Aumento significativo no turismo turco: 29 milhões de chegadas
A Turquia registou um aumento significativo nas chegadas de turistas estrangeiros nos primeiros oito meses de 2024, com quase 29 milhões de visitantes, marcando um aumento de 8.3% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Cultura e Turismo.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Incluindo cidadãos turcos residentes no estrangeiro, o número total de turistas que visitaram Turquia entre janeiro e julho de 2024 atingiu 33.47 milhões. Os russos formaram o maior grupo de visitantes estrangeiros, representando 12.5% do total. De janeiro a julho, 3.6 milhões de cidadãos russos visitaram o país, um pouco acima dos 3.5 milhões durante o mesmo período do ano passado. A Alemanha surgiu como a segunda maior fonte de turistas, com mais de 3.5 milhões de alemães, contra 3.2 milhões em 2023. O Reino Unido também apresentou um forte crescimento, com 2.4 milhões de turistas britânicos chegando nos primeiros sete meses do ano, um aumento significativo em relação aos 2.06 milhões do ano anterior.
Em contraste, as chegadas de turistas de Israel caíram mais de 90% em comparação com o mesmo período de 2023, com apenas 45,483 visitantes registados. Por outro lado, o número de turistas chineses aumentou 103%, para 231,000 mil, enquanto os visitantes americanos aumentaram 8%, para 772 mil. O número de turistas japoneses também cresceu significativamente, com um aumento de 82%, para 66 mil visitantes no período em análise.
Istambul continuou a ser o destino mais popular, atraindo 10.5 milhões de viajantes internacionais, representando 36% de todas as chegadas estrangeiras. Antalya seguiu de perto com 8.49 milhões de visitantes, representando uma participação de 29.3%, enquanto a província de Edirne, no noroeste, recebeu 2.83 milhões de turistas.
Só em julho, a Turquia registou um aumento anual de 2.6% nas chegadas de turistas estrangeiros, com 7.3 milhões de visitantes. As taxas de crescimento anuais foram de 14% em maio e de 4.95% em junho.
O turismo continua a ser uma fonte crucial de divisas para o destino, ajudando a financiar o défice da balança corrente do país. O governo pretende atrair 60 milhões de turistas e gerar 60 mil milhões de dólares em receitas turísticas até ao final do ano.