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Museus e centros culturais da Madeira acolhem cada vez mais visitantes

De janeiro a junho, os 19 museus, centros culturais, solares e outros espaços tutelados pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Região da Cultura da Madeira receberam mais de 143 mil visitas, um aumento de 37,4% face a igual período do ano passado.

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Museus e centros culturais da Madeira acolhem cada vez mais visitantes

De janeiro a junho, os 19 museus, centros culturais, solares e outros espaços tutelados pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Região da Cultura da Madeira receberam mais de 143 mil visitas, um aumento de 37,4% face a igual período do ano passado.

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O secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, que se mostrou satisfeito com a crescente procura pelos museus e centros culturais tutelados pela Região, realçou que “estes resultados são fruto também do reforço da aposta que tem existido em termos de comunicação e dinamização de atividades várias que promovem a ligação dos espaços aos diferentes públicos”, recordando que estes espaços culturais oferecem um programa de iniciativas ao longo de todo o ano que visa cativar cada vez mais pessoas, não só residentes como estrangeiros.

Citado em notícia publicada na página oficial do Governo Regional, Eduardo Jesus destacou o projeto pioneiro AP_Arte, iniciativa que envolve a Associação de Promoção da Madeira e a Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura. O projeto baseia-se num conjunto de 30 vídeos de curta duração que tem como objetivo divulgar o património cultural madeirense, promover os espaços culturais e ainda a educação orientada para a cultura.

“A crescente procura por estes espaços, materializada no número de visitantes, é a prova de que esta aposta na dinamização e divulgação da Cultura tem sido a mais acertada e vai continuar”, conclui o governante, de acordo com a mesma fonte.

Refira-se ainda que, em todo o ano de 2023, somaram-se 209.695 visitantes, um valor ligeiramente inferior ao registado em 2022 que está relacionado com o encerramento da Fortaleza de São Tiago no ano passado devido às obras de recuperação do imóvel e o fecho temporário do Museu do Porto Santo – Casa Colombo (reabriu em julho depois de obras de ampliação e remodelação do espaço).

Os números do 1.º semestre do ano transato também não refletem a abertura ao público do Convento de Santa Clara – Monumento Visitável (aconteceu a 18 de maio) nem a reabertura do Fortim do Faial depois de obras de recuperação, que teve lugar apenas em meados de setembro de 2023.

Na primeira metade do corrente ano, e à semelhança do que aconteceu em 2023, o museu mais procurado foi o MUDAS – Museu de Arte Contemporânea da Madeira com 32.067 visitantes, seguindo-se o Museu Quinta das Cruzes com 26.234 entradas e o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicentes que registou 8.486 visitantes.

No que se refere aos monumentos ou outros imóveis classificados visitáveis, o Convento de Santa Clara foi o mais procurado entre 1 de janeiro e 30 de junho (12.692 entradas), seguido de perto do Fortim do Faial, reaberto em setembro de 2023, e que somou 12.626 visitantes em igual período. O terceiro espaço mais procurado no primeiro semestre do corrente ano foi o Centro Cultural John dos Passos com 9.027 entradas.

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FlixBus lança 1.º autocarro elétrico e pede apoios para descarbonizar frota

O novo autocarro elétrico da FlixBus vai fazer a rota Lisboa-Porto e, segundo Pablo Pastega, diretor-geral da empresa para Portugal e Espanha, deverá ser apenas o primeiro a chegar à frota da operadora. Para isso, o responsável pede apoios, o Governo responde que está a estudar e promete novidades para novembro.

Inês de Matos

A FlixBus apresentou esta quarta-feira, 11 de setembro, em Lisboa, o primeiro autocarro elétrico de longa distância, veículo que vai realizar a rota Lisboa-Porto e que, segundo Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus para Portugal e Espanha, representa o primeiro passo para a descarbonização da frota da empresa em Portugal.

