Rota da TAP para Tenerife faz cinco anos e já transportou 213 mil passageiros
Em cinco anos, a TAP transportou 213 mil passageiros entre Lisboa e Tenerife, numa rota que sobreviveu à COVID-19 e que regista atualmente um load factor de 79%, com o número de passageiros portugueses a crescer 7,5% já este ano.
Inês de Matos
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A rota que a TAP realiza para Tenerife, nas ilhas Canárias, Espanha, completou, a 16 de junho, cinco anos de operação, ao longo dos quais a transportadora aérea de bandeira portuguesa transportou um total de 213 mil passageiros, avançou esta quarta-feira, 26 de junho, António Gabriel, Key Account Manager da TAP para o mercado português.
“A rota Lisboa-Tenerife fez agora cinco anos, o voo inaugural foi a 16 de junho de 2019 e, nestes cinco anos, já transportámos mais de 213 mil passageiros. Foi um voo que sobreviveu à COVID-19, tivemos dois anos, 2020 e 2021, em que estávamos a viver num contexto de COVID mas, mesmo assim, a rota nunca parou e continuou até agora”, revelou o responsável, durante uma apresentação conjunta da TAP com o Turismo de Tenerife, em Lisboa.
António Gabriel acrescentou que esta rota tem o mercado português como responsável por um quarto da receita e, no ano passado, apresentou um load factor de 79%, o que significa que a TAP tem ainda espaço para crescer em passageiros.
“Cerca de um quarto da receita é proveniente do mercado português, o que significa que o mercado português ainda tem muito espaço para crescer. O resto da receita vai ser dividido por Espanha e mercados como a Alemanha e os EUA”, explicou, realçando, contudo, que, este ano, o número de passageiros portugueses nos voos para Tenerife já aumentou 7,5%.
“Isto significa que Tenerife se está a tornar num destino cada vez mais conhecido dos portugueses, cada vez mais procurado pelos portugueses e isso é um bom sinal para a rota e para a sustentabilidade desta mesma rota”, congratulou-se António Gabriel.
Presente na apresentação esteve também Nuno Sousa, diretor de vendas da TAP para o mercado português, que descartou a hipótese da companhia aérea vir a aumentar o número de frequências com destino a Tenerife, ainda que admita um possível aumento de capacidade através da troca de aparelho.
“Não temos previsto para o próximo inverno aumentos de capacidade para além destas quatro frequências, que é o que já está divulgado em termos de sistema, e vamos continuar a trabalhar para subir este load factor e este número de passageiros, porque o objetivo é sempre aumentar capacidade”, disse Nuno Sousa.
Apesar de não ter previsto o aumento de frequências, o diretor de vendas da TAP para Portugal admite que a companhia aérea possa aumentar capacidade através da utilização de um avião Airbus, em vez dos Embraer que também realizam os voos para Tenerife.
“Temos quatro frequências e o que fazemos, normalmente, é atualizações de capacidade. Ou seja, fazemos essas quatro frequências com equipamentos Embraer e Airbus, e sempre que necessário ajustamos para aumento de capacidade porque mudar um Embraer para um Airbus é um aumento de capacidade”, explicou.
Presente na apresentação esteve ainda Dimple Melwani, CEO do Turismo de Tenerife, que confirmou que o objetivo desta apresentação é justamente o de estimular o crescimento do mercado português para Tenerife, um destino que conta com 365 dias de sol por ano e que fica a pouco mais de duas horas de viagem desde a capital portuguesa.
Já a apresentação do destino ficou a cargo de Bárbara Bamberger, Adjunta da Dirección de Promoción Turística de Tenerife, que sublinhou que esta ilha das Canárias conta com uma oferta diversificada, ideal para “turismo ativo”, seja no mar, nas montanhas ou num dos muitos parques naturais existentes na ilha, sem esquecer também a oferta gastronómica de Tenerife, que conta com nove estrelas Michelin em sete restaurantes.
A parceria entre a TAP e o Turismo de Tenerife deu ainda origem a uma oferta promocional que está atualmente em vigor e que disponibiliza preços desde 109 euros para voos de ida e volta, com taxas incluídas, para vendas até 7 de julho de 2024, cujas viagens decorram entre 15 de setembro de 2024 e 31 de março de 2025, com exceção do período entre 15 de dezembro de 2024 e 13 de janeiro de 2025.