milhões de euros.

Uma parte da verba arrecadada é, segundo a autarquia, para continuar com o crescimento em termos de centralidades turísticas, como aconteceu com Museu do Tesouro Real e o Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril, pagos com receitas neste âmbito, assim como a Doca da Marinha e a Estação Sul-Sueste.

De acordo com a Câmara de Lisboa, “os efeitos positivos do turismo implicam, consequentemente, o reforço das infraestruturas urbanas e de funcionamento da cidade, nomeadamente o alargamento de intervenções públicas ao nível das infraestruturas, da mobilidade, da limpeza urbana, do espaço público, da segurança e da oferta turística, cultural e de lazer”.

A capital começou também este ano a ter taxa turística de chegada por via marítima, com o valor unitário fixo de dois euros por passageiro (com idade superior a 13 anos) que desembarque de navios de cruzeiro em trânsito.

Já em Sintra, moradores e comerciantes estão descontentes com o que denominam de “turismo descontrolado” e exigem medidas contra o excesso de visitantes, que acusam de causar o caos no trânsito, prejudicando a mobilidade e a segurança dos residentes na vila. No entanto, a taxa turística já valeu este ano aos cofres do município 550.461 euros até 30 de junho (55% nos alojamentos locais e 45% em empreendimentos turísticos).

O município arrecadou 484.286 euros em 2019, 315.693 euros em 2020, 56.242 euros em 2021, 258.357 em 2022 e 1,156 milhões em 2023 (ano em que a cobrança aumentou de um para dois euros a partir de março).

A autarquia estimou, no Orçamento Municipal para 2024, uma receita de um milhão de euros e as receitas da taxa turística são, genericamente, “aplicadas em projetos, estudos, equipamentos ou infraestruturas que promovam o crescimento sustentável do turismo, a qualidade ambiental da região e a manutenção do património cultural do município”.

Cascais, que aplica a taxa desde 2017, já embolsou “cerca de 14 milhões de euros, que foram aplicados em investimento, essencialmente na área da cultura”, indica o município.

Em Braga, a câmara refere que a verba arrecadada com a taxa, não sendo consignada a nenhum fim particular, serve para mitigar o “avultado” esforço financeiro suportado com a promoção e animação turística e a conservação de infraestruturas.

“Para estimular a atividade turística, é necessário um forte investimento em promoção, conferindo visibilidade ao destino, e em animação, garantindo ainda melhores experiências a quem nos visita”, refere o presidente, Ricardo Rio, sublinhando que o aumento do turismo acarreta uma degradação mais acelerada das infraestruturas e uma necessidade de reforço dos serviços de limpeza e conservação.

Em 2023, a Câmara de Braga obteve cerca de meio milhão de euros com a taxa.

Na Póvoa de Varzim, uma das zonas balneares mais procuradas na região Norte, a medida foi implementada em janeiro de 2023, sendo expectativa da câmara que represente uma receita de 500 mil euros anuais, a investir numa “melhoria de equipamentos ligados ao turismo que possa gerar mais visitas ao concelho”.

No Centro, em Coimbra, o pagamento foi definido para “criar condições para melhor receber turistas e para promover eventos na Baixa da cidade dos estudantes, de forma a dar-lhe vida”, indica o município. De janeiro a junho deste ano, as receitas ultrapassaram os 188 mil euros, enquanto no período homólogo de 2023 (a taxa entrou em vigor em abril desse ano) foi de mais de 109 mil euros.

Em Setúbal, onde os hóspedes começarão a pagar em setembro, prevê-se que a medida vá render “cerca de 400 mil euros por ano ao município”. A autarquia justifica a criação com o aumento considerável da atividade turística e com a necessidade de assegurar novas fontes de financiamento, de acordo com o “princípio da justa repartição dos encargos públicos”. Em 2022, o território registou um total de 372.482 dormidas.

Setúbal depara-se com “a necessidade de reforçar substancialmente, com caráter estrutural, o investimento e a despesa pública na prestação de serviços e utilidades inerentes à atividade turística, em diversos domínios das respetivas atribuições, de modo a garantir as necessárias condições de sustentabilidade e atratividade”, sem pôr em causa o equilíbrio e qualidade de vida urbana dos residentes.

Mais a sul, no Algarve, as estimativas apontam para valores como 300 mil euros anuais em Olhão ou 4,6 milhões em Loulé, mas Faro, por exemplo arrecadou de março a outubro de 2022 perto de um milhão de euros com a taxa turística, o dobro do que se previa inicialmente.