“É o primeiro passo de muitos queremos dar”, disse o responsável aos jornalistas durante a apresentação do novo autocarro, lembrando que há alguns anos que a FlixBus vem a estudar as opções de descarbonização em Portugal e chegou a ter um projeto piloto que fracassou devido a problemas com a infraestrutura de carregamento do veículo.

O problema ficou agora resolvido com uma parceria com a EDP, que instalou uma estação de carregamento elétrico dedicada à FlixBus, num acordo que Pablo Pastega considerou “muito importante”, já que garante “maior facilidade em carregar os autocarros”.

O diretor-geral da FlixBus para Portugal e Espanha pediu, no entanto, mais apoios para a descarbonização da frota, lembrando que o custo dos autocarros elétricos representa o dobro dos tradicionais e que, em muitos países, estão a ser adotados apoios para estimular a renovação das frotas com veículos mais sustentáveis.

“Precisamos de ajuda do Governo para fazer esta mudança. Estes autocarros custam o dobro dos normais e há formas de apoio que não implicam um gasto direto mas ajudam ao desenvolvimento de uma frota completamente elétrica”, afirmou Pablo Pastega, dando como exemplo a redução ou eliminação de portagens para veículos elétricos, algo que já está a ser feito noutros países.

“Da nossa parte, se houver apoios, podem contar com o investimento necessário. Queremos transformar toda a frota da FlixBus em Portugal, seja com autocarros elétricos, a hidrogénio ou biogás, que são as tecnologias que estamos a explorar”, garantiu o responsável.

Quanto ao novo autocarro, Pablo Pastega realçou que, além de elétrico, o veículo é exatamente igual aos restantes que compõem a frota da FlixBus, contando com 49 lugares, pelo que a única diferença é mesmo o facto de “viajar de uma forma mais sustentável”.

Governo estuda apoios e promete novidades em novembro

Presente na apresentação do primeiro autocarro 100% elétrico da FlixBus esteve a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, que se mostrou sensível aos apoios pedidos pelo responsável da FlixBus e garantiu que está a estudar esse dossier, sobre o qual deverão existir novidades em novembro.

“Quando tivermos o modelo, ou seja, a fotografia completa, vamos ponderar onde são necessários os apoios, que tipo de apoios à luz da lei em vigor, o que podemos alterar na lei. Portanto, há um trabalho prévio antes de podermos de dizer que gostávamos muito de apoiar”, explicou a governante.

Cristina Pinto Dias sublinhou que a pretensão do Governo passa por “descarbonizar toda a economia”, explicando que, além disso “ser um propósito de política pública”, existem metas ambientais para cumprir até 2030, pois “o Pacto Ecológico Europeu não é adiável”.

“O planeta precisa de nós e nós precisamos da mobilidade para alcançar esses objetivos”, acrescentou, garantindo que, por parte do Governo, “há sensibilidade, sim, é um tema que está a ser equacionado”.

Por parte da EDP, que se associou à FlixBus neste projeto através da instalação de um posto de carregamento para o novo autocarro elétrico, ficou ainda a garantia de que este é um primeiro passo para a descarbonização total da frota de veículos pesados, com Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial para a mobilidade elétrica, a sublinhar que “o grande objetivo desta parceria é provar que é possível”.

“O grande objetivo desta parceria é provar que é possível. Que é possível fazer o investimento em infraestrutura, é possível termos estes autocarros a operar a rota completa e, na perspectiva dos operadores, que é rentável. É inegável que este é o primeiro autocarro mas, se queremos atingir a descarbonização, não podemos ter 50%, temos de ter a totalidade da frota elétrica e é para isso que, na EDP, trabalhamos para criar essas condições”, destacou o responsável.

O administrador da EDP Comercial para a mobilidade elétrica lembrou que, a nível nacional, já existem 3.300 estações de carregamento elétrico para veículos ligeiros, mas realçou que as metas ambientais só são alcançáveis se também as frotas de veículos pesados forem descarbonizadas, uma vez que 35% das emissões rodoviárias são responsabilidade dos autocarros.

