PUB
Edição digital
Assine já
PUB

Créditos: Wine & Books Hotels Porto e PBH

Alojamento

Proveitos da atividade turística abrandam em junho

Apesar de continuaram a crescer, os proveitos da atividade turística registaram um abrandamento em junho face ao mês anterior que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), se nota nos proveitos totais e de aposento. Ainda assim, as dormidas voltaram a aumentar, principalmente entre os não residentes.

Inês de Matos

Créditos: Wine & Books Hotels Porto e PBH

Alojamento

Proveitos da atividade turística abrandam em junho

Apesar de continuaram a crescer, os proveitos da atividade turística registaram um abrandamento em junho face ao mês anterior que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), se nota nos proveitos totais e de aposento. Ainda assim, as dormidas voltaram a aumentar, principalmente entre os não residentes.

Inês de Matos
Sobre o autor
Inês de Matos
Artigos relacionados
FlixBus lança 1.º autocarro elétrico e pede apoios para descarbonizar frota
Transportes
CTP: VII Cimeira do Turismo Português analisa valor do turismo dia 27 de setembro em Mafra
Meeting Industry
Lisboa e Seul mais pertos com início de ligações diretas da Korean Air esta quarta-feira
Transportes
Portugal tem uma nova rent-a-car: Sicily by Car
Transportes
Embarque e desembarque no Funchal no inverno: MSC Cruzeiros com oferta de crédito a bordo
Transportes
Adiafa do Tejo celebra final das vindimas a 28 de setembro
Enoturismo
Filme promocional do Turismo do Porto e Norte é bronze em Belgrado
Destinos
BOA Hotels investe 50M€ em resort de cinco estrelas no Douro
Hotelaria
Carla Rodrigues é a nova comercial da DIT Portugal para a zona norte
Figuras
ADENE promove novo webinar sobre mobilidade sustentável no turismo
Agenda

Em junho, as unidades de alojamento turístico nacionais registaram 3,0 milhões de hóspedes e 7,8 milhões de dormidas, traduzindo crescimentos de 6,7% e 4,8%, respetivamente, que geraram 698,0 milhões de euros de proveitos totais e 541,0 milhões de euros de proveitos de aposento, valores que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), indicam que o crescimento dos proveitos está a abrandar.

“O crescimento dos proveitos totais abrandou em junho (+12,7%, após +15,3% em maio), atingindo 698,0 milhões de euros. O mesmo sucedeu com os proveitos de aposento, que também aumentaram 12,7%, (+15,5% maio), ascendendo a 541,0 milhões de euros”, lê-se no comunicado que acompanha os números do INE e que foi divulgado esta quarta-feira, 14 de agosto.

Já o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) situou-se nos 85,0 euros, refletindo um aumento de 9,4%, e o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu os 132,0 euros, crescendo 8,0%, com o INE a notar que “o ADR atingiu os valores mais elevados na Grande Lisboa (170,9 euros), no Algarve (139,8 euros) e na RA Açores (128,4 euros)”.

Por regiões, a Grande Lisboa “continuou a ser a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (29,3% dos proveitos totais e 30,9% dos proveitos de aposento), seguida do Algarve (29,2% e 28,3%, respetivamente) e do Norte (15,2% e 15,6%, pela mesma ordem)”.

Segundo o INE, “todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem no Alentejo (+22,0% nos proveitos totais e +16,2% nos de aposento), na RA Açores (+19,4% e +21,1%, respetivamente) e na Península de Setúbal (+18,1% e +18,6%, pela mesma ordem)”.

Já o valor de RevPAR mais elevado foi registado na Grande Lisboa (133,5 euros), seguindo-se o Algarve, com 96,7 euros, ainda que os maiores crescimentos tenham ocorrido na RA Açores(+17,2%) e na Península de Setúbal (+16,0%), enquanto
os menos expressivos se verificaram no Norte (+3,8%) e Oeste e Vale do Tejo (+6,2%).

“Em junho, este indicador cresceu 10,3% na hotelaria (+13,0% em maio). No alojamento local e no turismo no espaço rural e de habitação, registaram-se crescimentos de, respetivamente, 7,9% e 9,9% (+10,0% e +15,5%, em maio, pela mesma ordem)”, refere o INE.

No ADR, a Grande Lisboa voltou a destacar-se com o valor mais elevado de 170,9 euros, seguida do Algarve (139,8 euros) e da RA Açores (128,4 euros), com o INE a revela que  “este indicador registou crescimento em todas as regiões, com os maiores aumentos a ocorrerem na RA Açores (+13,4%) e na RA Madeira (+13,3%)”.

“Em junho, o ADR cresceu em todos os segmentos, +7,9% na hotelaria (+9,1% em maio), +8,8% no alojamento local (+7,9% em maio) e +10,4% no turismo no espaço rural e de habitação (+8,1% em maio)”, refere também o INE.

