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Spinach Tours lança excursões no Funchal

A Spinach Tours passou a oferecer também excursões com acompanhamento de guia turístico nos seus já famosos carros elétricos de cor verde, ligam o Funchal a Câmara de Lobos, na Madeira.

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A Spinach Tours, marca da Boost Portugal, anunciou um reforço da sua presença no Funchal, com o lançamento de excursões com guia para uma melhor experiência na capital madeirense.

“À semelhança do que já acontece em Lisboa, Algarve e Cabo Verde, a oferta na Madeira foi pensada para proporcionar uma visão única e pitoresca da cultura local, sempre com as vertentes de diversão e educação totalmente integradas. Às rotas “Funchal Express”, “Câmara de Lobos e “Madeira Gardens” junta-se a possibilidade de fazer excursões, uma modalidade que inclui guia e é ideal para quem quer aproveitar ao máximo a experiência sem preocupações com o caminho a seguir ou com a condução”, refere a Boost Portugal, em comunicado.

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Na informação divulgada, a empresa de animação turística explica que estas excursões são realizadas nos já famosos carros elétricos verdes, com capacidade para duas pessoas, que compõem a frota da Spinach Tours, e começam nas “vibrantes ruas do Funchal, até Câmara de Lobos”, com a participação de seis carros e acompanhamento de guia turístico.

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“Opção que disponibiliza guia, ideal para quem não se sente confiante a conduzir ou quer ter essa preocupação. É feita em grupo, mas não terás de partilhar o carro com outros participantes para tirares máximo partido deste passeio pelas vibrantes ruas do Funchal, até Câmara de Lobos. Cada excursão leva até seis carros e é sempre acompanhada por guias turísticos”, lê-se no comunicado da Boost Portugal.

Além das excursões, a Spinach Tour oferece três outras rotas na Madeira, concretamente a Rota Funchal Express, com a duração de uma hora e que percorre os principais pontos do Funchal; a Rota Câmara de Lobos, também com a duração de uma hora e com visita à “vila piscatória de Câmara de Lobos, através da incrível Estrada Monumental”; e ainda a Rota Madeira Gardens, que, ao longo de três horas, permite conhecer os jardins mais deslumbrantes da Madeira.

A Spinach Tours permite ainda combinar as rotas Funchal Express e Câmara de Lobos para ter uma inesquecível tour com a duração de duas horas, assim como outros tours numa experiência à medida de três horas.

No Funchal, as partidas da Spinach Tours têm lugar junto ao Hotel CR7 e a loja da marca está aberta diariamente, entre as 09h00 e as 18h00.

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Foto: Kelvin Boyes / Press Eye

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“Melhor Parque Temático” do mundo fica no Algarve

O Zoomarine foi eleito o ”Melhor Parque Temático” do mundo nos World Luxury Travel Awards 2024.

O Zoomarine foi distinguido nos World Luxury Travel Awards 2024 como o “Melhor Parque Temático” do mundo, após vencer na categoria “Theme Park”.

Segundo os responsáveis do Zoomarine, “este reconhecimento reflete o compromisso em proporcionar experiências inesquecíveis, onde a diversão e o entretenimento se alinham à educação, contribuindo para a sensibilização sobre a proteção dos oceanos e das espécies marinhas”.

Tiago Pierotti, administrador executivo do Zoomarine, que recebeu o prémio em nome de toda a equipa afirma que “desde a nossa fundação, temos trabalhado arduamente para oferecer memórias felizes, aliadas a ensinamentos sobre a conservação do oceano e espécies marinhas. Este prémio é um incentivo para continuarmos esta missão junto dos milhares de visitantes que visitam o Zoomarine todos os anos e é um reflexo da confiança e do carinho que eles depositam em nós.”

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A importância dos oceanos na 1.ª edição do Ocean Summit em Lisboa

O evento marca o início de uma jornada que permitirá à humanidade desvendar detalhes inéditos sobre a vastidão e a biodiversidade marinha, ao mesmo tempo que fomenta a cooperação entre cientistas, entidades institucionais e representantes do setor privado.

