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“Não podemos ir atrás do preço, mas sim da qualidade”

O almoço com o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, decorreu no Hotel NH Sintra Centro. A finalizar o segundo e último mandato, o presidente da vila histórica admite que “o turismo tem duas vertentes indissociáveis: a económica e a cultural”. Em qualquer uma, segundo Basílio Horta, “só poderá haver um vencedor: Portugal”.

Victor Jorge
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“Não podemos ir atrás do preço, mas sim da qualidade”

O almoço com o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, decorreu no Hotel NH Sintra Centro. A finalizar o segundo e último mandato, o presidente da vila histórica admite que “o turismo tem duas vertentes indissociáveis: a económica e a cultural”. Em qualquer uma, segundo Basílio Horta, “só poderá haver um vencedor: Portugal”.

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A história política de Basílio Horta começa bem antes de ter dado entrada no Largo Dr. Virgílio Horta, morada oficial da Câmara Municipal de Sintra. Nestas “Conversas com o Presidente” do jornal Publituris, o objetivo não era, contudo, recuar tanto no tempo, mas focar a conversa agradável durante o almoço no tema do Turismo e como este é visto por quem lidera os destinos da Câmara Municipal de Sintra, vila que, com os seus quase 400.000 habitantes, segundo o últimos Censos (2022), representando 13,37% do total metropolitano e 19,82% do total da Grande Lisboa, se espalha por perto de 320 quilómetros quadrados, e é um dos pontos obrigatórios de visita a residentes e não residentes de e em Portugal.

E o tema Turismo começou por ser, desde logo, visto por dois prismas – o económico e o cultural – ambos considerados de “vital importância”, mas que terão de ter um denominador comum: Portugal.

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“O turismo é, desde sempre, caracterizado por um enorme dinamismo e força agregadora”, refere Basílio Horta, salientando que “são várias as atividades económicas que estão associadas ao turismo”. Por isso, frisa, “só por este lado, o setor do turismo tem um papel importantíssimo no desenvolvimento económico da localidade, da região e do país”.

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Mas, ao mesmo tempo, em concelhos como o de Sintra, e em outros também, a dimensão cultural é “enorme”. “Sintra tem uma oferta cultural muito grande e de altíssima qualidade histórica. Basta a sua serra, que é realmente um património da humanidade, à qual juntamos a tradição, a história, os palácios, os monumentos, as quintas, as praias maravilhosas, para Sintra ter uma oferta muito diversificada e de alta qualidade”. No fundo, segundo Basílio Horta, “uma oferta turística que interessa ao país e que responde, cada vez mais, ao objetivo de captar o turismo de valor acrescentado”.

O turismo é, desde sempre, caracterizado por um enorme dinamismo e força agregadora

E quem passa por Sintra, admite, “é um turista muito desenvolvido culturalmente e isso, por norma, significa visitantes com rendimento mais elevado e com maior capacidade para gastar no local, que sabe muito bem o que quer e gosta. E aqui em Sintra encontra, de facto, algo que não encontra noutros sítios”.

Um problema chamado mobilidade
Para o presidente da Câmara, além das praias, onde apesar da água mais fria, “o turista gosta de estar em contacto com o Atlântico, de estar à vontade na praia, mas ao mesmo tempo gosta de visitar museus e palácios únicos como o Palácio da Pena ou a Regaleira. Ou seja, é um turismo que não é de massas”.

Apesar de caracterizar o turismo em Sintra como não sendo de massas, há, no entanto, a questão de saber como é que os próprios locais encaram este fenómeno. Aí Basílio Horta divide a população de Sintra entre a que vive nas zonas históricas e a restantes, já que se trata, efetivamente, de um concelho enorme. Nas zonas históricas, admite que o turismo é acolhido com “alguma preocupação óbvia”, uma vez que, quem mora em Sintra, escolheu Sintra “por razões específicas de alguma intimidade, de alguma qualidade”, fazendo referência, por exemplo à Regaleira que, em 2023, teve mais de um milhão de visitantes.

Mas Sintra foi visitada por mais de cinco milhões de pessoas no ano passado, o que é “um número considerável”, embora saliente que os números pré-Covid ainda não foram atingidos.

Neste aspeto, a mobilidade, principalmente, na vila histórica é “um dos problemas a considerar e que dificulta demasiado a vida a quem vive e quem quer visitar Sintra. É uma questão, por mais que queremos resolver, não é fácil e terá sempre impactos indesejáveis, dependente de quem analisa a situação”. Contudo, sabendo que não será no mandato que termina em 2025 que esta situação se resolverá, Basílio Horta considera que este “este ordenamento terá de ser feito, mas de forma planeada, uma vez que poder-se-á tomar decisões irreversíveis e que prejudicarão todos”.

“Chegar a Sintra é fácil, com as atuais vias de acesso. O problema começa quando nos queremos mover dentro da vila”, frisando o presidente da Câmara que, “para os autocarros turísticos esta é uma grande dor de cabeça”.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra
Foto: Frame It

Para alojar os milhões de turistas que passam anualmente por Sintra é preciso, também, existir uma oferta hoteleira que, por altura da tomada de posse de Basílio Horta, em 2013, não era inaugurado um novo hotel há cerca de 30 anos. “Sintra era, de facto, visto como um local de passagem, algo que mudou drasticamente nos últimos tempos. Agora, é um local para se ficar. Há uma maior e melhor oferta hoteleira e com o fenómeno do Alojamento Local verificou-se, de facto, uma maior apetência por parte dos visitantes em ficar em Sintra”, refere Basílio Horta, admitindo que “passou a haver uma forma diferente de fazer oferta turística”.