O município de Lisboa concentrou ainda 18,0% do total de dormidas (8,7% do total de dormidas de residentes e 21,7% de não residentes), registando um acréscimo de 4,6% (+7,4% nos residentes e +4,1% nos não residentes).

O INE acrescenta que, entre os municípios com maior número de dormidas em junho, “Portimão (3,9% do total de dormidas) destacou-se com o maior crescimento (+13,4%), para o qual contribuíram as evoluções positivas das dormidas de residentes (+8,0%) e, sobretudo, as de não residentes (+15,4%)”.

Em junho, o crescimento dos proveitos abrandou nos três segmentos de alojamento, uma vez que, na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 86,6% e 84,8% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram ambos 12,1%, enquanto nos estabelecimentos de alojamento local, registaram-se aumentos de 15,6% nos proveitos totais e 16,1% nos proveitos de aposento (quotas de 9,5% e 11,2%, respetivamente).

Já no turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,9% nos proveitos totais e de 4,0% nos relativos a aposento), os aumentos foram de 18,8% e 16,6%, respetivamente.

Maioria das dormidas de junho concentraram-se em 10 munícipios

Os dados do INE mostram ainda que 61,0% das dormidas registadas em junho concentraram-se “nos 10 municípios com maior número de dormidas”, com destaque para Lisboa, que concentrou  18,0% do total de dormidas, atingindo 1,4 milhões (+4,6%, após +5,3% em maio).

Em Lisboa, as dormidas de residentes aumentaram 7,4% e as de não residentes cresceram 4,1%, com o INE a destacar que este município “concentrou 21,7% do total de dormidas de não residentes em junho”.

Já Albufeira foi o segundo município em que se registaram mais dormidas (912,7 mil dormidas, peso de 11,7%), aumentando 2,1%, neste caso, com as dormidas de residentes a crescerem 2,6%, “superando o ritmo de crescimento dos não residentes (+2,0%)”.

No Porto, as dormidas totalizaram 576,1 mil (7,4% do total), tendo-se observado um crescimento de 6,3% (+8,7% em maio), “com o contributo das dormidas de não residentes (+7,9%), dado que as de residentes decresceram 2,3%”, indica também o INE.

No Funchal (548,4 mil dormidas, peso de 7,0%), houve um crescimento de 3,4% (+5,0% em maio), para o qual contribuíram, diz o INE, “as dormidas de não residentes (+6,9%), tendo em conta que as dormidas de residentes diminuíram 16,5%.

“Em todos os 10 municípios com maior número de dormidas em junho, as dormidas de não residentes superaram as dos residentes”, explica ainda o INE, na informação divulgada esta quarta-feira.

No crescimento das dormidas de não residentes, o INE destaca os municípios de Portimão, Ponta Delgada, Porto, Funchal e Loulé e diz também que Portimão, Lisboa, Cascais e Lagoa foram “os que se mais se distanciaram positivamente da média nacional em termos de crescimento das dormidas de residentes”.

Dormidas de não residentes justificam aumento de proveitos até junho

No conjunto dos seis primeiros meses de 2024, as unidades de alojamento turístico nacionais contabilizam já 35,5 milhões de dormidas, num aumento de 4,5% face ao primeiro semestre de 2023, o que, segundo o INE, deu “origem a aumentos de 12,3% nos proveitos totais e de 12,1% nos de aposento”, para 2,8 mil milhões de euros e 2,1 mil milhões de euros, respetivamente.

“Este aumento deveu-se, principalmente, às dormidas de não residentes, que cresceram 5,8%, enquanto as de residentes registaram um crescimento mais modesto (+1,4%)”, explica o INE.

Já o RevPAR atingiu os 58,6 euros no primeiro semestre de 2024, num aumento de 7,4% face a período homólogo de 2023, enquanto o ADR chegou aos 108,9 euros, depois de um aumento de 7,6%.

Segundo o INE, a “Grande Lisboa registou os valores mais elevados de RevPAR e ADR neste período (98,5 euros e 143,4 euros), seguindo-se a RA Madeira (74,4 euros), em termos de RevPAR, e o Alentejo (104,5 euros) e o Norte (101,1 euros), em termos de ADR”, enquanto os maiores aumentos do RevPAR foram atingidos na Península de Setúbal (12,6%), na RA Açores (+12,0%) e no Oeste e Vale do Tejo (+11,1%), tendo os crescimentos mais modestos sido registados no Norte (+4,6%) e no Centro (+5,0%).

O INE indica ainda que a RA Madeira registou os maiores crescimentos de ADR (+10,9%), seguindo-se a Península de Setúbal (+9,8%), a Grande Lisboa (+9,0%) e ainda a RA Açores (+8,9%).