Lisboa irá receber a primeira edição do Ocean Summit 2024, um evento internacional que reunirá especialistas de renome oriundos de quatro continentes. Este encontro, a realizar-se nos dias 29 e 30 de outubro de 2024, no Planetário e Museu de Marinha, promete impulsionar novas descobertas sobre os oceanos e criar oportunidades inéditas para a partilha de conhecimento e inovação.

Assim como a exploração espacial representou uma jornada transformadora para a humanidade, o Ocean Summit marcará o início de uma nova era de exploração dos oceanos, um território que permanece amplamente desconhecido. Mais de 80% dos oceanos ainda não foram mapeados ou explorados, e este evento posiciona-se como o ponto de partida para revelar esses segredos submersos, criando uma poderosa ligação entre a exploração marinha e a espacial.

Lisboa, com a sua ligação histórica ao mar, será assim o ponto de partida desta nova era. Ao acolher o Ocean Summit 2024, a capital portuguesa posiciona-se no centro da inovação e colaboração internacional, num esforço conjunto para proteger e explorar os oceanos de forma sustentável.

Especialistas como Fabien Cousteau, estarão presentes para partilhar a sua visão sobre o papel crucial que os oceanos desempenham no futuro do planeta. Ao longo dos dois dias, o Ocean Summit será um espaço de debate sobre os desafios globais relacionados com os oceanos, tais como as alterações climáticas, a preservação da biodiversidade marinha, a economia azul, o turismo sustentável e a governança estratégica dos recursos oceânicos.

A abertura oficial está marcada para as 10h00 do dia 29 de outubro, contando com discursos de figuras relevantes no panorama da preservação oceânica. O primeiro dia inclui ainda painéis dedicados ao impacto das alterações climáticas na biodiversidade e ao direito do mar, com oradores como Mark Patterson, professor de Ciências Marinhas e Ambientais, e Vasco Becker-Weinberg, especialista em direito marítimo.

No segundo dia, o destaque será dado à economia azul e ao turismo sustentável, com apresentações de líderes empresariais e especialistas que explorarão como o investimento pode impulsionar a inovação e sustentabilidade dos oceanos. A jornada encerrará com uma discussão sobre a relação estratégica entre Cabo Verde e Portugal no desenvolvimento de plataformas atlânticas.

Paulo Veiga, presidente da Fundação Carlos Albertino Veiga, destaca a importância deste encontro: “O Ocean Summit é uma oportunidade única para reunir mentes brilhantes e discutir soluções concretas para proteger os nossos oceanos, que são o coração do nosso planeta. É através da colaboração e da inovação que conseguiremos enfrentar os desafios globais que os nossos mares enfrentam, garantindo que as gerações futuras possam beneficiar de um oceano saudável e sustentável.” Paulo Veiga realça também a importância da realização deste evento em Lisboa: “Portugal tem uma ligação secular ao mar; sendo o oceano um dos grandes patrimónios nacionais, Lisboa é o palco ideal para receber este Summit”.

O Ocean Summit 2024 será aberto ao público, com entrada livre, proporcionando uma oportunidade imperdível para todos os interessados participarem diretamente nas discussões sobre o futuro dos oceanos. Sem necessidade de inscrição prévia, o evento acolhe todos os que pretendem envolver-se no debate sobre soluções inovadoras e sustentabilidade marinha, num espaço de colaboração internacional. Esta é uma oportunidade para o público estar presente nas conversas que definirão o rumo da conservação oceânica e da economia azul, ao lado de especialistas e líderes globais.

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Transavia anuncia nova rota entre Faro e Bordéus para o verão de 2025

A nova rota da Transavia entre Faro e Bordéus arranca a a 7 de julho de 2025, com dois voos por semana, tal como a operação anual entre o Porto e a mesma cidade francesa, que tem início a 13 de dezembro.

A Transavia vai abrir uma nova rota que vai ligar Faro a Bordéus, em França, operação que arranca a 7 de julho de 2025 e que vai contar com dois voos por semana, informou a companhia aérea low cost do grupo Air France/KLM.

No comunicado que anuncia a nova rota, a Transavia refere que esta é a segunda rota com destino a Bordéus e partida de Portugal que é anunciada num curto espaço de tempo, uma vez que, a partir de 13 de dezembro, a companhia aérea começa também a voar entre o Porto e Bordéus, numa operação que passou a anual.

