Turismo do Algarve reduz em 12% consumo de água com Selo Save Water
Os empreendimentos turísticos da região do Algarve que aderiram ao selo de eficiência hídrica “Save Water” reduziram em 12% os consumos de água nos primeiros meses do ano.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O primeiro relatório de monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica, para o setor do turismo, elaborado pela ADENE, indica que os empreendimentos turísticos da região do Algarve que aderiram ao selo de eficiência hídrica “Save Water” reduziram em 12% os consumos de água nos primeiros meses do ano.
De acordo com o relatório da ADENE, a poupança de água alcançada contribui para mitigar o problema de escassez hídrica no Algarve, considerando-se “positiva” a melhoria da informação sobre os consumos do setor do Turismo do Algarve, possibilitando a formulação de políticas mais ajustadas e direcionadas aos diferentes setores.
Contudo, o relatório da ADENE recomenda a intensificação do esforço de divulgação com vista a um incremento da adesão à iniciativa, já que dos cerca de 650 empreendimentos turísticos registados na região do Algarve, aderiram à plataforma 85, cerca de 13% do total que representarão, de acordo com dados da Região de Turismo do Algarve, mais de 20% do total de camas disponíveis na região.
Recorde-se que o selo de eficiência hídrica aplicável aos hotéis e demais empreendimentos turísticos é uma medida coordenada pela Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal, tendo a ADENE, a responsabilidade de assegurar a monitorização dos consumos reportados pelos aderentes na Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica, bem como alcançado na aplicação das medidas.