Por destinos nacionais, o INE diz que, nos seis primeiros meses do ano, “o conjunto dos 10 municípios com maior número de dormidas no 1º semestre de 2024 concentrou, neste período, 61,4% do total de 35,5 milhões de dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico”, incluindo 71,8% das dormidas de não residentes e 35,0% das dormidas de residentes.

O munícipio de Lisboa voltou a destacar-se no primeiro semestre do ano, concentrando 21,2% do total de dormidas, seguindo-se Albufeira (9,1%) e o Funchal (8,5%), com a capital portuguesa a ser mesmo o principal destino das dormidas dos residentes (10,6%), seguindo-se os municípios de Albufeira (5,2%) e do Porto (4,5%).

“Desde o início do ano, concentraram-se em Lisboa ¼ das dormidas de não residentes (25,3%), seguindo-se os municípios de Albufeira (10,7%) e do Funchal (10,4%)”, refere também o INE.

Segundo os dados divulgados, o Reino Unido “concentrou ¼ das dormidas no município de Albufeira (24,9%), município que foi também o que recebeu o maior número de dormidas de residentes na Irlanda (35,9%) e nos Países Baixos (16,8%), enquanto o
Funchal foi o principal destino das dormidas de residentes na Alemanha (18,3%)”.

Já o município de Lisboa foi o principal destino das dormidas dos brasileiro (46,7%), norte-americanos (44,9%), italianos (43,5%), canadianos (32,8%), francêses (26,4%) e espanhóis (22,6%).

“Destaque ainda para o peso que os municípios de Lisboa e do Porto, em conjunto, representaram no total de dormidas dos mercados brasileiro (60,8%), norte americano (59,7%) e italiano (57,3%)”, acrescenta o INE, sublinhando que “Lisboa e Porto concentraram mais de metade das dormidas dos mercados brasileiro, norte americano e italiano no primeiro semestre”.

Por outro lado, o munícipio de Lagos foi, entre os principais, “aquele em que se registou maior dependência dos mercados externos(89,7%), seguindo-se o Funchal (87,4%) e Lisboa (85,7%), enquanto no extremo oposto encontra-se Ponta Delgada com a menor depedência (59,6%).

“De realçar ainda que os restantes municípios apresentaram, no seu conjunto, uma dependência dos mercados externos (52,3%) inferior a qualquer um destes 10 municípios e inferior à média nacional (71,7%)”, diz o INE.

O Reino Unido foi, como esperado, o principal mercado emissor no primeiro semestre, representando 18,4% do total de dormidas de não residentes neste período, sendo mesmo o principal mercado externo em Loulé (55,7% do total de dormidas de não residentes), Albufeira (42,8%), Portimão (38,3%), Funchal (30,3%), Lagoa (30,1%) e Cascais (13,7%).

Já o mercado alemão (11,7% do total de dormidas de não residentes) foi o principal em Lagos (24,7%) e ainda no conjunto dos municípios que não figuram nos 10 principais (15,2%), enquanto os EUA (9,2% do total de dormidas de não residentes) ficaram na primeira posição em Ponta Delgada (18,2%), em Lisboa (16,3%) e no Porto (14,3%).

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
Artigos relacionados
FlixBus lança 1.º autocarro elétrico e pede apoios para descarbonizar frota
Transportes
CTP: VII Cimeira do Turismo Português analisa valor do turismo dia 27 de setembro em Mafra
Meeting Industry
Lisboa e Seul mais pertos com início de ligações diretas da Korean Air esta quarta-feira
Transportes
Portugal tem uma nova rent-a-car: Sicily by Car
Transportes
Embarque e desembarque no Funchal no inverno: MSC Cruzeiros com oferta de crédito a bordo
Transportes
Adiafa do Tejo celebra final das vindimas a 28 de setembro
Enoturismo
Filme promocional do Turismo do Porto e Norte é bronze em Belgrado
Destinos
BOA Hotels investe 50M€ em resort de cinco estrelas no Douro
Hotelaria
Carla Rodrigues é a nova comercial da DIT Portugal para a zona norte
Figuras
ADENE promove novo webinar sobre mobilidade sustentável no turismo
Agenda
PUB
Transportes

FlixBus lança 1.º autocarro elétrico e pede apoios para descarbonizar frota

O novo autocarro elétrico da FlixBus vai fazer a rota Lisboa-Porto e, segundo Pablo Pastega, diretor-geral da empresa para Portugal e Espanha, deverá ser apenas o primeiro a chegar à frota da operadora. Para isso, o responsável pede apoios, o Governo responde que está a estudar e promete novidades para novembro.

Inês de Matos

A FlixBus apresentou esta quarta-feira, 11 de setembro, em Lisboa, o primeiro autocarro elétrico de longa distância, veículo que vai realizar a rota Lisboa-Porto e que, segundo Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus para Portugal e Espanha, representa o primeiro passo para a descarbonização da frota da empresa em Portugal.

