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Transportes

Costa Cruzeiros já usa energia elétrica no porto de Kiel

O Costa Diadema foi o primeiro navio da Costa Cruzeiros a usar este tipo de ligação em Kiel, Alemanha, o que aconteceu pela primeira vez no passado dia 7 de junho.

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O Costa Diadema foi o primeiro navio da Costa Cruzeiros a usar este tipo de ligação em Kiel, Alemanha, o que aconteceu pela primeira vez no passado dia 7 de junho.

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A Costa Cruzeiros já está a usar a ligação elétrica em terra no porto de Kiel, na Alemanha, tendo o Costa Diadema sido o primeiro navio da companhia de cruzeiros a usar este tipo de ligação, no passado dia 7 de junho, informou a Costa Cruzeiros.

Num comunicado enviado à imprensa, a companhia de cruzeiros explica que a ligação à energia elétrica aconteceu no terminal de cruzeiros de Ostuferhafen, em Kiel, Alemanha, depois dos testes de integração realizados nas últimas semanas terem sido concluídos.

“O Costa Diadema conseguiu ser totalmente alimentado a partir do sistema de energia em terra do terminal de cruzeiros de Ostuferhafen, que forneceu a energia necessária para todos os serviços e necessidades a bordo enquanto este esteve atracado. Desta forma, o navio pôde desligar os seus motores, eliminando as emissões diretas para a atmosfera”, explica a Costa Cruzeiros.

O navio vai continuar a ligar-se à eletricidade em terra ao longo de todo o verão, o que inclui um total de 16 escalas em Kiel, porto que está incluído num itinerário para visitar os fiordes da Noruega e que vai ser realizado até 19 de setembro.

“A estreia da energia elétrica em terra na nossa frota é mais um passo no nosso caminho para a descarbonização. Este importante resultado para a Costa foi alcançado graças à cooperação com o Porto de Kiel. Estamos totalmente empenhados em melhorar continuamente o desempenho ambiental dos nossos navios, tanto quando navegam como quando estão atracados”, congratula-se Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros.

Recorde-se que a Costa Cruzeiros tem o objetivo de contar com uma frota com zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050, motivo pelo qual está a trabalhar para melhorar a sua eficiência energética.

 

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Operação exclusiva da Soltour para Samaná já levantou voo

A operação de verão do operador turístico Soltour para Samaná, na República Dominicana, com um voo direto todas as semanas, já começou e vai decorrer até 30 de agosto.

Samaná é o grande protagonista do catálogo de destinos da Soltour, e a operação de verão para aquele destino contou com o voo inaugural no passado dia 28 de junho. A ligação é realizada semanalmente com uma aeronave Iberojet, a partir de Lisboa, até 30 de agosto. Refira-se que a Soltour é o único operador a voar de Portugal para Samaná neste verão.

“A nossa aposta em Samaná tem sido guiada por indicadores muito positivos no mercado nacional, em que registamos níveis de procura interessantes ano após ano”, comenta Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Portugal e Espanha.

O responsável lembra que, apesar de ser um destino de sol e praia, “Samaná não deixa de oferecer uma grande abrangência de experiências – desde cultura a biodiversidade – e continua com uma exploração turística baixa, o que lhe confere um caráter muito especial no contexto das Caraíbas”. É, por isso, aponta, “um produto bastante apelativo e que agrega muito valor para as agências de viagens”.

Luís Santos indica ainda que “estamos otimistas quanto à operação deste verão e muito satisfeitos por voltar a disponibilizar este destino único aos viajantes portugueses”.

Situada no nordeste da República Dominicana, Samaná representa umas Caraíbas diferentes. Sendo um destino costeiro, acolhe algumas das melhores praias da região e do mundo, como a célebre Playa Rincón.

Mas o verdadeiro trunfo deste destino é a natureza. Samaná é uma referência a nível de biodiversidade e de preservação da sua fauna e flora endógena. O Parque Nacional de Los Haitises é o exemplo maior dessa riqueza: considerado “Reserva da Biosfera” pela UNESCO, estende-se ao longo de mais de 1.600 Km2 numa grande abundância de vida natural. Neste local podem ser encontradas as mais diferentes espécies de aves – como pelicanos, fragatas e falcões –, bem como uma cadeia montanhosa de 40 metros de altitude.