A primeira experiência com a aplicação de uma taxa deste género em Portugal foi feita em Aveiro, em 2013, com o pagamento de um euro por dormida, mas a medida não obteve o sucesso desejado e foi abolida pela autarquia em abril de 2014.

O atual presidente da câmara, Ribau Esteves, revogou o regulamento que a aplicava, considerando que prejudicava o turismo e tinha expressão significativa para as receitas municipais.

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Município de Albufeira retoma visitas guiadas ao centro antigo da cidade

O programa “À Descoberta do Centro Antigo de Albufeira” foi retomado pelo município e vai decorrer até 12 de junho do próximo ano. O objetivo é divulgar o património histórico e cultural do concelho e dinamizar o centro urbano da cidade fora da época alta.

As visitas, que se realizam todas as quintas-feiras (exceto aos feriados), em português e inglês, visam divulgar o património histórico e cultural do concelho e dinamizar o centro urbano da cidade fora da época alta. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia, até dois dias antes da data pretendida para a visita. Têm duração aproximadamente de duas horas, e são conduzidas sob a orientação de uma técnica de turismo da autarquia.

O presidente da Câmara Municipal sublinha que “Albufeira é mais que sol e praia, temos muito mais para oferecer em termos de história, cultura, tradições e gastronomia, bem como uma temperatura amena que nos permite ter turismo ao longo de todo o ano”.

José Carlos Rolo frisa que “é fundamental diversificar a oferta, sobretudo durante a época baixa do turismo, pelo que para além das visitas ao centro antigo da cidade, a autarquia aposta nos percursos pedestres na zona urbana e no interior do concelho, visitas ao Castelo de Paderne, desportos náuticos, golfe, grandes eventos desportivos a nível nacional e internacional, eventos gastronómicos e de enoturismo e programas culturais que dão a conhecer as raízes e a identidade do nosso povo. Desta forma conseguimos atrair mais turistas ao concelho e combater a sazonalidade, conclui.

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Lusanova promove formação online sobre a Madeira

O operador turístico Lusanova promove um webinar no próximo dia 11 de outubro, pelas 11h00, para apresentar e explicar a programação especial que dispõe para o destino Madeira.

A formação, em parceria com a Associação de Promoção da Madeira, vai decorrer online e os agentes de viagens interessados podem efetuar a sua inscrição para o email [email protected]

Recorde-se que a Lusanova apresenta uma diversificada oferta pacotes turísticos para a Madeira, com durações entre duas a cinco noites. Além das opções de ‘Fly and Drive’ e de “Aventura”, que são válidos para viagens durante todo o ano, a Lusanova disponibiliza pacotes para os Mercados de Natal no Funchal, assim como para receber o Novo Ano na ilha.

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Grande evento de BTT nas Montanhas Mágicas adiado

Uma vez que uma boa parte do território abrangido pela Grande Rota das Montanhas Mágicas foi particularmente afetado pelos incêndios de setembro, a primeira edição do “Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour”, cuja realização estava agendada para os dias 18, 19 e 20 de outubro, foi adiada para datar a determinar.

Estava previsto realizar-se entre os dias 18 e 20 de outubro, mas alguns trilhos foram muito afetados pelos fogos. Nova data será anunciada oportunamente, mal estejam repostas todas as condições para que o evento decorra normalmente

João Carlos Pinho, coordenador da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), explica que a decisão foi tomada em sintonia entre o organismo e os autarcas dos sete municípios que integram a rota e teve como base “a destruição de alguns trilhos e de muita sinalética”, acrescentando ainda que “há troços em que a paisagem ficou muito afetada e o próprio estado dos solos, em risco de derrocada caso chova com alguma intensidade, é um fator crítico que podia colocar em risco a segurança dos participantes”.

No entanto, a organização continua fortemente empenhada em levar o evento por diante e mal estejam reunidas todas as condições será anunciada nova data para a realização do evento.

“Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour” é uma realização que visa a promoção da travessia de 280Km da Grande Rota 60, a das Montanhas Mágicas (GR60). Um percurso circular que abraça ainda quatro Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO. Passa por sete municípios (Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul, Castro Daire, Sever do Vouga e Cinfães), atravessando quatro serras (Freita, Arada, Arestal e Montemuro) e os vales de sete rios (Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira).