Sintra tem uma oferta turística que interessa ao país e que responde, cada vez mais, ao objetivo de captar o turismo de valor acrescentado

O presidente da Câmara não se foca, contudo, somente em Sintra, já que “à volta, nas outras freguesias, existe uma oferta muito variada e desconhecida, embora reconheça que existe alguma ‘timidez’ em visitar certos e determinados locais”.

Outro dos pontos destacados por Basílio Horta é o facto do concelho ser um dos maiores em número de licenciamentos de moradias, salientando que “continua a haver um crescimento enorme de licenciamentos, o que demonstra que, quem vem visita Sintra, também pretende morar aqui”, contrariando, um pouco, a história de habitação massiva. “Em 70 quilómetros quadrados, temos 300 mil pessoas. Hoje, não é esse modelo de desenvolvimento que queremos para Sintra”.

Empresas não trazem só negócio
Mas não é somente a parte populacional e habitacional que Basílio Horte destaca. “Há também um grande desenvolvimento empresarial. Nós na Derrama [taxa que incide sobre o lucro tributável das pessoas coletivas, sendo fixada anualmente, pelos municípios, no valor máximo de 1,5%] tivemos um aumento enorme desde 2013. Passámos de pouco mais de três milhões de euros, em 2013, para 14 milhões nos dias de hoje”, revela o presidente da Câmara. “Isto é um reflexo da implantação de muitas empresas no concelho, o que leva a mais alojamento, mais hotelaria, mais serviços”.

Outros dos aspetos no qual Sintra tem registado uma forte evolução é no ensino universitário, com vários pólos a instalarem-se no concelho, casos do ISCTE e da Faculdade de Medicina, bem como a Base Aérea N.º 1, localizada na Granja do Marquês, próximo da Serra de Sintra. “Tudo isto traz valor a Sintra e é visível uma mudança qualitativa muito grande no concelho”, admitindo Basílio Horta que “esta mudança vai aprofundar-se no futuro”.

Qualidade, qualidade, qualidade
Regressando ao turismo, as visitas a Sintra têm no mercado nacional uma forte componente, crescente desde a pandemia, mas é no mercado internacional, com maior poder de compra e gasto, que Basílio Horta incide o destaque. “Cada vez mais espanhóis, brasileiros, árabes, ingleses, bem como norte-americanos, mercado de grande importância, nos visitam, mas também o mercado asiático, embora ainda se mantenha muito fechado, estão a procurar os encantos de Sintra e isso reflete-se na ocupação dos hotéis que tem vindo a crescer”.

Daí coloca-se a questão: e que desafios são colocados ao turismo em Sintra para o futuro? A resposta sai rápida e assertiva: “não só manter, mas aumentar a qualidade da nossa oferta. Não podemos ir atrás do preço, mas sim da qualidade. Só isso nos poderá diferenciar”, frisando que essa qualidade não pode ser limitada à oferta hoteleira, mas, também, “à manutenção dos nossos monumentos”. “E o turismo não pode ser de tal maneira intenso que acabe por deteriorar a oferta turística, porque isso seria gravíssimo e prejudicial a todos”, considera.

Além dos monumentos, Basílio Horta refere, igualmente, a importância da Parques de Sintra que “está sempre entre os melhores do mundo no que diz respeito à conservação”, frisando que a Parques de Sintra – Monte da Lua “é um parceiro indispensável da Câmara”.

Foto: Frame It

O “eu” Basílio
A nível pessoal, se houve algo que nunca passou pela cabeça de Basílio Horta foi ser presidente da Câmara de Sintra. “Fui praticamente tudo o que um político pode ser: deputado, ministro, embaixador, magistrado do Ministério Público, diretor-geral da Confederação da Indústria Portuguesa, presidente da AICEP, professor, mas presidente de Câmara foi algo que nunca me passou pela cabeça vir a ser”, admitindo, contudo, que “não queria acabar a minha carreira política sem ter uma experiência de autarca”.

Sou viajante que gosta de bons hotéis, bons restaurantes e bons museus. Deem-me estas três componente e sou um turista feliz

Passando do autarca para o turista, Basílio Horta identifica-se como um “viajante que gosta de bons hotéis, bons restaurantes e bons museus. Deem-me estas três componente e sou um turista feliz”.

Daí impor-se a pergunta, qual o melhor hotel, restaurante e museu que visitou? Nos hotéis, o destaque vai para o Hotel Hassler, em Roma; nos restaurantes a Casa Nicolasa, em San Sebastian; enquanto nos museus a resposta é tripartida: Hermitage, em São Petersburgo; Louvre, em Paris; e Prado, em Madrid.

Para finalizar a conversa realizada no Hotel NH Sintra Centro, a viagem que falta fazer: Antártida, considerado um “destino ímpar, de difícil realização, mas que poderá ainda acontecer”.

Quanto a conselhos, não o de Sintra, mas ao sucessor que sairá das eleições autárquicas de setembro/outubro de 2025, Basílio Horta é lacónico: “O meu sucessor não precisa dos meus conselhos e, seguramente, fará melhor do que eu”.

Um olhar para Sintra

O almoço com o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, realizou-se no NH Sintra Centro. Localizado no centro de Sintra, o hotel de quatro estrelas NH Sintra Centro, anteriormente Tivoli Sintra, fica a apenas a uma curta distância dos mais famosos monumentos e palácios históricos de Sintra. Situado no centro da vila, junto ao Palácio Nacional de Sintra, e localizado entre a Serra de Sintra e o mar, o hotel não poderia ter uma melhor localização para explorar a cidade considerada património mundial da UNESCO.