Esta conjugação de sol e praia com natureza faz de Samaná um destino caribenho muito especial, oferecendo um conjunto diversificado de atividades para todos os gostos. Seja relaxar à beira-mar rodeado de águas cristalinas e palmeiras, seja praticar desportos aquáticos ou fazer tirolesa sobre a floresta, há uma imensidão de coisas para ver e fazer. Por isso, Samaná é uma escolha ideal para vários tipos de viajantes, como casais, famílias ou grupos – contando também com um panorama hoteleiro versátil, incluindo opções adults only.

Samaná dispõe de uma oferta turística de elevada qualidade, num local autêntico e pouco explorado que tem na relação com a comunidade local um grande eixo de valor. O destino é um embaixador da cultura dominicana, oferecendo uma experiência genuína da gastronomia e das tradições locais.

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Destinos

Alentejo une cultura ao turismo para oferecer no verão

O Alentejo é destino de visita durante todo o ano, mas no verão ganha nova dimensão e novos atrativos para receber ainda melhor quem está de férias ou para quem regressa à terra de origem. Multiplicam-se as atividades culturais e musicais que trazem ainda mais animação às aldeias e às cidades do Alentejo.

No Alentejo, este verão, há festivais para todos os gostos musicais e sobejamente conhecidos dentro e fora de Portugal. É o caso do Festival Músicas do Mundo de Sines, mas também do Festival Internacional de Música de Marvão com os seus concertos ao final da tarde, no cenário do Pátio do Castelo de Marvão. Num outro castelo, o do Alandroal também há música, diferente, mas igualmente bem interpretada para receber o Festival Fora da Casca. O festival é um pretexto para mostrar várias iguarias gastronómicas com casca como o caracol, a caracoleta e o lagostim.

Ainda a propósito de festivais, Campo Maior agarra em vários géneros musicais para levar a efeito o Raya 2024 e Évora, Mora e Arraiolos recebem o X Ciclo de Concertos Musicando. Do ponto de vista cultural, o mês de julho também vai ser igualmente intenso com destaque para a Festa da Arte em Rede, em Elvas, o Festival Internacional de Fotografia de Arronches, a Feira de Artes e Cultura de Almodôvar e Monsaraz Museu Aberto.

Outros municípios aproveitam o mês para valorizar as atividades económicas do concelho, apelando igualmente ao lado musical e cultural. É o caso de Odemira que promove a Feira das Atividades Culturais e Económicas do concelho, ou de Gavião que realiza uma Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas ou ainda Arronches que realiza a Feira das Atividades Económicas.

Todos estes eventos são momentos para conhecer melhor a região. É aliás o que está a acontecer na FIA – Feira Internacional do Artesanato, que decorre em Lisboa, onde os concelhos representados arregaçam as mangas e trabalham com afinco para dar a conhecer o que de melhor se faz no Alentejo nesta matéria.

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TAAG retoma voos para a capital da República do Congo em agosto

A companhia aérea angolana TAAG anunciou que vai retomar as ligações de Luanda para a República do Congo através da capital, Brazzaville, que substituirá a rota Luanda-Ponta Negra a partir de 2 de agosto.

O último voo no itinerário Luanda-Ponta Negra está programado para dia 26 de julho.

As ligações de Luanda-Brazzaville serão feitas das vezes por semana, com saídas à sexta-feira e domingo, numa aeronave modelo Dash-8 400, com capacidade para 74 passageiros.

“No âmbito do planeamento e gestão da rede TAAG, a ligação Angola – República do Congo, através de Brazzaville, vai proporcionar à companhia, uma maior conectividade e tráfego com a região da África Austral”, refere-se no comunicado da transportadora aérea.

Brazzaville é a maior cidade da República do Congo, com uma forte concentração de atividade económica, industrial e serviços, que tornam o destino atrativo para o segmento corporativo e particular, acrescenta a TAAG que disponibiliza atualmente 11 destinos domésticos e 12 destinos internacionais.

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Enoturismo

Melhores sommeliers do mundo partem à descoberta do Douro

Promovida pela Symington, a terceira edição da Douro Somm Camp 2024, que decorre até 4 de julho, conta com a participação de 18 sommeliers de diferentes países.

Pelo terceiro ano consecutivo, o desafio foi lançado a sommeliers dos quatro cantos do mundo: explorar o Douro num bootcamp educacional imersivo. Assim, até quinta-feira, , o Douro Somm Camp está de regresso, com uma programação distribuída por algumas das mais importantes propriedades da família Symington, na região do Douro e em Vila Nova de Gaia.