Sobre o autorInês de Matos

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CTP: VII Cimeira do Turismo Português analisa valor do turismo dia 27 de setembro em Mafra

A VII Cimeira do Turismo Português, promovida pela CTP (Confederação do Turismo de Portugal), para assinalar o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, vai ter lugar no Palácio Nacional de Mafra com o tema “Turismo é Valor”, com presenças confirmadas do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.

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Neste evento, que reúne importantes líderes e personalidades políticas e empresariais, pretende-se, segundo a CTP, apelar à reflexão e ao debate construtivo sobre a atividade que mais contribui para o crescimento da economia em Portugal.

A VII Cimeira do Turismo Português, que conta com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do Primeiro-Ministro Luís Montenegro, realiza-se, acresce a nota, num momento em que o Turismo se debate com enormes desafios e no âmbito de uma geostratégia mundial marcada pelas guerras em várias partes do mundo. Marcarão igualmente presença o ministro da Economia, Pedro Reis, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

‘Turismo como motor da economia portuguesa’; ‘Desafios da Aviação e da Ferrovia na próxima década’; ‘Incertezas da geopolítica mundial’; Novas dinâmicas do Crescimento do Turismo’ e ‘Transição Digital: Riscos e Oportunidades’, serão alguns temas de análise.

“Queremos nesta Cimeira olhar para o futuro”, apontou Francisco Calheiros, presidente da CTP, que sublinha que “os números da atividade este ano já confirmam que continuamos no caminho certo, pelo que se pretende continuar a projetar o Turismo como um importante fator de desenvolvimento económico e social”.

Da lista de oradores da cimeira, que se inicia às 10h00, e encerra com um concerto de Carrilhões do Real Edifício de Mafra, constam ainda, para além de Francisco Calheiros, Hugo Moreira Luís, presidente da Câmara Municipal de Mafra, Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, Miguel Maya, CEO do Millennium bcp, António Brochado Correia, presidente da PwC Portugal, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, Luís Rodrigues, CEO e presidente do Conselho de Administração da TAP, José Luís Arnaut, presidente do Conselho de Administração da ANA, Prof. Fernando Nunes da Silva, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes

Paulo Portas, vice-primeiro ministro e ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros dos XV e XVI governos, Luís Marques Mendes, ministro-adjunto do primeiro-ministro no XII Governo e ministro dos Assuntos Parlamentares do XV governo, Luís Amado, ministro dos Negócios Estrangeiros do XVII governo e ministro da Defesa Nacional do XVIII governo, Bernardo Trindade, presidente da AHP, Carlos Moura, presidente da AHRESP, Gil Moreira, diretor geral do SAPO, Roberto Antunes, CEO do NEST, e Gonçalo Oliveira, CIO do Grupo Pestana, vão igualmente intervir . Haverá ainda lugar para a entrega das Medalhas de Mérito Turístico.

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Lisboa e Seul mais pertos com início de ligações diretas da Korean Air esta quarta-feira

A Korean Air deu início, esta quarta-feira, dia 11 de setembro, às ligações diretas entre Seul e Lisboa. O facto, foi celebrado pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que publicou nas redes sociais que é “fruto de um trabalho articulado entre o Turismo de Portugal, as Agências Regionais de Promoção Turística e a nossa delegada Inês Queiroz, no Japão”, trabalho esse que “juntos, iniciamos em 2023”, ao mesmo tempo que destaca que “hoje completa a estratégia de captação de novas rotas aéreas”.

A Korean Air, companhia aérea da Coreia do Sul, deu início, este quarta-feira, a uma nova rota entre Lisboa e Seul Incheon, capital sul-coreana, que vai contar com três voos por semana, às quartas, sextas e domingos, em aviões Boeing 787-9 Dreamliner, com 278 assentos, incluindo 24 na Classe Prestige e 254 na Classe Económica. Os voos entre Seul e Lisboa têm uma duração aproximada de 13 horas, enquanto os de regresso têm um tempo estimado de voo de 15 horas, com o seguinte horário: Saída da capital coreana às 13h10 e chegada ao Aeroporto Humberto Delgado às 20h10 (horas locais). O regresso far-se-á às 22h10, com chegada a Seul 19h10 do dia seguinte (horas locais).