Entre as atrações mais próximas, é possível visitar o Palácio da Pena e o Palácio de Monserrate. A partir da varanda do lobby do hotel, é possível avistar o Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira e, num dia de sol, consegue-se até ver o mar.

Com 77 espaçosos quartos, espalhados por oito andares, todos os quartos foram renovados em 2023, dispondo de varandas ou de terraços com vistas deslumbrantes. Estão disponíveis quartos comunicantes, quartos adaptados e suites.

A ementa do almoço oferecido pelo Hotel NH Sintra Centro:
Entradas: Carro de acepipes
Prato principal: Arroz de peixes da nossa costa
Sobremesa: Pêra bêbeda e Arroz-doce
Vinho: Esporão Reserva Branco 2022

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TAP apoia mais três entidades através do programa “Miles&Go”

A partir de agora, os clientes TAP Miles&Go podem doar as suas milhas permitindo a ajuda a comunidades carenciadas através do apoio a três novas entidades.

tagsTAP

A TAP Air Portugal vai apoiar três novas organizações sociais até 2026. Através do programa TAP Miles&Go, a companhia vai possibilitar a doação de milhas às entidades Apoiar, Orbis e Sol Sem Fronteira, selecionadas de entre mais de 100 candidaturas apresentadas ao programa TAP Donate Miles, triénio 2024-2026.

Às milhas doadas pela TAP, junta-se a generosidade dos clientes TAP Miles&Go que, ao doarem milhas, oferecem a estas entidades a possibilidade de realizarem viagens solidárias na rede de destinos TAP. Cada uma das três entidades recebe um milhão de milhas, oferecidas pela TAP no ano de adesão ao programa TAP Donate Miles, e mais um milhão oferecidas pelos clientes, que são depois trocadas por viagens para levar a ajuda onde é necessária.

O TAP Donate Miles “Causas com Asas” é a iniciativa de responsabilidade social da TAP criada em 2007 que ajudou até ao momento mais de 60 entidades sociais cujos projetos se adequam aos objetivos definidos pela companhia no âmbito da sua rota de sustentabilidade.

A APOIAR – Associação Portuguesa de Apoio a África é uma Organização Não Governamental portuguesa criada em 1995 que promove projetos de desenvolvimento nas áreas da Nutrição, Saúde, Educação e Formação, estando desde 2012 focada em Moçambique. Num país em que 35% da população vive em situação de insegurança alimentar e nutricional, a APOIAR já ajudou cerca de 15 mil pessoas.

A ORBIS surgiu em 2006, com o objetivo de capacitar comunidades vulneráveis de projetos que promovam o seu desenvolvimento equitativo, integral e sustentável. Atua principalmente em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Brasil em áreas como a Educação, Saúde ou Emprego e Formação Profissional.

A Sol Sem Fronteiras tem o compromisso de “garantir que cada jovem e cada criança tenha acesso a uma educação de qualidade, promovendo a solidariedade e a justiça social” em países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

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2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’

A 2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” prevê 341 horas de formação distribuídas por 28 ações e sete ‘bootcamps’. No final das duas fases serão administradas um total de 550 horas de formação e 1.800 participantes até março de 2025

De outubro de 2024 a março de 2025, o Turismo do Algarve e o Turismo de Portugal vão realizar 341 horas de formação distribuídas por 28 ações e sete bootcamps, em áreas como liderança, gestão, marketing e literacia digital, serviço de excelência, eficiência hídrica e idiomas.

A 2.ª fase do programa de formação “Competências do Futuro Algarve”, que surge na sequência do sucesso da 1.ª fase, que contou com mais de 900 inscrições e 33 ações de formação e bootcamps realizados, destina-se a empresas e operadores turísticos da região e pretende reforçar a capacitação em áreas estratégicas para o turismo, com vista à sustentabilidade e inovação da atividade na região.

O programa, lançado pelo Turismo do Algarve e pelo Turismo de Portugal, prevê um total de 550 horas de formação e 1.800 participantes até março de 2025. A iniciativa tem como objetivo preparar os profissionais para enfrentar os desafios do futuro, com especial foco em áreas como liderança, inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão de recursos.

Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, a 2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” “reflete o nosso compromisso contínuo em proporcionar formação de qualidade aos profissionais do setor. Com esta iniciativa, queremos garantir que o Algarve não só mantém como eleva os padrões de serviço, desenvolvendo as competências dos seus profissionais e preparando as empresas para um futuro mais sustentável e inovador”.

Do lado do Turismo de Portugal (TdP), Carlos Abade, presidente do Instituto Público, reforça a importância estratégica da iniciativa e sublinha que o turismo “é uma atividade de pessoas para pessoas, com o adicional de o acolhimento ser crucial para a experiência turística e para o sucesso da atividade”.

“Ora isso tem uma consequência obrigatória, que é a necessidade de tornar a formação dos profissionais do setor uma prioridade absoluta. É isso que todos os dias fazemos no Turismo de Portugal, através de uma rede de escolas de turismo e através de inúmeras ações e programas de capacitação como este, que são absolutamente fundamentais”, conclui o presidente do TdP.

Os interessados já podem inscrever-se em nove ações de formação e três bootcamps desta nova fase e obter mais informação.

As 28 ações de formação totalizarão 313 horas, enquanto os sete bootcamps presenciais, terão 28 horas de formação intensiva. O formato será híbrido, com ações de formação online e bootcamps presenciais nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António.