“Estamos muito orgulhosos por anunciar, pela segunda vez este ano, uma nova rota para Bordéus a partir de Portugal – desta vez, de Faro. É curioso que estas três cidades, Bordéus, Faro e o Porto, se situem em regiões com uma tradição vitivinícola e gastronómica antiga e forte”, sublinha Nicolas Hénin, Chief Commercial Officer da Transavia France.

A rota de Faro para Bordéus vai contar com dois voos por semana, às segundas e sextas-feiras, e apresenta preços desde 26 euros para voos de ida, enquanto a operação desde o Porto, também com dois voos por semana às segundas e sextas-feiras, tem preços desde 34 euros para voos de ida.

Os bilhetes da rota Faro-Bordéus vão estar à venda a partir de 22 de novembro, através do website da companhia aérea, que está disponível aqui.

 

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Região do Algarve terá dessalinizadora em 2026

Governo dá luz verde a contrato de conceção, construção e exploração da futura dessalinizadora do Algarve, que deverá estar construída até finais de 2026

O contrato de adjudicação, que representa um investimento de cerca de 108 milhões de euros, está integrado no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, enquadrado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projeto de construção de uma dessalinizadora no concelho de Albufeira, no distrito de Faro, é uma das medidas de resposta à seca que afeta a região mais a sul de Portugal continental integrada num pacote de medidas lançado pelo anterior Governo.

A infraestrutura terá como capacidade inicial 16 milhões de metros cúbicos (m3), mas a empresa está a projetá-la para que tenha capacidade para tratar até três vezes mais do que esse volume, ou seja até aos 24 milhões m3 de água.

A região do Algarve tem sofrido, ao longo dos últimos anos, ciclos de seca prolongada associada a uma situação de escassez hídrica já considerada estrutural, resultando numa diminuição dos volumes de água armazenada nas várias origens disponíveis.

O consórcio luso-espanhol de empresas que vai construir a dessalinizadora irá também ser responsável pela “exploração do empreendimento por um período de três anos” depois de a obra estar concluída, segundo a Águas do Algarve.

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Turismo Sustentável e Cidades do Futuro em destaque no Planetiers World Gathering 2024

Aveiro será um ponto de encontro para discutir a importância do turismo sustentável como motor de desenvolvimento económico e social.

O Planetiers World Gathering 2024, que ocorrerá entre 27 e 29 de outubro, em Aveiro, será um ponto de encontro fundamental para líderes, inovadores e defensores do turismo sustentável e do desenvolvimento urbano.

No segundo dia, 28 de outubro, pelas 10h15 terá lugar o painel “Turismo Sustentável e Cidades do Futuro”, que contará com três especialistas para discutir e apresentar soluções inovadoras que visam promover um turismo responsável e construir cidades mais sustentáveis e resilientes. Roberto Antunes, Executive Director Nest- Tourism Innovation Center Portugal; Miguel Plantier, diretor de Operações (Chief Operating Officer) na Sublime Hotels; e Carolina Mendonça: Coordenadora de Sustentabilidade Visit Azores, destacarão a importância do turismo sustentável como motor de desenvolvimento económico e social. Entre os temas abordados estão a preservação de ecossistemas, a valorização da cultura local e a implementação de práticas de turismo que minimizem o impacto ambiental.

Além disso, o evento focará nas “Cidades do Futuro”, explorando como as tecnologias emergentes e a colaboração entre setores podem transformar os centros urbanos em ambientes mais inclusivos, inteligentes e sustentáveis, à semelhança do que já acontece na cidade de Aveiro, anfitriã pelo segundo ano consecutivo deste grande evento.

No âmbito da programação de Aveiro 2024, Capital Portuguesa da Cultura, os bilhetes são gratuitos, mas é necessário fazer um registo. Os interessados em participar do evento podem se inscrever no site oficial, onde também têm acesso a toda a programação: https://worldgathering.planetiers.com/?autoopen

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Go4Travel mantém curva de crescimento, revelou o seu CEO

A Go4Travel vai superar, este ano, o volume de negócios de 400 milhões de euros que o seu universo de agências de viagens e o próprio grupo alcançou em 2023, estima o CEO do grupo, Vasco Pinheiro, em declarações aos jornalistas, em Porto Santo, à margem da convenção do consórcio, que teve lugar este fim de semana. No entanto, o grupo está consciente que muitos desafios se estão a colocar ao setor da distribuição turística em geral, e no particular, às agências de viagens ligadas ao corporate, que constitui 70% do universo da Go4Travel.