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Comboio Presidencial: Próxima paragem é no Museu do Vinho de São João da Pesqueira

A próxima viagem do Comboio Presidencial será já este sábado, dia 5 de outubro, e a paragem é no Museu do Vinho de São João da Pesqueira. Este é um convite da CP que permite viver uma viagem única a bordo de uma peça de museu sobre carris, repleta de tradição e elegância.

Desta vez, os participantes na viagem no Comboio Presidencial vão visitar o Museu do Vinho de São João da Pesqueira, um dos mais emblemáticos museus da região do Douro. Este museu oferece uma viagem ao passado com uma exposição dedicada à história, cultura e tradição do vinho do Porto, desde a sua produção até à exportação para os quatro cantos do mundo.

Para além da visita guiada, os passageiros terão a oportunidade de participar numa degustação de vinhos que vai proporcionar uma experiência completa, unindo a riqueza histórica do local aos sabores genuínos da região.

Refira-se que, no passado sábado, o Comboio Presidencial partiu numa experiência rumo à Quinta de Vale Meão. Os passageiros tiveram a oportunidade de visitar a famosa quinta que é um verdadeiro ícone na produção do vinho Barca Velha, considerado um dos melhores vinhos portugueses. A bordo, o Chef Chakall surpreendeu a todos com os seus pratos inspirados nos sabores tradicionais do Douro, completando esta viagem de requinte e sabor.

 

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Airmet e W2M reúnem 40 agências de viagens na República Dominicana em evento de formação

A Airmet, em parceria com a W2M, vai reunir 40 agências de viagens num evento de formação e convívio, entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro, na República Dominicana.

A primeira edição do Airmet Summit está desenhada para capacitar e inspirar os principais diretores das agências da rede, com um programa que combina formação especializada, networking e momentos de lazer.

O objetivo do evento é fornecer capacitação e formação na área de gestão de agências de viagens, através de palestras e sessões de trabalho. No entanto, pretende-se aliar o conhecimento ao lazer, oferecendo aos participantes momentos de descontração num ambiente descontraído.

Para Luís Henriques, diretor geral da Airmet, este evento marca um novo passo na evolução do grupo, avançando que “é mais do que uma oportunidade de formação, é uma celebração da excelência das nossas agências e da parceria que temos com o Grupo W2M”, para sublinhar ainda que “queremos proporcionar aos participantes um ambiente onde possam não só desenvolver as suas capacidades de gestão, mas também inspirar-se para elevar ainda mais a qualidade dos seus serviços”.

A W2M, como parceiro de relevância, reconhece o valor deste evento em prol do fortalecimento das competências e da inovação no setor. Duarte Correia, diretor geral para Portugal da W2M, aponta que “acreditamos que esta colaboração é um verdadeiro exemplo de como, juntos, podemos elevar o padrão da excelência e proporcionar novas oportunidades para o crescimento e sucesso de todos os parceiros”.

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Dreams Madeira Resort, Spa & Marina da marca Inclusive Collection by Hyatt já abriu

A cadeia hoteleira Hyatt amplia sua oferta de Inclusive Collection na Europa com a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, unidade com 366 quartos em regime do tudo incluído, localizado na ilha da Madeira.

A Hyatt Hotels Corporation acaba de anunciar a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, um resort familiar all inclusive de luxo que marca a entrada da Inclusive Collection by Hyatt em Portugal. Este novo hotel faz parte do plano de crescimento estratégico da Hyatt, focado em adicionar novos destinos e hotéis que ofereçam opções mais distintas para hóspedes e membros em busca de experiências únicas.

A inauguração deste resort “reforça as nossas ofertas all inclusive na Europa, atendendo à crescente procura dos viajantes e proporcionando uma experiência autêntica de all inclusive na região”, afirma Manuel Melenchón, diretor geral da Região Sul de EAME para a Hyatt.

Situado num ambiente tranquilo adjacente a um cais e uma marina, o Dreams Madeira Resort, Spa & Marina oferece acesso fácil a atrações locais como mergulho, aluguer de iates de luxo, observação de baleias e golfinhos, e pesca esportiva, entre outras experiências.

Eric Schumann, diretor geral da unidade hoteleira sublinha que “este novo resort oferece serviços all inclusive únicos, como opções culinárias de alto nível que combinam a cozinha local e internacional, quatro piscinas, um parque aquático para crianças e uma piscina de água doce, tudo isso complementando o charme da pitoresca vila costeira que o rodeia.”