As ações de formação online terão foco no Instagram (plano de conteúdos), Brand storytelling (comunicação de marca), Economia circular aplicada à restauração, Marketing digital (bens e serviços), Liderança, gestão e motivação de equipas, Estratégia digital (aplicada ao turismo), Tendências na hospitalidade (em tempos de mudança), e Trabalho em equipa (desafios e boas práticas).

Já os bootcamps presenciais terão com temas a Cultura organizacional do turismo (atração e retenção de talentos – EHT VRSA), Liderança em equipas multiculturais e multigeracionais (EHT Portimão), e Design de experiências turísticas (guest experience – EHT Algarve).

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Foto: CPK

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Varsóvia terá novo hub aeroportuário em 2032

A Central Communication Port, entidade polaca responsável pelo investimento estratégico para criar um sistema de transportes nacional eficiente, deu a conhecer o mais recente projeto para o novo hub constituído pelo novo aeroporto, ferrovia e transporte público, que ficará localizado entre Varsóvia e Lodz, cuja primeira fase será inaugurada em 2032.

O consórcio, constituído pelos gabinetes Foster + Partners e Buro Happold, e mais 30 companhias de diversos setores, entregaram à Central Communication Port o projeto final para o que será o novo hub de transportes da Polónia, constituído por um novo aeroporto, estação ferroviária e terminal de transportes públicos.

Foto: CPK

Com a construção a iniciar-se, previsivelmente, no início de 2025, estima-se que a inauguração da primeira fase deste hub acontecerá em 2032, altura em que o novo aeroporto terá uma capacidade para 34 milhões de passageiros, mas cujo objetivo é chegar aos 100 milhões anuais, com um custo de obra a rondar os 30 mil milhões de euros e considerado pelo ministro das Infraestruturas polaco, Dariusz Klimczak, como “crucial”.

Com a conclusão da obra, o novo aeroporto terá capacidade para um total de 50 a 68 aeronaves, dependente da tipologia de avião, todos com mangas o que, segundo os responsáveis pelo projeto, “aumentará o conforto dos passageiros”.

Foto: CPK

Como comparação, refira-se que o atual Aeroporto Frédéric Chopin de Varsóvia tem uma capacidade total para 22 a 27 aeronaves e movimentou, em 2023, 18,5 milhões de passageiros.

Já a área do terminal de passageiros terá aproximadamente 450.000 metros quadrados, com os serviços e ficarem distribuídos por três níveis.

Foto: CPK

O edifício principal estará ligado aos cais de embarque, permitindo que os passageiros cheguem diretamente à aeronave. Na primeira fase de implementação, o aeroporto terá capacidade para receber aproximadamente 11 mil passageiros por hora. No dia da inauguração, prevê-se que existam no seu interior cerca de 140 balcões de check-in e entrega de bagagem, com espaço reservado para a instalação de uma ilha de check-in adicional, aumentando o número de balcões para 170.

Foto: CPK

De referir que, segundo os responsáveis pelo projeto, o design deste novo hub de transportes – integrando transporte aéreo, ferroviário e rodoviário – estima-se que metade dos passageiros que se deslocarão para o novo aeroporto o farão de comboio.

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Algarve reduz em 13% consumo de água com selo “Save Water”

A introdução do selo de eficiência hídrica “Save Water” começa a dar os primeiros frutos, com os dados anunciados pela ADENE a indicarem uma redução de 13% no consumo global e de 16% no consumo específico de água no Algarve.

O terceiro relatório de monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica, para o setor do turismo, elaborado pela ADENE, indica que os empreendimentos turísticos da região do Algarve que aderiram ao selo “Save Water” de eficiência hídrica reduziram em 13% os consumos de água nos primeiros meses do ano.

A evolução registada indica que, entre 18 de março e 30 de setembro de 2024, houve uma redução de 13% no consumo global e de 16% no consumo específico, resultados positivos que contribuem para mitigar o problema de escassez hídrica no Algarve e revelam uma poupança financeira direta para os empreendimentos turísticos algarvios.

De assinalar que os registos dos meses de agosto e setembro traduziram-se numa ligeira diminuição da tendência de melhoria do desempenho (menos 1% que a redução registada a 31 de julho), mantendo-se, ainda assim, o alinhamento com o objetivo de redução global de consumo de 13%.

No mesmo relatório, elaborado pela ADENE, constata-se que aderiram à plataforma 93 empreendimentos turísticos (ET), de um total de 650 ET (14%) que representam aproximadamente 30% das camas disponíveis na região, constituindo os aderentes maioritariamente hotéis.

Até agora, os empreendimentos turísticos selecionaram perto de 2500 medidas, cerca de metade das quais estruturantes, sendo as intervenções ao nível dos dispositivos e nos sistemas de rega as mais selecionadas, seguidas de melhorias no sistema de gestão e manutenção e nos equipamentos. Das medidas adotadas, cerca de metade já foram implementadas.

De acordo com uma análise preliminar das poupanças financeiras associadas à poupança de água, os consumos registados entre janeiro e setembro de 2024 já conduziram a uma economia média de 3.400 euros por empreendimento, o que se traduz num potencial de poupança anual superior a sete mil euros/ano, considerando que algumas medidas ainda se encontram em implementação e que não estão a ser contabilizados os custos com energia associados ao consumo de água.

Estes resultados constam do terceiro relatório de monitorização emitido pela ADENE – Agência para a Energia, no âmbito do Compromisso com a Eficiência Hídrica, que inclui o selo de eficiência hídrica “Save Water”.