“É o primeiro passo de muitos queremos dar”, disse o responsável aos jornalistas durante a apresentação do novo autocarro, lembrando que há alguns anos que a FlixBus vem a estudar as opções de descarbonização em Portugal e chegou a ter um projeto piloto que fracassou devido a problemas com a infraestrutura de carregamento do veículo.

O problema ficou agora resolvido com uma parceria com a EDP, que instalou uma estação de carregamento elétrico dedicada à FlixBus, num acordo que Pablo Pastega considerou “muito importante”, já que garante “maior facilidade em carregar os autocarros”.

O diretor-geral da FlixBus para Portugal e Espanha pediu, no entanto, mais apoios para a descarbonização da frota, lembrando que o custo dos autocarros elétricos representa o dobro dos tradicionais e que, em muitos países, estão a ser adotados apoios para estimular a renovação das frotas com veículos mais sustentáveis.

“Precisamos de ajuda do Governo para fazer esta mudança. Estes autocarros custam o dobro dos normais e há formas de apoio que não implicam um gasto direto mas ajudam ao desenvolvimento de uma frota completamente elétrica”, afirmou Pablo Pastega, dando como exemplo a redução ou eliminação de portagens para veículos elétricos, algo que já está a ser feito noutros países.

“Da nossa parte, se houver apoios, podem contar com o investimento necessário. Queremos transformar toda a frota da FlixBus em Portugal, seja com autocarros elétricos, a hidrogénio ou biogás, que são as tecnologias que estamos a explorar”, garantiu o responsável.

Quanto ao novo autocarro, Pablo Pastega realçou que, além de elétrico, o veículo é exatamente igual aos restantes que compõem a frota da FlixBus, contando com 49 lugares, pelo que a única diferença é mesmo o facto de “viajar de uma forma mais sustentável”.

Governo estuda apoios e promete novidades em novembro

Presente na apresentação do primeiro autocarro 100% elétrico da FlixBus esteve a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, que se mostrou sensível aos apoios pedidos pelo responsável da FlixBus e garantiu que está a estudar esse dossier, sobre o qual deverão existir novidades em novembro.

“Quando tivermos o modelo, ou seja, a fotografia completa, vamos ponderar onde são necessários os apoios, que tipo de apoios à luz da lei em vigor, o que podemos alterar na lei. Portanto, há um trabalho prévio antes de podermos de dizer que gostávamos muito de apoiar”, explicou a governante.

Cristina Pinto Dias sublinhou que a pretensão do Governo passa por “descarbonizar toda a economia”, explicando que, além disso “ser um propósito de política pública”, existem metas ambientais para cumprir até 2030, pois “o Pacto Ecológico Europeu não é adiável”.

“O planeta precisa de nós e nós precisamos da mobilidade para alcançar esses objetivos”, acrescentou, garantindo que, por parte do Governo, “há sensibilidade, sim, é um tema que está a ser equacionado”.

Por parte da EDP, que se associou à FlixBus neste projeto através da instalação de um posto de carregamento para o novo autocarro elétrico, ficou ainda a garantia de que este é um primeiro passo para a descarbonização total da frota de veículos pesados, com Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial para a mobilidade elétrica, a sublinhar que “o grande objetivo desta parceria é provar que é possível”.

“O grande objetivo desta parceria é provar que é possível. Que é possível fazer o investimento em infraestrutura, é possível termos estes autocarros a operar a rota completa e, na perspectiva dos operadores, que é rentável. É inegável que este é o primeiro autocarro mas, se queremos atingir a descarbonização, não podemos ter 50%, temos de ter a totalidade da frota elétrica e é para isso que, na EDP, trabalhamos para criar essas condições”, destacou o responsável.

O administrador da EDP Comercial para a mobilidade elétrica lembrou que, a nível nacional, já existem 3.300 estações de carregamento elétrico para veículos ligeiros, mas realçou que as metas ambientais só são alcançáveis se também as frotas de veículos pesados forem descarbonizadas, uma vez que 35% das emissões rodoviárias são responsabilidade dos autocarros.

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

CTP: VII Cimeira do Turismo Português analisa valor do turismo dia 27 de setembro em Mafra

A VII Cimeira do Turismo Português, promovida pela CTP (Confederação do Turismo de Portugal), para assinalar o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, vai ter lugar no Palácio Nacional de Mafra com o tema “Turismo é Valor”, com presenças confirmadas do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.

Publituris

Neste evento, que reúne importantes líderes e personalidades políticas e empresariais, pretende-se, segundo a CTP, apelar à reflexão e ao debate construtivo sobre a atividade que mais contribui para o crescimento da economia em Portugal.