Num encontro com os jornalistas, paralelamente à convenção da Go4Travel, que acaba de ter lugar em Porto Santo, o CEO deste consórcio de viagens, Vasco Pinheiro classifica este ano de “positivo”, numa sequência que “já vem desde 2022, o fim da pandemia, em que as coisas têm tido um processo de evolução muito positivo, ou seja, temos crescido, temos ganhos de negócio, continuamos com uma posição no mercado que é muito importante, e temos feito um caminho de adaptação aos desafios e às transformações que o mercado tem tido. Portanto, só podemos estar satisfeitos”.

Em 2023, em termos agregados, o grupo superou os 400 milhões de euros, “um valor já bastante representativo da força da Go4Ttavel, e este ano, as nossas perspectivas são positivas, embora não consiga dizer se vamos crescer 10, cinco ou oito por cento, porque é um universo tão disperso de empresas que é preciso ter resultados mais concretos ou mais próximos do fecho de ano para se perceber exatamente o que é que vai acontecer”.

Em relação aos principais desafios que o setor enfrenta, Vasco Pinheiro enumera “as alterações que acontecem no setor aéreo, que têm obrigado a procurar soluções, a adaptar-nos a esta nova realidade, e é esse o caminho que temos feito”, apontando que “são sempre processos que demoram bastante tempo, e que obrigam a preparar muito bem os caminhos e as decisões que vamos tomar, e é com isso que a Go4Travel tem trabalhado”, disse.

O CEO do consórcio de agências de viagens lembrou que na Go4Travel, composta por 44 acionistas, existem “muitas realidades diferentes”, e que todo esse trabalho “é sempre feito com uma lógica agregadora de todas as necessidades” das empresas que integram o grupo. Agora, “outros desafios que têm existido têm sido a continuação deste crescimento, e para isso ser feito é preciso contratar bem com fornecedores, daí que continuamos sempre a privilegiar fornecedores que sejam parceiros. Gostamos muito da palavra parceiros porque isto é um negócio que temos que ambos ganhar: Os nossos fornecedores, nós e o cliente” salientou.

Neste rol de desafios está, inevitavelmente o NDC. “A nossa adesão ao NDC acaba por ser semelhante ao que o mercado está a fazer, mas se calhar, temos um desafio maior. O corporate significa sempre uma coisa muito importante, que é serviço, o que obriga a necessidades e requisitos diferentes para conseguimos prestá-lo, e o NDC, como é sabido, e não estou a falar da realidade de companhias aéreas em Portugal, mas sim a nível global, tem tido caminhos nem sempre fáceis”, apontou Vasco Pinheiro, reclamando, que apesar de muito dependentes do que as companhias aéreas conseguem fazer, “não podem simplesmente abdicar do negócio corporate, adaptar-se adaptar às ferramentas que nós usamos, por muito que muitas vezes queiram seguir outros caminhos”.

Assim, “para nós são essenciais e continuam a ser o GDS. O facto de termos acordos de GDS – Travelport e Amadeus- fortes, significa a importância que continuam a ter no nosso negócio, com necessidades específicas”, sustentou, avançando não ter números exatos do volume que o consórcio emite em bilhetes de avião porque “varia muito de companhia para companhia, de GDS para GDS, e há agências com necessidades diferentes, ou seja, podem não ser tão obrigadas a usar o NDC, mas é um caminho natural que não só nós, mas como todo o mercado tem que fazer”.

