Lufthansa autorizada a comprar ITA Airways mas com condições
A Comissão Europeia autorizou esta terça-feira, 2 de julho, a compra de 41% da ITA Airways pela Lufthansa, ainda que o negócio esteja sujeito a algumas condições por forma a evitar restrições à concorrência e preços mais altos.
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A Comissão Europeia autorizou esta terça-feira, 2 de julho, a compra de 41% da ITA Airways pela Lufthansa, ainda que o negócio esteja sujeito a algumas condições por forma a evitar restrições à concorrência e preços mais altos.
De acordo com a Lusa, que cita um comunicado divulgado pelo executivo comunitário, Bruxelas aprovou a “aquisição conjunta da ITA Airways pela Lufthansa e pelo Ministério da Economia e das Finanças de Itália”, ao abrigo das regras da União Europeia (UE) para fusões.
A Comissão Europeia diz, no entanto, que “a aprovação está condicionada ao cumprimento integral das medidas corretivas propostas pela Lufthansa e pelo Ministério da Economia e das Finanças”, assentando elas no acesso das companhias concorrentes às rotas de curta e longa distância através de acordos e na cedência de ‘slots’ (faixas horárias para descolagem e aterragem) no aeroporto de Milão Linate.
Recorde-se que, em março passado, o executivo comunitário indicou, a título preliminar, que o negócio poderia restringir a concorrência em determinadas rotas (de curto e longo curso) no mercado dos serviços de transporte aéreo de passageiros com origem e destino em Itália, o que poderia levar a um aumento dos preços ou uma diminuição da qualidade dos serviços.
Foi para evitar este cenário que a Comissão Europeia impôs estes ‘remédios’, argumentando na nota hoje divulgada que “a Lufthansa e a ITA exploram uma vasta rede de rotas a partir dos seus respetivos aeroportos centrais na Áustria, Bélgica, Alemanha, Suíça e Itália”.
A Comissão Europeia argumenta ainda que, “embora a ITA apresente atualmente bons resultados, a sua sustentabilidade a longo prazo enquanto transportadora autónoma continuaria a ser muito incerta na ausência da operação”, motivo pelo qual foi dada ‘luz verde’ à transação.
A Lufthansa pretende adquirir uma participação de 41% na ITA Airways, companhia aérea de bandeira italiana, que sucedeu à Alitalia, por 325 milhões de euros, com o restante a dizer respeito à participação do Estado italiano.