Aveiro Capital Portuguesa da Cultura faz aumentar número de visitantes à cidade
Comparativamente a 2023, o número visitas a museus e espaços turísticos de Aveiro, no primeiro semestre continua a aumentar, no ano em que a cidade é Capital Portuguesa da Cultura, revela a autarquia.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
No primeiro semestre de 2024, o município de Aveiro registou um crescimento de 19 % no número de visitantes de museus (mais 19.000) e de 41% no nos espaços turísticos (mais 14.000), comparativamente ao mesmo período de 2023, ano que já tinha sido recordista em termos turísticos.
“É um notável crescimento que vamos concretizando a cada mês, fruto do resultado acumulado do trabalho liderado pela Câmara Municipal de Aveiro, com a participação muito importante do Turismo do Centro de Portugal, da CIRA, de muitas outras entidades públicas, e muito em especial do trabalho de associações empresarias e empresas privadas dos setores da hotelaria, Alojamento Local, operadores turísticos e marítimo turísticos”, considera José Ribau Esteves, presidente da autarquia.
No primeiro semestre deste ano, o município contabilizou o número de 100.415 visitantes aos museus de Aveiro (Santa Joana, Cidade, Arte Nova e Troncalhada), à Galeria da Antiga Capitania, à Igreja das Carmelitas e à Galeria Morgados da Pedricosa. Os espaços turísticos, nomeadamente a Loja Turismo & Museus e Estação, receberam 34.156 visitantes. Em termos comparativos a 2023, os museus de Aveiro tinham contabilizado apenas 81.419 visitantes e os espaços turísticos 20.143 – números, que já por si, eram superiores a 2022.
“Para além de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, eventos como o Dia da Marinha, o Congresso da ADHP / Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal; apostas novas como a gestão assumida pela Câmara do Museu de Aveiro / Santa Joana; a abertura do novo espaço da Estação; a profunda requalificação da Igreja das Carmelitas e do Museu da Cidade e sua loja; ações de cooperação institucional de grande impacto como os dois Congressos da APAVT realizados em Aveiro em 2016 e 2021; a presença de Aveiro como Município convidado da BTL em 2023 e Município convidado da BTL Cultural em 2024; a participação de Aveiro em múltiplas redes de cooperação internacionais; e muitos outros investimentos materiais e imateriais, todos têm sido determinantes para este sucesso, ao qual queremos dar continuidade, na segunda metade do ano de 2024”, acrescenta ainda Ribau Esteves.
Refira-se que, com a cooperação da Câmara, o município e cidade de Aveiro vão receber ainda em 2024 eventos muito importantes para o setor do turismo, tal como o Congresso da AHRESP / Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (11 e 12 de outubro).