Ryanair critica controlo de tráfego aéreo europeu e pede reforma urgente
A Ryanair veio a público criticar a o controlo de tráfego aéreo europeu e exigir uma reforma urgente para fazer face aos cancelamentos e atrasos nos voos.
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Ao mesmo tempo que pede desculpas aos passageiros pelos excessivos atrasos dos voos e mais de 60 cancelamentos causados pelo fraco desempenho do controlo de tráfego aéreo europeu nos dias 27 e 28 de junho, e que está a afetar todas as companhias aéreas europeias, a Ryanair critica o desempenho das autoridades europeias nesta questão, exigindo uma reforma urgente para que se melhore esta realidade.
Os serviços de controlo de tráfego aéreo, que não beneficiaram da interrupção da greve dos controladores aéreos franceses este verão, continuam a ter um desempenho insuficiente (apesar de o volume de voos estar 5% abaixo dos níveis de 2019) devido a repetidas “faltas de pessoal” e agora a uma “falha de equipamento” no seu centro de Maastricht.
Na quinta-feira, 27 de junho, exemplifica a companhia aérea lowcost, “mais de 30% dos 3.500 voos da Ryanair sofreram atrasos devido a atrasos do controlo de tráfego aéreo”. Já na manhã de 28 de junho, 25% das partidas da primeira vaga da Ryanair (150 de 600 aeronaves) sofreram atrasos devido a “falta de pessoal” e “falha de equipamento” do controlo de tráfego aéreo no centro de Maastricht, assinalando que “estes repetidos atrasos e cancelamentos de voos devidos à má gestão do controlo de tráfego aéreo são inaceitáveis”.
Neal McMahon, diretor de Operações da Ryanair, afirma, em comunicado, que “os serviços de controlo de tráfego aéreo na Europa, neste verão, estão nos seus piores níveis de sempre”.
McMahon adianta ainda que “a Ryanair e muitas outras companhias aéreas europeias estão a ver os seus horários repetidamente atrasados, voos cancelados e passageiros perturbados devido à má gestão do controlo de tráfego aéreo europeu”.
Por isso, apela a Raul Medina, diretor-geral do Eurocontrol, para que “explique por que razão os centros de controlo de tráfego aéreo da Europa estão repetidamente com falta de pessoal e alega agora ‘falhas de equipamento’ no centro de Maastricht, o que está a afetar todas as companhias aéreas europeias. É inaceitável que uma em cada quatro partidas da primeira vaga da Ryanair tenha sido atrasada devido à falta de pessoal do controlo de tráfego aéreo e a falhas de equipamento”.
“Nos últimos três anos, as taxas de controlo de tráfego aéreo na Europa aumentaram em níveis recorde, mas os níveis de pessoal e de serviço continuaram a diminuir. Apelamos à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para que tome medidas no sentido de reformar urgentemente os serviços de controlo de tráfego aéreo na Europa”. E o responsável da Ryanair conclui que, o diretor-geral do Eurocontrol, Raul Medina, deve agora “agir para prestar um serviço eficiente e eficaz aos cidadãos europeus. Estes repetidos atrasos e cancelamentos são inaceitáveis”, reiterando que “estes repetidos atrasos e cancelamentos de voos, que são profundamente lamentáveis, estão fora do controlo da Ryanair”.