Por sua vez, Elwin Meijvis, diretor de Operações do Okami Hospitality Group comenta que “o que começou há três anos como um projeto transformou-se em algo verdadeiramente excecional. Ampliamos o resort de 250 para 366 quartos, acrescentámos uma ampla variedade de opções gastronómicas, criamos várias áreas de entretenimento para famílias e instalámos novas piscinas. Com essas melhorias e a inigualável excelência operacional da Hyatt, a abertura do Dreams Madeira marcará um novo padrão para os hotéis de luxo neste encantador destino.”

O Dreams Madeira Resort, Spa & Marina conta homenageia a arquitetura e o estilo tradicionais da ilha, com uma decoração quente, luminosa e fresca que evoca o encanto de uma pitoresca vila costeira. Todos os edifícios da propriedade estão pintados em cores diferentes para criar uma atmosfera de aldeia, enquanto todos os quartos e suites possuem um terraço ou varanda mobiliados. Além disso, os hóspedes podem desfrutar dos serviços Unlimited-Luxury, que incluem receção e concierge 24 horas, minibares nos quartos reabastecidos diariamente, acesso ilimitado a restaurantes e bares gourmet e muito mais.

Para aqueles que pretendem uma experiência superior, o Preferred Club oferece alojamentos aprimorados, como o Preferred Club Townhouse, uma casa geminada de dois andares ideal para famílias e amigos que desejam uma experiência de férias mais íntima, com três quartos, dois grandes terraços e uma piscina privada. Todos os hóspedes do Preferred Club podem aceder a serviços adicionais, que incluem check-in e check-out personalizados, serviços de concierge exclusivos, acesso ao lounge Preferred Club e comodidades exclusivas no quarto.

Os hóspedes do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina podem desfrutar de uma experiência culinária nos sete restaurantes e cinco bares que oferecem cozinha local e internacional. Entre eles está o Carvão, que convida os hóspedes a experimentar as carnes e especialidades grelhadas mais deliciosas, e o Clube de Fado, um restaurante emblemático do destino, que serve especialidades regionais que mostram a essência da culinária mediterrânea. A abertura da Nouvelle Brasserie está prevista para novembro. Trata-se de uma brasserie francesa localizada num antigo farol à beira do oceano Atlântico, onde será servida uma seleção de pratos à la carte harmonizados com uma cuidadosa seleção de vinhos.

O resort oferece ainda quatro piscinas, incluindo uma principal de três níveis com vista para o oceano Atlântico; uma piscina Splash Park, projetada para os mais pequenos, com toboáguas onde toda a família pode se divertir; e uma piscina somente para adultos, que proporcionará um espaço tranquilo com um bar. Além disso, a nova unidade também conta com uma piscina de água doce com vistas para o oceano Atlântico.

O Dreams Spa, com 900 metros quadrados, cuja inauguração está prevista para janeiro de 2025, oferecerá experiências de saúde, beleza e bem-estar. Projetado com uma paleta de texturas e combinações de cores variadas para transmitir serenidade, o Spa vai disponibilizar uma variedade de tratamentos e serviços, como uma piscina coberta climatizada, banheira de hidromassagem, banho turco, sauna, imersão em água fria, duchas diatérmicas e sete cabines de tratamento.

Cada espaço para eventos no Dreams Madeira Resort, Spa & Marina é projetado para oferecer funcionalidade e versatilidade, adaptando-se às necessidades de grupos de negócios e lazer, com instalações de última tecnologia e espaços flexíveis que se ajustam a cada ocasião.

A abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina complementa a crescente presença da marca Hyatt na região EAME, após as recentes inaugurações do me and all Berlin East Side e do Grand Hyatt Barcelona. Espera-se que a expansão da marca Hyatt em toda a região continue durante 2024 e 2025, com outras aberturas já anunciadas, como AluaSoul Costa Adeje, Hyatt Centric Cairo West, Andaz Doha, Thompson Roma e Thompson Sevilla. O portfólio de hotéis da marca Dreams Resorts & Spas continua a crescer com a recente abertura do Dreams Estrella del Mar Mazatlán Golf & Spa Resort e as futuras inaugurações do Dreams Grand Island e do Dreams Playa Esmeralda Resort & Spa.