O selo de eficiência hídrica aplicável aos hotéis e demais empreendimentos turísticos é uma medida coordenada pela Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal, tendo a ADENE, a responsabilidade de assegurar a monitorização dos consumos reportados pelos aderentes na Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica, bem como alcançado na aplicação das medidas.

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Oportunidades do Olivoturismo estiveram em debate no Alentejo

O Évora Olive Hotel acolheu a conferência “Olivoturismo: O Regresso às Origens”, um evento que reuniu importantes players do setor do azeite e do turismo para discutir as oportunidades do olivoturismo como um motor de desenvolvimento regional e promoção do azeite português.

O evento foi marcado por insights e dados relevantes que sublinham a importância deste segmento, e terminou com a reafirmação do compromisso de fazer do olivoturismo uma peça-chave na oferta turística do Alentejo, com grande potencial para valorizar o azeite português e apoiar as comunidades locais.

Rui Torrão, administrador do Grupo Art and Soul, destacou o valor do olivoturismo como ferramenta de preservação do azeite e das comunidades locais, questionando: “Como pode o turismo ajudar a aumentar a literacia sobre o azeite e fomentar o seu consumo?”.

Já José Manuel Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, sublinhou a necessidade de modernizar a hotelaria de Évora, ligada às novas tendências de consumo. Apostar no olivoturismo como um produto premium é visto como uma forma de diferenciar o destino. Anunciou ainda planos para a realização de um grande evento de olivoturismo para 2025.

No painel “O Azeite do Alentejo: o Estado da Nação”, foram ainda apresentados dados que reforçam a posição da região como líder na produção deste produto: 80% a 90% da produção nacional de azeite é oriunda do Alentejo, segundo Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite, sendo que a produção deste ano está projetada para atingir as 190 mil toneladas, um aumento significativo em relação a anos anteriores, graças a novos investimentos e ao fornecimento de água pela barragem do Alqueva.

A nível de exportação, 40% do azeite é destinado à Europa, nomeadamente mercados como Hungria, Polónia, Bélgica e Suíça, enquanto 60% é consumido internamente, como destacou o olivicultor Nuno Paixão.

Além disso, Francisco Dias, coordenador do projeto Olive4all, revelou dados sobre o perfil do olivoturista, que 94% dos turistas nunca tinham tido uma experiência de olivoturismo antes. A análise revela ainda que o olivoturista é, em média, de idade madura, com bom poder de compra, urbano e com um nível cultural elevado, e adianta que os turistas demonstraram grande interesse por atividades como degustações de azeite e visitas a olivais milenares.

A necessidade da educação e introdução de cadeiras sobre o azeite nas escolas de hotelaria, bem como a criação de um curso de sommelier de azeite, foi evidenciado durante o encontro.

Finalmente, o painel “O Olivoturismo é uma realidade?” trouxe exemplos de experiências turísticas já em curso: Henrique Herculano, Olive Oil Executive Director, Casa Relvas, mencionou que o Lagar da herdade já atrai turistas nacionais e estrangeiros, com uma aposta crescente no olivoturismo, enquanto Marta Jordão, olivicultora e produtora de azeite, Monte de Portugal, destacou que, desde 2010, a sua unidade de turismo “força” os visitantes a participar numa prova técnica de azeite, o que gerou grande curiosidade entre os hóspedes, especialmente portugueses.

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Golfe com impacto económico de 4,2MM€ no país e contribuição de 120M€ para PIB nacional

Em 2023, as exportações diretas do setor ascenderam a 149 milhões de euros, contribuindo para a criação de mais de 110 mil empregos, correspondendo a mais de 2,2 mil milhões de euros em remunerações. Os números são do “Estudo Impacto Económico do Golfe em Portugal”, promovido pela Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG) e pela Confederação de Turismo de Portugal (CTP), desenvolvido pela Ernst & Young Parthenon, indicando, também, que o volume de negócios gerado pelos campos de golfe, em Portugal, superou o observado em período pré-pandemia em mais de 40%.

O impacto económico do golfe em Portugal, em 2023, ascendeu a 4,2 mil milhões de euros, cerca de 1,6% do PIB nacional, tendo contribuído, de forma direta, com 120 milhões euros para o PIB nacional, revela o “Estudo Impacto Económico do Golfe em Portugal, promovido pela Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG) e pela Confederação de Turismo de Portugal (CTP), desenvolvido pela Ernst & Young Parthenon, que analisa a evolução do Golfe em Portugal de 2019 a 2023 e estimando o seu impacto económico no mesmo período.

No mesmo ano, as exportações diretas do setor ascenderam a 149 milhões de euros, contribuindo o universo do golfe para a criação de mais de 110 mil empregos, correspondendo a mais de 2,2 mil milhões de euros em remunerações.

O volume de negócios gerado pelos campos de golfe, em Portugal, supera o observado em período pré-pandemia, ou seja 2019, em mais de 40%.

Algarve representa 62%
O Algarve distingue-se claramente no panorama nacional como a principal região para a prática do golfe, com um forte posicionamento no mercado internacional, que lhe permite captar 62% das voltas em Portugal, maioritariamente de praticantes estrangeiros, em particular britânicos (cerca de 46% das voltas na região). Seguem-se os praticantes de origem sueca (8%), os portugueses e os alemães (ambos com 7%) e, em quinto lugar praticantes oriundos dos Países Baixos (3,5%).

O Norte acolheu cerca de 7% do número de voltas totais em 2023, com a maioria dos praticantes a serem portugueses – 81% das voltas. Os sócios dos campos e dos clubes superaram largamente os não sócios (77%) e o contributo direto económico da região Norte atingiu 1,7 milhões de euros, ou seja, 1,4% do total de 120 milhões de euros do impacto do setor no PIB Nacional.

