Turismo do Algarve reduz em 12% consumo de água com Selo Save Water
Os empreendimentos turísticos da região do Algarve que aderiram ao selo de eficiência hídrica “Save Water” reduziram em 12% os consumos de água nos primeiros meses do ano.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O primeiro relatório de monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica, para o setor do turismo, elaborado pela ADENE, indica que os empreendimentos turísticos da região do Algarve que aderiram ao selo de eficiência hídrica “Save Water” reduziram em 12% os consumos de água nos primeiros meses do ano.
De acordo com o relatório da ADENE, a poupança de água alcançada contribui para mitigar o problema de escassez hídrica no Algarve, considerando-se “positiva” a melhoria da informação sobre os consumos do setor do Turismo do Algarve, possibilitando a formulação de políticas mais ajustadas e direcionadas aos diferentes setores.
Contudo, o relatório da ADENE recomenda a intensificação do esforço de divulgação com vista a um incremento da adesão à iniciativa, já que dos cerca de 650 empreendimentos turísticos registados na região do Algarve, aderiram à plataforma 85, cerca de 13% do total que representarão, de acordo com dados da Região de Turismo do Algarve, mais de 20% do total de camas disponíveis na região.
Recorde-se que o selo de eficiência hídrica aplicável aos hotéis e demais empreendimentos turísticos é uma medida coordenada pela Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal, tendo a ADENE, a responsabilidade de assegurar a monitorização dos consumos reportados pelos aderentes na Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica, bem como alcançado na aplicação das medidas.