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Portugal tem 15 hotéis nomeados para os prémios de excelência da Condé Nast Johansens 2025

As 15 unidades portuguesas concorrem na zona da Europa e Mediterrâneo, sendo os vencedores conhecidos a 4 de novembro, numa cerimónia que vai ter lugar em Londres, Reino Unido.

A Condé Nast Johansens nomeou 15 hotéis portugueses para os prémios de excelência 2025, cuja entrega vai decorrer a 4 de novembro, numa cerimónia a ter lugar em Londres, Reino Unido.

Quinta do Paral (Alentejo); Grande Real Villa Itália Hotel & Spa (Região de Lisboa); The Rebelo (Vila Nova de Gaia); Estoril Vintage Hotel (Estoril); Corpo Santo Lisbon Historical Hotel (Lisboa); Quinta Jardins do Lago (Madeira); Palácio Estoril Hotel Golf & Wellness (Estoril); The Albatroz Hotel (Cascais); The Lumiares Hotel & Spa (Lisboa); GA Palace Hotel & Spa (Porto); Sobreiras Alentejo Country Hotel (Grândola, Alentejo); Tivoli Carvoeiro Algarve Resort (Carvoeiro, Algarve); Terra Nostra Garden Hotel (São Miguel, Açores); Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel (Vila Verde) e The Lodge Porto Hotel (Porto) são as unidades nomeadas.

Os 15 hotéis nacionais concorrem na zona da Europa e Mediterrâneo, nas categorias ‘Best New Property’, ‘Best for Romance’, ‘Best Service’, ‘Best Small & Exclusive Property’, ‘Best Value Experience’, ‘Best Breakfast’, ‘Best Dining Experience’, ‘Best Bar’, ‘Best Urban Hotel (Town, City)’, ‘Best Countryside Hotel’, ‘Best for Families’, ‘Best Immersive Experience’, ‘Best for Weddings, Parties and Celebrations’ e ‘Best for Meetings and Events’.

Os vencedores vão ser encontrados através de um método que combina votação on-line, comentários dos hóspedes e das avaliações realizadas pela equipa de Local Experts da Condé Nast Johansens durante o último ano.

Além das categorias tradicionais, durante o jantar de gala e a entrega dos prémios, vão ser também anunciados os vencedores das duas categorias mais esperadas da noite, o Readers’ Choice e  o Editors’ Choice, num evento que poderá ser seguido em direto nas redes sociais da Condé Nast Johansens.

Durante a cerimónia de entrega de prémios,  a Condé Nast Johansens vai ainda apresentar o novo guia “Condé Nast Johansens Luxury Hotels 2025”.

A lista da unidades nomeadas pode ser consultada aqui.

Recorde-se que os Prémios de Excelência da Condé Nast Johansens foram criados há mais de duas décadas para reconhecer, premiar e celebrar a excelência dos hotéis recomendados incluídos no guia.

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Hilton abre Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton nas próximas semanas

O Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton tem abertura prevista para as próximas semanas, conta com 126 quartos e vai aumentar o portfolio da Hilton em Portugal para 24 hotéis.

A Hilton assinou um acordo de franchising para o Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, que tem abertura prevista para as próximas semanas e que vai aumentar o portfolio da Hilton em Portugal para 24 hotéis.

Localizada no centro da cidade do Porto, a poucos passos da Avenida dos Aliados, a nova unidade da Hilton vai estar direcionada para viajantes de lazer e negócios, contando com 126 quartos, espaço de fitness e duas salas de reuniões.

“No seguimento da nossa expansão na Europa, temos o prazer de anunciar que o Cénica Porto Hotel irá juntar-se ao nosso crescente portfólio de hotéis lifestyle. Em 2023, o Porto registou quase seis milhões de estadias, o que comprova a popularidade deste destino entre os viajantes, pelo que estamos muito entusiasmados por inaugurar, brevemente, uma nova propriedade Hilton na região”, afirma Patrick Fitzgibbon, Senior Vice President, Development, EMEA, do grupo Hilton, citado em comunicado.

O Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, que será a terceira unidade da Hilton na cidade do Porto, vai contar ainda com restaurante com terraço, lobby bar e Spa com duas salas de tratamento, sauna, banho turco e piscina.