Este é um novo destino e uma nova companhia aérea para o Aeroporto de Lisboa, que traz maior conveniência e mais oportunidades de ligações aéreas à Ásia, com ligações adjacentes para o Japão (Tokyo Haneda), Macau, China e Ásia-Pacifico em geral. A chegada de novas companhias aéreas de longo curso aos aeroportos nacionais, que alargam e diversificam os mercados de origem, como é o caso da Korean Air, demonstra o empenho das equipas da ANA|VINCI Airports no desenvolvimento da conetividade aérea nas regiões onde operamos e no país em geral, aponta comunicado das entidades aeroportuárias.

Segundo Thierry Ligonnière, CEO da ANA|VINCI Airports, citado no comunicado divulgado esta quarta-feira, “estamos particularmente satisfeitos pela concretização desta rota da Korean Air que agora liga Seul a Lisboa. Esta ligação resulta de mais de dois anos de trabalho conjunto com a companhia aérea, em estreita colaboração com o Turismo de Portugal, entre outros parceiros. Vemos assim ampliada a conetividade aérea do aeroporto de Lisboa, promovendo o turismo e viagens de negócios. Continuamos a trabalhar para garantir a maior conetividade possível dos nossos aeroportos, sempre com foco no conforto dos passageiros e na sustentabilidade e ambiente das regiões em que operamos”.

“A nova rota Seul-Lisboa representa a segunda ligação direta da Ásia para Portugal, e deverá potenciar novas oportunidades de mercado não só na Coreia, mas também no Japão, onde a Korean Air tem uma forte presença consolidada e poderá captar uma fatia importante do mercado japonês através das suas ligações via Seul”, considera o Turismo de Portugal, numa informação divulgada recentemente.

“Esta rota é um marco na conectividade aérea e no fortalecimento das relações entre Portugal e a Ásia. O Turismo de Portugal está focado em identificar e aproveitar oportunidades em mercados promissores para atender às necessidades do turismo”, referia Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, no momento do anúncio das ligações aéreas entre as suas capitais, a operar durante todo o ano.

 

Recorde-se que a Coreia do Sul é um mercado que tem vindo a crescer em Portugal e, no ano passado, foi mesmo o 25.º mercado turístico da procura externa aferido pelo indicador dormidas e ocupou o 19.º lugar para o indicador hóspedes.

“Em relação ao ano anterior, o número de hóspedes em 2023 aumentou cerca de 189%, fixando-se em 170,1 mil. Já nas dormidas, o acréscimo foi de 136,2%, o que conduziu a 264,7 mil dormidas de sul-coreanos em Portugal”, acrescenta o Turismo de Portugal, defendendo que “estes números refletem um potencial de crescimento significativo para Portugal nos próximos anos com a implementação desta nova rota”.

Considerado um marco significativo na expansão da companhia aérea sul coreana na Europa, e para assinalar a ocasião, foi realizada uma cerimónia no Aeroporto de Incheon, com a presença de representantes da Korean Air, da embaixada e do aeroporto, incluindo Keehong Woo, presidente da Korean Air; Kwang Ho Ko, vice-presidente e chefe da sede regional da Korean Air; Susana Vaz Patto, embaixadora de Portugal na República da Coreia; e Inês Pereira de Queiroz, diretora do Visit Portugal para o Japão e a Coreia do Sul.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Portugal tem uma nova rent-a-car: Sicily by Car

Foi apresentado nas novas instalações, no Prior Velho, o mais recente player no mercado de rent-a-car-em Portugal. Chega de Itália, mais concretamente, da Sicília. Fundada em 1963, a Sicily by Car entra no nosso país com uma frota de 400 veículos e aposta no serviço ao cliente e na qualidade. Porto e Faro são os próximas cidades escolhidas para a expansão nacional.