A iniciativa, organizada pela School of Port – a plataforma educativa da Symington Family Estates –, pretende educar sobre o vale do Douro e os seus vinhos, contribuindo para a valorização da região, bem como promover o vinho do Porto junto dos canais on-trade.

Os participantes – alguns dos melhores sommeliers do mundo – têm, desta forma, a oportunidade de visitar quintas e adegas, conhecer produtores e provar o que de melhor se produz no Douro vinhateiro.

Na edição deste ano, o Douro Somm Camp conta com a presença de sommeliers de 18 nacionalidades, oriundos de três continentes, reunindo players dos mercados europeu, asiático e norte-americano que desejam saber mais sobre a região. Rob Symington, membro da quinta geração e diretor da Symington Family Estates, refere que “o Douro Somm Camp é uma iniciativa de sucesso que nos tem permitido elevar o nome do Douro e mostrar a profissionais aclamados aquilo que de melhor se faz na região. Mais do que conhecedores dos nossos vinhos, os convidados saem desta incrível experiência como verdadeiros embaixadores do Douro para toda a vida”.

 

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Distribuição

Conteúdo NDC da Emirates já está disponível na Travelport+

A solução de conteúdo e serviços de NDC da Travelport para a Emirates foi lançada, inicialmente, para os clientes da Travelport+ na Austrália, Indonésia, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido mas, nas próximas semanas, vai passar a estar disponível noutros países.

A Travelport anunciou que o conteúdo do New Distribution Capability (NDC) da Emirates e os recursos aprimorados de atendimento NDC já estão disponíveis na plataforma Travelport+, permitindo que os agentes de viagens que usam esta plataforma tenham acesso a “um conteúdo melhor e mais detalhado” da companhia aérea.

“Com esse lançamento, os clientes das agências da Travelport poderão facilmente visualizar e comparar ofertas NDC mais dinâmicas e complementos disponíveis da Emirates e criar uma experiência mais simplificada e personalizada para os viajantes. A solução NDC completa da Travelport para a Emirates também permite que os agentes façam a manutenção das reservas NDC, inclusive modificações e cancelamentos”, explica a Travelport, em comunicado.

Segundo Jason Clarke, Chief Commercial Officer, Travel Partners da Travelport, este “marco fundamental do NDC com a Emirates prova que a Travelport está na vanguarda do varejo moderno com a sua capacidade de fornecer o melhor conteúdo e ferramentas de última geração que os agentes precisam para criar experiências excepcionais de reserva e atendimento para seus clientes”.

A solução de conteúdo e serviços de NDC da Travelport para a Emirates foi lançada, inicialmente, para os clientes da Travelport+ na Austrália, Indonésia, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido e, nas próximas semanas, vai passar também a estar disponível para agências de outros países.

“O conteúdo NDC será disponibilizado imediatamente apenas para os agentes que já têm acesso ao conteúdo sem sobretaxa NDC, de acordo com os termos do contrato entre a Travelport e a Emirates”, explica ainda a Travelport.

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Emprego e Formação

Fórum Turismo organiza mais uma edição da Academia de Formadores

O evento que reúne professores e formadores nacionais do turismo decorre este ano em Fátima sob o mote “Criatividade para a Liderança”. Os vários pacotes para a academia com a duração de dois dias variam entre os 75 e os 265 euros.

A Associação Fórum Turismo, em colaboração com o Turismo de Portugal, volta a organizar a Academia de Formadores de 8 a 9 de julho, em Fátima.

O encontro, que este ano terá lugar no Hotel SDivine, reúne professores e formadores nacionais do turismo “para atualizarem conhecimentos e competências”, como a associação refere em comunicado.
Os dois dias serão marcados por debates e atividades “desenhados para adquirir ferramentas práticas e fazer face às transformações do setor”, sendo que a edição deste ano terá como mote “Criatividade para a Liderança”.

O programa do evento conta com painéis e workshops apresentados por um conjunto de oradores que inclui Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo; Martim Sousa Tavares, maestro e diretor artístico e Ricardo Costa, chef-executivo do The Yeatman. Entre os temas em debate estarão o sucesso escolar, a inteligência artificial e a saúde e bem-estar em sala de aula.