A VII Cimeira do Turismo Português, que conta com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do Primeiro-Ministro Luís Montenegro, realiza-se, acresce a nota, num momento em que o Turismo se debate com enormes desafios e no âmbito de uma geostratégia mundial marcada pelas guerras em várias partes do mundo. Marcarão igualmente presença o ministro da Economia, Pedro Reis, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

‘Turismo como motor da economia portuguesa’; ‘Desafios da Aviação e da Ferrovia na próxima década’; ‘Incertezas da geopolítica mundial’; Novas dinâmicas do Crescimento do Turismo’ e ‘Transição Digital: Riscos e Oportunidades’, serão alguns temas de análise.

“Queremos nesta Cimeira olhar para o futuro”, apontou Francisco Calheiros, presidente da CTP, que sublinha que “os números da atividade este ano já confirmam que continuamos no caminho certo, pelo que se pretende continuar a projetar o Turismo como um importante fator de desenvolvimento económico e social”.

Da lista de oradores da cimeira, que se inicia às 10h00, e encerra com um concerto de Carrilhões do Real Edifício de Mafra, constam ainda, para além de Francisco Calheiros, Hugo Moreira Luís, presidente da Câmara Municipal de Mafra, Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, Miguel Maya, CEO do Millennium bcp, António Brochado Correia, presidente da PwC Portugal, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, Luís Rodrigues, CEO e presidente do Conselho de Administração da TAP, José Luís Arnaut, presidente do Conselho de Administração da ANA, Prof. Fernando Nunes da Silva, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes

Paulo Portas, vice-primeiro ministro e ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros dos XV e XVI governos, Luís Marques Mendes, ministro-adjunto do primeiro-ministro no XII Governo e ministro dos Assuntos Parlamentares do XV governo, Luís Amado, ministro dos Negócios Estrangeiros do XVII governo e ministro da Defesa Nacional do XVIII governo, Bernardo Trindade, presidente da AHP, Carlos Moura, presidente da AHRESP, Gil Moreira, diretor geral do SAPO, Roberto Antunes, CEO do NEST, e Gonçalo Oliveira, CIO do Grupo Pestana, vão igualmente intervir . Haverá ainda lugar para a entrega das Medalhas de Mérito Turístico.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Transportes

Lisboa e Seul mais pertos com início de ligações diretas da Korean Air esta quarta-feira

A Korean Air deu início, esta quarta-feira, dia 11 de setembro, às ligações diretas entre Seul e Lisboa. O facto, foi celebrado pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que publicou nas redes sociais que é “fruto de um trabalho articulado entre o Turismo de Portugal, as Agências Regionais de Promoção Turística e a nossa delegada Inês Queiroz, no Japão”, trabalho esse que “juntos, iniciamos em 2023”, ao mesmo tempo que destaca que “hoje completa a estratégia de captação de novas rotas aéreas”.

A Korean Air, companhia aérea da Coreia do Sul, deu início, este quarta-feira, a uma nova rota entre Lisboa e Seul Incheon, capital sul-coreana, que vai contar com três voos por semana, às quartas, sextas e domingos, em aviões Boeing 787-9 Dreamliner, com 278 assentos, incluindo 24 na Classe Prestige e 254 na Classe Económica. Os voos entre Seul e Lisboa têm uma duração aproximada de 13 horas, enquanto os de regresso têm um tempo estimado de voo de 15 horas, com o seguinte horário: Saída da capital coreana às 13h10 e chegada ao Aeroporto Humberto Delgado às 20h10 (horas locais). O regresso far-se-á às 22h10, com chegada a Seul 19h10 do dia seguinte (horas locais).

Este é um novo destino e uma nova companhia aérea para o Aeroporto de Lisboa, que traz maior conveniência e mais oportunidades de ligações aéreas à Ásia, com ligações adjacentes para o Japão (Tokyo Haneda), Macau, China e Ásia-Pacifico em geral. A chegada de novas companhias aéreas de longo curso aos aeroportos nacionais, que alargam e diversificam os mercados de origem, como é o caso da Korean Air, demonstra o empenho das equipas da ANA|VINCI Airports no desenvolvimento da conetividade aérea nas regiões onde operamos e no país em geral, aponta comunicado das entidades aeroportuárias.

Segundo Thierry Ligonnière, CEO da ANA|VINCI Airports, citado no comunicado divulgado esta quarta-feira, “estamos particularmente satisfeitos pela concretização desta rota da Korean Air que agora liga Seul a Lisboa. Esta ligação resulta de mais de dois anos de trabalho conjunto com a companhia aérea, em estreita colaboração com o Turismo de Portugal, entre outros parceiros. Vemos assim ampliada a conetividade aérea do aeroporto de Lisboa, promovendo o turismo e viagens de negócios. Continuamos a trabalhar para garantir a maior conetividade possível dos nossos aeroportos, sempre com foco no conforto dos passageiros e na sustentabilidade e ambiente das regiões em que operamos”.