Victor Jorge

Chama-se Sicily by Car e é o novo player no mercado de rent-a-car em Portugal. Depois do mercado de origem (Itália), a empresa fundada por Tommaso Dragotto em 1963, chega ao nosso país com a intenção de “dar aos clientes o que mais desejam: um excelente serviço e qualidade”, revelou João Marques Alves, diretor de Operações da Sicily by Car em Portugal.

A empresa que arrancou há 61 anos com uma frota composta por um Fiat 1300, um Fiat 1100 e dois Fiat 500, apresentou-se esta terça-feira (10 de setembro) nas modernas instalações localizadas no Prior Velho, junto ao Aeroporto Humberto Delgado, e contou com a presença do fundador e presidente da empresa, do embaixador de Itália em Portugal, Claudio Miscia, e de muitos convidados.

Ao Publituris, Vittoria Scalici, Business Manager da Sicily by Car, admitiu que Portugal é “um passo lógico na nossa expansão”. De resto, Portugal aparece no mapa de internacionalização da Sicily by Car depois desta ter aberto operações próprias na Albânia, Malta e Croácia, e, em parcerias, em França (Paris) e Áustria (Viena).

“Portugal tem registado um crescimento incrível no turismo e, por isso, é lógica esta expansão para um mercado que ainda tem capacidade para absorver mais players”, referiu ainda Vittoria Scalici.

De resto, os planos de expansão da empresa italiana não se ficam por Lisboa, já que o pretendido é abrir operação no Porto e Faro, ambicionando os responsáveis que isso aconteça até ao final deste ano de 2024. Já as aberturas nas ilhas – Madeira e Açores – deverão acontecer em 2025, embora João Marques Alves refira que “não existe timing fixo. Acontecerão quando tiverem reunidas as condições de prestarmos o serviço que queremos, sempre apostados na excelência e qualidade do serviço a prestar ao cliente”.

Direcionada ao cliente viajante que chega a Portugal e quer percorrer o país, a Sicily by Car quer explorar, também, o cliente corporate, embora reconheça que “ainda não temos no nosso parque as viaturas que são solicitadas”, salientando, no entanto, o diretor de Operações da empresa que “essas viaturas estão a chegar e são top”.

Com uma frota global que soma mais de 13.000 viaturas, o único handicap apontado por João Marques Alves é não ter nenhum ponto de contacto no interior do aeroporto de Lisboa, situação que admite “será solucionada com a comunicação que iremos fazer junto de quem quer viajar e chega a Portugal”.

Claudio Miscia, embaixador de Itália em Portugal na apresentação da Sicily by Car na sede, no Prior Velho

O embaixador de Itália em Portugal enfatizou a presença de visitantes italianos no nosso país, mas também dos italianos que já residem em Portugal, “o que demonstra o bem que se sentem neste país”. Claudio Miscia salientou, de resto, que, “se há 10 anos viviam em Portugal não mais de 3.000 italianos, atualmente, esse número multiplicou-se por 10, já que são mais de 30.000 os italianos que residem em Portugal. Ora, isso quer dizer alguma coisa”.

Além da expansão prevista para o nosso país, a Sicily by Car anunciou, também, a expansão da operação para Ibiza (Espanha), que terá início a 1 de janeiro de 2025.

Sobre o autorVictor Jorge

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Embarque e desembarque no Funchal no inverno: MSC Cruzeiros com oferta de crédito a bordo

A MSC Cruzeiros oferece um crédito a bordo de 100€ para os passageiros que viajam de Lisboa e do Porto que adquiram o pacote especial cruzeiro e voos para determinados itinerários no inverno 2024/2025 com embarque e desembarque no Funchal.

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Os passageiros que irão viajar de Lisboa ou do Porto, caso adquiram o pacote especial cruzeiro e voos, a MSC Cruzeiros oferece um crédito a bordo para realizar este novo itinerário para as iIlhas Canárias, com saída e chegada ao Funchal a bordo do MSC Opera.