Os praticantes de golfe portugueses e britânicos concentram mais de metade das voltas no Centro, que regista uma das mais elevadas taxas de crescimento pós pandemia. A região registou um Valor Acrescentado Bruto (VAB) de 5,2 milhões de euros e recebeu cerca de 9% do número de voltas totais em 2023, das quais 29% de praticantes portugueses e 25% de visitantes britânicos.

Representado cerca de 15% das voltas em Portugal, a Área Metropolitana de Lisboa atrai uma maioria de praticamente nacionais (64% em 2023). A região do Alentejo tem um peso reduzido no total de voltas em Portugal, com apenas 2%, onde a prática é dominada por golfistas portugueses.

A Região Autónoma dos Açores, embora represente apenas 1% do número de voltas totais em Portugal, foi das regiões que mais cresceu. O mercado do golfe nos Açores é essencialmente constituído por praticantes portugueses (85%). A Região Autónoma da Madeira, embora represente apenas 3% das voltas registadas em Portugal, distingue-se de outras regiões pelo perfil do praticante. 35% são de origem dinamarquesa e 25% são portugueses.

Golfe esbate sazonalidade
O valor económico do setor é acompanhado pelo contributo para a redução da sazonalidade da procura turística em Portugal. Pela elevada procura de golfistas estrangeiros, em meses fora da época alta do turismo (junho a setembro), o golfe tem servido de mecanismo estabilizador da atividade nos setores de alojamento e restauração, entre outros. Os períodos de maior intensidade de praticantes de golfe ocorrem entre março e maio e entre setembro e novembro, contribuindo desta forma para a redução da sazonalidade turística em época alta.

Voltas crescem 5% em 2023
No que diz respeito ao número de voltas, o setor registou um crescimento de 5% em 2023, em relação a 2022, com um total de 2.412.612 voltas a nível nacional. Também o número de voltas aumentou após o fim da crise pandémica (+12% entre 2019 e 2023).

Em 2023 o perfil de visitantes por origem voltou a alinhar-se com a realidade pré- pandemia com o claro predomínio de golfistas estrangeiros (74%). Ainda assim merece destaque o ligeiro reforço da quota de sócios no total de voltas nos últimos dois anos (31%) face a 2019 (27%).

“A recuperação da prática do golfe é relevante para o próprio setor, mas também para o turismo e a economia portuguesa, uma vez que o seu valor económico não se esgota no rendimento e empregos gerados nos campos de golfe”, considera Nuno Sepúlveda, presidente da Direção do CNIG.

“Para além do efeito de arrastamento gerado pelos seus consumos intermédios (manutenção, reparação, utilities, mercadorias), o golfe em Portugal atua também como alavanca da procura de alojamento, restauração, transportes, comércios e atividades de lazer, fruto da capacidade de atração de praticantes estrangeiros com maior poder de compra que o “turista médio”, gerando um impacto por hóspede mais significativo”, diz Nuno Sepúlveda.

O presidente da Direção do CNIG sublinha ainda que, “a estes impactos também acrescem os no imobiliário e construção decorrentes dos investimentos em turismo residencial por parte dos visitantes”.

Reino Unido lidera e EUA aparecem no Top 10
O Reino Unido é o maior mercado emissor de turistas de golfe para Portugal, aparecendo os Estados Unidos da América (EUA), pela primeira vez, no Top 10 dos mercados emissores para a prática de golfe em Portugal

Os praticantes de golfe britânicos assumem um peso relevante no número de voltas totais, contribuindo para a redução da sazonalidade turística, representando cerca de 33% do total de voltas em 2023, posição que já ocupava antes da pandemia e que tem vindo a ser consolidada.

Os praticantes de golfe britânicos destacam-se pelo seu peso na região algarvia (cerca de 46% das voltas, em 2023), justificando-se, consequentemente, o seu impacto a nível nacional, dado ser esta a região que acolhe o maior número de campos e de voltas no país.

Nas restantes regiões do país os praticantes portugueses representam o principal mercado emissor – com especial relevância na Região Autónoma dos Açores e no Norte – com exceção na Região Autónoma da Madeira, onde a Dinamarca lidera o número total de voltas (cerca de 35% das voltas em 2023).

Entre os principais mercados emissores, em 2023, também se destacam os praticantes de golfe suecos (6%), alemães (6%) e franceses (4%). Os EUA são o único mercado não europeu a integrar o Top 10 de voltas em Portugal, representando já 1,2% dos principais mercados emissores. “Acreditamos que os EUA têm um enorme potencial, nomeadamente com a abertura das rotas diretas, da United Airlines, para Faro já no próximo ano”, conclui Nuno Sepúlveda.

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Exposição Fotográfica de Macau inaugurada em Lisboa

MACAU

A Direcção dos Serviços de Turismo (DST) e a Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, apresentam entre 10 e 29 de Outubro, na capital portuguesa, a Exposição Fotográfica de Macau 2024. A mostra exibe os desenvolvimentos de Macau nos últimos anos nas áreas do turismo, cultura, desporto, entre outros, e divulga os dois cartões-de-visita internacionais mais emblemáticos da cidade – o Centro Histórico de Macau classificado como património mundial, e enquanto Cidade Criativa da UNESCO em Gastronomia – para reforçar a imagem como destino turístico e assinalar em simultâneo o 25.o aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau.