“A nova rota Seul-Lisboa representa a segunda ligação direta da Ásia para Portugal, e deverá potenciar novas oportunidades de mercado não só na Coreia, mas também no Japão, onde a Korean Air tem uma forte presença consolidada e poderá captar uma fatia importante do mercado japonês através das suas ligações via Seul”, considera o Turismo de Portugal, numa informação divulgada recentemente.

“Esta rota é um marco na conectividade aérea e no fortalecimento das relações entre Portugal e a Ásia. O Turismo de Portugal está focado em identificar e aproveitar oportunidades em mercados promissores para atender às necessidades do turismo”, referia Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, no momento do anúncio das ligações aéreas entre as suas capitais, a operar durante todo o ano.

 

Recorde-se que a Coreia do Sul é um mercado que tem vindo a crescer em Portugal e, no ano passado, foi mesmo o 25.º mercado turístico da procura externa aferido pelo indicador dormidas e ocupou o 19.º lugar para o indicador hóspedes.

“Em relação ao ano anterior, o número de hóspedes em 2023 aumentou cerca de 189%, fixando-se em 170,1 mil. Já nas dormidas, o acréscimo foi de 136,2%, o que conduziu a 264,7 mil dormidas de sul-coreanos em Portugal”, acrescenta o Turismo de Portugal, defendendo que “estes números refletem um potencial de crescimento significativo para Portugal nos próximos anos com a implementação desta nova rota”.

Considerado um marco significativo na expansão da companhia aérea sul coreana na Europa, e para assinalar a ocasião, foi realizada uma cerimónia no Aeroporto de Incheon, com a presença de representantes da Korean Air, da embaixada e do aeroporto, incluindo Keehong Woo, presidente da Korean Air; Kwang Ho Ko, vice-presidente e chefe da sede regional da Korean Air; Susana Vaz Patto, embaixadora de Portugal na República da Coreia; e Inês Pereira de Queiroz, diretora do Visit Portugal para o Japão e a Coreia do Sul.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
Transportes

Portugal tem uma nova rent-a-car: Sicily by Car

Foi apresentado nas novas instalações, no Prior Velho, o mais recente player no mercado de rent-a-car-em Portugal. Chega de Itália, mais concretamente, da Sicília. Fundada em 1963, a Sicily by Car entra no nosso país com uma frota de 400 veículos e aposta no serviço ao cliente e na qualidade. Porto e Faro são os próximas cidades escolhidas para a expansão nacional.

Victor Jorge

Chama-se Sicily by Car e é o novo player no mercado de rent-a-car em Portugal. Depois do mercado de origem (Itália), a empresa fundada por Tommaso Dragotto em 1963, chega ao nosso país com a intenção de “dar aos clientes o que mais desejam: um excelente serviço e qualidade”, revelou João Marques Alves, diretor de Operações da Sicily by Car em Portugal.

A empresa que arrancou há 61 anos com uma frota composta por um Fiat 1300, um Fiat 1100 e dois Fiat 500, apresentou-se esta terça-feira (10 de setembro) nas modernas instalações localizadas no Prior Velho, junto ao Aeroporto Humberto Delgado, e contou com a presença do fundador e presidente da empresa, do embaixador de Itália em Portugal, Claudio Miscia, e de muitos convidados.

Ao Publituris, Vittoria Scalici, Business Manager da Sicily by Car, admitiu que Portugal é “um passo lógico na nossa expansão”. De resto, Portugal aparece no mapa de internacionalização da Sicily by Car depois desta ter aberto operações próprias na Albânia, Malta e Croácia, e, em parcerias, em França (Paris) e Áustria (Viena).

“Portugal tem registado um crescimento incrível no turismo e, por isso, é lógica esta expansão para um mercado que ainda tem capacidade para absorver mais players”, referiu ainda Vittoria Scalici.

De resto, os planos de expansão da empresa italiana não se ficam por Lisboa, já que o pretendido é abrir operação no Porto e Faro, ambicionando os responsáveis que isso aconteça até ao final deste ano de 2024. Já as aberturas nas ilhas – Madeira e Açores – deverão acontecer em 2025, embora João Marques Alves refira que “não existe timing fixo. Acontecerão quando tiverem reunidas as condições de prestarmos o serviço que queremos, sempre apostados na excelência e qualidade do serviço a prestar ao cliente”.

Direcionada ao cliente viajante que chega a Portugal e quer percorrer o país, a Sicily by Car quer explorar, também, o cliente corporate, embora reconheça que “ainda não temos no nosso parque as viaturas que são solicitadas”, salientando, no entanto, o diretor de Operações da empresa que “essas viaturas estão a chegar e são top”.

Com uma frota global que soma mais de 13.000 viaturas, o único handicap apontado por João Marques Alves é não ter nenhum ponto de contacto no interior do aeroporto de Lisboa, situação que admite “será solucionada com a comunicação que iremos fazer junto de quem quer viajar e chega a Portugal”.