Entre 3 de novembro de 2024 e 20 de março de 2025, estão programados um total de 21 cruzeiros em direção às Canárias, podendo-se escolher entre itinerários de nove, oito, sete ou seis noites para Santa Cruz de Tenerife (Ilha de Tenerife), Arrecife (capital de Lanzarote), Las Palmas (na Gran Canaria), Puerto del Rosário (em Fuerteventura) e Santa Cruz de La Palma (a capital de La Palma).

Esta oferta é limitada, pelo que os passageiros podem desde já efetuar a sua reserva para garantir os melhores camarotes e aproveitarem a possibilidade de ter tudo incluído.

 

 

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Adiafa do Tejo celebra final das vindimas a 28 de setembro

Adiafa do Tejo, momento de celebração das vindimas, convida todos os que trabalham na produção, da vinha ao vinho, mas também enófilos e famílias, para um momento de alegria e descontração. A segunda edição está marcada para sábado, dia 28 de setembro, entre as 16h00 e as 23h00, no jardim das Portas do Sol, em Santarém.

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Há dois anos, por ocasião do seu 25.º aniversário, a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) organizou um evento de celebração da efeméride e do final das vindimas. Em algumas casas produtoras de vinho, de norte a sul do país, há o hábito de se fazer uma festa quando acaba a época mais esperada, mas também mais trabalhosa do ano. Se a norte se apelida de entrega do ramo, mais a sul é a chamada adiafa. E foi com essa premissa que nasceu a Adiafa do Tejo.

Trata-se de um evento aberto ao público, onde a festa se faz em torno da prova dos vinhos da região, a solo ou na versão de cocktails, feitos à base de monocastas de Fernão Pires.

Para acompanhar os vinhos e a comida, música ao vivo, com o artista João Ricardo e DJ Gonçalo Henriques, ambos da região. Os mais pequenos não foram esquecidos e há atividades, como pinturas faciais e jogos adaptados a várias idades, histórias infantis e pintura em painel.

A Adiafa do Tejo 2024 é organizada pela CVR Tejo e conta com o apoio do Município de Santarém, da Entidade Regional do Turismo Alentejo e Ribatejo e da empresa Borrego Leonor & Irmão, estando integrado na programação da Cidade do Vinho 2024.

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Filme promocional do Turismo do Porto e Norte é bronze em Belgrado

“Vê-se mesmo que são do Norte”, a mais recente campanha do Turismo do Porto e Norte, posicionou-se em terceiro lugar na categoria “Destino Turístico” no SilKest International Tour & Eco Film, que se realiza anualmente em Belgrado, na Sérvia.

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A película, que vai somando pontos na corrida aos World Tourism Film Awards, depois de ter sido premiada em Nova Iorque, integra uma campanha apresentada no primeiro trimestre do ano, simultaneamente com a nova marca do Turismo do Porto e Norte, centrada nas origens e na originalidade do Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes, diferentes entre si e, por isso, proporcionando um conjunto de experiências diversificadas.

“Com este filme promocional, pretendemos transmitir o quanto há para ver no Porto e Norte de Portugal, das paisagens inigualáveis, à gastronomia única, passando pela enorme riqueza cultural, tudo assente na autenticidade e generosidade das nossas gentes, essenciais para distinguir o Norte como um destino memorável”, afirma Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal.

Os vencedores do SilkfestInternational Tour & Eco Film Festival revestem-se de especial importância, uma vez que, tal como a terminologia indica, é um festival com uma vertente ecológica bem acentuada, e esta é uma temática que o Turismo do Porto e Norte tem abraçado, tendo em marcha um ambicioso projeto para certificar o destino como sustentável. Este ano, o festival recebeu inscrições de mais de 30 países, que foram avaliadas por um painel internacional de especialistas do setor.

 

 

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BOA Hotels investe 50M€ em resort de cinco estrelas no Douro

O grupo hoteleiro pretende abrir um wellness resort na atual Quinta da Barroca, em Armamar, em 2027, com uma oferta de quartos e villas de luxo privadas. Nos planos está ainda a criação de um boutique hotel & spa na ilha de Paros, na Grécia.

