Passageiros escolheram os melhores aeroportos para a experiência do cliente em todo o mundo
Foram nove os aeroportos escolhidos pelos passageiros de todo o mundo para os prémios Airport Service Quality (ASQ).
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O Airports Council International (ACI) World, em parceria com a Amadeus, anunciaram os melhores aeroportos para a experiência do cliente em todo o mundo para os prémios Airport Service Quality (ASQ).
Assim, nove aeroportos ganharam o ASQ Awards em todas as cinco categorias, maximizando uma experiência agradável em todas as etapas da viagem no aeroporto. Aeroporto Internacional Casablanca Mohammed V (Marrocos); Aeroporto Internacional Sultan Hasanuddin e Aeroporto Internacional de Jogjacarta (ambos na Indonésia); Aeroporto Izmir Adnan Menderes (Turiquia); Aeroporto de Roma-Fiumicino (Itália); Aeroporto Internacional de Guayaquil (Equador); Aeroporto de Salalah (Omã); Aeroporto Internacional Greenville-Spartanburg e Aeroporto Internacional Gerald R. Ford (ambos nos EUA) foram os galardoados com estes prémios.
O programa ASQ destaca-se como o principal programa de medição e benchmarking da experiência do cliente em aeroportos em todo o mundo, distinguido pelo seu compromisso inabalável com uma metodologia rigorosa e científica. Ao contrário de outros programas na indústria da aviação, a abordagem do ASQ está ancorada em pesquisas ao vivo realizadas através de inquéritos administrados diretamente aos viajantes no aeroporto, captando os seus níveis de satisfação no próprio dia da viagem.
As pesquisas ASQ cobrem mais de 30 indicadores de desempenho em elementos-chave da experiência do passageiro no aeroporto, fornecendo a imagem mais completa da experiência do passageiro.
Luis Felipe de Oliveira, diretor-geral da ACI, disse estar “satisfeito que, em 2023, o programa ASQ ultrapassou 400 aeroportos participantes num recorde, refletindo o compromisso dos nossos membros em colocar o passageiro em primeiro lugar. Numa era em que as expectativas dos passageiros estão a evoluir rapidamente, a excelência no atendimento ao cliente não é apenas um objetivo, é a chave para garantir que os aeroportos permaneçam não apenas como gateways, mas também como destinos memoráveis”.
Rudy Daniello, vice-presidente executivo de operações de aeroportos e companhias aéreas da Amadeus, refere, por sua vez, que “é encorajador ver o compromisso contínuo com a experiência do cliente em aeroportos de todo o mundo demonstrado novamente pelos ASQ Awards. Nos últimos anos, muitos aeroportos aplicaram tecnologias como autoatendimento e biometria para melhorar a experiência dos passageiros nos principais pontos de contato do aeroporto. O que estamos a ver agora é um desejo de passar para o próximo nível, trabalhando de forma mais colaborativa com as companhias aéreas e outros parceiros para gerir melhor o impacto das perturbações. A gestão de perturbações é uma questão determinante para os passageiros, por isso esperamos trabalhar em estreita colaboração com a indústria à medida que desenvolve novas abordagens que proporcionam melhores resultados para os passageiros.”