Numa organização conjunta da DST e da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, a Exposição Fotográfica de Macau 2024 conta com a coorganização do Instituto Cultural e do Instituto do Desporto de Macau. A mostra foi inaugurada ontem (dia 9) e está aberta ao público de 10 a 29 de Outubro nas instalações da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Embaixador da República Popular da China (RPC) em Portugal, Zhao Bentang, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, a Chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, Lúcia Abrantes dos Santos, o Subdirector da DST, Cheng Wai Tong, e o Presidente da Associação dos Comerciantes e Industriais Luso-Chineses, Choi Man Hin.

Num discurso na ocasião, o Subdirector da DST assinalou que neste ano de extraordinário significado, em que se celebra o 75.º Aniversário da Fundação da RPC, o 25.º Aniversário do Regresso de Macau à Pátria e o 45.º Aniversário do Estabelecimento de Relações Diplomáticas entre a China e Portugal, a DST e a Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, apresentam esta mostra fotográfica para dinamizar o papel de Macau enquanto plataforma de intercâmbio cultural sino-português. Cheng Wai Tong expressou votos para que a iniciativa permita aos cidadãos e viajantes portugueses e mesmo europeus conhecerem em maior profundidade a diversidade e contexto cultural da cidade, atraindo-os a ir experienciar em pessoa as ofertas de “turismo +” características de Macau.

Cinco temas mostram atracção de Macau para ajudar a expandir mercado internacional

Exposição Fotográfica de Macau 2024 está dividida em cinco grandes temas, para mostrar entre 10 e 29 de Outubro, a situação geral de Macau, o Centro Histórico, enquanto Cidade Criativa de Gastronomia, leque colorido de eventos e festividades, e actividades de lazer. Através de 57 fotografias e vídeos a exposição revela de forma vívida momentos memoráveis do turismo, cultura, desporto e festividades de Macau nos últimos anos. A exibição divulga especialmente os dois “cartões-de-visita” internacionais mais emblemáticos da cidade: o Centro Histórico de Macau – classificado como Património Mundial, e enquanto Cidade Criativa da UNESCO em Gastronomia, em mais uma iniciativa destinada a posicionar Macau como destino turístico de eleição no mercado de Portugal e Europa, para impulsionar as fontes de visitantes internacionais.

Porto é a quarta paragem da exposição em Novembro

A Exposição Fotográfica de Macau 2024 já esteve em Bruxelas, na Bélgica, e em Albufeira, em Portugal. Depois da actual paragem na capital portuguesa, o próximo destino da exposição é o Porto, aonde estará patente entre 7 e 22 de Novembro, para continuar a divulgar a imagem turística singular de Macau.

A DST prossegue com esforços para impulsionar a diversidade de ofertas de “turismo +” de Macau e expandir os mercados de visitantes internacionais. De acordo com números preliminares, nos primeiros nove meses deste ano, Macau recebeu mais de 25,94 milhões de visitantes, num crescimento anual de 30,2%, que representou uma recuperação de 85,9% comparativamente a igual período em 2019. O número de visitantes internacionais totalizou nesta altura mais de 1,67 milhões, marcando um aumento anual de 95,2% e uma recuperação de 70,8% em relação a 2019.

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Transportes

Ryanair elimina mais 1,8 milhões de lugares a partir da Alemanha

Os cancelamentos impactam as operações nos aeroportos de Dortmund, Dresden e Leipzig e afetarão diversos destinos.

Depois de cortar substancialmente a sua operação em Berlim, a Ryanair anunciou mais um revés nos voos a partir da Alemanha para o verão de 2025. Em nota de imprensa, a companhia aérea refere “lamentar este anúncio da redução adicional em 12% da capacidade a partir da Alemanha para o verão de 2025 como resultado do fracasso do Governo em reduzir os impostos sobre a aviação, segurança e controlo de tráfego aéreo.

Assim, a Ryanair irá eliminar 1,8 lugares e 22 rotas em consequência do encerramento das bases em Dortmund, Dresden e Leipzig, assim como a redução em 60% da oferta em Hamburgo.

De resto, a Ryanair informou que retira o seu pedido ao ministro alemão dos Transportes, Volker Wissing, e a todo o Governo para que “atuem imediatamente para reduzir os custos”, começando por abolir a taxa de tráfego aéreo, reduzir as taxas de controlo do tráfego aéreo (+100% a partir de 2019) e adiar o aumento de 50% do limite máximo da taxa de segurança (a partir de janeiro de 2025). Caso contrário, ameaçam com novos cortes até ao verão de 2025.

A Associação Federal das Companhias Aéreas Alemãs (BDF) – composta pela Lufthansa, Condor, Eurowings e TUIfly – reagiu ao anúncio da Ryanair, afirmando que “não é uma surpresa”.

“A espiral descendente da Alemanha como centro de tráfego aéreo continua”, lamentou o diretor executivo da BDF, Michael Engel, que prevê que esta não será a última notícia negativa para o programa de voos da Alemanha, especialmente no aeroporto de Hamburgo, cujo gestor pretende aumentar as taxas em 10% durante o próximo ano.

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Distribuição

Andrea Pfeiffer assume direção geral da TUI Espanha, Portugal e Américas

Andrea Pfeiffer irá liderar o negócio emissor da TUI em Espanha, Portugal e América Latina. A nomeação surge após a bem-sucedida integração das operações em Espanha e Portugal, além do lançamento de uma nova plataforma digital na América Latina.

Andrea Pfeiffer foi nomeada diretora-geral da TUI Espanha, Portugal e Américas, assumindo a responsabilidade pelo negócio emissor nessas regiões. O TUI Group dá assim um passo estratégico fundamental na sua expansão no mercado da América Latina, além de consolidar o crescimento do seu negócio em Espanha e Portugal.

