Museus e centros culturais da Madeira acolhem cada vez mais visitantes
De janeiro a junho, os 19 museus, centros culturais, solares e outros espaços tutelados pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Região da Cultura da Madeira receberam mais de 143 mil visitas, um aumento de 37,4% face a igual período do ano passado.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, que se mostrou satisfeito com a crescente procura pelos museus e centros culturais tutelados pela Região, realçou que “estes resultados são fruto também do reforço da aposta que tem existido em termos de comunicação e dinamização de atividades várias que promovem a ligação dos espaços aos diferentes públicos”, recordando que estes espaços culturais oferecem um programa de iniciativas ao longo de todo o ano que visa cativar cada vez mais pessoas, não só residentes como estrangeiros.
Citado em notícia publicada na página oficial do Governo Regional, Eduardo Jesus destacou o projeto pioneiro AP_Arte, iniciativa que envolve a Associação de Promoção da Madeira e a Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura. O projeto baseia-se num conjunto de 30 vídeos de curta duração que tem como objetivo divulgar o património cultural madeirense, promover os espaços culturais e ainda a educação orientada para a cultura.
“A crescente procura por estes espaços, materializada no número de visitantes, é a prova de que esta aposta na dinamização e divulgação da Cultura tem sido a mais acertada e vai continuar”, conclui o governante, de acordo com a mesma fonte.
Refira-se ainda que, em todo o ano de 2023, somaram-se 209.695 visitantes, um valor ligeiramente inferior ao registado em 2022 que está relacionado com o encerramento da Fortaleza de São Tiago no ano passado devido às obras de recuperação do imóvel e o fecho temporário do Museu do Porto Santo – Casa Colombo (reabriu em julho depois de obras de ampliação e remodelação do espaço).
Os números do 1.º semestre do ano transato também não refletem a abertura ao público do Convento de Santa Clara – Monumento Visitável (aconteceu a 18 de maio) nem a reabertura do Fortim do Faial depois de obras de recuperação, que teve lugar apenas em meados de setembro de 2023.
Na primeira metade do corrente ano, e à semelhança do que aconteceu em 2023, o museu mais procurado foi o MUDAS – Museu de Arte Contemporânea da Madeira com 32.067 visitantes, seguindo-se o Museu Quinta das Cruzes com 26.234 entradas e o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicentes que registou 8.486 visitantes.
No que se refere aos monumentos ou outros imóveis classificados visitáveis, o Convento de Santa Clara foi o mais procurado entre 1 de janeiro e 30 de junho (12.692 entradas), seguido de perto do Fortim do Faial, reaberto em setembro de 2023, e que somou 12.626 visitantes em igual período. O terceiro espaço mais procurado no primeiro semestre do corrente ano foi o Centro Cultural John dos Passos com 9.027 entradas.