As inscrições para a Academia de Formadores já estão abertas através de um formulário de inscrição no website do evento, cujos pacotes variam entre os 75 e os 265 euros.

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Análise

Viagens e turismo serão uma indústria de biliões de dólares até 2027

Embora tenham demorado três anos para o setor global de viagens e turismo recuperar totalmente após a COVID-19, todo o mercado acelerou o ritmo de crescimento sólido e está a caminho de atingir um novo marco.

De acordo com dados apresentados pela Stocklytics.com, a indústria global de viagens e turismo deverá faturar 927 mil milhões de dólares em receitas este ano, 8,3% mais do que em 2023. Este número crescerá 14% e atingirá mais de um bilião de dólares em 2027.

Quatro anos após a chegada da COVID-19, parece que o setor das viagens e do turismo nunca caiu de joelhos, com pessoas em todo o mundo a gastar milhares de milhões de dólares em viagens e férias. Embora a inflação tenha aumentado significativamente os preços do alojamento e dos serviços turísticos, mais de dois mil milhões de pessoas gastarão o seu dinheiro em hotéis, cruzeiros e pacotes de férias este ano, mais 200 milhões do que antes da pandemia.

Com o aumento dos preços e o número crescente de utilizadores, espera-se que todo o mercado registe receitas brutas de 927 mil milhões de dólares em 2024, ou 8,3% mais do que no ano passado. Embora a taxa de crescimento anual caia para menos de 4% nos próximos anos, as viagens e o turismo ainda atingirão um novo marco e tornar-se-ão uma indústria de biliões de dólares.

De acordo com o Statista Market Insights, as pessoas em todo o mundo gastarão 1,03 biliões de dólares em férias e viagens em 2027, ou 14% mais do que este ano. Quase metade desse valor, ou seja, 494 mil milhões de dólares, virá dos hotéis, o maior segmento do mercado. As férias organizadas representarão outros 30% da receita total, o que corresponde 331 bilhões de dólares. Embora os dois setores representem quase 80% da receita total do mercado em 2027, o campismo e os cruzeiros continuarão a ser os segmentos de crescimento mais rápido.

Dados do Statista mostram que o mercado global de camping continuará a crescer ao ritmo de 7,28%, o dobro da indústria hoteleira, e atingirá 60 biliões de dólares em receitas até 2027, acima dos 48 biliões de dólares deste ano. A indústria de cruzeiros segue com uma subida de 5% anualmente, correspondendo a 35 biliões de dólares em receitas em 2027, mais 5 biliões de dólares do que se estima para este ano.

Numa comparação global, a Europa continuará a ser o maior mercado mundial de viagens e turismo, gerando 303 mil milhões de dólares, ou quase um terço da receita total em 2027. A China e os Estados Unidos seguem-se com 223 mil milhões e 217 mil milhões de dólares, respetivamente.

A pesquisa Statista também revelou que todos os segmentos da indústria de viagens e turismo assistirão a um crescimento substancial de utilizadores nos próximos três anos.  Os hotéis alcançarão mais de 1,36 mil milhões de utilizadores em 2027, acima dos 1,26 mil milhões deste ano, segundo as previsões.

O número de pessoas que utilizam alugueres por temporada deverá crescer em 63 milhões e atingir 921 milhões nos próximos três anos. Seguem-se férias organizadas com 580 milhões de utilizadores em 2027, contra 557 milhões este ano. As estatísticas mostram que o mercado de camping verá cerca de 90 milhões de novos consumidores neste período, elevando a contagem total para mais de 371 milhões, enquanto os cruzeiros seguem com um aumento de 32 milhões de utilizadores até 2027.

No geral, espera-se que o mercado de viagens e turismo registe mais de meio milhar de milhões de novos consumidores nos próximos três anos, elevando o seu número total para 2,25 mil milhões.

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Visita ao Monte Fuji passa a ter novas regras para controlar turismo

O Monte Fuji passou a contar com um sistema de reservas online e foi ainda adotada uma taxa para subir à mais conhecida montanha do Japão, medidas que visam controlar o excesso de turismo.

A visita ao Monte Fuji, no Japão, passou esta segunda-feira, 1 de julho, a ter novas regras com o objetivo de controlar o número de turistas que visitam esta conhecida montanha japonesa que, todos os verões, atrai mais de 220.000 visitantes.