Nesta nova fase de liderança, Andrea Pfeiffer irá impulsionar a transformação digital e promover a inovação para garantir que a TUI continua na vanguarda do setor. Como parte da estratégia de expansão global da empresa, a TUI Espanha, Portugal e Américas foi estabelecida como uma força essencial para o crescimento dentro do TUI Group. A integração das operações em Espanha e Portugal, concluída no início do ano, otimizou a eficiência operacional e maximizou as sinergias no desenvolvimento de produtos e na transformação digital. Entre os principais êxitos, destaca-se o lançamento de uma plataforma digital voltada especificamente para o mercado da América Latina.

Andrea Pfeiffer, que anteriormente ocupou os cargos de diretora de Vendas e Marketing da TUI Espanha & Portugal, bem como diretora-geral da TUI Portugal, tem uma vasta experiência em liderança e uma comprovada habilidade para promover mudanças estratégicas.

“Andrea é uma líder consolidada que irá continuar a fortalecer o crescimento da TUI com os clientes de Espanha e Portugal, e levará a nossa diversificada oferta de produtos de alta qualidade para a América Latina, como parte da nossa estratégia de expansão global”, afirma Peter Ulwahn, CEO da TUI Musement, em comunicado.

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Alojamento

Alojamento Local dos Açores pede reforço do investimento no combate à sazonalidade

O presidente da ALA – Associação do Alojamento Local dos Açores, João Pinheiro, defende que é “necessário um maior investimento e planeamento antecipado” para que todas as ilhas do arquipélago possam beneficiar da distribuição de fluxos turísticos.

A ALA – Associação do Alojamento Local dos Açores veio quarta-feira, 16 de outubro, apelar ao reforço do investimento nas medidas de mitigação da sazonalidade no turismo da região, defendendo a necessidade de um planeamento antecipado, avança a Lusa.

“Torna-se urgente assegurar um fluxo turístico contínuo ao longo de todo o ano, sendo, no entanto, necessário um maior investimento e planeamento antecipado, para que todas as ilhas possam beneficiar de forma justa e equilibrada, através de uma distribuição de fluxos turísticos mais cuidada”, afirma João Pinheiro, presidente da associação, citado num comunicado divulgado pela Lusa.

João Pinheiro considera que as medidas apresentadas na semana passada por Berta Cabral, secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, são “um passo positivo na criação de estabilidade no setor”, ainda que tenha dúvidas de que estas sejam suficientes.

A Lusa lembra que, na semana passada, Berta Cabral anunciou que a promoção turística dos Açores para a época baixa 2024/2025 representa um investimento de 2,5 milhões de euros, estando previsto um aumento de 7.826 lugares nas ligações ara o arquipélago.

“A ALA alerta que estas medidas podem ter chegado tarde, para algumas empresas, acrescentando ainda que o valor disponibilizado pelas medidas é insuficiente para combater eficazmente os reais desafios da sazonalidade”, aponta João Pinheiro.

O presidente da ALA defende também que o crescimento de 14,9% nas dormidas em alojamento local nos primeiros oito meses do ano, representando cerca de  1,28 milhões de dormidas, representa “uma recuperação sustentável e uma procura crescente pelo destino Açores”.

“Este marco reflete a solidez e o desenvolvimento contínuo do setor, impulsionado pelos turistas oriundos do estrangeiro, que contribuíram com 997,6 mil dormidas (um aumento de 16,4% face a 2023), enquanto os turistas nacionais geraram 287 mil dormidas (um crescimento de 9,8%)”, frisa o responsável.

Estes dados, considera João Pinheiro, “vêm reforçar ainda mais a importância do setor do AL para o turismo nos Açores, uma vez que a capacidade da hotelaria tradicional nunca conseguiria assegurar, por si só, o número total de hóspedes e dormidas que se registaram nos Açores, até ao final de agosto”.

“Esta importância, assumida pelo AL, reflete-se também na alavancagem da economia dos Açores, de forma direta (rendimentos de cada AL) e também de forma indireta, com todo o tipo de serviços a que os hóspedes dos AL recorrem (transporte, restauração, animação turística, etc.)”, sublinha.

O presidente da ALA alerta, no entanto, para a necessidade de reforço de fiscalização, lembrando que os dados do SREA indicam que 12% dos estabelecimentos de alojamento local dos Açores “não reportaram qualquer movimento de hóspedes” no mês de agosto.

Segundo João Pinheiro, estes números podem indicar que estes estabelecimentos – 489 unidades e 2.773 camas – “deixaram de estar no mercado”.

“A ALA apela à implementação de medidas de fiscalização adequadas, pelas entidades competentes, de forma a garantir que os números do setor refletem, de facto, a realidade exata do AL nos Açores, não dando a ideia errada de que há estabelecimentos abertos e camas disponíveis, que não receberam um único hóspede”, reforça ainda o responsável.

O presidente da ALA destaca ainda a subida de 4,9% da estada média, que atingiu as 3,8 noites em agosto, e o crescimento de 3,7% no número de hóspedes, para um total de 77 mil, no mesmo mês.

São Miguel, a maior ilha do arquipélago, continua a ser a que apresenta um maior número de dormidas em alojamento local, tendo registado 180,4 mil em agosto (61,6% do total).

No entanto, a ALA realça o “crescimento muito significativo” que se está também a observar noutras ilhas, como Flores (35,4%), Terceira (20,1%) e Pico (11,3%), alegando que comprova “um crescimento mais equilibrado entre as diferentes ilhas do arquipélago”.

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