A Go4Travel é um grupo de agências de viagens, mas engloba também dois operadores turísticos, a Viajar Tours e a Lusanova, estando também a celebrar a reintegração da Nortravel na consolidação do grupo. O papel desses operadores no próprio grupo foi o que o Publituris pretendeu saber. Vasco Pinheiro responde que essas empresas, e até mesmo pelo historial que têm, não são só operadores, mas com outras áreas de negócio que justifica que estejam enquadradas, e lhes traz mais valias, mesmo no negócio de dura operação”, o que passa pelo facto de existem sinergias que “são benéficas para essas empresas”, para lembrar que “se olharmos para o espectro dos acionistas, temos desde recetivos ao corporate, de incentivos aos grupos, do desporto aos bancos de cama, acabando assim por ter uma transversalidade que nos torna até muito elásticos”.

Sobre a reentrada da Nortravel, o Ceo da Go4Travel especificou que, quando o operador turístico foi comprado pelo grupo Ávoris “optou por sair do grupo de consolidação, à semelhança do que fez o Consolidador.com. O que a Nortravel está a fazer agora, foi voltar a reintegrar o grupo de consolidação da Go4Travel”, no âmbito do primeiro resultado do acordo de intenções celebrado o ano passado entre o consórcio e o grupo Ávoris. O responsável assegurou que, no quadro desta parceria, que está agora a começar, “vamos continuar a trabalhar noutras áreas, até porque o grupo Ávoris tem uma área de negócio ligado ao cooperativo, a BDC. Há aí muito caminho para desbravar”, esclareceu.

Em termos de ferramentas de trabalho colocadas aos acionistas, o 4Book, continuar a ser o mais relevante “com um nível de adoção muito grande, onde continuamos a crescer ao nível dos dois dígitos, e que nos permitiu evoluir para um novo conceito de modelo de negócio, que é o da contratação direta”, disse Vasco Pinheiro aos jornalistas, referindo que “há semelhança do que a Go4Travel faz na contratação aérea, nos GDS, operadores turísticos e rent-a-car, hoje em dia temos uma contratação agregada de hotelaria, que nos permite ser mais competitivos e ter mais peso perante os fornecedores”. Salientou que cada agência de viagens continua a fazer a sua contratação de hotelaria consoante as suas necessidades específicas e muito adaptadas ao seu negócio, mas de uma forma centralizada, mas o mais uniforme possível, um pouco como acontece com a aviação, para que exista mesmo uma cara única perante o mercado”, num consórcio de agências de viagens em que todas são IATA, podendo, assim, ao nível da aviação, emitir por si própria.

O objetivo da Go4Travel não é expandir, reforçou Vasco Pinheiro. “Somos um grupo com muita estabilidade a esse nível, e os acionistas que entraram foi numa lógica de crescimento, mas enquadrado no que já existe, e essa vai continuar a ser a nossa estratégia. A última entrada de acionistas aconteceu em 2018”.

Embora 70% do negócio da Go4Travel esteja ligado ao corporate, o CEO do grupo confirma que o negócio das viagens corporativas continua, estamos numa tendência de crescimento. Existem outros players, mas que nós, por razões que têm a ver com as características das nossas agências de viagens, continuamos a ser bem-sucedidos. A Go4Travel ganha dinheiro, os acionistas da Go4Travel ganham dinheiro”, enfatizando, no entanto que o grupo existe “para servir e criar mais valor para os acionistas, e os acionistas ganharam dinheiro em 2024, sem poder responder sobre os resultados individuais de cada agência de viagens, porque somos um todo”.

Formação é um setor que o grupo tem apostado, e uma das áreas que a Go4Travel tem vindo a trabalhar em parceria com o grupo Ávoris. “As necessidades de formação hoje são diferentes. Temos consciência que coisas como a inteligência artificial vão alterar muito a maneira como o nosso negócio é feito, e precisamos de estar preparados para essa mudança ou corremos o risco de ficar para trás, isso não pode acontecer”.

No entanto, “o que queremos neste momento é criar ferramentas que permitam às agências ter acesso à formação contínua. Existem e vão continuar a existir as formações de produtos, quer presencial, quer online, mas a formação que estamos a falar é de técnicas de negócio, técnicas de vendas, línguas, adaptada a estas transformações que o negócio está a ter”.