De acordo com a Lusa, que cita as autoridades locais, pela primeira vez, foi criado um sistema de reservas online, uma vez que o número de visitantes que sobem à montanha através do trilho Yoshida foi reduzido para 4.000 turistas por dia.

Além da redução do número de visitantes, foi também adotado o pagamento de uma taxa para aceder ao Monte Fuji, que passa a ter um valor de 2.000 ienes, o que corresponde a cerca de 11,60 euros.

As autoridades locais explicam as medidas adotadas com o objetivo de controlar o excesso de turistas que acedem à montanha e que tem causado vários problemas, uma vez que muitos turistas tentam subir o Monte Fuji durante a noite para ver o nascer do sol a partir do cume da montanha, localizado a  3.776 metros de altura.

O problema é que estes turistas acabam por dormir nos trilho de acesso à montanha ou fazem fogueiras para se aquecer, o que tem provocado problemas diversos, além de fatalidades, já que muitos dos visitantes tentam subir à montanha sem realizar pausas, o que já causou vitimas mortais, sendo que ainda na semana passada quatro pessoas morreram enquanto escalavam o Monte Fuji.

 

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Lusanova dinamiza campanha de incentivo de vendas para Argentina, Chile e Uruguai

O operador turístico Lusanova, em parceria com a companhia aérea Air Europa, está a dinamizar uma campanha de incentivo de vendas para promover o novo catálogo Argentina, Chile e Uruguai. Assim, o melhor vendedor para estes destinos, até 31 de dezembro de 2024, será premiado com uma viagem gratuita com acompanhante à Argentina.

O prémio para o agente de viagens, ao abrigo desta campanha da Lusanova, inclui passagem aérea na Air Europa, três noites de estada em Buenos Aires num hotel de quatro estrelas em regime de pequeno-almoço, visita de meio-dia à cidade e a possibilidade de assistir ainda a um espetáculo de tango com jantar no Café Los Angelitos.

Para apurar o premiado, a Lusanova vai contabilizar todas as reservas confirmadas e realizadas para estes destinos durante o período indicado e nos canais oficiais do operador turístico.

Válido até abril de 2025, o catálogo Argentina, Chile e Uruguai oferece uma ampla seleção de circuitos para explorar as principais atrações destes países da América do Sul.

Além dos novos circuitos “Noroeste e Vinhos” e “Uruguai e Argentina Gourmet”, o operador turístico disponibiliza vários circuitos tradicionais, como o “Patagónia Clássica”, que inclui visitas a Buenos Aires, Ushuiai, Terra do Fogo, El Calafate e ao Glaciar Perito Moreno; o “Patagónia Completa”, um circuito mais abrangente que contempla visitas a Puerto Madryn e à Península Valdés; mas também o itinerário “Cataratas e Glaciares” com visitas a Buenos Aires, El Calafate, Glaciar Perito Moreno e às Cataratas do Iguaçu; num total de 13 itinerários diferentes.

 

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Turismo do Algarve reduz em 12% consumo de água com Selo Save Water

Os empreendimentos turísticos da região do Algarve que aderiram ao selo de eficiência hídrica “Save Water” reduziram em 12% os consumos de água nos primeiros meses do ano.

O primeiro relatório de monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica, para o setor do turismo, elaborado pela ADENE, indica que os empreendimentos turísticos da região do Algarve que aderiram ao selo de eficiência hídrica “Save Water” reduziram em 12% os consumos de água nos primeiros meses do ano.

De acordo com o relatório da ADENE, a poupança de água alcançada contribui para mitigar o problema de escassez hídrica no Algarve, considerando-se “positiva” a melhoria da informação sobre os consumos do setor do Turismo do Algarve, possibilitando a formulação de políticas mais ajustadas e direcionadas aos diferentes setores.

Contudo, o relatório da ADENE recomenda a intensificação do esforço de divulgação com vista a um incremento da adesão à iniciativa, já que dos cerca de 650 empreendimentos turísticos registados na região do Algarve, aderiram à plataforma 85, cerca de 13% do total que representarão, de acordo com dados da Região de Turismo do Algarve, mais de 20% do total de camas disponíveis na região.

Recorde-se que o selo de eficiência hídrica aplicável aos hotéis e demais empreendimentos turísticos é uma medida coordenada pela Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal, tendo a ADENE, a responsabilidade de assegurar a monitorização dos consumos reportados pelos aderentes na Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica, bem como alcançado na aplicação das medidas.

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