Recorde-se que, no Porto, a Hilton conta também com os hotéis Se Catedral Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton e Arts Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton, enquanto a nova unidade vai funcionar sob a marca Curio Collection by Hilton, que tem um portfólio global de mais de 170 hotéis, que se distinguem por evocarem a história através da arquitetura e design, gastronomia de elevada qualidade e experiências selecionadas.

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Redes sociais influenciam viagens dos portugueses, diz estudo da eDreams

Quase metade dos portugueses já viajou para um destino que não tinha considerado visitar graças à influência das redes sociais, revela um estudo da eDreams, predominante entre as faixas etárias mais jovens – a grande maioria dos inquiridos entre os 25-34 anos (56%), 18-24 anos e 35-44 anos (53% para ambos).

A agência de viagens online eDreams acaba de divulgar os resultados do mais recente estudo que encomendou a uma empresa independente de estudos de mercado, desta vez sobre o impacto das redes sociais na escolha dos destinos dos viajantes. Neste caso, a empresa apurou que praticamente metade (49%) dos portugueses já viajou para um sítio que antes não tinha considerado, graças à influência das redes sociais, sendo que, a grande maioria dos inquiridos entre os 25-34 anos (56%), 18-24 anos e 35-44 anos (53% para ambos) já passou por esta realidade.

Já em sentido contrário, a grande maioria dos inquiridos mais velhos nunca visitou destinos novos por ter sido motivado a isso pelas redes sociais (55-64 anos – 66% e 65 ou mais anos – 89%). Neste ponto, foi possível também perceber que as mulheres portuguesas foram ligeiramente mais influenciadas pelas redes sociais para escolher novos destinos (51% vs. 47% dos homens).

A análise conclui igualmente que os portugueses são bastante mais influenciados pelas redes sociais na escolha de novos destinos de viagem do que outros países – de facto, a média global na resposta a esta questão foi de apenas 37% (vs 49% entre os inquiridos nacionais).

A eDreams quis também perceber se os portugueses já tinham ficado desiludidos com um destino ao vivo, em relação ao que tinham visto anteriormente nas redes sociais, mas a maior parte (62%) dos viajantes diz não ter se ter sentido defraudado nesse sentido. Esta resposta está também em linha com a média global (66%) do estudo da empresa.

Finalmente, em relação à questão das razões que levam os viajantes a partilhar conteúdos de férias nas suas redes sociais, para a maioria dos inquiridos, a principal motivação é guardar memórias das suas experiências (53%), mas também porque querem levar os seguidores a descobrir novos lugares (13%). É de destacar também que 20% dos portugueses diz não fazer publicações sobre as suas férias, em especial os inquiridos com idade superior a 55 anos (40%).

No caso daqueles que publicam conteúdos sobre as suas férias, 29% indicaram que, mesmo que ficassem desiludidos com as suas férias, estariam algo propensos a publicar sobre elas. Aqueles que não publicariam conteúdos sobre as suas férias caso estas os desiludissem dizem que agiriam assim para não influenciar as outras pessoas a visitar locais que as vão desapontar (38%) ou porque desejam ser autênticos nas redes sociais (32%).

Estes dados resultam de um inquérito realizado a nove mil consumidores a nível mundial, levado a cabo pela empresa de investigação independente OnePoll para a eDreams ODIGEO. O inquérito foi realizado em sete países, incluindo Alemanha, Espanha, EUA, França, Itália, Portugal e Reino Unido. A amostra portuguesa foi composta por mil indivíduos, todos adultos que tenham ido de férias nos últimos cinco anos.

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Fly Angola muda horário dos voos para São Tomé

A Fly Angola é uma companhia aérea angolana privada, que foi constituída em 2018 e tem sede em Luanda, sendo representada em território nacional pela APG Portugal.

A Fly Angola alterou o horário dos voos entre Luanda, capital angolana, e São Tomé, que passa a ser realizado às quintas-feiras no período da manhã, informou a APG Portugal, que representa a companhia aérea angolana em Portugal.

“O voo da Fly Angola das quintas-feiras entre Luanda e São Tomé passou para o período da manhã”, lê-se na informação divulgada pela Fly Angola, que convida os passageiros a aproveitarem o novo horário para irem tomar o pequeno-almoço a São Tomé.

Segundo a APG Portugal, a Fly Angola é uma companhia aérea angolana privada, que foi constituída em 2018 e tem sede em Luanda, contando com uma frota de dois aviões, um Embraer 5421SW e um Dash 8-300.

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