No momento em que termina mais uma convenção da Go4Travel, Vasco Pinheiro sublinha que “vamos continuar sempre a adaptá-lo àquilo que sentimos que as nossas agências de viagens e os nossos fornecedores gostam de ter de nós, numa lógica de criatividade, pensando sempre fora da caixa, mantendo-a com periodicidade anual”. Ate ao momento, este grande encontro da Go4Travel foi sempre em Portugal, mas o grupo não descarta a hipótese de um dia vir a organizá-lo no estrangeiro.

A nova administração da Go4Travel foi eleita para um período de três anos, formando uma equipa “reforçada, dividida por áreas, com pelouros claramente definidos, e que espelham muito as transformações que o negócio está a ter, ou seja, ao mesmo tempo que temos pelouros que já existiam, criámos outros virados para o que está a acontecer no setor e para o que aí ainda vem”, considerou.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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Parques de Sintra
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Melhor Destino Cultural do mundo fica em Sintra

A Parques Sintra recebe, pelo segundo consecutivo, o prémio de “Melhor Destino Cultural” do mundo, nos World Luxury Travel Awards 2024.

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A Parques de Sintra foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o galardão de “Melhor Destino Cultural” do mundo, nos World Luxury Travel Awards 2024.

Reafirmando o posicionamento de Sintra como destino cultural de referência a nível internacional, o prémio reconhece o papel decisivo que a Parques de Sintra tem desempenhado na conservação, valorização e divulgação dos mais importantes valores patrimoniais que constituem a Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1995.

“Uma vez que o feedback dos visitantes está na base dos World Luxury Travel Awards, a conquista deste prémio atesta a qualidade da experiência de visita aos 11 parques e monumentos que a empresa tem ao seu cuidado”, afirma a Parques de Sintra, e comunicado.

Entre os 11 parques incluem-se o Parque e Palácio Nacional da Pena; os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz; o Chalet da Condessa d’Edla; o Castelo dos Mouros; o Parque e Palácio de Monserrate; o Convento dos Capuchos; e a Escola Portuguesa de Arte Equestre.

Os nomeados para as 146 categorias dos World Luxury Travel Awards – divididas pelos temas “Air”, “Water”, “Land”, “Destination” e “Lifestyle” – foram selecionados por um júri independente, cujas escolhas partem da avaliação efetuada por quem visita os locais, tendo em conta critérios como a excelência do serviço, a atenção ao detalhe, a eficiência, entre muitos outros.

Seguiu-se a fase de votação online, durante a qual tanto os profissionais da indústria do turismo, como o público em geral, elegeram os seus favoritos.

Os World Luxury Travel Awards foram criados em 2019 para distinguir as empresas que se destacam pela sua excelência no segmento das viagens de luxo e na indústria do turismo, proporcionando-lhes o reconhecimento internacional que merecem.

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Aeroporto de Porto Alegre já voltou a receber voos

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, Brasil, recebeu esta segunda-feira, 21 de outubro, o primeiro voo depois das cheias de maio e conta voltar a receber voos internacionais a partir de 16 de dezembro.

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O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, Brasil, voltou esta segunda-feira, 21 de outubro, a receber as primeiras ligações, depois do encerramento provocado pelas cheias de maio na cidade e em toda a região do Rio Grande do Sul.

O primeiro voo com destino ao Aeroporto de Porto Alegre foi da Azul, que ligou Campinas à capital do Rio Grande do Sul, numa ligação que contou com 174 passageiros e que transportou também o CEO da Azul – Linhas Aéreas Brasileira, John Rodgerson.

O momento do regresso dos voos ao Aeroporto de Porto Alegre foi testemunhado pela organização do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, cujo CEO, Eduardo Zorzanello, considerou tratar-se de “um momento marcante”.

O avião da Azul foi recebido em Porto Alegre pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e pelo ministro Paulo Pimenta, assim como pelo trade turístico da serra gaúcha, que esteve em peso no aeroporto e festejou o reinício das operações.

Após o voo da Azul, o Aeroporto Salgado Filho recebeu um voo da GOL Linhas Aéreas, com origem em Congonhas, prevendo-se que o primeiro dia de operação na infraestrutura aeroportuária contabilize 71 aterragens e descolagens, em voos que envolvem as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, servindo um total de nove mil passageiros.

