Dia Mundial do Turismo 2024 faz apelo à paz
A busca pela paz é um esforço contínuo, e o progresso através do turismo é mais relevante do que nunca. O setor pode desempenhar um papel vital como catalisador para promover a paz e o entendimento entre nações e culturas e no apoio a processos de reconciliação. É nesta lógica que este ano, o Dia Mundial do Turismo, promovido pelo Turismo da ONU, que se celebra a 27 de setembro, tem como tema “Turismo e Paz”.
Publituris
Município de Albufeira retoma visitas guiadas ao centro antigo da cidade
Lusanova promove formação online sobre a Madeira
Grande evento de BTT nas Montanhas Mágicas adiado
Comboio Presidencial: Próxima paragem é no Museu do Vinho de São João da Pesqueira
Airmet e W2M reúnem 40 agências de viagens na República Dominicana em evento de formação
Dreams Madeira Resort, Spa & Marina da marca Inclusive Collection by Hyatt já abriu
Portugal tem 15 hotéis nomeados para os prémios de excelência da Condé Nast Johansens 2025
Hilton abre Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton nas próximas semanas
Redes sociais influenciam viagens dos portugueses, diz estudo da eDreams
Fly Angola muda horário dos voos para São Tomé
Com o tema “Turismo e Paz”, o Turismo da ONU escolheu Tbilisi, capital da Geórgia como anfitriã para as celebrações oficiais do Dia Mundial do Turismo 2024, destacando a interseção entre viagens e harmonia global. No alinhamento dos ODS da ONU, destaca especialmente o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que promove a paz global através do turismo responsável, enfatiza a importância da compreensão intercultural e da cooperação internacional. Pretende-se, assim, refletir sobre o papel fundamental do turismo na promoção da paz mundial.
O Dia Mundial do Turismo celebra-se anualmente a 27 de setembro. Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.
Considerado um dos maiores setores económicos do mundo, de acordo com o Turismo da ONU, este setor assume-se de importância vital para a economia de muitos países, que têm no turismo um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento económico.
Sendo um setor que regista elevados índices de crescimento, o turismo não só apresenta benefícios económicos, como assume importância fulcral na promoção da cultura, língua e costumes de um país, povo ou população, refere o organismo, destacando que à medida que a sociedade progride, o setor de turismo, assim como muitos outros setores, precisa de se transformar para servir como um catalisador para a prosperidade em uma escala universal. Melhorar o bem-estar dos indivíduos, salvaguardar o ambiente natural, estimular o avanço económico e promover a harmonia internacional são a essência fundamental do Turismo da ONU. A organização assume o papel de impulsionar uma força sustentável que agora é central para muitas economias.
Com 160 Estados-membros e centenas de afiliados do setor privado, o Turismo da ONU tem a sua sede em Madrid, e escritórios regionais em Nara (Japão) cobrindo a Ásia e Pacífico, Riad (Arábia Saudita) para o Médio Oriente, e no Rio de Janeiro (Brasil) para as Américas, enquanto a região África vai contar com uma delegação em Marrocos. As suas prioridades concentram-se na promoção do turismo para o desenvolvimento sustentável em linha com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e os seus 17 Objetivos Globais. A organização das Nações Unidas promove educação de qualidade, apoia empregos estáveis no setor, identifica talentos, impulsiona a inovação e acelera a ação climática do turismo e a sustentabilidade.