Entregues as primeiras bolsas de investigação NEST TERMAL+/UBI
O NEST – Centro de Inovação do Turismo, em colaboração com a Universidade da Beira Interior (UBI), o Turismo de Portugal e a Associação Termas de Portugal, entregou as primeiras bolsas de mestrado e doutoramento nas áreas de inovação de produto e serviços, marketing e comunicação, e eficiência energética com vista a impulsionar a inovação no turismo de saúde e bem-estar no país.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
As primeiras bolsas de investigação NEST TERMAL+/UBI, que têm o valor de 2,5 mil euros por ano para alunos de mestrado e cinco mil euros para alunos de doutoramento, acabam de ser entregues a quatro estudantes. As bolsas de estudo serão entregues anualmente e a próxima edição ocorre no último trimestre do ano.
O objetivo da iniciativa, de acordo com o memorando de entendimento assinado, em maio de 2023, pelo NEST, a Universidade da Beira Interior (UBI), o Turismo de Portugal e a Associação Termas de Portugal (ATP), é apoiar a investigação nas áreas de desenvolvimento de produto, marketing e eficiência energética, impulsionando a inovação aplicada a produtos turísticos associados ao recurso água mineral natural – um ativo considerado fundamental na região Centro de Portugal, que é responsável por 50% da oferta de serviços termais em todo o país, com uma relevante procura no segmento de atividades de turismo de bem-estar.
As bolsas deste ano foram atribuídas a alunos que pretendem investigar as potencialidades das águas termais em diferentes áreas.
“Esta iniciativa representa um passo crucial na nossa missão de fomentar a inovação e o desenvolvimento sustentável do turismo em Portugal. Com estas bolsas, esperamos atrair a atenção dos jovens para o setor e incentivar a criação de novos produtos e serviços que atendam às necessidades de turistas cada vez mais exigente e comprometidos com valores ambientais. Acreditamos que estas bolsas irão impulsionar a investigação e, consequentemente, a competitividade de Portugal no mercado global do turismo. Afinal, o desenvolvimento deste segmento não só alavanca tendências como pauta no PRT – Plano Reativar o Turismo, como prioridade estratégica “, afirmou Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.
“Este programa de Bolsa NEST TERMAL+/UBI irá promover uma maior aproximação entre a investigação e o setor empresarial, com um foco específico nos interesses e necessidades dos atores locais na área do termalismo, assim como da população. A qualidade da investigação realizada na UBI, especialmente nas áreas identificadas nos projetos apresentados a concurso, será um garante de que sairão daqui resultados científicos de grande relevância e impacto, e com potencial de alterar o panorama atual do contexto termal e suas aplicações,” apontou Sílvia Socorro, vice-reitora da UBI, entidade responsável pela investigação.
.