As previsões indicam que, a partir de 28 de outubro, o aeroporto venha a contabilizar 98 voos entre partidas e chegadas, atendendo cerca de 15 mil passageiros, com este número a subir, a partir de 4 de novembro, para 122 aterragens e decolagens, servindo 16 mil passageiros.

A pista vai funcionar das 8h00 às 22h00 com capacidade para 181 voos entre aterragens e decolagens, o que significa 70% da capacidade total do aeroporto, enquanto o restabelecimento total da capacidade do Aeroporto Salgado Filho deverá ocorrer a 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarem a esta infraestrutura.

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Universidade Europeia e Câmara de Cascais estabelecem protocolo para Turismo e Gastronomia

O novo protocolo assenta nos domínios da investigação, transferência de conhecimento, prestação de serviços, projetos e eventos que promovam o Turismo Gastronómico.

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A Universidade Europeia e a Câmara Municipal de Cascais estabeleceram um protocolo de cooperação com o objetivo de promover a realização de iniciativas nas áreas do Turismo e Gastronomia. A colaboração assenta nos domínios da investigação, transferência de conhecimento, prestação de serviços, projetos e eventos que promovam o Turismo Gastronómico.

A Câmara Municipal de Cascais (CMC) criou recentemente o projeto “Cascais Food Lab” com a intenção de potenciar a política de promoção para a oferta gastronómica no município, um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento turístico sustentável e de qualidade na região. Com o “Cascais Food Lab”, a autarquia pretende dinamizar as áreas da gastronomia e turismo, e aplicá-las à gastronomia local, nomeadamente na oferta da restauração do concelho e no incremento das competências dos colaboradores desta área.

Dadas as competências técnicas e científicas da Universidade Europeia nas áreas do Turismo e Gastronomia, a instituição de ensino poderá, assim, dar um contributo relevante para o desenvolvimento da área no concelho de Cascais, dado que o Turismo gastronómico é um setor emergente no mercado nacional e internacional.

No âmbito desta colaboração, os colaboradores municipais que queiram aprofundar os seus conhecimentos precisamente nestas áreas poderão usufruir de um desconto na inscrição e nas propinas para licenciaturas, pós-graduações e mestrados.

Recorde-se que a Universidade Europeia oferece programas bem estabelecidos na área do Turismo e Hospitalidade como é o caso das duas licenciaturas em Turismo e em Gestão Hoteleira, o Mestrado em Gestão do Turismo e as três Pós-graduações em Gestão Hoteleira, Gastronomia Criativa e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos.

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Madeira Golf Passport reforça oferta da modalidade na região

A marca de golfe permite aos golfistas jogar em três campos da ilha com um único passaporte.

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O Madeira Golf Passport é uma marca criada com o objetivo de unir os três campos de golfe da região, os vários parceiros que promovem este desporto e o destino: Dreams by Hyatt, Melia Madeira Mare, Casa Velha do Palheiro, Vila BALEIRA, Golinfmadeira, Porto Santo Line bem como a Associação de Promoção da Madeira (APM).

O Clube de Golf Santo da Serra, o Palheiro Golf e o Porto Santo Golfe fazem já parte desta marca que atua num dos destinos mais relevantes no panorama dos amantes de golfe, a ilha da Madeira, que está inclusivamente nomeada na categoria de “World’s Best Emerging Golf Destination” nos World Golf Awards 2024.

De referir que, em 2023, a Região Autónoma da Madeira alcançou máximos históricos no golfe, como confirmam os dados disponibilizados pela Direção Regional de Estatística da Madeira: um aumento de 8,3%, face ao ano anterior, nas voltas dos três campos, com mais de 75.000 voltas; 73,9% das voltas foram realizadas por não-sócios, que são provenientes, maioritariamente, dos Países Nórdicos, de Portugal, da Alemanha e do Reino Unido; e, no total, a receita aumentou 22,1%, chegando aos 3,8 milhões de euros.

“A Madeira é um destino muito procurado e valorizado pelos golfistas, pelos seus campos desafiantes e, simultaneamente, únicos. É, por isso, importante para nós continuar a promover este interesse, criando cada vez mais oportunidades. Queremos ampliar a oferta da marca, de forma a cumprir as necessidades deste público específico”, sublinha o secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus.

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