Claudio Miscia, embaixador de Itália em Portugal na apresentação da Sicily by Car na sede, no Prior Velho

O embaixador de Itália em Portugal enfatizou a presença de visitantes italianos no nosso país, mas também dos italianos que já residem em Portugal, “o que demonstra o bem que se sentem neste país”. Claudio Miscia salientou, de resto, que, “se há 10 anos viviam em Portugal não mais de 3.000 italianos, atualmente, esse número multiplicou-se por 10, já que são mais de 30.000 os italianos que residem em Portugal. Ora, isso quer dizer alguma coisa”.

Além da expansão prevista para o nosso país, a Sicily by Car anunciou, também, a expansão da operação para Ibiza (Espanha), que terá início a 1 de janeiro de 2025.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
PUB
Transportes

Embarque e desembarque no Funchal no inverno: MSC Cruzeiros com oferta de crédito a bordo

A MSC Cruzeiros oferece um crédito a bordo de 100€ para os passageiros que viajam de Lisboa e do Porto que adquiram o pacote especial cruzeiro e voos para determinados itinerários no inverno 2024/2025 com embarque e desembarque no Funchal.

Publituris

Os passageiros que irão viajar de Lisboa ou do Porto, caso adquiram o pacote especial cruzeiro e voos, a MSC Cruzeiros oferece um crédito a bordo para realizar este novo itinerário para as iIlhas Canárias, com saída e chegada ao Funchal a bordo do MSC Opera.

Entre 3 de novembro de 2024 e 20 de março de 2025, estão programados um total de 21 cruzeiros em direção às Canárias, podendo-se escolher entre itinerários de nove, oito, sete ou seis noites para Santa Cruz de Tenerife (Ilha de Tenerife), Arrecife (capital de Lanzarote), Las Palmas (na Gran Canaria), Puerto del Rosário (em Fuerteventura) e Santa Cruz de La Palma (a capital de La Palma).

Esta oferta é limitada, pelo que os passageiros podem desde já efetuar a sua reserva para garantir os melhores camarotes e aproveitarem a possibilidade de ter tudo incluído.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Enoturismo

Adiafa do Tejo celebra final das vindimas a 28 de setembro

Adiafa do Tejo, momento de celebração das vindimas, convida todos os que trabalham na produção, da vinha ao vinho, mas também enófilos e famílias, para um momento de alegria e descontração. A segunda edição está marcada para sábado, dia 28 de setembro, entre as 16h00 e as 23h00, no jardim das Portas do Sol, em Santarém.

Publituris

Há dois anos, por ocasião do seu 25.º aniversário, a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) organizou um evento de celebração da efeméride e do final das vindimas. Em algumas casas produtoras de vinho, de norte a sul do país, há o hábito de se fazer uma festa quando acaba a época mais esperada, mas também mais trabalhosa do ano. Se a norte se apelida de entrega do ramo, mais a sul é a chamada adiafa. E foi com essa premissa que nasceu a Adiafa do Tejo.

Trata-se de um evento aberto ao público, onde a festa se faz em torno da prova dos vinhos da região, a solo ou na versão de cocktails, feitos à base de monocastas de Fernão Pires.

Para acompanhar os vinhos e a comida, música ao vivo, com o artista João Ricardo e DJ Gonçalo Henriques, ambos da região. Os mais pequenos não foram esquecidos e há atividades, como pinturas faciais e jogos adaptados a várias idades, histórias infantis e pintura em painel.

A Adiafa do Tejo 2024 é organizada pela CVR Tejo e conta com o apoio do Município de Santarém, da Entidade Regional do Turismo Alentejo e Ribatejo e da empresa Borrego Leonor & Irmão, estando integrado na programação da Cidade do Vinho 2024.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Filme promocional do Turismo do Porto e Norte é bronze em Belgrado

“Vê-se mesmo que são do Norte”, a mais recente campanha do Turismo do Porto e Norte, posicionou-se em terceiro lugar na categoria “Destino Turístico” no SilKest International Tour & Eco Film, que se realiza anualmente em Belgrado, na Sérvia.

Publituris

A película, que vai somando pontos na corrida aos World Tourism Film Awards, depois de ter sido premiada em Nova Iorque, integra uma campanha apresentada no primeiro trimestre do ano, simultaneamente com a nova marca do Turismo do Porto e Norte, centrada nas origens e na originalidade do Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes, diferentes entre si e, por isso, proporcionando um conjunto de experiências diversificadas.

“Com este filme promocional, pretendemos transmitir o quanto há para ver no Porto e Norte de Portugal, das paisagens inigualáveis, à gastronomia única, passando pela enorme riqueza cultural, tudo assente na autenticidade e generosidade das nossas gentes, essenciais para distinguir o Norte como um destino memorável”, afirma Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal.