Carla Nunes

Após a abertura do Village by BOA, no Porto, o grupo BOA Hotels, constituído pela dupla Lior Zach e George Vinter, aposta na região do Douro com um novo hotel, onde prevê investir cerca de 50 milhões de euros.

O investimento será assumido pela BOA Hotels em parceria com um grupo de investidores, por forma a transformar a atual Quinta da Barroca, em Armamar, num wellness resort de cinco estrelas.

Com mais de 26 hectares, a propriedade vai contar com 70 quartos, piscinas, várias opções de restauração com conceito farm-to-table e um spa. O projeto incluirá ainda 50 villas de luxo privadas, que serão concluídas numa fase posterior ao hotel.

“Desde o COVID-19 que se tem registado um aumento significativo da procura de experiências remotas e excecionais. A região do Douro registou um aumento anual de 15% no turismo, por exemplo. Escolhemos este lugar pelos seus atributos únicos e pelo ambiente tranquilo”, explica Lior Zach, Managing Partner do grupo BOA Hotels, em nota de imprensa.

Apesar de a propriedade contar atualmente com um hotel rural de três estrelas, o grupo considera que esta “reúne as condições ideais para ser transformada num wellness resort de cinco estrelas”, razão pela qual vai “melhorar as infraestruturas existentes”. O projeto de arquitetura será assinado pelo atelier FAT – Future Architecture Thinking, enquanto o design de interiores foi entregue ao Bacana Studio, também responsável pelo projeto de interiores do Village by BOA, no Porto.

A reconversão da Quinta da Barroca arranca já este ano, esperando-se que fique concluída no inverno de 2027 e que crie cerca de 100 postos de trabalho.

Além deste resort, o grupo BOA Hotels tem ainda em vista a criação de um boutique hotel & SPA de 28 quartos em Lefkes, na ilha de Paros, Grécia, com data de abertura prevista para 2026.

Sobre o autorCarla Nunes

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Carla Rodrigues é a nova comercial da DIT Portugal para a zona norte

Carla Rodrigues, acaba de ser incorporada à família DIT Portugal como comercial para a zona norte.

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A nova comercial da zona norte de Portugal, que já iniciou funções, tem o foco no apoio às agências de viagens que incorporam este grupo de gestão. “De vemos ressalvar que a sua dedicação e a sua ampla experiência são características distintivas do seu trabalho”, indica a DIT Portugal, em nota de imprensa.

A rede sublinha ainda que “o seu amplo conhecimento da dinâmica das agências de viagens ao longo dos seus 27 anos como profissional, com a sua reconhecida boa disposição, firmeza, dedicação, objetividade e convicção é uma mais-valia para a nossa equipa”.

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ADENE promove novo webinar sobre mobilidade sustentável no turismo

O organizado pela ADENE – Agência para a Energia, em colaboração com o Turismo de Portugal e as Entidades Regionais de Turismo, o 4º webinar do ciclo “Mobilidade Sustentável no Turismo” vai ter lugar no próximo dia 19 de setembro, a partia das 10h00.

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Inserido nas celebrações da Semana da Mobilidade, o evento, que será emitido a partir do Algarve, é direcionado aos empreendimentos turísticos e alojamento local, promovendo a discussão sobre a mobilidade sustentável no setor.

A sessão irá apresentar os resultados do Estudo Mobilidade Sustentável no Setor Turístico, assim como a nova edição do Inquérito Mobilidade Sustentável no Setor Turístico, que visa caracterizar as frotas dos empreendimentos turísticos e alojamento local no Algarve e identificar oportunidades de melhoria através de medidas de eficiência energética.

O ciclo de webinars procura sensibilizar e capacitar os gestores do setor turístico para a adoção de práticas que promovam a eficiência energética e a redução de emissões. A colaboração com o Turismo de Portugal e a ADENE reforça o compromisso do Turismo do Algarve com a implementação de soluções inovadoras e práticas de gestão eficientes, fundamentais para a transição energética do turismo.

 

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