Os vencedores do SilkfestInternational Tour & Eco Film Festival revestem-se de especial importância, uma vez que, tal como a terminologia indica, é um festival com uma vertente ecológica bem acentuada, e esta é uma temática que o Turismo do Porto e Norte tem abraçado, tendo em marcha um ambicioso projeto para certificar o destino como sustentável. Este ano, o festival recebeu inscrições de mais de 30 países, que foram avaliadas por um painel internacional de especialistas do setor.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Hotelaria

BOA Hotels investe 50M€ em resort de cinco estrelas no Douro

O grupo hoteleiro pretende abrir um wellness resort na atual Quinta da Barroca, em Armamar, em 2027, com uma oferta de quartos e villas de luxo privadas. Nos planos está ainda a criação de um boutique hotel & spa na ilha de Paros, na Grécia.

Carla Nunes

Após a abertura do Village by BOA, no Porto, o grupo BOA Hotels, constituído pela dupla Lior Zach e George Vinter, aposta na região do Douro com um novo hotel, onde prevê investir cerca de 50 milhões de euros.

O investimento será assumido pela BOA Hotels em parceria com um grupo de investidores, por forma a transformar a atual Quinta da Barroca, em Armamar, num wellness resort de cinco estrelas.

Com mais de 26 hectares, a propriedade vai contar com 70 quartos, piscinas, várias opções de restauração com conceito farm-to-table e um spa. O projeto incluirá ainda 50 villas de luxo privadas, que serão concluídas numa fase posterior ao hotel.

“Desde o COVID-19 que se tem registado um aumento significativo da procura de experiências remotas e excecionais. A região do Douro registou um aumento anual de 15% no turismo, por exemplo. Escolhemos este lugar pelos seus atributos únicos e pelo ambiente tranquilo”, explica Lior Zach, Managing Partner do grupo BOA Hotels, em nota de imprensa.

Apesar de a propriedade contar atualmente com um hotel rural de três estrelas, o grupo considera que esta “reúne as condições ideais para ser transformada num wellness resort de cinco estrelas”, razão pela qual vai “melhorar as infraestruturas existentes”. O projeto de arquitetura será assinado pelo atelier FAT – Future Architecture Thinking, enquanto o design de interiores foi entregue ao Bacana Studio, também responsável pelo projeto de interiores do Village by BOA, no Porto.

A reconversão da Quinta da Barroca arranca já este ano, esperando-se que fique concluída no inverno de 2027 e que crie cerca de 100 postos de trabalho.

Além deste resort, o grupo BOA Hotels tem ainda em vista a criação de um boutique hotel & SPA de 28 quartos em Lefkes, na ilha de Paros, Grécia, com data de abertura prevista para 2026.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
PUB
Figuras

Carla Rodrigues é a nova comercial da DIT Portugal para a zona norte

Carla Rodrigues, acaba de ser incorporada à família DIT Portugal como comercial para a zona norte.

Publituris

A nova comercial da zona norte de Portugal, que já iniciou funções, tem o foco no apoio às agências de viagens que incorporam este grupo de gestão. “De vemos ressalvar que a sua dedicação e a sua ampla experiência são características distintivas do seu trabalho”, indica a DIT Portugal, em nota de imprensa.

A rede sublinha ainda que “o seu amplo conhecimento da dinâmica das agências de viagens ao longo dos seus 27 anos como profissional, com a sua reconhecida boa disposição, firmeza, dedicação, objetividade e convicção é uma mais-valia para a nossa equipa”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Agenda

ADENE promove novo webinar sobre mobilidade sustentável no turismo

O organizado pela ADENE – Agência para a Energia, em colaboração com o Turismo de Portugal e as Entidades Regionais de Turismo, o 4º webinar do ciclo “Mobilidade Sustentável no Turismo” vai ter lugar no próximo dia 19 de setembro, a partia das 10h00.

Publituris

Inserido nas celebrações da Semana da Mobilidade, o evento, que será emitido a partir do Algarve, é direcionado aos empreendimentos turísticos e alojamento local, promovendo a discussão sobre a mobilidade sustentável no setor.

A sessão irá apresentar os resultados do Estudo Mobilidade Sustentável no Setor Turístico, assim como a nova edição do Inquérito Mobilidade Sustentável no Setor Turístico, que visa caracterizar as frotas dos empreendimentos turísticos e alojamento local no Algarve e identificar oportunidades de melhoria através de medidas de eficiência energética.

O ciclo de webinars procura sensibilizar e capacitar os gestores do setor turístico para a adoção de práticas que promovam a eficiência energética e a redução de emissões. A colaboração com o Turismo de Portugal e a ADENE reforça o compromisso do Turismo do Algarve com a implementação de soluções inovadoras e práticas de gestão eficientes, fundamentais para a transição energética do turismo.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.